13 dezembro, 2016

O Ano em que disse sim



Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder. Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida




Shonda Rhimes
Best - Seller
256 Pgs





Tenho um amigo que sempre me diz que escrever resenha sobre qualquer assunto e  incluir em seu texto as frases – eu gostei... ou eu acho..., não é uma prática recomendada.
Penso o oposto, todo livro é pessoal, então à quem estou enganando?. Tudo é sobre o que eu realmente acho e não adianta maquiar.


Gosto de falar diretamente com os leitores por  aqui, como numa conversa entre amigos. Sei que as vezes exagero na informalidade e nos palavrões, mas intimidade é assim mesmo, fala-se tudo, até o que não se deve rs.


Você nunca diz "sim" para nada


Qualquer um que tenha assistido a Grey's Anatomy sabe que sou obcecada pela cura do mal de Alzheimer. Qualquer um que me conheça, mesmo vagamente, sabe que meu maior medo é desenvolver Alzheimer 


Este título nunca passou pela minha cabeça lê-lo. Não é o tipo de livro que leria normalmente, por ser meio "autoajuda feminina" (eu forcei um pouco rs).
Mas preconceitos literários à parte, gostei dele, juro.


Estou num momento de mudanças intensas e este livro veio no momento certo.


Quem me conhece sabe que amo séries, sempre estou vendo alguma (algumas) delas.
Tenho uma série velhinha que ainda hoje acompanho (me preparando psicologicamente para o bullying da Camila rs).
Grey’s Anatomy, uma série médica, sei que é um novelão, mas eu gosto, me deixa Camila. Respeita os zamigo rs.




Comida é mágica. Faz com que você se sinta melhor. Ela entorpece você. Comida linda e mágica faz com que sua alma morra apenas o suficiente para que não consiga pensar muito em nada além de bolo, ou além de dormir. Colocar comida por cima lança um feitiço para fazer com que os sentimentos desapareçam. Você não precisa enfrentar a si mesmo, ou pensar, ou ser qualquer coisa além de seu cérebro — o corpo não é necessário.Comida funciona.Esse é o obstáculo.Esse é o problema.Ela funciona.


Shonda é a criadora e roteirista de 4 séries muito famosas – Grey’s Anatomy, Private Practice, Scandal e How To Get Away With Murder. Séries que colocaram as mulheres no top de Hollywood.


Dona Shonda entende a necessidade da diversidade e da representatividade na tv americana e mundial.
Só por isso (não é pouco na verdade) Shonda tem todo o meu respeito.
Conseguiu quebrar vários tabus na industria, escalando mulheres fortes, mulheres negras como protagonistas de suas séries.


Este livro que mistura autobiografia com "autoajuda" de forma bem humorada, mas ao mesmo tempo transborda uma coragem raramente vista entre pessoas mundialmente conhecidas no meio televisivo americano.



Quando a ABC requer que eu faça eventos promocionais, costumo me sentir (e, infelizmente, parecer) como a mãe do Bambi, logo antes de o caçador atirar nela. A cabeça inclinada para o alto, as orelhas empinadas, os olhos arregalados, toda espantada... Não é uma aparência atraente


Shonda desnuda-se diante do leitor, sem mascaras, sem defesas ou desculpas (gosto disso).
Tem a coragem de abordar diversos assuntos delicados, como ser mãe estando sempre muito ocupada com seus projetos profissionais e tendo um tempo muito racionado para suas filhas. 
Como ela passou de uma pessoa introvertida e antissocial para uma figura que estava em todas as revistas e em todos os prêmios importantes da industria de Hollywood.
O processo de sua mudança física, deixando a obesidade para trás. E a relação com sua família e amigos.
A visão diferenciada sobre o que é de fato o casamento. O que lhe rendeu vários problemas.



Eu me sentia... velha. Não velha tipo “Sou velha e gosto de mentir”.Velha.Velha tipo “Parei de participar do mundo”.Velha tipo “Sento em uma cadeira e vejo o mundo passar”.Que desperdício extraordinário de vida.


No ano de 2014, no dia de ação de graças, sua irmã mais velha com apenas uma frase, mudou toda a vida de Shonda.


Leia o livro. É um livro simples e direto, porém verdadeiro.
E que fará diferença para os corajosos.












                 Marcia Cogitare





4 comentários:

  1. Oi Márcia, admito que fiquei curiosa pra ler por causa das séries que ela produz kkk. Eu gosto desse estilo seu de resenha, resenhas formais são para ocasiões formais, resenhas no estilo da sua nos atraem mais no blog e nos deixam mais próximas da obra, prefiro mil vezes assim. Quanto ao livro, gostei da proposta e parece ser bem um livro para o fim do ano, a época onde começamos a fazer as metas do ano seguinte. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Jade, eu fico aliviada por saber que não estou viajando nas resenhas e na forma como me comunico por meio delas.
    Leio a resenhas de algumas pessoas por ai e vejo tudo tão certinho que realmente fico pensando se eu estou no caminho certo rs.

    Shonda é uma daquelas pessoas que dá muita vontade de conhecer. E este livro de fato caiu certinho para refletir sobre a nossa vida neste fim de ano.

    Hug lindeza

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcia, e sua obsessão por Greys anatomy hahaha Achei sua resenha interessante, não sei se esse livro é para mim Mas é uma boa reflexão ... deixamos as oportunidades passar? não imaginaria que vc leria esse livro rs Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, que bom que vc leu a resenha, quando o assunto envolve Grey's Anatomy lendo de vc me zuando rs.

      Acho que vc não precisa ler este livro. Deixe pra lá rs.

      E acho legal a mensagem do livro, nos desafia a sermos mais ousadas. Por isso dei umas estrelinhas a mais.

      Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!