08 março, 2017

Uma amizade sincera




Eles se conheceram no último ano do colégio e não passavam um único dia sem se falarem por telefone ou pessoalmente. Tudo era urgente para estes dois amigos.


Com o término dos estudos, uma das famílias se mudaria para São Paulo, o que acabou sendo uma desculpa para dividirem um apartamento e terem a liberdade tão almejada pela maioria dos rapazes nesta fase da vida.


Éramos muito jovens e não sabíamos ficar calados



Nessa época a amizade começou a se transformar e ganhar novos contornos e estes amigos se sentiam sozinhos mesmo estando na presença um do outro. O vazio os engolia assim como o silêncio.


Não que eles se desentendessem mas acreditavam faltar algo nesta amizade. E buscavam o desconhecido numa tentativa de enriquecer sua relação.


Minha solidão, na volta de tais encontros, era grande e árida. Cheguei a ler livros apenas para poder falar deles. Mas uma amizade sincera queria a sinceridade mais pura. À procura desta, eu começava a me sentir vazio



Terminamos este conto com a separação física desses amigos indo morar em estados diferentes e nunca existe uma cena mimizenta e sentimental (eu esperava algo conflitivo) 

Muito pelo contrário, eles entendem que devem ficar longe um do outro e quem possam se ver em algum momento em outra situação.


Talvez seja um pouco estranho esta concepção de amizade do conto, onde se busca os espaços vazios e tudo bem, a amizade permanece em seu estado puro, inabalável. 


Este conto me fez lembrar de um amigo de adolescência, passamos longos períodos sem ver um ao outro, ele se casou , teve filhos e nossa amizade não mudou em nada. Quando nos encontramos o sentimento é exatamente o mesmo de quando nos conhecemos.

Talvez a amizade seja o mais forte das relações humanas depois da maternidade.



Queríamos tanto salvar o outro. Amizade é matéria de salvação



Minha amiga Silvia também escreveu sobre este conto. 
Para ler só Clicar Aqui




*Este conto faz parte do livro - A Legião Estrangeira




Clarice Lispector - Todos os Contos
       Editora Rocco - Capa Dura - 656 Pgs
        Organizado por Benjamin Moser

                   
                    Marcia Cogitare


4 comentários:

  1. Olá, Marcia!
    É isso que eu sinto também... a relação de amizade permanece, apesar da distância.
    Eu gostei desse conto.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Silvia, amizade é algo impressionante. É uma das relações mais duradouras da vida.

    Hug

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcia, sabe, quando era criança li um texto que me marcou que falava que nossa vida tem pessoas que ficam somente uma estação, outras que duram anos mas poucas são para vida inteira. Amizade na concepção mais pura é realmente difícil de achar, aquelas que durem e o que ficou para mim é que a Clarice acreditava ser melhor para eles a lembrança que a realidade de uma perda, uma perda natural de significado da relação deles para a vida. Quantas pessoas marcarão para sempre nossa vida e nunca perderão seu espaço? Muito poucas. Pensei também num trecho de Um Dia onde a Emma diz para o Dexter que o amava mas não gostava mais dele (acho que fiquei pensativa com a resenha maravilhosa kk). Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, adoro seus comentários, sempre agregam ao texto.
      Isso é muito legal.

      Hug :D

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!