04 setembro, 2013

Resenha: Fios de Prata


Fios de Prata - Reconstruindo Sandman - (Raphael Draccon)

resenha feita por Isamara Miriãn


Sinopse
Mikael Santiago realizou o sonho de milhares de garotos. Aos 22 anos era o jogador brasileiro com o passe mais caro da história do futebol. Mas à noite os sonhos o amendrontavam. Às vezes, o que está por trás de um simples sonho – ou pesadelo – é muito maior que um desejo inconsciente. Há séculos, Madelein, atual madrinha das nove filhas de Zeus, tornou-se senhora de um condado no Sonhar, responsável por estimular os sonhos despertos dos mortais. Uma jogada ambiciosa que acaba por iniciar uma guerra épica envolvendo os três deuses Morpheus, Phantasos e Phobetor, traz desordem a todo o planeta Terra e ameaça os fios de prata de mais de sete bilhões de sonhadores terrestres. Envolvido em meio a sonhos lúcidos e viagens astrais perigosas, a busca de Mikael pelo espírito da mulher amada, entretanto, torna-se peça fundamental em meio a uma guerra onírica. E coloca a prova sua promessa de ir até o inferno por sua amada.


“Fios de Prata” nos apresenta a Mikael ou Allejo, 22 anos, jogador de futebol  que está prestes a se tornar a transação mais cara do futebol mundial. Allejo está em Paris quando conhece Ariana, uma ginasta também brasileira, e se apaixona.

Há 18 meses Allejo  não sabe o que é dormir direito, todas as noites tem pesadelos horríveis,ele não sabe, mas sua alma foi escolhida como a principal peça em um quebra-cabeça envolvendo uma disputa onírica em meio a intrigas, traições e conflitos de entidades extremamente soturnas e poderosas.E por consequência afetaria Ariana, que acabaria no inferno e alteraria os sonhos de todos  os sete bilhões de sonhadores da Terra. E é aí que os deuses menores do Sonhar (Phantasos, Phobetor e Morpheus) e Madelein, anjo dos sonhos despertos, entram. Madelein em nome de seu sonho, tornar-se uma deusa, faz alianças inesperadas que  aceleram a guerra neste reino.

“Demônios sorriram tão macabramente, que a geografia e as formas daquele condado começaram a sofrer uma transformação imediata no momento hediondo, tornando-se sombrosos e lúgubres. As correntes que prendiam Madelein explodiram e se tornaram pó. E os sonhos despertos de bilhões de pessoas se tornaram, de uma hora para outra, deturpados e extremamente malditos. “Dias de pesadelo estavam por vir.”  (pág. 141)

Há uma explosão de informações! Sim, um Big Bang que mistura vários assuntos, que se interligam no fim. Draccon, visivelmente, dedicou muitas horas para pesquisar mitologia, filosofia japonesa, cristianismo, cultura pop, fatos reais. Pode parecer confuso, né? Mas não é, e acho que deu muito certo. Gostei do modo como os elementos tradicionais de mitologia (Deuses como Hypnos, Thánatos, Morpheus, Phobetor e Phantasos), cristianismo (Jesus Cristo, Dimas, Agesta) e cultura japonesa (Masamune) se ‘fundiram’ a assuntos contemporâneos e reais, tanto no âmbito cultural (U2, J K Rowling, Neil Gaiman) quanto no social (através das diversas menções a catástrofes – uma delas, por exemplo, o caso do índio queimado vivo por playboys, em Brasília). Draccon conseguiu harmonizar realidade com a fantasia e como esses mundos interagem, sem soar esquizofrênico, e isso é pra poucos. Como a batalha é travada entre os irmãos que representam todas as personificações dos sonhos, tudo pode acontecer e todo tipo de seres participam dela. Então há  elfos, dragões, feiticeiras, orcs, basilisco e guerreiros para todos os gostos.

Se consigo visualizar uma adaptação, com certeza, é porque a narrativa é eficiente. Draccon é minucioso nas descrições, às vezes, parecendo ter algum tipo de TOC. Particularmente, não me incomodo. Gosto de descrições apuradas, que tenham a capacidade de nos transportar para aquele mundo. Na verdade, em fantasia, considero esse atributo indispensável.


Raphael Draccon, além de autor, é roteirista e responsável pelo seloFantasy (da Editora Casa da Palavra, Grupo LeYa). Como escritor, é mais conhecido pela trilogia fantástica Dragões de Éter (LeYa), que já vendeu milhares de exemplares. Suas obras também já foram publicadas fora do país.



Esta resenha foi feita por Isamara Mirian

26 comentários:

  1. Faz um tempo que quero ler Fios de Prata, mas sempre que penso em comprá-lo, acabo adquirindo outro livro. Não sei por quê, mas estou resistente a ele - embora tenha lido Dragões de Éter e gostado muito da narrativa de Draccon. Mas sua narrativa me fez cobiçá-lo novamente... acho que vou englobá-lo na minha próxima compra. =)

    ResponderExcluir
  2. Lívia,a maneira que ele narra esse livro tem o mesmo estilo de Dragões de Éter,"Agora estamos aqui;Agora estamos lá" oq me faz querer terminar o mais rápido possível o livro, por estar tão envolvida em um capitulo e ser arrancada dele de uma maneira em que vc precisa saber como vai continuar ... Tenho ctz q vai gostar muitoo desse livro tbm

    \m/

    ResponderExcluir
  3. hum... sei não... li a sinopse e achei muito confusa, só entendi o livro quando li sua resenha. Se foi o autor que escreveu a sinopse... acho que não vai rolar de eu entender o livro! kkk

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada
    Retalhos Assimétricos

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha está maravilhosa, Isa!
    Deu pra ter uma noção maravilhosa do que o livro conta...
    Não sou chegada em fantasias mas, ainda assim você conseguiu incitar minha curiosidade.
    beijoconas, linda!
    :*

    ResponderExcluir
  5. Tive a mesma impressão da Nanda Cris quanto a sinopse. Só entendi do que se tratava o livro quando você explicou na resenha.
    Não conhecia o livro, e fiquei grata por conhecer. Amo dragões, e mais ainda tudo sobre deuses e tudo mais, ainda mais que ele é preciso e bastante descritivo.
    Uma pena a sinopse do livro não conseguir passar tudo o que ele é, se o visse de outra forma, como em uma livraria, nem daria atenção. Talvez isso já tenha até ocorrido.

    ResponderExcluir
  6. Em relação aos Dragões de Éter, eu só conheço pelo nome, mas essa resenha me fez ficar bem interessado pelo o livro. A capa é linda, e a fantasia ficou fazendo mais sentido ainda, ao ser relacionada a sonhos... Lista de desejados no Skoob

    ResponderExcluir
  7. Não entendi nada lendo a sinopse, a resenha explica melhor. Acho que leria sim. Feiticeiras, guerreiros, elfos <3
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, apesar de me passar que o livro tem informações ( até demais :P ) você conseguiu fazer uma resenha concisa e bem explicada !
    Bem pelo que vejo o livro não faz muito meu tipo, mas daria uma chance para ele :)

    beijos
    @heynaninha

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, apesar de me passar que o livro tem informações ( até demais :P ) você conseguiu fazer uma resenha concisa e bem explicada !
    Bem pelo que vejo o livro não faz muito meu tipo, mas daria uma chance para ele :)

    beijos
    @heynaninha

    ResponderExcluir
  10. Realmente esse livro vale a pena ser lido, e fico feliz q com minha resenha pude ajudar a esclarecer um pouco mais a sinopse do mesmo. Ela é realmente um pouco confusa,mas para quem gosta do gênero fantasia esse é um bom livro. ^^

    ResponderExcluir
  11. Vejo todo mundo falando bem do Draccon e estou pensando seriamente em conhecer... Mas como não me interesso muito por sagas\séries\trilogias de fantasia, acho que "Fios de Prata" seria uma boa oportunidade pra eu conhecer um pouco do estilo e escrita dele (essa mistura de mitologia, cultura, fatos reais, etc, me conquistou). Vou adicionar aos meus desejados!
    Ótima resenha, Isa!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Mallu, e acredito que vai gostar do estilo dele (eu particularmente amooo, quero um dia poder conhecer ele pessoalmente e lógiiico pedir que ele deixe a marquinha dele nos meus livros)uhahuhuahuahu" :D

    ResponderExcluir
  13. Nossa, realmente me imaginei agora lendo algo do tipo. Me perguntei primeiro se o autor era brasileiro e confirmou o fato. Como é diferente esta história e com fatos que precisam ser pesquisados! Muito Bom!

    beijos,

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Gente a história parece maravilhosa e essa capa? Maravilhosa. Quero Ler \o/ :-bd

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e gosto desse tipo de leitura. Não conhecia o livro e já anotei o nome para adquirir e ler.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, me deixou super curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  17. Bem no gênero de livro que gosto, aventuras surreais...Quero ler.

    ResponderExcluir
  18. oi. Acho que esse livro deve ser extremamente bom, levando em consideração que as resenhas postadas no blog são sempre de livros bons.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  19. Haaa que demais, adorei a sinopse, necessito, adoro livros no genero :)

    ResponderExcluir
  20. Isa a resenha ficou ótima. Esse livro do autor eu já li e gostei bastante. Única coisa, não consegui ainda saber o pq mas não simpatizei com a protagonista :(

    ResponderExcluir
  21. Devo confessar que não faz muito meu estilo... porém sempre tenho vontade de ler algo fora do comum... tipo se aventurar..
    Porém penso que já tenho pouco tempo para ler, e se for ler algo fora do meu gênero, iria talvez perder tempo... :/
    Mas parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  22. Primeiramente: Você escreve muito bem. Segundo: Adorei o blog. Terceiro: Amei o livro. kkkkkk'

    ResponderExcluir
  23. Concordo que com você, o Draccon descreve minuciosamente as coisas na narrativa dele, só que as vezes me incomoda um pouco. Estou lendo Dragões de éter e tenho a impressão que ele é um pouco obsessivo por deixar beeem claro o que ele quer dizer, quase um TOC mesmo. rs

    ResponderExcluir
  24. Que capa legal! A Leya faz as melhores capas para livros de fantasia

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!