10 novembro, 2013

Resenha: Anjo Caído

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/11/resenha-anjo-caido.html

Anjo Caído - Gabriel Allon - Livro 12 - Daniel Silva


Após quase ser morto em sua última missão, o ex-agente israelense Gabriel Allon não quer mais pensar no serviço de inteligência. Dedicando-se a seu trabalho como restaurador de arte, ele se refugia no Vaticano para dar nova vida a uma das maiores obras-primas de Caravaggio. Certa manhã, ele é chamado à Basílica de São Pedro pelo monsenhor Luigi Donati, o poderoso secretário pessoal do papa Paulo VII. Sob o magnífico domo de Michelangelo, jaz o corpo de uma linda mulher. A polícia suspeita de suicídio, mas Donati não acredita nessa hipótese e pede a Gabriel que investigue discretamente o caso. Ele só recomenda que Allon fique atento à regra número um do Vaticano: “Não faça perguntas demais.” Gabriel logo fica sabendo que a mulher descobriu segredos perigosos que ameaçam uma organização global envolvida com o comércio ilegal de antiguidades. Sem saber aonde sua caçada o levará, ele precisa impedir um atentado devastador que mergulharia o mundo em um conflito apocalíptico. Uma inebriante mescla de arte, intriga e história, Anjo caído conduz o leitor por câmaras obscuras do Vaticano, pistas de esqui glamourosas de St. Moritz e avenidas graciosas de Berlim e Viena, até alcançar o inesperado clímax nos subterrâneos do território mais sagrado e disputado do mundo.

Para quem já conhece Daniel Silva, não estranharia se eu dissesse que ele tem uma das melhores escritas do gênero policial.
Gosto das metáforas tão bem empregadas (que nos faz pensar "como nunca pensei nisso antes?"); gosto do requinte gramatical e finalmente, gosto do alinhave das histórias, da narrativa, do suspense bem construído e da capacidade de manter o interesse em ritmo máximo!
Para quem não conhece, digo: ele não é brasileiro. (Antes de saber mais sobre ele pensei que fosse, pelo nome tipicamente brasileiro). Ele nasceu em Michigan e foi criado na Califórnia. 

Vamos ao livro? Fiquei sem fôlego! 
Logo no começo, um corpo é encontrado, o de  uma curadora de antiguidades do Vaticano, Claudia Andreatti, e é então que nosso herói (ou anti-herói) é chamado para ajudar a solucionar o caso.
Para quem ainda não conhece, nosso herói, Gabriel Allon, é um "ex assassino", grande restaurador de pinturas renomadas. Pode? Um artista magnífico ser também alguém tão temido? Existe espaço para essa dualidade? Sensível ao extremo e cruel ao extremo? Pode! Você vai ver que pode!

Meu primeiro susto aconteceu quando alguém, de alto posto no Vaticano procura Gabriel com uma confissão inesperada (por mim e por Gabriel)


- Você acredita que ela foi assassinada?
- Sim, e você também. - Gabriel examinou o rosto de Donati com atenção. - Algo me diz que você sabe mais do que está dizendo, Luigi.
- Receio que esteja certo.
- Algo que deseje me confessar, monsenhor?
- Sim - respondeu Donati, fitando o chão da basílica. - É possível que a pessoa responsável pela morte de Claudia Andreatti esteja bem na sua frente. p.28

Como assim?
Logo no começo já descobrimos o assassino??? Será mesmo o monsenhor? Por que? Telma está soltando spoilers? 
Não, isso não!!! Não solto spoilers. ;) a menos que ele não altere a história em nadica de nada, como é esse caso.

O livro não é fácil de ser lido, muito embora seja fluente e maravilhosamente escrito. Digo que não é fácil porque, você vai ter que prestar atenção em detalhes e deverá também ser fascinado (ou ter abertura para deixar-se fascinar) pela descrição das obras de arte dos famosos pintores e suas ideias por trás dos quadros e outras artes.

O conhecimento de Daniel Silva e o trabalho de pesquisa para compor o livro me deixaram extasiada. Da mesma forma a capacidade inata (creio eu) de contar uma ótima história.

Quer descobrir quem matou Claudia Andreatti? Cometeu ela suicídio, como parece, num primeiro momento? E por que ela jogaria seus sapatos antes do salto que a levaria a morte?

Vem descobrir comigo! ;) Eu finjo que não sei, enquanto observo suas expressões de surpresa enquanto lê o livro... mas mesmas que manifestei e que adoraria tivessem sido registrada por uma máquina fotográfica! 

Beijos e boa leitura.

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/11/resenha-anjo-caido.html




11 comentários:

  1. Nossa!!!! Parece muito bom este livro!!!
    Ótima resenha!!! Nos dá vontade de ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CamyK
      Eu fiquei maravilhada pelo ritmo alucinante de Daniel Silva!
      Ainda estou com vertigens....rs... das boas!
      beijoconas em você;
      :)

      Excluir
  2. Me lembra muito Código Da Vinci e Anjos e Demônios.

    ResponderExcluir
  3. Telma!
    Muito bom quando o trabalho de um escritor mostra o quanto ele pesquisou e se empenhou para fazer uma trama bem escrita.
    Não li nenhum livro ainda do autor, mas fiquei bem interessada, primeiro porque é um policial e adoro esse estilo e depois porque falou que a escrita dele é envolvente e nos prende.
    Muito boa resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Mais um livro de tirar o fôlego? Show!
    Recentemente estou á procura de uma boa leitura de um livro com uma ótima trama e Anjo Caído parece trazer isso! :D
    Sei o que pesquisar em livrarias da próxima vez.

    Abraços!
    http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do autor, mas já vi que faz meu estilo:)
    Lembrei um pouquinho dos livros do Dan Brown.

    ResponderExcluir
  6. Anjos Caídos! Minha eterna paixão. *--*

    ResponderExcluir
  7. Nunca nem um livro do autor, mas faz meu estilo, e realmente ja fui pensando que era Brasileiro por conta do nome.
    E como amoooo tema com anjos , #partiu procurar pra ler. :)

    ResponderExcluir
  8. Também pensei que fosse brasileiro shuashua Também gostaria que alguém tirasse fotos das minhas expressões lendo livros, seria muito engraçado!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!