10 março, 2014

Resenha: Anna e o Beijo Francês

Resenha por Cinthia


Stephanie Perkins

288 páginas

Novo Conceito 
Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Étienne, além de tudo, tem uma namorada...Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer?
Sempre li muitos elogios sobre esse livro, então resolvi lê-lo. Gosto muito da capa dele, é simples, com o título em relevo que contrasta com a tonalidade do verde da grama, o que dá um efeito mimoso. Sem falar que amo relevos em títulos!
Aos 17 anos, Anna se vê enviada para estudar em uma escola Americana em Paris. Seus pais sem consulta-la simplesmente jogam a decisão deles nela e pronto, ela se vê em Paris desarrumando as malas com os pais a tiracolo, questionando internamente a decisão e a validade disso, já que essa ideia foi em grande parte do pai que está divorciado da mãe e não faz tanto parte da vida dela.
Assim que os pais vão embora, ela começa a chorar já com saudade da família, por não conhecer nada em Paris, por sua vida ter sido mudada de um momento para o outro e não saber se quer a língua Francesa – ela não sabe como vai se virar -, nesse momento angustiante a colega – Meredith - do quarto ao lado do dela no dormitório escolar vai até seu quarto e assim começa uma amizade.
Logo Anna é apresentada ao grupo de amigos de Meredith: Josh, Rashimi e St. Clair que a abraçam como amiga (alguns mais, outros bem menos). E dentro desse rol de amizade ela vai descobrir em St. Clair o rapaz dos seus sonhos, porém ele já é comprometido, inacessível.
Eu engulo, e bem alto. Ele tosse novamente. Tento não me mexer. Após o que parecem horas, mas tenho certeza de que foram só minutos, sua respiração se acalma e seu corpo relaxa. Finalmente começo a relaxar também. Quero memorizar o seu cheiro, o toque da sua pele, um dos seus braços, agora contra o meu e a solidez de seu corpo. Não importa o que aconteça, vou me lembrar disso pelo resto da minha vida.
A história parte desse contexto, algo bem clichê, mas gostoso de ler, passar o tempo e se divertir com as descobertas de Anna em seus passeios em Paris, na descoberta de si própria, e das lições que ela vai aprendendo. Para mim a história não foi encantadora, mas creio que o livro serviu ao propósito dele, entreter.
No decorrer da história a personagem cresce muito devagar, mas cresce, e todos possuem um papel a desempenhar, e se mostram bem humanos com seus problemas pessoais, familiares e escolares. Gostei de como a autora deu forma a cada um dos amigos da Anna, mostrando os problemas que na maioria das vezes afetam muitos nessa faixa etária, as difíceis decisões dentro de tantas indecisões. Uma idade em que se é adolescente e não um adulto por completo, e tomar decisões nem sempre é a coisa mais fácil, se é algo que fica fácil mesmo na idade adulta. Gostei muito dessa parte humana que a autora conseguiu passar de seus personagens com seus dramas. Assim, como toda a adaptação da Anna na nova escola e nova cultura. Realmente essa parte do livro me deixou apaixonada.
O que não gostei tanto foi a demora na resolução dos problemas de cada um, na decisão que deveriam tomar e parece que não tomavam, isso me enfadou muito, mas como cada pessoa tem seu tempo certo de tomar uma iniciativa, não condeno a autora por ter mostrado esse lado tão adolescente. A indecisão no meio de tantas indecisões para tomar uma decisão concreta.
É um romance fofo e doce em que você vai conhecer algumas partes de Paris, um pouquinho do vocabulário francês, de suas comidas (nessa parte quase comi as páginas – amo Brioche!) e roupas.
É sobre isolamento e solidão, mas é também sobre amizade. Em ser exatamente aquilo de que a outra pessoa precisa. Em determinado momento, a garota pergunta ao cara: - Fica mais fácil? – Sua primeira resposta é não e então sim, e depois “fica mais fácil”. E então ele diz a ela: - Quanto mais você sabe quem você é e o que quer, menos você deixa que as coisas te chateiem.

 
Cinthia

10 comentários:

  1. Oi meninas, tudo bem?

    eu adoro chick lits, então sou meio suspeita pra falar. Até gostei de Anna e o Beijo Francês. É um livro bom para passar o tempo. Como vc mesmo disse, com vocabulário doce, etc. Mas não vai muito além disso, infelizmente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie tudo bom?
    Eu não curti tanto o livro porque achei o Ettiéne muito indeciso e isso me irritou bastante. Gostei porque falou sobre Paris, mas os protagonistas não me conquistaram.
    beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      até dei uma chance para Ettiéne, por causa da idade e tudo mais, e o livro mostrou uma sequencia de maturidade para ele, no fim, ele passa a fazer as coisas por si. Mas, por isso que aturei, são personagens na faixa de amadurecimento, creio que por isso não dá para se afeiçoar tanto.

      Excluir
  3. Confesso que eu estava com um pouco de preconceito em relação a esse livro rsrsrs Pensei que seria chatinho, mas você me deixou curiosa para ler! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia em mente que não é o melhor livro do mundo, são personagens na faixa de idade de 17 anos para 18 anos, em busca de solidificar um possível futuro e suas ações. Não espere ações adultas, mas ações fofas. Beijos.

      Excluir
  4. Como não sou fã de romances, esse livro nunca me chamou muita atenção. Mas já disse que adoro as suas resenhas, Cinthia?! A maneira com que consegue ser tão objetiva e sem rodeios sobre ter gostado ou não do livro. Você vai longe!

    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  5. Esse título é meio fraquinho né?

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não me motivei mt para ler esse livro :/

    ResponderExcluir
  7. Aparentemente é um romance ótimo, espero ler logo rs :3

    ResponderExcluir
  8. Nunca me animei para ler esse livro porque o titulo me pareceu meio besta, mas depois de ler essa resenha eu até daria uma chance a ele sim.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!