30 setembro, 2017

Miss Algrave




Talvez este livro de contos seja o mais engraçado da autora (não que algum outro seja de fato engraçado rs).
Um livro que foi encomendado e que deixou Clarice um pouco incomodada com o fato de ser algo fixo e que não partia de sua rotina de escrita descompromissada com regras do mundo da publicação literária.


Como ela já havia dito certa vez , escrevia quando sentia vontade. Era algo orgânico e não taxativo e rígido.


O editor dela ligou contando três histórias onde a temática abordada era de cunho sexual. A autora ficou insegura , mas as histórias acabaram por vir com muita naturalidade, fato que a deixou espantada. Nascia o livro - A via crucis do corpo, um livro de contos que trataria sobre o corpo , sobre o sexo e sobre as pessoas e suas descobertas.


No primeiro capítulo do livro, a introdução, Clarice nos explica como tudo se deu para que ela publicasse o livro com este tipo de conteúdo, que era bem diverso de sua obra no geral.
Ela propõe ao seu editor que adotasse um piseodonimo , mas ele discorda e este livrinho acabou por ser publicado com o seu nome real.


Miss Algrave - Uma moça ruiva , religiosa, virgem , datilógrafa e moradora de Londres.

Vivia sua vidinha estreita e repleta de julgamentos contra a demonstração pública de libido entre os casais no parque que frequentava e dos cachorros nas ruas de Londres. Tudo isso que parecia sujo e desnecessário. Até pensar em si mesma como vindo de uma união sexual entre seus pais lhe causava arrepios.



Solteira, é claro, virgem, é claro. Morava sozinha numa cobertura em Soho. Nesse dia tinha feito suas compras de comida: legumes e frutas. Porque comer carne ela considerava pecado.Quando passava pela Piccadilly Circus e via as mulheres esperando homens nas esquinas, só faltava vomitar. Ainda mais por dinheiro! Era demais para se suportar. E aquela estátua de Eros, ali, indecente




Num fim de semana , aconteceu uma visita de outro mundo, de Saturno para ser exata, este ser a despossa e a transmuta em uma mulher, que finalmente consegue entender o mundo e seus prazeres (ainda hoje , nós mulheres devemos nos justificar quando o assunto é sexo).


Sei que é algo surreal o “E.T.” neste conto, mas acredito que Algrave nunca conseguiria ser alcançada por um homem humano, tal era sua moralidade burra.


Gosto como esta oportunidade a faz se entregar ao ser de um mundo desconhecido, assim como o sexo era pra ela até aquele momento.



Ela o amava e ia esperar ardentemente pela nova lua cheia. Não quis tomar banho para não tirar de si o gosto de Ixtlan. Com ele não fora pecado e sim uma delícia. Não queria mais escrever nenhuma carta de protesto: não protestava mais.




Pensei num ditado antigo – que a oportunidade faz o ladrão. Assim foi com Miss Algrave. Por repressão, ela deixou de se tornar quem era de fato.


E vermelho era sua cor, não dizem que vermelho é a cor do pecado dona Algrave?.








Clarice Lispector - Todos os Contos
       Editora Rocco - Capa Dura - 656 Pgs
        Organizado por Benjamin Moser





Marcia Cogitare









2 comentários:

  1. Sugiro que você leia meu testemunho. "Estou tão animada que minha esposa voltou depois que ele me deixou por outro homem. Minha esposa estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito minha esposa, mas ela estava me traindo com ele. Colega de trabalho e esse cara que eu acho que usa bruxaria ou magia negra em minha esposa para fazê-la me odiar e isso foi tão crítico e desnecessário, eu choro o dia todo e noite por Deus me enviar um ajudante para trazer de volta minha esposa! Fiquei muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda on-line e me deparei com um site que sugeria que o Dr. Wealthy pode ajudar a recuperar a ex-esposa rapidamente.Então, senti que deveria experimentá-lo. ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor por mim 11 horas depois, minha esposa realmente me ligou e me disse que ela sentia tanto minha falta, oh meu Deus, eu estava tão feliz e hoje eu estou feliz com minha esposa novamente e estamos vivendo alegremente juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história aqui. você está aqui e seu Amante está recusando, ou sua esposa se mudou para outro homem, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora. Aqui está o contato dele, ligue / WhatsApp: +2348105150446.

    ResponderExcluir
  2. Que lançador de feitiços maravilhoso e direto que trouxe de volta alegria e felicidade à minha vida !!! Estou dando esse testemunho porque estou muito feliz. Quero agradecer ao Dr. ODION pela grande coisa que Ele fez na minha vida. Ele trouxe a felicidade de volta à minha vida. Nunca acreditei em lançadores de feitiços até que minha vida se desfizesse quando meu amante de 4 anos decidiram desistir quase quando queríamos nos casar. Eu estava com um colapso emocional, na medida em que eu não conseguia fazer nada razoável de novo, depois de dois meses de dor antes que um velho amigo meu me apresentasse um feitiço on-line chamado Dr. ODION, isso foi depois que fui enganado por vários lançadores de feitiços falsos. Fui apresentado ao Dr. ODION como um verdadeiro lançador de feitiços. Em menos de 24 horas vi maravilhas, minha amante voltou para mim e minha vida voltou como um quebra-cabeça completo. Depois de um mês depois nos casamos e foi como um sonho para mim, porque pensei que a tinha perdido. para sempre. Obrigado Dr. ODION por me ajudar, mas acima de tudo, Sua Honestidade e Resultados Exatos Rápidos. ENVIE-O PARA AJUDA: (drodion60@yandex.com) ou através do seu número de WhatsApp +2349060503921, aqui estão as coisas que ODion também pode curar. Stroke.contacte-o hoje e resolva seu problema ..

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!