10 março, 2015

Resenha - Amaldiçoado (Joe Hill)



Ignatius Perrish e Merrin Williams se conheceram muito jovens e o amor que nasceu entre eles era tudo o que duas pessoas podiam desejar na vida. O que não imaginavam era que, depois de quase uma década, sua história estaria fadada a terminar numa terrível tragédia. 


Merrin foi estuprada e morta em condições inexplicáveis e todas as suspeitas recaíram sobre Ig. Após um ano vivendo num purgatório de sofrimento e solidão, ele acorda certa manhã com uma enxaqueca terrível e descobre algo aterrador: haviam nascido chifres em sua cabeça.

A primeira coisa que pensa é que se trata de uma alucinação, fruto de sua mente perturbada e deprimida. Mas logo percebe que os chifres são reais e têm o extraordinário poder de impelir as pessoas a confessar seus pecados e segredos mais obscuros.

Agora Ig vai tirar proveito desse talento macabro para acertar as contas com o monstro que lhe roubou Merrin e acabou com todos os seus sonhos.



Editora: Arqueiro
Autor: Joe Hill
Páginas: 320
por Luan Andrade


______________________________________________________________


Quando a Telma (Linda) Myrbach me emprestou o Amaldiçoado, eu examinei a capa, li o subtítulo e verbalizei minha primeira impressão:
– Não faz meu estilo, mas parece ser muuuito phoda!
Bom, o Daniel Radcliffe está mesmo todo gostosinho (uau!) na capa, mas acho que não consigo falar o mesmo sobre a história.

Amaldiçoado é um thriller psicológico, construído a partir das memórias e emoções dos seus personagens, especialmente de Ignatius Perrish, o protagonista da história. Um ano após o brutal assassinato de sua namorada, Merrin Williams, Ig acorda com chifres e com uma irresistível capacidade de roubar infames confissões de qualquer pessoa. Aproveitando-se desta misteriosa aptidão, ele decide descobrir quem assassinou a namorada, embora todos acreditem que ele próprio tenha cometido o crime.

O poder de Ig – conhecer as perversões mais secretas de cada pessoa – é um verdadeiro show de sarcasmo e crítica à hipocrisia social. Os personagens expõem todas as mentiras e opiniões absurdas que, obviamente, precisam esconder. Desejos sexuais proibidos, intenções homicidas, sentimentos repulsivos... O pior de cada pessoa é revelado com tamanha naturalidade que se torna cômico.

Essa é a melhor parte da história, o ponto máximo do jogo psicológico!

Algumas revelações são tão absurdas que se tornam angustiantes. O leitor é confrontando com as loucas, cruéis e abomináveis intenções dos personagens. Confesso que fiquei “Oh, my God!!!” umas duas ou três vezes (talvez quatro ou cinco... ou seis. Ok, sete!).

(Não vou falar sobre o comportamento asqueroso de um terceiro personagem para não ser acusado de espalhar spoilers, mas é si...nis...trooo!!)

Eu confesso!

Esperava um suspense mais investigativo, uma narrativa dinâmica, com muitos acontecimentos e situações bizarras. Eu esperava também que Joe Hill me apresentasse um personagem genuinamente diabólico, com uma personalidade cruel e selvagem, ainda que manifestasse traços de vulnerabilidade. E sim, como sempre... eu queria ser surpreendido. Queria perder o sono, pular na cama de tanta excitação (literária, ok?) e soltar exclamações empolgadas!


But, no... :( 


As lembranças de Ig são muitas e extensas, criando flashbacks exaustivos e, em alguns momentos, quase desnecessários. Os eventos atuais vão se arrastando preguiçosamente e as memórias do passado acabam ganhando uma importância um pouco inconveniente. Parece-me que Joe Hill tentou suprimir a monotonia da história enxertando detalhes pretéritos.

O livro é excelente? Digo que não. Eu indicaria? Siiiim!!!!

Amaldiçoado é uma leitura que vale à pena. Mas não espere uma narrativa cheia de suspense, muito menos com acontecimentos apavorantes. Ele é um thriller psicológico leve, na maior parte do tempo, com um toque de humor suuuuper bem-vindo!

Experimente. O livro não despertou nenhum demônio em mim. (Deus é maior! Haha)

Mas quem sabe você não acorda com a cara do Daniel Radcliffe. Huuummm.... Se isso acontecer, me liga, me manda um zap. Pede meu número nos comentários.
Brincadeira! Não ia curtir os chifres (meus podres não podem ser revelados)!

P.S.: O livro ganhou uma adaptação para o cinema, mas evite. Too bad!

Excelentes leituras, diabinhos!!

         Luan 



26 comentários:

  1. Luan, meu lindo!
    Você tá se superando!
    Li esse livro também e nossas impressões, casaram-se!
    Também amei a proposta, o "terror" psicológico mas achei as descrições cansativas... Estilo de painho King mas não bem orquestrado.
    Ele melhorou em Nosferatu mas, ainda não posso dizer que gosto dele.
    A Isa ama!
    E eu amo você escrevendo! :D
    Dá-lhe Luan!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa!!!
      Que bom que gostou, friend. E melhor ainda que concordamos na crítica.
      Já tinha lido Estrada da Noite e gostei tanto que não me lembro de detalhe algum (desculpa ai, Isa)
      Entao, fica faltando só Nosferatu pra completar meu conhecimento de Joe Hill.

      Beijos, friend. Vamos la!!!

      Excluir
  2. Desde que esse livro saiu que eu tenho uma vontade imensa de lê-lo. E acho que foi o único livro com capa de filme que eu gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente, Oscar.
      De modo geral, dá pra curtir a leitura.

      Abraços!!

      Excluir
  3. Adoro as resenhas do Luan, são sempre divertidas e muito bem escritas.

    Mas eu vou passar longe desse chifudu ae.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Marcinha... Deixa pra próxima. rsrsrs
      Contente por você se divertir com as resenhas.

      Abraço e beijo!!

      Excluir
  4. Luannn ... Eu amoooo os livros do J.H. (meu favorito dele é "A Estrada da Noite") na vdd foi o primeiro livro que li dele ^^ . Gostei muiiiito de sua resenha, me lembrou bastante do outro livro dele "O Pacto" ... Infelizmente ainda não li "Amaldiçoado" mas isso é apenas um detalhe ;) logo estarei dando um jeito nisso :)

    OBS: Talvez vc encontre um personagem genuinamente diabólico, com uma personalidade cruel e selvagem no livro "O Pacto" :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, agora vou perder pontos com você... rsrsrs... "Amaldiçoado" e "O Pacto" são os mesmos livros. Nessa nova edição, o título original foi modificado. Mas a história é a mesma. Então, significa que você não está atrasada com o Joe Hill. hahaha.

      Abraços!!

      Excluir
  5. Hahahahah bem q achei q estava muito igual, mas como não tinha lido "Amaldiçoado" pensei realmente q fosse alguma continuação ou coisa do genero. Hahahahahahahah

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo Nosferatu e a evolução na escrita e muito grande..mas recomendo os dois.

    ResponderExcluir
  8. Acredite... não li nenhum livro ainda do Stephen King!!! E nem do Joe Hill!!!
    Mas quero muitooooo, tenhoooo que ler!!!
    Pensei em começar pelo filho que tem menos publicações, porém, acho meio injusto kkkkkk
    Enfim, eu ameeei as resenhas os Amaldiçoado, achei bem interessante e parece ser gostoso de ler. Do Stephan eu tenho medo kkkkk mas ainda lerei, em nome de Jesus! kkkkkkkk
    Gostei mto dessa parte que ele tinha as piores confissões das pessoas, e to curiosa para saber o que é e o que tudo isso vai gerar, rs.
    bjoooos
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler este livro. Gostei de ler a sinopse dele quando foi lançado. agora com a sua resenha, me bateu aquela certeza que vou amar ler este livro. A história tem tudo do que mais gosto e não vou deixar passar em branco.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Mto tempo atrás eu li certa de metade de Estrada da Noite, sabe-se lá pq na época eu parei, ele estava me perturbando rs, ainda não tinha minha rotina de leitura e nem tolerância a coisas que fugiam mto da fantasia, mas me lembro que ele escrevia bem! Agora quero voltar a ler, e ler tb esse livro que conheci como O Pacto...

    Miquilis

    ResponderExcluir
  11. nunca li os livros desse cara, mas sempre tive vontade.. e me parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Achei o filme bem bom! Em breve lerei o livro.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei só com um pouquinho de vontade de ler, apesar de gostar muito da sinopse. Talvez daqui algum tempo haha Por enquanto quero ler mais Stephen King, esse mestre!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro me deu um encantou desde que como o conheci com o nome de o pacto, porem esse nome combinou mais com o enredo.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que fiquei com uma certa repulsa por ter o H.P na capa (personagem que marcou, agora lide com isso, Daniel). Mas como tem meio mundo lendo Joe e se arriscando nesse livro, porquê não né ? Achei a resenha bacana, mas esperava um cadinho mais de detalhes (entre em spoilers SIM hahaha) para poder decidir se vale a pena pegar o livre. òtimo trabalho com o blog, Luan. acabei de conhecer e já tô achando bom. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Eu li esse livro e gostei muito! Não é como o Stephen King, mas não teria graça se fosse, né? Só o filme deixa a desejar... Uma pena!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser bom, gostei das criticas, e todo livro que o personagem seja cara do Radcliffe já é bem vindo!! :)

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Me pareceu bem interessante apesar de não se tratar de um suspense bem estruturado e aprofundados no ramo investigativo ao qual estou habituado, porem essa resenha do Luan me deixou curioso quanto a trama

    ResponderExcluir
  20. Ótima resenha! Já ví comentários sobre o livro, e tive curiosidade sobre. Já quero.

    ResponderExcluir
  21. Acordar com chifres é meio tosco,
    mas fazer as pessoas confessarem é a parte interessante
    pela resenha parece ser uma leitura mediana
    espero ler um dia

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!