05 março, 2014

Resenha: Busque Dentro de Você



BUSQUE dentro de você — Chade-Meng Tam


Resenha por Cinthia

Chade-Meng Tan
285 páginas
Novo Conceito

O simbolismo na capa me intrigou desde que anunciaram o lançamento. Um homem atravessando um labirinto (na verdade, encima dele) andando com um lápis borracha apagando as dificuldades – ops!, as etapas do labirinto – para que seja atravessado de uma forma mais rápida e sem passar por tantos problemas/obstáculos. Convenhamos, um labirinto sempre dá uma dor de cabeça para alcançar seu inicio... Assim, ela tem tudo a ver com o livro, já que seu conteúdo fala sobre superar obstáculos para obter um melhor desempenho em tudo, não só profissional, mas na vida conjugal, secular e familiar.

Algo que preciso apontar sobre o livro é o trabalho interno dele, há figuras ilustrativas do que ele explica. Ficou muito bom. Algumas chegam a ser engraçadas. Não no sentido crítico, mas engraçadas por mostrar aquilo que se trata o contexto da parte explicativa. Então vão poder perceber que usaram a técnica visual para melhor compreensão.


O propósito do livro é muito bom, não são técnicas maçantes e tediosas, e tudo é comprovado cientificamente. Já que o autor é um engenheiro, e como todo operador de exatas que mexe com a lógica acaba escrevendo um livro sem nenhum embasamento científico? Creio que seria ilógico isso!

Chade-Meg Tan é tido como o bom camarada do Google, saiu do departamento de engenharia para se juntar à Operação de Pessoal (Departamento de Recursos Humanos) para ensinar inteligência emocional aos funcionários. Ele diz no livro que se emocionou pelo ocorrido e no decorrer dele você vai vendo que fizeram algo muito bom, já que ele conta algumas experiências em que usa todo o seu curso em si próprio e muda a vida de muitos dentro da empresa. Realmente suas experiências são formidáveis.

Mas, não fica só em simples experiências, ele ensina como aumentar a inteligência emocional controlando as emoções que muitas vezes nos faz perder a cabeça em algumas situações em que isso não deveria acontecer.

O livro possui uma linguagem muito aberta, e o autor passa tanta camaradagem o tempo todo que assustei. Realmente, até na escrita ele é despojado. E, mostra que a realização do aumento da inteligência emocional se dá pela meditação. Não como muitos pensam, aquela forma usual: pernas cruzadas, olhos fechados, em sentido de flor de lótus. Não mesmo! Ele mostra várias formas de meditação que se acomodem naquilo em que estiver fazendo. Há uma que se faz andando.

Ao todo, o livro é bom, mas ninguém vai virar um mestre zen ao lê-lo, aconselho para aqueles que estão no inicio da prática em meditação, aqueles que estão tentando desenvolver sua inteligência emocional, já que tudo que ele explica é bastante funcional e aplicável no dia a dia. Se aquele que ler já tiver lido um pouco a respeito de meditação, vai perceber que o autor só empregou no dia a dia, mas o conteúdo é o mesmo, ele só simplificou contextos complexos e deu acesso geral .


Indico para profissionais que queira saber sobre o assunto, que precise domar sua ansiedade, conter suas emoções e aprender a trabalhar melhor em conjunto no trabalho – e na vida, e também a qualquer um que esteja disposto a usar técnicas de relaxamento para melhoria de seu desempenho pessoal, em meio a esse mundo acelerado. 

 
Cinthia

6 comentários:

  1. Não gosto muito de livros de autoajuda e, para mim, esse se encaixa nesse gênero. Mas, quem sabe, eu dê uma chance ao livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  2. Oi Cinthia, me pareceu interessante este livro, e olha que eu tenho dificuldade com livros de autoajuda, mas este me pareceu não ser totalmente deste gênero, foi a impressão que tive lendo tua resenha (muito clara e pontual).

    Hug queridona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia o carisma do autor é impregnante, sério! Não há uma página em que a leitura fique sem que ele mostre isso. Até nas imagens. São ilustrações que indicam o que o texto quer dizer, mas ao mesmo tempo com um leve divertimento. Me lembrou muito aqueles professores palhaços na sala de aula, e quando acabamos em uma prova sempre lembramos o que ele dizia, e o acerto é mil por cento. Ele passa isso!

      Excluir
  3. Nunca li um livro de autoajuda

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que deveria existir um livro de autoajuda chamado "como se interessar em livros de autoajuda"

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não sou mt fã de livros de autoajuda, então não me interessei mt nesse

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!