05 julho, 2016

Guerra do Velho





A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD - Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos.
John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar.
O canal SyFy está produzindo uma série de TV – chamada Ghost Brigades – como adaptação do livro, e a Paramount já comprou os direitos para levar a história para as telas do cinema.



John Scalzi

Editora Aleph

Págs 368




Guerra do velho é uma space opera militar declaradamente inspirada no livro também de ficção científica - Tropas Estelares de Robert Heinlein.



Este é o primeiro livro de Scalzi e dessa saga (na gringa já tem 6 títulos publicados), a editora Aleph publicará o 2°livro do autor este  ano ainda, chama se Lock in (não é continuação de guerra do velho).



Scalzi cria um universo muito interessante, com variadas raças de alienígenas e planetas. 

A minha raça alienígena preferida são os Consus, estes caras são uma espécie de insetos gigantes, religiosos e de tecnologia avançadíssima, e são xenófobos hards, é hilário.


No primeiro parágrafo do livro - “No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisa: visitei o túmulo da minha esposa, depois me alistei para o exército” 
Guarde esta frase, porque ela será a linha mestra que guiará nosso protagonista, o velhinho John Perry por toda a obra.


Vamos entender o contexto deste novo mundo. 


Devido às viagens estelares e a colonização desses novos planetas, a raça humana é obrigada a lutar para proteger a Terra desses colonizadores alienígenas sangue nos zoio. 
A diferença é que este exército é uma empresa privada e que alista velhos de 75 anos para lutar nesta guerra interplanetária. 


Se você se alistar, terá que cumprir 10 anos de serviço militar, você será dado como morto nos registros da terra e não poderá mais retornar ao seu planeta de origem. 


Os recrutadores chamados de Forças Coloniais de Defesa (FCD), são um mistério para os governos terrenos, estes nada sabem sobre o que de fato acontece no espaço e quais tecnologias a FCD faz uso. 


Então quem se alista, o faz no escuro, sem saber o que irá enfrentar. 


Aí surge uma série de perguntas do leitor quanto a possibilidade de idosos no fim da vida, jogadores de dama na praça, estariam aptos a enfrentar uma ameaça de tal escala. 


Scalzi construi de forma muito interessante essa adesão dos velhinhos ao front de batalha (eu imaginei uma série de coisas, desde exoesqueletos até mutações de DNA, vou deixar você descobrir sozinho essa). 



Scalzi usa muito humor para desdobrar sua narrativa, e isso me soou muito forçado em alguns momentos, parecendo diálogos de filmes de sessão da tarde, nada orgânicos. Mas temos que lembrar que é o primeiro livro do cara, vamos dar um desconto. 



Um outro ponto negativo, foi a falta de informações mais completas sobre este universo estranho e incomum onde nós terráqueos leitores, somos jogados, talvez Scalzi quisesse que entrassemos na pele do protagonista que enfrenta a mesma desorientação (pelo menos ele evitou o que é bem comum nos livros de ficção científica, o explicar em excesso, mas ainda assim gostaria de uma explicaçãozinha a mais seu Scalzi).


O canal SyFy está em fase de produção da série   -  Brigadas Fantasmas que são citadas no livro e não foi muito explanada neste primeiro volume da série.

Me lembrei da merda que fizeram com a adaptação do livro - O Fim da Infância de Arthur C Clarke). (não esperem muito, este canal têm  produções duvidosas).



Já a  Paramount comprou os direitos do livro e esperem que em breve  teremos um filme para as telonas.





Eu diria que este livro é uma excelente forma de entretenimeno, leia com este foco e não espere algo mais denso ou mesmo complexo. 



Livros publicados até o momento na gringa












Recadinho do autor para os fãs brasileiros







* Fonte das imagens e do vídeo - Canal da Editora Aleph no Youtube, link abaixo


Youtube Editora Aleph




Marcia Cogitare






8 comentários:

  1. Olá.
    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas sempre leio comentários positivos sobre a obra. No inicio da divulgação do mesmo, não me chamou muito a atenção e nem a premissa dele. Mas lendo resenhas e agora, suas palavras, me parece um pouco mais interessante. Não sei se irei gostar, mas talvez venha a ler. Ótima resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, entendo que um livro que cria um hype tão grande como Guerra do Velho, levante suspeitas, eu também sou mega desconfiada de livros modinhas.

      Este livro me chamou a tenção desde o princípio, goste alguns livros de ficção científica e fiquei muito curiosa com este.

      Tem umas derrapadas do autor, mas no geral é um livro muito bom, que vc lê bem rápido.

      Espero que vc possa ler e compartilhar o que achou por aqui.

      HUg

      Excluir
  2. Marciiiiaa, quero saber o que o velhinho de 75 anos foi fazer no exército contra os alienígenas... você não pode fazer isso com a gente :'(
    Sabe, eu adoro filmes sobre alienígenas, e quando comecei a ler sua resenha lembrei de Independence Day; gosto de ler matérias sobre OVNI's, mas não sou muito fã de histórias sobre o assunto.
    Maaaaaaaaaaaaas, confesso que queria muuuito saber no que o velho poderia ajudar! kkkkkkkkkkk não estou subestimando o rapaz hein

    :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiani,olha vc me tentando a dar spoiler do livro rs
      Guerra Guerra do Velho é um livro que indicaria facilmente para todos os tipos de leitores, mesmo que não seja um fã de ficção científica..
      O livro flui mto bem e sem dificuldades, tenho certeza que vc iria gostar.

      Independence day perto desse livro, não é ameaça nenhuma rs

      Hug lindona

      Excluir
    2. :o
      me deixou looooooouca agooora kkkkkkkkkkk *-*

      Excluir
  3. Tinha visto brevemente esse livro em um book haul do Mundo Paralelo e gostei da premissa mas não tinha lido nenhuma resenha a respeito dele. O que achei mais legal foi essa questão do avanço científico só ser dirigido para a população mais velha quando na nossa realidade acaba acontecendo o oposto e muitos agem como se o tempo dos nossos "avós" fazerem algo já tivesse se esgotado. Depois de sua resenha, maravilhosa como sempre, lerei ele com certeza assim que puder. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, achei interessante a sua observação sobre as tecnologias ser para as pessoas mais velhas e em nossa realidade ser o oposto.

      Leia e me diga o que achou.

      Hug

      Excluir
  4. Jade, este livro tá numa hype sinistra. Não sou muito de ler livros que todo mundo tá lendo, mas como gostei do universo criado pelo autor e também gosto de ficção científica, resolvi conferir e gostei muito do que li, mesmo tendo alguns pontos negativos.
    Quero mto ler o 2° livro da série, vou tentar ler em inglês.
    Se gostar compartilho por aqui.

    Hug

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!