12 abril, 2014

Resenha: A Vez da Minha Vida


Resenha por Cinthia
A vez da minha vida
E se você tivesse a chance de mudar a sua vida?

384 páginas
Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito

Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Pode parecer estranho, mas a Vida nesse livro é personificada em um homem que marca um encontro com Lucy. Não há muita explicação no livro sobre isso, apenas que já ocorreu antes e fora publicado em uma revista, o foco não é esse, a autora tentou mostrar para os leitores a questão: e se sua vida te encontrasse, como seria ou estaria?.

Assim, a Vida de Lucy marca um encontro com ela e passa requerer dela uma maior atenção, fidelidade e verdade, e se apresenta de uma forma não muito agradável, pelo menos não com a aparência que ela pensava sua Vida ter.

Por meio desse encontro a Vida de Lucy tenta fazê-la enxergar como ela tem maltrado a si própria, ignorado-a e mentido. Mas, ela não aceita de forma nenhuma, só que Vida não se dá por vencido e de forma perseverante passa a ficar com ela permanentemente.

No decorrer da leitura deparamos com a família de Lucy e, como ela diz no livro, a família dela faz parte da religião chamada Etiqueta Social, voltados a viver só para manter a aparência, e tem por pai um homem que nunca deu muita atenção para ela ou a incentivou em nada, a não ser exigir dela uma carreira e um bom casamento.

"- Lucy, você está correndo o risco de seguir, totalmente, na contramão. Não quero que se torce uma mulher egoísta, que fica sentada o dia todo falando de si mesma com sua vida. Você precisa encontrar um equilíbrio. Cuidar de você, mas cuidar das pessoas que se preocupam com você também. "

Sabe aquelas pessoas que se fecham para o mundo após ter dado errado muito do que ela queria que desse certo e que passa a construir sua vida sobre uma mentira e essa mentira vira uma grande bola de neve? Pois é o caso de Lucy. Só que bolas de neve quando descem uma montanha de mentiras se transformam em avalanche, e é isso o que Vida tenta mostrar para Lucy, antes que a avalanche ocorra.

Cada passo da personagem na história é muito engraçado, a junção da Vida e ela, a verdade e a mentira se contrapõe o tempo todo, o que torna o texto muito divertido. Ri muito das contradições dos dois, foi muito bem elaborado pela autora. Assim que peguei o livro, não consegui soltá-lo mais, o li no mesmo dia em que comecei.

E não pensem que não há um romance, pois há! Com um homem lindo, mostrando que ser deixada no altar ou abandonada no último momento, resulta em lucro. Amei a forma que foi desenvolvida essa parte também, já que foi natural, um engano que se torna um acerto. Durante todo o livro você vê essa contradição entre os extremos, e Cecelia Ahern fornece ao leitor uma boa leitura mostrando que existe o equilibrio entre os dois e que Lucy precisa encontrar, assim como todos nós.

Um livro tranquilo de se lê, muito divertido, uma leitura rápida que flui com facilidade.
Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você...”
 Cinthia

9 comentários:

  1. Adorei o quote escolhido. Lindo.
    Eu tenho esse livro na estante, mas ainda não li :(
    Adorei sua resenha, vou tentar ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que quando o ler vai gostar bastante. A leitura é rápida.

      Excluir
  2. O que mais me atrai nesse livro é o fato de ser da Cecelia Ahern. Li dois livros da autora, mas o que mais me agradou mesmo foi P.S. Eu Te Amo. A escrita dela é muito fluida, gostosa de ler, e espero encontrar isso também em A Vez da Minha Vida, que já está na minha fila de leitura - há tempos!

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai encontrar essa mesma escrita. Amei a leitura, comecei e terminei a leitura no mesmo dia. E achei bem engraçado também.

      Excluir
  3. Parece um livro no estilo meio genérico-Nicholas-Sparks

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei bem legal a ideia do livro, vou procurar pra ler também... e a pilha só aumenta, tenho que parar de vir nesse blog, kkkkk
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  5. Da Cecelia Ahern só li o livro P.S Eu te amo e amei! Um livro lindo, e com uma lição de vida maravilhosa... Espero que esse seja melhor que o outro, vamos ver rs.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro mas se seguir a mesma linha de P.S. Eu te amo, na escrita deve ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!