11 março, 2015

O Segredo da Floresta do Pânico

O Segredo da Floresta do Pânico - Após praticamente derrotar um elfo diabólico, Keelie Heartwood se junta com relutância a seu pai na Floresta do Pânico. Seus amigos “reais” se foram, seu pai está ocupado com as novas responsabilidades como Senhor da Floresta, e o recente romance dela com o sedutor Sean está em crise. Enquanto isso, uma antiga questão, importante para a família de Keelie, atinge um perigoso ápice quando humanos e forças mágicas das trevas invadem o mundo encantado dos elfos. Agora, neste surpreendente desfecho da trilogia O Povo das Árvores, mais do que nunca o destino da Floresta do Pânico e de todos aqueles que nela habitam está nas mãos de Keelie.



Trilogia O Povo das Árvores # 3
Gillian Summers
238 páginas
Bertrand Brasil


Quando iniciei a leitura dessa série não pensei que em todos os livros o desenvolvimento da história seria como foi, e muito menos previ uma finalização tão sem final – se isso tem lógica! Mas, procurei algo a respeito, e encontrei que há uma outra série que se chama The Scions of Shadow Trilogy, que parece ser um tipo de continuação dessa. Parece que estou dando informações insólitas, mas nem eu acredito no que li. Ela faz parte da mesma saga, mas é outra. Vai entender isso!

Desculpa, mas pelo que quero falar desse último livro, não vou ter como não colocar algo dos livros anteriores, mas prometo que será mais sobre o relacionamento da Keelie, não vou conseguir não falar nada disso. 

Nesse último livro da trilogia,  Keelie vai para a Floresta do Pânico, a casa do pai, onde vai conhecer sua avó paterna Keliatiel que é a dama da floresta e todo o povo dela, enfrentar a não aceitação do povo elfo quanto a sua parte humana, cuidar do presente dado de Wildewood – que é voluntarioso (a melhor coisa que ocorreu no livro) dá muito trabalho para ela e tem papel muito expressivo nesse livro -, cuidar de seu coração quanto a Sean – o preposto namorado -, ter de lidar com um suposto ser mancomunado que ronda a floresta e ainda procurar restaurar o Pânico que está se esvaindo e levando a sua avó junto.

Até agora não entendo o que as autoras quiseram fazer quanto ao namoro com Sean  já que não deram desenvolvimento ao romance em nenhum dos livros e deu sumiço logo no primeiro livro em todo o romance que poderia ter sido desenvolvido, não apenas com ele, mas com o outro personagem também – que era bem mais convincente do que Sean. Então, aqui nesse livro, tudo a respeito desse “romance” parece algo forçado, ou paixonite de criança de 7 anos. Tinha gostado muito mais do outro rapaz – o que evaporou!

Como nos livros anteriores, os poderes de Keelie a ajudam muito e a todos, ela descobre mais sobre suas raízes, seus poderes, faz novas amizades – novos personagens são inseridos e são ótimos -, o Knot continua presente como seu guardião e fazendo suas travessuras de sempre desde o início do livro, o que é ótimo, pois amo seu personagem.

Infelizmente, como nos livros anteriores as autoras não desenvolveram com profundidade os personagens, fora os personagens animais e árvores, creio que elas são contra os seres de duas pernas... Para piorar, teve uma parte com espadas, que fiquei tão chocada, tão chocada... se lembram bem, no primeiro e segundo livro o ambiente foi um Festival, havia as justas em que tinha a apresentação de cavaleiros com espadas, mas de um momento para outro as autoras resolveram tornar isso real, e aqui temos elfos usando suas espadas para ferir. Como gosto de textos em que há uma lógica e que cresça no decorrer do tempo, não de uma hora para outra, isso não me convenceu aqui.

Apesar do último livro (que não é último) não ter suprido minha expectativa, mas de todo não é ruim, me diverti lendo. O crescimento da Keelie foi algo bem produtivo, e as autoras trabalharam – pelo menos nela -, nas árvores e na própria aventura em si, teve muita ação, muita, esse livro é o que tem mais ação dos três, mas o que percebi é que tudo é perdoado – não importa o que seja feito de errado, tudo no final fica bem. E não esperem por uma finalização, essa não existe. Quem sabe na próxima trilogia – da mesma saga...

A diagramação é maravilhosa, a editora está de parabéns. Amo as capas desses livros! Se ela lançar os próximos no Brasil, vou lê-los.


Não esperava muito, mas pelo menos um final eu esperava. Mas, foi divertido estar com o Knot, o presente de Wildewood e ver o desenvolvimento da Keelie – pelo menos isso ocorreu.


- Você é diabólica – gritou a outra. – Os Orelhas Redondas a mandaram para destruir a gente. A sua suposta família está enfeitiçada. Você não é mesmo parente deles. É uma criança trocada! 

A garota tinha pirado de vez. A avó de Keelie empalidecera de tão chocada que ficara. O pai abria caminho em meio à multidão, rumo à filha. 



9 comentários:

  1. Fiquei um pouco confuso! rsrs
    Mas acho que li umas crônicas da Summers e gostei bastante.
    Que pena que não atendeu suas expectativas... É frustrante!

    Abração, Cinthia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa ter sido confusa. Foi bastante frustrante. Só vou ler, por ser teimosa e ser difícil de abandonar uma leitura. Não sei o que esperar nesses outros lançamentos, pois é uma série de Aventuras Esparsas da Keelie. Teria sido uma ótima série, se tivessem desenvolvido a história diferente, aprofundado mais nos personagens no momento certo, criado uma trama consistente entre a Keelie e o povo elfo. Para quem gosta de aventuras que não se aprofundam na vida de nenhum personagem e só na aventura apresentada no momento, é um ótimo livro.

      Excluir
  2. Cinthia, pior que história chata, só mesmo personagens planos.

    Não tenho o hábito de ler séries justamente for saber que uma hora a coisa irá desandar.

    Excelente resenha essa sua.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que acontece nesse livro Marcia, uma premissa boa, que não foi desenvolvida no primeiro livro, perderam o rumo no segundo livro, e no terceiro tentaram retornar, e não me convenceu.

      Excluir
  3. A Sinopse dele me chamou muita atenção, mas pela sua resenha talvez não seja algo tão intenso como pensei que era (pela sinopse) gosto muito de literaturas fantásticas, elfos,seres mágicos e por ai vai. Quem sabe futuramente leia essa série.

    Gostei muiiitoooo da sua resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Isa, amaria saber sua opinião, e quem sabe vejo de forma diferente!

      Excluir
  4. Não sei porque mas este livro não me encantou. E eu que pensava em ler a série.Mas se ele já é deste jeito, nem vou perder meu tempo em ler. Valeu pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha. Li apenas o primeiro livro e não gostei muito. Porém, agora bateu a curiosidade sobre o resto da história!

    ResponderExcluir
  6. Uma pena um livros tão mais ou menos com uma capa tão maravilhosa né
    ainda bem que você é brasileira e pretende ler o resto rsrsrs
    eu teria desistido

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!