01 setembro, 2016

Resenha: Ember: A Lenda de Krill



Saída do universo de Storm, série desenhada pelo inglês Don Lawrence, Ember é uma linda guerreira ruiva que ganhou carreira solo com texto de Roy Thomas (“Conan, O Bárbaro” e “Red Sonja”) e desenho de Romano Molenaar (“Witchblade” e “The Darkness”).

Ember, em A Lenda de Krill, vive uma aventura no Mundo das Profundezas, antes de conhecer Storm. Ao completar 19 anos, seu vilarejo é atacado pelos homens do governante de Rhagus. Ember, Pearl e Kiley, pai das duas, são presos e levados para a cidade. Lá, um passado misterioso e desconhecido será revelado.


Ember a lenda de Krill é um spin-off de um outro quadrinho chamado Storm,  este trazia como protagonista um astronauta do futuro que se perdia com sua nave e que num salto temporal ,  acaba por conhecer nossa personagem Ember numa prisão.


Mas voltando a nossa edição,  nossa ruivinha com apenas 19 anos de idade  e mostrando toda a sua personalidade viril (sim,  uma mulher poder ser viril rs).


Tentando subverter a tradição patriarcal de seu pequeno vilarejo  do povo Krill,  onde nos é mostrado através de seu pai que quem manda são os homens,  sobretudo os guerreiros. E que Ember que insiste neste tipo de comportamento fora dos padrões,  tem sido uma vergonha para a sua família.


Segundo seu pai,  toda a mulher deve cumprir o seu papel determinado pela cultura Krill.

Em meio a esta discussão,  a aldeia é atacada e Ember tem a sua chance de mostrar que de fato ela está preparada para o embate no campo de batalha.
Neste volume acontece mais um zilhão de coisas,  Ember e parte de sua família são levados até um lugar de nome assustador,  o mundo das profundezas.
E lá terão que lidar com um rei usurpador e com uma profecia proferida antes de seu nascimento.


O que esperar deste quadrinho?

Nesta pequena explanação,  vemos que se trata de um quadrinho de capa e espada.  Onde a violência,  a magia e um mundo desconhecido será apresentado ao leitor.


Senti até mesmo uma dose Lovecraftiana com seus monstros gosmentos e  esquisitões utilizada pelo desenhista.


A arte é a cereja do bolo,  Sr Romano mandou ver e caprichou nos rabiscos rs. 
Mesmo o artista tendo permanecido com a sensualidade exacerbada da década de 90.


Fiquei bastante tempo admirando o traço sujo e belo,  as cores frias e os cenários inócuos exigidos pela narrativa.

Agora vamos para o roteiro.


Este confesso que me desagradou profundamente com seus clichês e com seu texto truncado e veloz em demasia para a história com tantos acontecimentos.


O roteirista colocou muitos elementos num quadrinho extremamente curto e isso para mim quebrou o ritmo de leitura.

O que me deixou triste por se tratar de ninguém menos que Roy Thomas,  o escolhido de Stan Lee para ocupar seu lugar de redator chefe na Marvel e o responsável em trazer para os leitores da nona arte, o mitológico - Conan o bárbaro.

Mas independente de qualquer deslize no ritmo da obra,  fico extremamente feliz de acompanhar as publicações dos títulos de quadrinhos europeus lançados pela editora Avec.


E outro fator fundamental na vida de quem coleciona quadrinho é notar  que a editora adotou um padrão de publicação ,  o que faz com que os quadrinhos fiquem lindões na estante.  




Márcia Cogitare


Ember  A lenda de Krill
Roteiro Roy Thomas 
Arte Romano Molenaar 
Págs 48

12 comentários:

  1. Sou mais de ler mangá online e nunca ouvi falar desse HQ, mas achei muitoo bonita, logo de cara , a arte do desenhista . Gostei muito das cores! Não sei se eu leria pelos deslizes que você mencionou (não gosto de quando a história passa num piscar de olhos, fica meio que sem nexo em alguma parte), mas só pela arte o HQ ganha uns belos pontinhos hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lavinia, este quadrinho é lindíssimo, porém no roteiro ficou devendo. Mas como é um quadrinho que de introdução da personagem, acredito que na próxima publicação o autor tenha trabalhado melhor a questão do ritmo.

      Hug

      Excluir
  2. Não tenho costume de ler HQ's, não é só pelo fato das histórias não me envolverem, mas também por não gostar muito desse gênero. É uma pena que o livro não tenho te agradado tanto, confesso que gostei bastante da ilustração, achei bem lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, a arte de Ember eé realmente muito bem feita, enche os olhos, já o roteiro ficou no arroz e feijão rs.

      Gostaria de lhe dar uma dica. O mundo dos quadrinhos é quase tão grande quanto o mundo da literatura, então busque algo que vc lerei num livro só que em quadrinhos, tenho certeza que algo te agradará.

      Hug

      Excluir
  3. Olá!
    Gosto bastante de quadrinhos, mas estes de heróis não me chamam muito a atenção. Gostei do fato da Ember ser uma GirlPower, pois ela mostra que as mulheres também podem ser fortes, também poder, lutar e fazer as mesmas coisas que os homens fazem e até melhor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lara, Ember é poderosa e lindíssima.
    E também curti esse lado dela, mostrando que não importa se vc é homem ou mulher. O que importa é a atitude.

    Hug

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não sou muito fã de hq's mas esse parece ser interessante, pois ao quando a personagem é forte e mostra que os homens não devem mandar nas mulheres. Já gostei da Ember hahaha
    Amei as ilustrações, são muito lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anny, Ember além de linda tem personalidade e sabe muito bem o que quer.
      É uma mulher forte que deseja romper com um sistema patriarcal. Eu como mulher me sinto representada, mesmo que seja na ficção rs.

      O desenhista arrebentou neste quadrinho.

      Hug

      Excluir
  6. Marcia, quero esse! Que perfeição de rosto é esse dessa personagem? Perfeito o trabalho. E essa história, viagem do tempo, seres, magia... é meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, acho que este quadrinho irá mesmo de agradar. Tem todos os elementos que vc curte na literatura.

      Hug

      Excluir
  7. Oi Márcia, tudo bem?
    Espero que sim!
    Acho HQs muito lindos, com ilustrações tão coloridas e cheios de aventuras. Não tenho o costume de ler, mas simplesmente por falta de oportunidade,mas adoraria ter muitos desses na estante. Gostei muito da sua resenha e da indicação da revista. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tem muitas coisas incríveis em histórias de quadrinhos.

      E neste quadrinho o que mais salta aos olhos é a arte, lindíssima de Romano Molenaar.

      Hug lindona

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!