11 fevereiro, 2017

V.Comentários (Cap 111-135) - Moby Dick - Clube de Leitura






Olá, minhas companheiras leais de alto mar.

Conseguiram finalizar a leitura?. Eu ainda estou atrasadinha, mas logo volto aqui para compartilhar minhas últimas impressões sobre este clássico marítimo.

Gostaria de agradecer a participação de vocês (Tânia e Lavínia), achei o máximo nossa primeira leitura conjunta, quem sabe possamos tentar outras leituras por aqui.

Hug marujos




                  Marcia Cogitare


8 comentários:

  1. Gostei muito de participar da leitura conjunta. Confesso que só consegui terminar porque fiquei sem internet no domingo. Apesar dos últimos capítulos serem menores eu não tinha lido nada durante a semana. Volta de férias é um período de adaptação para mim. Não vou contar ainda o que achei do livro para não estragar a surpresa de quem ainda não terminou. Agora a leitura fluiu melhor, finalmente chegou o final, surpresa.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você conseguiu terminar a leitura Tania!
    Eu fiquei super atrasada na semana passada! Mas terminarei de ler o livro o quanto antes para poder comentar o que achei dele também, com todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Márcia, tentei participar mas quem disse que deu? Os últimos tempos foram muito corridos com faculdade, provas e uns projetos pessoais. Vou tentar ler esse mês que estou mais tranquila(pelo menos até dia 10 kk). De qualquer forma, parabéns pela iniciativa, foi muito boa, só fiquei sentida por não conseguir participar como queria :'(

    ResponderExcluir
  4. Oi Jade, não precisa se desculpar. Espero que consiga terminar e só voltar aqui para fecharmos nossa conversa sobre o livro.

    Hug

    ResponderExcluir
  5. Finalmente cheguei ao final do livro. A expectativa estava grande, com tantos maus agouros. Percebi que o Ahab não era tão mau quanto eu pensava. Ele parecia saber que não sobreviveria ao confronto com a baleia, mas tentou salvar Starbuck que tinha família, deixando ele no Pequod e não nos barcos. Mas a baleia foi mais esperta e foi direto na fonte da dor que ela sofria. Aquele final trágico do navio afundando com todos os marinheiros juntos, foi bem interessante. A imagem final do Parse foi perturbadora. E o final no caixão salva vidas do nosso narrador foi bem inusitado. Preparada para mais um Clube da Leitura. Gostei de dividir minhas opiniões e ver a opinião de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, aja folego né. Este livro oscila muito no ritmo da narrativa e isso muitas vezes me fez ficar puta da vida.
      Como comentei anteriormente, não entendi a razão da verborragia sobre o Moby Dick, o autor poderia usar as muitas páginas destinadas a análise de toda ordem da baleia para aprofundar os personagens que em sua maioria foram somente esboçados.

      Eu cortaria umas 150 páginas dessas descrições, isso quebrou o ritmo de leitura e não jogou a história pra frente ou seja de nada serve em minha opinião.

      Gostei do final, foi tenso e intenso. Ahab sabia que iria morrer, na verdade ele só tinha uma razão para viver - Moby Dick.

      Outra coisa que me irritou foram as passagens escritas como uma peça de teatro, desnecessário isso.

      Daria 3 estrelas para este livro, ele é muito bem escrito. Mas como história não me fisgou totalmente, senti muita dificuldade de me conectar com a história e da forma que o autor escolheu conta-la.

      Obrigada meninas por encarar o desafio juntamente comigo.

      Quem ainda não finalizou o livro, não se preocupe, só voltar aqui para continuarmos com a discussão.

      Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!