17 abril, 2017

Como fazer um mini jardim de cactos e suculentas


Para Babi Vieira, proprietária do Mini Mundos (empresa especializada nessa arte), os mini jardins são ideias para quem mora em casa pequena, apartamentos ou locais onde não batem muito sol, já que as suculentas adaptam-se bem na sombra
“Além, disso, pela baixa manutenção são ótimos para quem não tem muito tempo para cuidar das suas plantinhas. Além de objetos de decoração belos e dinâmicos eles nos chamam a atenção para a grandeza da natureza e todo o universo que habita num simples musgo”, revela.


Passo-a-passo: como fazer um mini jardim

Se você deseja alegrar sua casa com este objeto de decoração “vivo”, a profissional criou um tutorial simples, ensinando como criar um mini jardim para seu lar. Confira suas orientações:

Materiais necessários:

  • 1 recipiente: “pode ser de vidro, cerâmica ou barro. Até mesmo alguns não tão convencionais como tênis ou uma panela. Use sua criatividade”, indica a profissional.
  • Substrato preparado: “cerca de 3 partes de terra vegetal, 2 partes de areia e 1 parte de perlita”, ensina.
  • Pedras: “pedrinhas ou cascalhos de sua preferência”, propõe.
  • Mudas de plantas suculentas: “o ideal é que as mesmas possuam um tamanho apropriado para o seu recipiente”, instrui.
  • Adereços: “fica ao seu critério. Pode ser desde areia colorida, personagens, pedrinhas, tronquinhos até conchas”, orienta.
  • Ferramentas de jardinagem: “se você não possui ferramentas específicas, você pode improvisar com utilizando itens como colher de diferentes tamanhos, pinça longa, pincel e etc”, revela.

Modo de montagem

  1. Lave bem o seu recipiente com sabão, retirando qualquer resíduo indesejado do mesmo. Desta forma evita-se que algum fungo ou larva de inseto se prolifere no local. Espere secar completamente.
  2. Faça uma pequena camada com as pedrinhas ou cascalhos no fundo, buscando facilitar a drenagem caso haja um excesso de água, já que o recipiente normalmente não possui furos.
  3. Use a sua imaginação e desenhe mentalmente o cenário que deseja reproduzir, assim não corre o risco de montar tudo e depois mudar de ideia.
  4. Retire as plantas escolhidas dos seus respectivos vaso, tomando sempre cuidado para preservar o máximo que conseguir do torrão original de terra em volta de sua raiz. Isso garante uma melhor adaptação da planta na sua nova casa. A partir daí você já sabe a quantidade de terra que precisará para completar no seu recipiente. Caso o torrão seja grande, já coloque-o dentro do recipiente e vá completando com o substrato preparado até a altura desejada.
  5. Colocadas as plantinhas, pressione levemente o solo em volta do tronco para que elas se acomodem melhor no novo solo.
  6. É sempre bom não deixar o solo exposto, isso faz com que água evapore mais rapidamente. Coloque uma pequena camada de pedrinhas e/ou areia, cobrindo-o.
  7. Feito isso, finalize enfeitando o cenário com o que achar de mais interessante. Utilize pedras, tronquinhos, mini gravetos, personagens ou areia colorida. Deixe a imaginação correr solta.

Melhores plantas para utilizar em um mini jardim

De acordo com Babi, As melhores plantas para se utilizar em terrários abertos e sem furos no fundo, são as suculentas e os cactos. “Por necessitarem de menos água que outras plantas, o cuidado fica ainda mais fácil”, revela.
Outras plantas possíveis de serem cultivadas em pequenos terrários são as mini samambaias, a peperômia, o musgo tapete, a Vale da Lua, a barba-de-velho, o gerânio morango, o mini-cálamo-do-japão, a fitônia e a asplenium bulbiferium. Opções não faltam, basta escolher qual mais lhe agrada. 

Tutorial em vídeo:



Fotos para você se inspirar










Publicado anteriormente em Dicas de Mulher

14 comentários:

  1. Amei o poste. Recentemente descobri que gosto de plantas rs. Tenho até pensado de fazer um jardim suspenso de temperos.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô louca pra fazer o de temperos... a minha vizinha tem várias suculentas. Quero muito! É facílimo de fazer e cuidar.
      :*
      beijoconas

      Excluir
    2. sim.... já pedi pro Nicolas construir um lance na janela. Depois te conto a ideia. :)

      Excluir
    3. Que tudo. Eu preciso ver como farei o meu :D

      Excluir
  2. Olá, esses mini jardins são muito fofos! Plantas fazem grande diferença em nossa casa e em nossa vida, elas são inspiradoras e, por isso, são indispensáveis. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Alison!
      Também as considero indispensáveis.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Telma!
    Que post mais lindo! Sou apaixonada por flores, verdes e mini jardins! Adorei as idéias. Moro em apartamento, então esses pequenos são ideais.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, estamos expandindo um pouco o blog, pensando em ir um tiquinho além de livros mas com assuntos sempre voltados à arte, trabalhos manuais, enfim... crescimento!
      Feliz que tenha curtido.
      Muitos beijos em você!

      Excluir
    2. Que legal, Telma! Esses assuntos são sempre bem vindos! E com certeza só enriquecerão mais ainda o conteúdo do Blog. Sucesso!
      Beijos para vc também!

      Excluir
  4. Telma!
    Além de amar plantas, adorei a criatividade dos terráreos e para quem mora em apartamento como eu, é o idela, vou ver se consigo fazer alguns, só não usarei as suculentas, porque acumulam água e pode dar dengue.
    Bom feriado!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Telma!!
    Amei a postagem!! Que ideia mais legal essa do mini jardins!! É lindo e muito prático!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Oi Telma, sempre adorei as suculentas e esse post tem várias ideias ótimas, estão lindas. Uma pena que eu não tenha coragem de cultiva-las, fico com medo de meus gatos comerem ou se machucarem com as que têm espinhos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que lindo, ainda não tinha visto esse jardim de cactos, mas esse dica veio na hora certo, pois estou com vários cactos em cada e sem saber o que fazer com eles, pois sempre que vejo eles no vaso que coloquei acho que está faltando algo, adorei a dica e terei fazer, esse na caneca está lindo !!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!