09 fevereiro, 2016

O Futuro de Nós Dois



É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. 


Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. 


E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. 



Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...







Jay Asher
384 páginas
Galera Record


Adquiri esse livro há algum tempo e o guardei, esses dias resolvi pegar para lê-lo para efetuar uma troca no skoob e me deparei com uma leitura gostosa, uma boa diversão, com uma mensagem linda e útil para a vida.
O livro é voltado para pré-adolescentes e adolescentes e não deixa a desejar em nada para adultos devido a mensagem que passa: viver a vida, viver o hoje da melhor forma possível, fazendo e dando o seu melhor naquilo que DESEJA NO FUNDO DE SEU ÂMAGO para construir um bom futuro.
Creio que viver a vida seja uma das coisas mais difíceis que existe devido algo chamado decisões, é tão difícil decidir o que quer ou o que deseja sem ser influenciado pelas várias ocorrências que a vida traz. A grande maioria das pessoas não veem as pequenas coisas que são importantes e dão valor a grandes coisas que não valem muito, uma questão tratada de forma exemplar nesse livro com uma escrita fluida, divertida e bem trabalhada.
A leitura é leve, nem vi quando terminei, compensa ser lido em qualquer idade, só não espere que seja um livro que vai mudar o sentido de sua vida, nenhum faz isso, só quem pode fazer é você. Leio para me divertir, leio aquilo no momento para que meu tempo seja preenchido com algo que preciso naquela hora, então é difícil não gostar de uma leitura, mas ocorre, claro.
Josh e Emma são vizinhos e amigos desde sempre, possuem uma história juntos desde crianças. São melhores amigos, um dormia na casa do outro, no mesmo quarto, mas ao crescerem começam os problemas, não dormem mais juntos (claro!) e como sempre programam saídas divertidas entre eles e dois amigos, em uma noite após um filme algo ocorre entre os dois que faz com que se afastem, a intimidade que possuíam passa a não existir mais, e tudo começa a mudar entre eles.
Os amigos que sempre estão juntos são Kellan e Tyson que possuem um relacionamento que permeia entre a amizade e o namoro, mas nunca fica definido.
Os quatro são jovens e amigos, se divertem juntos e possuem o sonho de irem para uma faculdade e construírem um futuro – que programaram.
Emma ganha um computador e Josh dá um CD da American Online de acesso a internet, e ao entrar nela se depara com uma página diferente e logo percebe que a data é de 15 anos no futuro. Não é nada mais ou menos que a página do facebook de Emma no futuro e com isso ela começa a ler como está sua vida, e percebe que não está nada feliz e tenta mudar. Só que Josh, se torna cumplice dela nessa história de futuro, mas não quer nenhuma mudança na vida dele, já que ele está bem no futuro, casado com a garota mais popular e rica da escola, com filhos e uma estabilidade financeira incrível. Mas, se Emma muda sua vida, o futuro de Josh é alterado, e nessas alterações do futuro de Emma, ela começa a perceber o que é e o que não é importante para ela. E Josh vai descobrindo que as aparências nem sempre é o real e torna um grande engano com o passar do tempo, e que a necessidade de decisão cabe a ele, o comando de sua vida para ser feliz tem de ser realizado por ele.

Sempre me protegi quando a questão é amor. E talvez seja esse o problema. Por não permitir que me magoe agora, as reverberações são de muito mais mágoa depois. No futuro, talvez eu continue sem permitir que meus maridos vejam quem eu sou de verdade, e por isso nunca dou a eles a chance de saber o que me faz feliz. 

O livro é muito fofo, apaixonei pelos personagens. Emma faz muitas besteiras, quer muito se proteger para não sofrer e vê que isso não dá certo, é uma garota forte, mas que não sabe lidar com seus sentimentos e fantasmas, não luta para buscar o que quer para não correr riscos. Josh é lindo, meigo, amigo, companheiro, tudo o que uma garota busca em um rapaz (só Emma que não o vê direito – pensei que ela era muito míope!)
Tiro o chapéu para a amiga de Emma,  Kellan, a personagem é ótima, com uma personalidade incrivelmente forte, aceita os desafios e enfrenta tudo, muito decidida e que curte um romance, mas é realista. Tyson para mim ficou ofuscado por Kellan devido a personalidade dela, mas de início não gostei muito dele.
O desfecho que o autor deu para o livro foi simples, nada impactante, mas que faz você refletir muito nas atitudes que não tem tomado e deveria, porque todo dia construímos nosso futuro e não só com aquilo que decidimos, mas o que não decidimos se torna uma decisão e que constrói o que virá também. Para Emma descobrir como viver de forma melhor e não estragar seu futuro foi um tanto complicado, porque ela complicou, quantos não são assim?
         Um bom livro que compensa ser lido, com uma boa mensagem! 

- Você é um cara tipo maria vai com as outras – diz ele. – Sempre foi assim. E pode ser fácil, porque significa que você não precisa tomar nenhuma decisão difícil. Se isso significa que você tem que nadar contra a corrente para conseguir, pelo menos tem em vista algo que pode fazer você muito feliz.




10 comentários:

  1. Certo. E eles ficam juntos?! kkkkkkkkkkk
    Tudo bem, tudo bem... Sem Spoiler.!
    Adorei a resenha Cinthia. De vez enquanto uma leitura leve é tudo o que precisamos depois de livros tão intensos.
    (Meu Deus mais um para a minha ENORME lista)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca ouvi falar desse livro. E achei bem interessante a história!
    E estou curiosa igual a Erica ai em cima para saber se ficaram juntos, kkkkk
    O que aconteceu no futuro!
    Gostaria de ler, vou colocar no skoob.
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que se fica ao ler o livro. É uma leitura calma e divertida, compensa! E fica divertido, pois já pensou você ver seu futuro por uma página de internet ou outro acesso e você toma atitudes para muda-lo, e depois olha e mudou, mas você não se satisfaz com aquilo? É engraçado em parte e também mostra o quanto pequenas ações faz a diferença, e outras coisas mais. Compensa!

      Excluir
  3. Eu também não conhecia esse livro mas a história parece ser bem interessante. E devo confessar que por mais que Josh e Emma sejam apenas e sempre foram bons amigos, espero que no futuro os dois acabem juntos, iria ser legal, tipo que nem no livro "Simplesmente Acontece". Acho que esse deve ser um ótimo livro pra quem está passando mudanças na vida como eu XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li Simplesmente Acontece, foi um livro que não gostei muito, o lapso de tempo foi muito grande para se verem como deveria ser, mas não deixou de ser um livro com uma história bonita. É um ótimo livro no seu caso, o final é ótimo. Não deixa a desejar... não posso dizer muito, mas se gostou do Simplesmente Acontece vai gostar desse.

      Excluir
  4. Li esse livro pouco depois que lançou, confesso que a sinopse foi o que me encantou. Admito que esperava outro tipo de abordagem durante a leitura mas a mensagem dele é muito valida, as vezes nossa vida é de um jeito por medo. A Emma era o tipo de garota que procurava o caminho mais fácil, as decisões mais comodas e de certa forma o Josh também. Acho que, ao verem o futuro, o que mais impactou ambos foi a consciência de que a vida precisa de escolhas e coragem para funcionar, eles estavam deixando outros guiarem as escolhas deles e por isso o futuro era tão mutável. A beleza do final é essa, quando eles escolhem viver de verdade nada é previsível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sinopse dá para esperar algo diferente do que é, realmente. E disse tudo, e amei o final devido a isso: mostrar a imprevisibilidade. Tanto que muitos podem esperar um final clichê, e não é, e também não é um final ruim, eu gostei, seguiu o curso de ideia do livro.

      Excluir
  5. Bem, você vive o presente! Kellan é assim. Leia, creio que vai gostar.

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! Já vi várias vezes esse livro pra vender mas nunca me interessei popor ele, mas sua resenha me fez mudar de opinião.
    Resenha ótima.. Parabéns!!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!