11 agosto, 2014

A Culpa é das Estrelas


Por Cinthia



 A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 
Mais informações em: www.aculpaedasestrelas.com 


John Green
288 páginas
Intrínseca




Vivo cada dia como se fosse cada dia. Nem o último e nem o primeiro. Simplesmente o único.
 – Pablo neruda.


Hazel Grace Lancaster é uma garota que foi diagnosticada com câncer na tireoide com 12 anos com metástase no pulmão, tendo um quadro irreversível, então, desde o início ela não teve nenhuma chance de remissão, só a morte eminente. Mas, por incrível que pareça, um remédio que poucos pacientes possuem aceitação orgânica funciona para ela. E sua vida é estendida, dia após dia. Ela sabe que a qualquer momento pode morrer e não quer fazer ninguém sofrer além do necessário. Seus pais são os únicos que sofrerão, não há como evitar isso, mas, ninguém mais, já que ela decide viver seus dias de vida sem conhecer ninguém mais. Preocupada por sua decisão de não fazer ninguém sofrer, sua mãe a insere – a força – em um grupo de apoio para pessoas diagnosticadas com câncer em remissão ou não. Ela encontra ali o Gus que encara a vida de forma diferente, e tenta mostrar isso para ela.

É o primeiro livro que leio desse autor e gostei muito do jogo de palavras, a construção metafórica dele com a filosófica foi muito bem elaborada. Não é qualquer pessoa que consegue usar as palavras e construir um texto que alcance de adolescentes a adultos, em uma proporção incalculável como ocorreu nesse livro. Narrado em primeira pessoa, do ponto de vista de Hazel, mas quem se destacou no livro para mim foi o Augustus Waters, ou Gus e seu amigo Isaac, devido a forma como Gus enfrenta a doença e age com as pessoas ao seu redor. Também acredito que a personalidade do Gus se sobressair sobre a da Hazel foi proposital, já que várias passagens mostram quão parecidos são e se diferem em suas diferenças singulares. Amei esse jogo do contraditório em que o autor montou o texto, gosto de livros bem trabalhados.

- A dor precisa ser sentida – ele disse, e esta era uma frase do Uma aflição imperial...


Todos do livro são pessoas marcadas pela morte, não no sentido figurado, mas todos estão morrendo, e gostei muito do livro trazer à mente do leitor que todos nós estamos morrendo, independente de termos uma doença ou não, mas a morte é um fato e nenhum ser vivo pode correr dela.

Em cada parte da leitura ficava parando e refletindo nas atitudes do Gus para com todos, por ele mostrar em suas ações que fugir da dor só traz a angústia, fugir de qualquer sentimento só o faz ficar maior e maior, até consumir a pessoa. É um livro que traz a reflexão, acredito que não há uma pessoa que o lê e não fique reflexivo.

Após terminar a leitura li várias resenhas do livro, para ver o que achavam a respeito dele, e vários repetiram a mesma coisa de se emocionar a ponto de chorar. A amiga da minha tia foi assistir ao filme e chegou ao trabalho no outro dia com os olhos inchados e empapuçados de tanto chorar. Então, fui desaconselhada a lê-lo por ter perdido entes queridos no dia que iniciei a lê-lo. Claro, tinham medo de que ficasse muito triste. Por incrível que pareça o livro não trouxe sentimentos de tristeza, mas sim a expectativa que devo viver minha vida o hoje como único. Por isso usei a frase inicial de Pablo Neruda.

Talvez outros tenham percebido muito além do que eu nesse livro, ou tenha significado diferente para outras pessoas, mas ele teve um efeito consolador em mim. Sorri muito durante a leitura, e quando terminei não senti nenhuma tristeza ou vontade de chorar por emoção, senti felicidade por entender um pouco do que o autor desejou passar, “Ter vida é vivermos dia após outro, independente do percalço que venha no caminho, é ser feliz e deixar ser amado e amar, mesmo não alcançando seu grande sonho ou desejo”.

O fim? Nada tão mais inesperado poderia ocorrer como reviravolta, apesar de eu ter previsto a probabilidade. E tenho de concordar com Hazel e Gus, a cerimônia de um enterro nada mais é que uma convenção criada pelos vivos. O ser humano vive tanto em suas convenções que se esquecem de viver a vida. Nunca ninguém traduziu melhor tanto conteúdo em um livro do que sempre vi. Quem não leu, leia. Passa uma mensagem muito importante sobre o valor maior em se viver a vida. Afinal cada um de nós deixamos uma cicatriz, cabe decidirmos se boa ou ruim. Compensa ser lido!


- Estou apaixonado por você – ele disse, baixinho.- Eu estou – ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. – Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.



Em vez de colocar o trailer da adaptação para o cinema, coloquei uma música para quem desejar ouvir.





37 comentários:

  1. Antes da febre que tá fazendo esse livro,tava louca pra ler,li a sinopse e achei bem diva,mas com esse auê que tão fazendo achei que perdeu o encanto.Vou esperar um tempo e depois lerei.Parece uma história super linda.Pena que são poucas páginas,não gosto de livros curtos,acabam muito rapido e vc fica com um certo vazio. No Mês que vem ja estou com essa leitura marcada. Adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o conheci pela febre, não pretendi lê-lo pelo mesmo motivo que você, livros que ficam com uma grande atenção voltada a ele prefiro esperar um tempo. Mas, havia me inscrito em um LV dele e ele chegou antecipado a mim, então li, e apesar de todo o meu receio não arrependo, o autor soube o que escrever e como escrever. Dei 4 estrelas, por ter descoberto o final com antecedência.

      Excluir
  2. Esse livro é uma graça, não me arrepende de ter lido! Adorei o blog e as resenhas (:
    seguindo, beijo!

    www.staffbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não me arrependi Thassy, e olha que estava um pouco receosa devido a explosão de mídia e todos falando que era maravilhoso, mas amei a escrita do autor e a mensagem que ele passou, realmente merece ser lido.

      Excluir
  3. História mais linda do mundo inteiro! Amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma mensagem bem marcante a que tem no livro.

      Excluir
  4. Já li, chorei horrores, não sei se teria coragem de ver o filme
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, creio que você choraria no filme então, mas não desista de assisti-lo, quem sabe quando poder locá-lo? Daí se chorar fica mais a vontade por estar em casa.

      Excluir
  5. Oiie
    Eu amo esse livro!
    Li ha bastante tempo, logo que lançou e essa a febre toda! Eu acho q é um livro q faz a gente refletir, como vc disse...
    Chorei um monte lendo e mais um monte vendo o filme!
    Adoro a forma como os personagens se comunicam.. a narrativa do livro é maravilhosa!
    John green foi feliz quando escreveu esse livro!
    bjinhos
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi uma terapia a filosofia usada na narrativa. Quero ler outros livros do autor. Beijos.

      Excluir
  6. Eu li esse lviro, antes dele se tornar uma febre mundial..e realmetne me encantei com a sensibilidade do autor ao narrar essa história, tão linda e ao mesmo tempo tão sofrida. Hazel e Gus são um casal encantador e que nos faz vivenciar cada sentimento junto com eles. Super recomendo. AInda não vi o filme, mas espero gostar muito..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, realmente um sentimento que cresce, mesmo Hazel fugindo. Usou a palavra que se encaixa, encantador.

      Excluir
  7. Essa hist´ria é muito emocionante , conseguiu comover muita gente, é difícil você amar alguém e saber que pode perder a pessoa a qualquer minuto
    Um beijo, te espero no blog
    Blog livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da menininha. Vou procurar dar uma passada com maior frequência lá.

      Excluir
  8. Cinthia!
    É como sempre digo, cada livro atinge o leitor de uma forma diferente por causa das vivências de cada um.
    Muitos sentiram-se estimulados a viver a vida com mais intensidade, outros procuraram analisar suas atitude e você, sentiu- consolada. Bacana a percepção diferenciada de cada pessoa.
    Ainda não li, mas pretendo em breve.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Rudy, e amo essa diversidade. Quando lê-lo quero saber como ele conseguiu te atingir. Beijos.

      Excluir
  9. Li ACEDE um tempinho atrás e, para ser sincera, não sei se sou muito obtusa ou simplesmente insensível mesmo rs, mas não me surpreendi e nem achei a história - a narrativa em si ou as próprias reflexões que o Green quis passar - tão boa assim, mas como você disse cada leitor vê e assimila o livro de formas diferentes. Tudo isso só mostra o quanto as pessoas são diferentes.
    Ainda não vi o filme, na verdade, como não fiquei assim tão fã dá história, talvez não veja, mas quem sabe ele não me traz uma nova perspectiva e me faz reler o livro com um olhar diferente? ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem obtusa e nem insensível, simplesmente o que você apontou. E sabe, uma das coisas que mais amo é essa diferença, pensa se cada pessoa não tivesse essa diversidade... arre, nem gostaria de viver para ver algo assim. Simplesmente amo ver, ler, saber o que o outro pensa, é algo formidável a linguagem! É uma história comum, se você for analisar, quantas histórias de filmes e livros há de pessoas que estão doentes, se apaixonam e morrem? Várias. Para mim a mensagem que o autor passou de viva sua vida como única sempre, dê valor, não olhe para os problemas seja quais forem a ponto de atrapalharem que seja feliz, mostrando como Hazel e Gus cada qual com sua personalidade fazia e não fazia isso, o respeito de um não invadir o desejo do outro.. enfim, foram mínimas coisas que para mim teve um efeito ao todo, a filosofia em si.

      Excluir
  10. Vou ter que ler de novo...Pq n achei grande coisa nos que os outros estavam falando, mas concordo muitíssimo com vc que esse livro foi muito bem escrito, a junção de conteúdos e emoções diversas além de unir gerações diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse impacto chamativo em todos de diversas formas me chama muito a atenção, Larissa. Ele não escreve para um público, escreve para vários, diferente de vários autores. Realmente gostei disso.

      Excluir
  11. Adorei a resenha, eu já li o livro e amei, nossa é muito bom, achei o modo como o autor escreve maravilhosa, estou louca para ler outros livros dele, aprendi muito com os personagens.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero muito ler outros livros dele! Ele foi feliz ao escrever esse.

      Excluir
  12. Ótima resenha! Eu li o livro a um tempo e adorei (Ri e chorei kkk)

    ResponderExcluir
  13. sua resenha retrata exatamente o que o livro traz: sensibilidade na dor e na alegria.
    Amei, Cinthia!
    É exato como você citou: é um livro para parar e refletir. Ler aos poucos.
    Lindo
    Beijos, gatona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do autor Telma, ele não passa só o belo e felizes para sempre, pelo contrário, mostra a realidade com um quê de diversão mesmo sendo difícil. Obrigada, beijos.

      Excluir
  14. Já li alguns livros deste autor, porém apenas dois eu gostei, este aqui da resenha e o " Quem é você, Alasca ".
    "A culpa é das estrelas" é um lindo livro, tocante, triste, engraçado, prende a leitura do começo ao fim.. e faz o leitor chorar.. Sim.. chorei pacas com Hazael e Augustus.

    Acho raro encontrar um livro que nos comove e envolve... este sem dúvida é um deles!
    Ainda não vi o filme, mas espero logo poder assistir. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amo o livro, amo o filme, amo o autor e amei a resenha haushaus

    ResponderExcluir
  16. Modinha ou não, sempre vai ser um dos melhores livros que já li.

    ResponderExcluir
  17. Eu realmente leria até mesmo a lista de supermercado do Green, haha. Foi o primeiro livro que li dele e foi tudo surpreendente, até mesmo as minhas lágrimas.

    ResponderExcluir
  18. Eu confesso que demorei pra ler , porque nutri um preconceito por causa da extrema popularidade. Mas depois que li me vendi demais a história, adorei os personagens e chorei horrores. Com Certeza é uma história marcante.

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  19. Eu confesso q ainda não o li, por varias causa, uma delas é me estabelecer mentalmente para poder me conformar com o final. Mas ja esta na minha estante só esperando esse período passar...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  20. Sou muito apaixonada com essa história.... sim, morri de chorar lendo o livro e depois no cinema chorei de novo!!! Mas pela tristeza de pensar que o câncer mata tanto, sem distinção de raça, cor ou idade. As vezes a Hazel me irrita com sua infantilidade, essa história de querer que o livro tenha final foi ridículo, mas só isso também que não gostei.... o resto foi lindo e com certeza vou repetir essa leitura ainda muitas vezes.

    ResponderExcluir
  21. Li ACEDE em Julho..
    Esperei abaixar a febre para não me influenciar..apesar sw ter comprado no lançamento foi tanto MIMIMI que havia desencantado.. E num desafio literário acabei escolhendo...
    Amei a história. Mas não é tudo isso... A ponto de se acabar em choro... Para mim foi uma lição de vida.. De aproveitar cada dia como se fosse o último..
    Esse mês li um livro.. Muiiito parecido...
    Branca como leite, vermelha como o sangue...
    Perfeito .. Esses amores entre adolescentes...

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, li em Janeiro de 2013 e gostei do jeito como Hazel (ou melhor, John Green, haha) narra. Achei o final bem previsível e não me deixou triste, tive amigas e amigos que ficaram soluçando por um mês. Claro que é triste, mas não é a ponto de chorar o Oceano Pacífico, o Atlântico e o Índico.
    Beijos *-----*

    ResponderExcluir
  23. Essa hist´ria é muito emocionante , conseguiu comover muita gente, é difícil você amar alguém e saber que pode perder a pessoa a qualquer minuto
    Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é lindo demais! eu tenho ele e é meu xodó, assiste o filme e gostei muito também, apesar de não ter tudo que se passa no livro, ele ficou maravilhoso! é uma historia de amor muito emocionante. Já li outro livro do autor, e gostei demais..' Quem é você Alasca?' é muito bom também, se não tiver lido ainda, eu recomendo. :*

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!