05 novembro, 2013

Resenha: O Prisioneiro do Céu

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-prisioneiro-do-ceu.html

O Prisioneiro do Céu - Carlos Ruiz Zafón

por Isamara Mirian


Sinopse:
Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A sombra do vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vivem com o pai de Daniel em um apartamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os preparativos para seu casamento com Bernarda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente. Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está sozinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O conde de Monte cristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro. O livro é caríssimo, e o homem parece não ter grande interesse por literatura; mesmo assim, demonstra querer comprá-lo a qualquer custo. O mistério se torna ainda maior depois que o homem sai da loja, deixando no livro a seguinte dedicatória: "Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro". Esta visita é apenas o ponto de partida de uma história de aprisionamento, traição e do retorno de um adversário mortal. Daniel e Fermín terão que compreender o que ocorre diante da ameaça da revelação de um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade. Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele. Transbordando de intriga e emoção, O prisioneiro do céu é um romance em que as narrativas de A sombra do vento e O jogo do anjo convergem e levam o leitor à resolução do enigma que se esconde no coração do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Bom anteriormente já havia feito uma resenha desse autor, o primeiro livro dessa obra perfeita,que é “A Sombra do Vento” que me deixou completamente apaixonada não só pelos personagens, mas como pelo Záfon. Enquanto lia A Sombra do vento, me perguntava quais segredos Fermín escondia, esse foi um personagem que me conquistou desde o inicio, mas q me deixou muito frustrada por saber que seu segredo não seria revelado.

Mas o que eu não esperava é que no livro “O Prisioneiro do Céu” os segredos de Fermín fossem revelados tão detalhadamente, e a cada descoberta me sentia mais presa ao livro e com mais vontade de não sair daquela Barcelona.

Nossos personagens principais são Daniel e Fermín, figuras envolventes até mesmo em seus piores momentos. Amigos de longa data, eles possuem o destino interlaçado por eventos que só o desenrolar da leitura é capaz de nos fazer compreender, afinal o grande segredo da vida de Fermín é ameaçado com a visita inesperada de um fantasma de seu passado e a presença desse velho conhecido traz a tona lembranças das quais ele não se orgulha de ter. Sendo assim a história varia constantemente de perspectiva, em alguns momentos o narrador principal é Fermín que nos inunda com a

força de suas memórias, fazendo com que as páginas do livro, sob sua ótica, transbordem sentimentos como medo, raiva, dor e sofrimento, de forma que tomamos suas dores como nossas e incapacitados, esperamos por um final feliz. Na outra metade do livro o narrador é Daniel que interlaçadas nas memórias de Fermín nos descreve o presente de ambos, a ligação entre o passado e o presente desses homens é complexa, misteriosa e envolvente, a meu ver o ápice da narrativa, o ponto solto que faz toda a diferença para que finalmente possamos compreender a qualidade da obra de Zafón.

Sem duvida nenhuma esse livro merece cinco estrelas.

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-prisioneiro-do-ceu.html

 Isamara Mirian

Já conhece o "Orelha de Livro"?
Clique aqui para conhecer
.
.
.

14 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso, um dos meus preferidos. É, de longe, meu preferido da série de Sempere e Fermín. Fiquei ainda mais encantada com o Fermín, é um dos meus personagens favoritos!
    Enfim, eu recomendo essa leitura para qualquer pessoa e é imprescindível para os fãs de Zafón!

    ResponderExcluir
  2. Eu li A Sombra de o vento desse autor e gostei muito mesmo da historia, espero poder em breve poder ler outros livros dele. Esse livro parece ser muito bom gostei do seu poste.

    Blog:http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo o primeiro livro, como é o início não sei muito bem, mas fui interessar quando o pai leva o filho para a biblioteca. Aquilo me chamou tanta atenção, que até o momento não esqueço.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo só tendo lido Marina, achei fascinante a escrita do Zafón, as descrições que ele faz, tudo. E Barcelona, claro, cidade pela qual sou apaixonada. Pretendo ler os demais livro do autor, inclusive O Prisioneiro do Céu, mas preciso de A Sombra do Vento antes (que já estou tentando trocar pelo skoob).

    Um beijão, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Realmente Oliveira, quando o pai de Daniel leva ele ao cemitério de livros, também fiquei mega impressionada, imaginando aquele labirinto de livros esquecidos ... Logo,logo estará aqui no blog a resenha o livo O Jogo do Anjo, q é o ultimo dessa "trilogia"

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo esse livro no momento. Sou e estou apaixonada pela saga Cemitério dos Livros Esquecidos. Com certeza está entre os meus preferidos *--*

    ResponderExcluir
  7. Parece ser muito bom! História envolvente e cheia de segredos...um dia tomo coragem e leio!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada desse autor. Mas já vi o nome dele pelas estantes por aí...

    ResponderExcluir
  9. Uma trama bem desenvolvida e atraente é a minha primeira impressão.
    Carlos Ruiz Zafón parece ter uma escrita impecável.
    Vale a pena buscar para ler!

    :D

    ResponderExcluir
  10. Eu nem acredito que ainda não li nada de Záfon. Sempre vejo ótimas críticas e as resenhas são sempre cheias de sentimentos.
    Gostei desse também e preciso urgente ler Záfon!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa parece que todos ja leram os livros desse autor,
    pra falar a verdade nunca tinha visto falar dele.... muito boas as criticas. oque reforça que eu devo conhece-lo

    ResponderExcluir
  12. Esse estilo de capa é meio padrão, hahaha

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar muito do autor em blogs e vlogs literários, ainda não comprei nenhum livro dele mas tenho uma super curiosidade de lê-lo. Já a capa me lembra um pouco a capa do livro O Exorcista rs

    ResponderExcluir
  14. Desde que li A Sombra do Vento me apaixonei pela escrita dele e tenho vontade de ler esse!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!