01 maio, 2017

Como fazer diversos modelos de marcadores de páginas



Você é obrigado a parar no meio de um romance tão eletrizante e, na hora de marcar a página tão importante... Nada de marcador à vista. Ou ainda, você não é lá muito fã de marcadores comuns, sem charme nenhum para acompanhar seus livros preferidos. 

Este artigo procura resolver esses problemas trazendo dicas de como fazer vários deles para você poder colocar um em cada obra. O melhor de tudo: eles podem ser personalizados nos mais diversos estilos e materiais! Pode-se fazer marcadores com ímãs, de papel, com miçangas e muitas outras variações.



Vamos começar por um tipo bem simples:



Escolha o tipo de papel. Ele deve ser duro e resistente como o papel cartão, por exemplo. Em seguida, selecione uma foto, ilustração ou estampa para colar por cima. Se preferir, você pode acrescentar outros tipos de papel para fazer a sua montagem.

Corte o papel.
 Você é quem decide o tamanho do marcador. Caso prefira um mais discreto, a medida de 2,5 cm de comprimento já é o suficiente. Mas se você quer mesmo um modelo mais tradicional, serão necessários de 5 a 7,5 cm. Mais do que isso não é aconselhável, pois a(s) ponta(s) pode ficar saindo do livro e amassando na hora de guardá-lo em pé na prateleira, no armário, na mochila, etc.

Acrescente mais detalhes. Usando um papel decorativo (como o de presente, por exemplo) ou imagens selecionadas, corte e cole os adereços no marcador. Se você quer imprimir estilo na peça de forma rápida e fácil, experimente colar um pedaço de papel estampado ou um recorte de revista sobre toda a tira de papel cartão.
  • Outro jeito fácil de dar personalidade ao seu marcador é colando purpurina ou adesivos nele.
  • Outra aposta certeira para marcar livros com charme e inteligência é escrever palavras, frases ou citações que tenham significado para você. Dá também para fazer desenhos ou colar detalhes que complementem a montagem que você já havia feito.
  • Use a criatividade para fazer uma colagem de imagens cortadas de revistas, sobrepondo-as em seu papel cartão. Você pode fazer isso com suas próprias fotos pessoais também.
Proteja o seu marcador. Para que ele dure mais, passe papel contact nele. Vale conferir o artigo http://pt.wikihow.com/Cobrir-a-Capa-de-um-Livro-com-Papel-Contactcom o passo a passo e adaptá-lo para o marcador.
  • Uma alternativa ao papel contact é usar uma fita adesiva transparente em um dos lados ou nos dois lados da tira de papel.
  • Você conhece o gel epoxi? Ele parece uma resina, não escorre e costuma ser usado para artesanato e colagens em geral. Ele pode ser passado só na frente ou nos dois lados do papel. É preciso passar um lado de cada vez e esperar a secagem completa de cada demão antes de prosseguir. Esse produto pode ser encontrado no site do Mercado Livre ou no da empresa Dim Clay Shop.
Hora de dar os toques finais. Use um perfurador para deixar um buraco na parte superior do seu marcador. Corte um pedaço de fita de 15 a 20 cm de comprimento e dobre no meio. Depois, passe uma das pontas pelo furo e puxe até a metade. Amarre bem apertado.
  • Quanto mais fitas de diferentes tipos, mais cor e textura você terá no resultado final.
  • Se você quer dar um toque de glamour à peça, experimente acrescentar miçangas. Passe as pontas da(s) fita(s) pelas contas e prenda com um nó em cada fita.
  • Para que as fitas não desfiem, use um palito de fósforo ou um isqueiro para queimar as pontas das mesmas. O fogo fará com que o plástico derreta, selando as pontas.


fonte: Wikihow

Arrisque-se ainda mais com o vídeo do passo a passo!


Nele você encontra maneira de fazer 10 tipos diferentes de marcadores!
Que tal fazer para vender? 


12 comentários:

  1. Olá!
    Lindos marcadores. O post está ótimo!
    Também gosto muito de fazer marcadores, com tecidos, papel e tudo mais. A criatividade é o limite.
    Parabéns. Dicas anotadíssimas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adoro marcadores personalizados eles dão ao livro um charme a mais, vou ver se consigo fazer. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Telma!
    Adorei a dica e como gosto dos trabalhos manuais, vou tentar fazer por aqui.
    E vou assistir o vídeo também, sempre bom aprender.
    E como amo marcadores, nada melhor do que aprender a fazê-los.
    Desejo uma ótima semana e um mês abençoado!
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua linda!
      É sempre bom ver suas pegadas por aqui.
      beijos

      Excluir
  4. Oi, Telma!!
    Adorei a ideia de divulgar como fazer marcadores personalizados!! Gostei muito vou tentar fazer algum de gatinhos ou de corujas!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Oi Telma, amei o post! Adoro fazer marcadores e só a primeira imagem já me deu ideias. Normalmente os meus são de fita com enfeites pendurados mas vou tentar outros. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que leitor não ama marcadores né.

    Hug Telma :D

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que fofo, adoro marcadores de pagina e acaba colecionando, ainda não tinha tentar fazer eu mesmo um, mas pelo vídeo, não parece tão difícil, irei tentar !!

    ResponderExcluir
  8. Que lindo esses marcadores, e que ótima dica trazer eles pra cá..
    Eu vivo perdendo os meus né... tô sempre marcando o livro com uma conta a pagar, um extrato dos correios, essas coisinhas kkkkkkk
    agora meu marido me deu um de imã...
    Comecei a ler um livro só por causa do novo marcador, apesar de não estar tendo tempo pra nada... mas ele será minha inspiração, espero que dê certo!!!
    beeijo na bochecha da Telma! <3

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!