26 abril, 2017

Menino a bico de pena




Ainda falando de crianças. Iremos acompanhar o início de vida e do desenvolvimento de uma criança bem pequena. Pela descrição do conto, este garotinho deve ter no máximo por volta de um ano de idade.



Como conhecer jamais o menino? Para conhecê-lo tenho que esperar que ele se deteriore, e só então ele estará ao meu alcance. Lá está ele, um ponto no infinito. Ninguém conhecerá o hoje dele. Nem ele próprio


A autora inicia como uma narradora que tudo sabe, que tudo vê. Acompanha o dia a dia desse menino e sua mãe. Suas tentativas em aprender a andar e seus choros entre suas necessidades básicas.


O que é interessante neste conto, é que num dos momentos da narrativa , ela deixa de ser uma observadora externa e migra para o olhar do próprio menino.



Um dia o domesticaremos em humano, e poderemos desenhá-lo. Pois assim fizemos conosco e com Deus


Como ele desde muito cedo aprende a ter sua voz reconhecida (choro), como ele entende que deve se comportar para ter a figura da mãe perto dele, e como ele se reconhece, e é reconhecido neste jogo da vida.




Enquanto chora, vai se reconhecendo, transformando-se naquele que a mãe reconhecerá. Quase desfalece em soluços, com urgência ele tem que se transformar numa coisa que pode ser vista e ouvida senão ele ficará só, tem que se transformar em compreensível senão ninguém o compreenderá, senão ninguém irá para o seu silêncio ninguém o conhece se ele não disser e contar, farei tudo o que for necessário para que eu seja dos outros e os outros sejam meus, pularei por cima de minha felicidade real que só me traria abandono, e serei popular, faço a barganha de ser amado, é inteiramente mágico chorar para ter em troca: mãe



Um texto , lúdico, que aborda um tema que nunca pensamos, ou raramente pensamos. Como se dá as coisas no interior dessas crianças, como é seus pensamentos e sua aprendizagem.
Como eles vão se moldando a vida externa e se descolando desse mundo interior , onde eles reinam absolutos.


Como sempre, uma viagem no abstrato com Clarice.


Me lembrei de certa vez ter lido um livro sobre este assunto, o que me deixou muito perplexa sobre como o autor colocava sobre as mães, um peso excessivo sobre a responsabilidade no desenvolvimento de seus filhos.


Se você tiver coragem para ler o tal livro - chama-se - O brincar e a realidade - D. W. Winnicott 



Leia as impressões da Silvia sobre este conto - No Reflexões de Silvia




*Este conto pertence ao livro - Felicidade Clandestina





Clarice Lispector - Todos os Contos
       Editora Rocco - Capa Dura - 656 Pgs
        Organizado por Benjamin Moser

                   
                    Marcia Cogitare








17 comentários:

  1. Olá, interpretar uma criança é sem dúvidas um grande desafio, o conto trata do assunto de forma peculiar e original. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alison, este conto é muito interessante a mudança de foco. Como a autora vê os pequenos. Bem, ela foi mãe de dois meninos, certamente usou sua vida como modelo para o texto.

      Hug :D

      Excluir
  2. Olá.
    Mais um conto para ser refletido e comparado com a realidade. Um tema interessante e muito sensível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, acho que vc captou a ideia - sensibilidade é a palavra exata para este conto.

      Hug :D

      Excluir
  3. Marcia!
    A cada novo conta da Calrice que você traz, fico encantada e percebo como ela é maravilhosa em sua escrita de diversas formas.
    Até os bebês tem sua fala... o choro, não é fantástico isso?
    Bom domingo e feriado!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, tenho aprendido muito com estes contos e visto um lado da autora que eu não conhecia ou não tenha percebido quando mais nova. Como a mulher, a mãe - é importante em seus contos.

      Leia Clarice e não se arrependerá.

      Hug :D

      Excluir
  4. Oi, Márcia!!
    Que texto mais reflexivo esse!! Nunca parei para pensar como os bebê vêem o mundo como se comunicam, gostei muito desse conto da Clarice Lispector e simplesmente lindo.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, Clarice sempre me surpreende também. Gostei muito deste conto. Tenho sobrinhos pequenos e acompanho bem de perto o crescimento deles, então estes temas acabam me tocando.

      Hug :D

      Excluir
  5. Oi!
    Acho bem interessante esse modo que a autora começa o texto como uma observadora e vai se envolvendo com a historia e se tornando um personagens, gostei muito desse texto e ele com certeza acaba nos fazendo refletir !!

    ResponderExcluir
  6. Oi Márcia, esse conto me fez pensar que nessa perspectiva quase nunca deixamos de ser crianças barganhando por amor e atenção, sempre nos modificando de forma a melhor conseguir viver em um meio. A grande questão que ficou para mim é ao que vale ou não se adaptar. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, somos eternamente carentes e nunca largamos algumas infantilidades né rs.

      Hug :D

      Excluir
  7. Preciso de um resumo do conto 'O menino a bico de pena" li e não consegui uma boa elaboração de contexto do conto, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Leonor João. Eu venho de Sluis, mas me mudei para o Waterton Lakes National Park, no Canadá, com meu marido. as palavras não podem explicar como estou animado agora, graças a Drigbinovia por ter consertado meu casamento desfeito, meu marido me deixou e nossos filhos para outra mulher. Nós nos casamos por sete anos e durante nosso casamento tivemos uma briga dura, uma manhã fiel me disse que eu quero um divórcio comigo, então eu tento o meu melhor para ele, mas ele é que eu não quero ver que eu vivo em Austrália agora com outra mulher. e ele tornou todas as comunicações inválidas. Eu ensinei que minha vida tinha acabado e meus filhos nunca mais viram o pai deles. Eu tentei ser forte para meus filhos, mas não consegui controlar a dor que atormentava meu coração. Fiquei confuso por sete anos porque eu realmente o amava. E eu penso nele todos os dias e noites, e gostaria de tê-lo de volta em minha vida. Eu estava literalmente enlouquecendo e precisava de intervenção divina. Eu contei todos os meus problemas aos meus amigos que têm desafios semelhantes em sua vida de casados. Mas ela me levou para um homem muito poderoso chamado DrIgbinovia. Ela disse que ele era a única razão para ela ser feliz, então eu decidi colocá-lo para tentar eu fiz uma massagem para seu e-mail em doctorigbinovia93@gmail.com ele fez um feitiço de amor para mim, para minha surpresa, meu marido me ligou pela primeira vez nas últimas semanas. E ele me disse que sente tanto a nossa falta quanto as crianças. Fiquei tão surpreso que meu coração estava cheio de alegria e excitação e ele pediu desculpas por seu erro e pediu desculpas pela dor que causei. Então ele voltou para casa com muito amor e alegria de volta para nós e, a partir daquele dia, nosso casamento agora está mais forte do que antes. Graças a Drigbinovia ele é um homem muito poderoso, então decidi contar minha história para qualquer homem ou mulher que esteja passando pela mesma dor. Eu quero que você saiba que existe uma solução. Drigbinovia é a solução, um mágico real e poderoso que orou para ajudar mulheres e crianças a ajudar em seu tempo doloroso. E também tem um feitiço para curar o HIV, câncer, etc. ou WhatsApp em +2348144480786 BOA SORTE

    ResponderExcluir
  9. Amei essa observação ,tenho 13 anos muito bom adorei

    ResponderExcluir
  10. Que lançador de feitiços maravilhoso e direto que trouxe de volta alegria e felicidade à minha vida !!! Estou dando esse testemunho porque estou muito feliz. Quero agradecer ao Dr. ODION pela grande coisa que Ele fez na minha vida. Ele trouxe a felicidade de volta à minha vida. Nunca acreditei em lançadores de feitiços até que minha vida se desfizesse quando meu amante de 4 anos decidiram desistir quase quando queríamos nos casar. Eu estava com um colapso emocional, na medida em que eu não conseguia fazer nada razoável de novo, depois de dois meses de dor antes que um velho amigo meu me apresentasse um feitiço on-line chamado Dr. ODION, isso foi depois que fui enganado por vários lançadores de feitiços falsos. Fui apresentado ao Dr. ODION como um verdadeiro lançador de feitiços. Em menos de 24 horas vi maravilhas, minha amante voltou para mim e minha vida voltou como um quebra-cabeça completo. Depois de um mês depois nos casamos e foi como um sonho para mim, porque pensei que a tinha perdido. para sempre. Obrigado Dr. ODION por me ajudar, mas acima de tudo, Sua Honestidade e Resultados Exatos Rápidos. ENVIE-O PARA AJUDA: (drodion60@yandex.com) ou através do seu número de WhatsApp +2349060503921, aqui estão as coisas que ODion também pode curar. Stroke.contacte-o hoje e resolva seu problema ..

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!