14 dezembro, 2012

Love - Stephen King





Love - A História de Lisey



Lisey Landon compartilhava uma intimidade profunda e às vezes assustadora com seu marido, Scott, um escritor célebre e bem-sucedido — um homem cheio de segredos. Um desses segredos era a fonte de sua imaginação, um lugar com a capacidade de curá-lo ou destruí-lo. Em 'Love', dois anos depois de ficar viúva, Lisey precisa desvendar os papéis deixados pelo marido no escritório da casa isolada onde os dois moravam. Ela terá que enfrentar os demônios de Scott, embarcando em uma perigosa viagem para dentro da escuridão que ele habitava. Assim, adentra o fantástico mundo paralelo de Boo’ya Moon, refúgio dele durante a infância marcada por abusos e ao mesmo tempo fonte de sua criatividade. Lançando mão da linguagem particular do casal - termos bobos, letras de música, trocadilhos e apelidos que a viúva guarda como resquícios da intimidade conjugal - Scott deixou para a esposa uma espécie de quebra-cabeça, para que ela possa finalmente entendê-lo. 'Love' é uma parábola sobre a imaginação e o amor, e sobre o poder do amor de transformar e de salvar.

King é sempre muito intrigante e essa é uma das características dele que mais gosto!

Muito embora esse seja um livro particularmente diferente, não foge à premissa da loucura, dos personagens psicologicamente bem construídos, dos trechos em que nos identificamos e de outros de que temos medo de nos identificar. Da realidade pungente que aparece apenas nos nossos pesadelos e com a qual temos temor em nos demorar pensando.  "Seria possível?",  nos pegamos  perguntando, ao menos metaforicamente, sobre suas palavras... sobre suas mostras com relação ao estado de espírito de suas personagens.
E se de médico e de louco todos temos um pouco, King é mestre em mostrar através de seu lado louco o nosso lado sombrio... como num espelho, reflete o que temos medo de mirar, e temos também a inclinação quase compulsiva de querer olhar e de enxergar aquilo que nunca havíamos visto antes.

A história é cansativa em vários momentos porque as narrativas prolíxas de SK estão em abundância nesse livro.

Em vários momentos me perguntei o quanto dele (aspectos pessoais) estavam ali retratados também. Até porque, como a história fala da vida (e morte) de um escritor que foi sendo aclamado pela crítica como excelente às custas de sua própria loucura. O próprio personagem, Scott diz a Lizey que ele ganha dinheiro colocando no papel seus próprios medos, seus próprios enfrentamentos.

As dúvidas de Lisey no começo são muito pertinente mas ela vai se envolvendo naquela loucura toda, ao passo em que nos perguntamos: a loucura é contagiosa? (piscologicamente falando).

Não é um livro para quem está começando a ler King. Para esses eu continuo indicando "O Iluminado" (minha primeira paixão). Esse é um livro para quem já conhece King muito bem e está acostumado aos seus arroubos de prolixidade (por vezes desnecessárias, no meu ponto de vista) e à sua geniliadade louca.

Bem, agora é 1h04 da manhã, momento em que terminei de ler o livro e a resenha está fresquinha (bem como os possíveis erros de Português: gramaticais e ortográficos) que devo rever posteriormente. É que eu, em minha contida loucura quis expor exatamente o que me passou à mente ao ler as últimas páginas.

Deixo aqui uma pequena mostra de um trecho que gostei (será?) para vocês terem uma ideia do que escrevo:

"No espaço vazio e assombrado do morto, ela começou a chorar. Mesmo naquele instante ela não sabia ao certo se aquilo era real e quando exatamente o tinha visto se fosse... mas parecia ser real. O tipo de coisa desoladora que pacientes de câncer vislumbram nos seus corpos turvos do lado da cama, quando todos os remédios já foram tomados e a bomba de morfina está no 0 e a hora é nenhuma e a dor ainda está lá, penetrando mais fundo nos seus ossos insones. E viva. Viva, malévola e faminta."

Louco? sim... louco e pungente! Louco e vivo!

Não indico esse livro quem queira um leitura light mas indico a quem quer infiltrar-sr no mundo da loucura.

Fiquei entre 3 e 4 estrelas... decidi colocar a menor.

Beijocas em todos.



28 comentários:

  1. Puxa que resenha! E desse modo minha lista de livros para ler nas férias aumenta :)
    Ainda não li esse e é primeira resenha que leio dele, ótima.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, King como sempre é surpreendente, eu nunca sei o que virá depois quando leio os livros dele! Esse já está na minha lista de desejados! Vcs fizeram uma resenha maravilhosa, parabéns, ela me deixou ainda mais sedente para lê-lo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ebaaaaaaaaa!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, Tina.
      beijocas
      :-*

      Excluir
  3. Já disse q sou apaixonada pelo King?!Ele é ótimo, e te prende de uma maneira inexplicável no mundo dele. E a resenha esta perfeita Telma, parabéns linda, vc sempre deixando com gostinho de "Quero mais" ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uh-huuuuuuuuuuuuuu... obrigada, isa.
      Voc~e sempre dando essa força gostosa!
      :-*

      Excluir
  4. Ah! Vc ja pensou em fzer resenhas dos livros de H.P. Lovecraft? É terror e ficção cientifica, li alguns livros dele já, é bem interessante (para quem gosta do gênero) ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li alguns contos de Lovecraft, sim.
      Bóra ver se mais pra frente há tempo pra uma resenha.
      Adoooooooooooro o gênero.
      *smack*
      :)

      Excluir
  5. Adorei a resenha! Gostei muito desse livro também, mas como você mesmo deu a dica vou ler primeiro O Iluminado já que será o meu primeiro livro do King.
    Amei! Beijcocas!! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realemnte acho que, num primeiro momento, "O Iluminado" vai te agradar mais, Juliana!
      beijoconas

      Excluir
  6. Ótima resenha!! Parabéns! Mas, acho que vou ficar com meus livros light rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,
      Te entendo perfeitamente! Os livros "light" cabem em qualquer momento. Agora, depois deste "pesado" estou lendo um romance "light".
      beijão em você!
      :-*

      Excluir
  7. Adorei a resenha. Muito bem escrita.
    Oba, mais um livro na minha lista de desejados, King sempre surpreendente... bjs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, Natália.
      Apesar de este livro sem bem diferente do que ele costuma escrever, quem gosta de King precisa ler e saber se gosta ou odeia LOVE... ;)

      Excluir
  8. Meu namorado tem e irá trazer para que eu leia nas minhas férias... adoro Stephen :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você vai adorar Raíssa!
      Depois conta pra gente, ok?
      *smack*
      :-*

      Excluir
  9. Já havia dito aqui que ainda quero ler Carrie, a Estranha,mas agora estou em dúvidas em qual começar primeiro; Carrie ou Love?
    Mas acho que vou de Carrie ;)
    Adorei a resenha, Telma!
    Abraços!
    www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho Carrie uma leitura mais gostosa, Vinicios.
      Super abraço em, você, parceiro.
      :)

      Excluir
  10. Tenho um amigo que recentemente indicou-me as leituras de King, eu conheço alguns filmes, mas curiosamente ue nunca li algum conto dele apesar de achar interessante o gênero e a capacidade de atingir o leitor com as sensações transmitidas em forma de leitura. É estranhamente curioso eu nunca ter lido King, mas aí está uma ótima chance! Vou torcer para ganhar o livro e se não ganhar, terei de comprar, com muito gosto por sinal, já que tudo o que li nesta resenha permite-me gostar dele.

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela resenha soube expor bem a obra de Stephen King, estou lendo a coleção da Torre Negra e assim que eu terminar vou conferir este livro. ate mais!!!
    :-q

    ResponderExcluir
  12. Queria poder ler king, ainda n tive a oportunidade. :/

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha, parabéns! Quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Conheci King depois que assistir Carrie a Estranha, quando tinha nove ou dez anos e havia ficado fascinado, principalmente com o autor por quem eu sempre queria saber mais. Adorei a sua resenha. E vou tentar lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Louca para me infiltrar no mundo do King, mas os preços realmente não ajudam. Assim que der compro e me fascino. :)

    ResponderExcluir
  16. King sempre será o melhor dos melhores. Mais um livro adicionado a minha pequena lista de livros a ler.

    ResponderExcluir
  17. Sou louca pelo Stephen e não conhecia esse livro, tô aqui visitando os tópicos antigos para acumular informações sobre livros interessantes hauhauhauha
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!