23 agosto, 2016

O Receptáculo de Téldrin

Croune Wilan é um garoto pobre, de 11 anos, que mora em um pequeno e excluído vilarejo chamado Quiriate. Sua vida é simples, e se divide em brincar com os amigos, e ajudar o pai na Untuárica Wilan. Mas, quando Guilbor Spartex, o gentil homem do cavalo branco, aparece em seu vilarejo, sua vida muda para sempre. Croune é obrigado a proteger uma caixa misteriosa, a qual, segundo a lenda, guarda um poder capaz de destruir Shenack, o tirano rei de Gordélia. Assim que seu pai, o granfar de Quiriate, é levado como prisioneiro, Croune parte em uma jornada com o objetivo de encontrar uma maneira de abrir o indestrutível Receptáculo de Téldrin, e , desta forma, libertar seu pai. Com a ajuda de um semigigante, um velho sábio e um soldado, ele percorrerá um mundo repleto de perigos, enfrentará gigantes e rornitos, conhecerá os temíveis lobos-adestrados, e descobrirá o preço da liberdade.


Abraham Kirquin
426 páginas
Amazon KDP

- As palavras devem ser usadas com cuidado, por isso não conto tudo que as pessoas querem ouvir.

- Não peço que me conte nada além do que eu preciso saber!

Croune arrastou a cadeira para trás e se levantou.

- Estou apenas preocupado com meu pai. Quer que eu confie em você, mas não confia em mim. Nem tenho certeza se realmente me ajudará a achar meu pai. Agora sei que só está preocupado em se vingar de Shenack!

Mais um livro brasileiro espetacular! Não foi escrito com rapidez, pela escrita e produção de cada parte nota-se isso. Então, lê-lo foi algo que me deixou muito feliz, principalmente por ter encontrado (por acaso) o autor e entrado em contato com ele.
Um livro que me deixou intrigada pela forma como foi constituído, pelo cuidado e trabalho do autor com cada personagem. Ao lê-lo senti como se tivesse lendo grandes autores como Tolkien e George R.R. Martin, mas a história não tem nada a ver com a história de nenhum dos dois livros citados.
Já de início há uma perseguição, Sr. Farnac está fugindo com um embrulho sob seus cuidados, chega a casa do Sr. Nibaz. Um servo que tem uma risadinha insuportável o atende e logo após uma conversa com o Sr. Nibaz segue viagem, mas traições são fáceis e Farnac o máximo que consegue é se deparar com Croune e depositar à sua confiança e guarda o embrulho que carrega.
Croune, uma criança que ama brincar com os colegas de guerra de espadas de pau e que ajuda o pai em sua Untuárica, que prepara remédios de ervas para toda região, muito bem reconhecido por seus preparos e pouco acostumado com dinheiro, até que um homem chamado Gulbor Spartex aparece no vilarejo encomendando uma dose de antídoto para um tipo de veneno raro e mortal. Deixa moedas raras e paga muito além do normal pelo antídoto. Croune fica encantado com Spartex e sai com ele para vê-lo partir, na colina Spartex deixa cair algo que Croune pega e se responsabiliza de entregar para ele da próxima vez que ele for à Untuárica. Será que um dia ele volta?  
Croune então passa a ser guardião do embrulho de Farnac e do objeto deixado por Spartex. Até que um dia mercenários aparecem procurando por um Ancião Regente na floresta, e as coisas começam a ficar perigosas para Croune, pois o ancião nada mais é do que Farnac. Ele decide não sair para brincar com os amigos de espada de pau e vaguear pela vila até que os mercenários saiam de lá.
Junto com os mercenários há uma figura estranha, um homem que dá brinquedos para as crianças, e entre os meninos da cidade corre todo tipo de boato a respeito do que ele faz em troca dos brinquedos. Por trás desse homem há um grande segredo (claro que não vou contar!), ele se chama Bergarus e tem um objetivo em sua vida, destruir o Mediador, vingar o que fizeram a sua vida.
Vários desdobramentos a essa altura ocorre, todos de deixar o leitor afoito para saber mais de tudo, e Bergarus acaba “ajudando” Croune, pois seu pai é levado cativo para outro reino pelo Mediador e só será entregue caso entregue o que Farnac deixou aos seus cuidados. Mas, Bergarus também precisa disso para consolidar sua vingança... Croune viaja com Bergarus para pedirem ajuda ao Rei Salum, em busca de uma forma de abrir o Receptáculo de Téldrin, o embrulho que Croune protege.
Esse Receptáculo, um objeto desconhecido que foi trazido de uma terra longínqua por Téldrin Grouts que contém o poder de destruir a força maligna do Mediador, o ser que se juntou com o Rei Shenack para dominar todos os reinos.
O problema em tudo é que Croune e seu companheiro Lux, seu cão, começam a se deparar com muito mais do que apenas destruir o Mediador ou salvar o pai, começa a se deparar com amigos que nunca pensou estar junto, como o Gigante e o comandante do exército do rei Salum, e pior, coisas sobrenaturais começam a rondá-lo também, logo um garoto comum e sem nenhum poder sobrenatural. Afinal de onde tudo começa a vir e como é possível?
O mistério nesse livro é muito grande, a leitura começa frenética, para mim ficou um pouco lenta quando começa mostrar o dia a dia na vila e de Croune – é preciso ter paciência nessa parte - , não via motivo para aquilo, mas depois compreendi o motivo de tudo, desde as crianças que ele tem contato até os adultos, cada um tem sua ligação no final do livro. É incrível a forma que o autor consegue alinhavar tudo só para dar um nó maior no final.
O final desse livro é pura maldade com o leitor! O autor é muito mal! Deixa o leitor louco para ter em mãos o próximo livro. É uma trilogia.
Isso que expus é a ponta do iceberg, há muito mais, e claro que não vou contar, precisam lê-lo, sei que os amantes de fantasia vão se apaixonar porque há lutas de espadas no estilo medieval e pessoas com honra em reparar o que o Mediador tem feito, um tempo que a honra falava mais alto do que a própria vida.

O autor está disponibilizando o livro no Wattpad por pouco tempo, basta clicar na imagem abaixo para lê-lo:



Espero que gostem tanto quanto eu e até mais! Para mim foi uma ótima descoberta.


Comunicou que tinha recebido um aviso de seu pai, o deus baalamur, referente àquele homem que acabara de sair. Téldrin carregava a destruição com ele, disse o Mediador, pois trazia consigo algo capaz de extinguir o poder de Gordélia.  ... Temeroso, Shenack ordenou que matassem Téldrin e seu filho, e trouxessem todos seus pertences à sua presença. Mas Téldrin foi alertado por alguém do palácio e juntamente com seu filho partiu de Gordélia antes que a ordem fosse cumprida.


- Não faço ideia do que está preso dentro do Receptáculo, Croune, mas certamente não teve origem neste lado do mundo. 



10 comentários:

  1. Esse com certeza parece ser um livro bastante intenso, mesmo que no começo a leitura seja um pouco cansativa por mostra mais sobre o cotidiano do vilarejo, quando a trama começa a enganchar, a história se torna envolvente, principalmente pelo mistério que ronda toda a trama, confesso que fiquei curiosa para saber mais sobre esse final arrebatador, ao meu ver pareceu ser bem interessante, espero poder ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, o autor me pegou direitinho. Ele foi de forma devagar mostrando só o que queria, passando normalidade e de repente ele despeja as novidades e o final me deixou louca pelo livro 2. Agora é esperar, ele ainda está terminando o livro.

      Excluir
  2. Ah.. não é meu gênero, mas sua resenha "atiça" a vontade de ler nas pessoas e cada vez mais eu fico impressionada com a qualidade dos nossos escritores.. parabéns aos dois *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiani, também estou impressionada. Cada dia que passa eles estão se sobressaindo.

      Excluir
  3. Olá!
    Gostei bastante de conhecer o livro através da sua resenha, parece uma aventura muito intensa e eu adoro mistérios então adoraria descobrir o mistério dessa trama. Gosto dos seus posts pois assim descubro livros dos quais nem sabia da existência e que parecem ser muito bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, os mistérios nesse livro são grandes. Quero saber de tudo também, só descobri alguns. Louca pelo livro 2.

      Excluir
  4. Olá!
    Olha só como é bom encontrar livros brasileiros, acho que nos sentimos mais perto do autor não é? Hhahah, bom eu não sou muito fã de gêneros assim, por isso não me interessei pela leitura, mas com sua resenha dá até vontade de ler pois sou muito curiosa hahaha. Realmente parece ser muito intenso, gosto muito de livros que contém um grande mistério, pois aumenta a minha curiosidade e consequentemente minha vontade de ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter conseguido despertar sua curiosidade, ainda mais você não gostando do gênero. Beijos.

      Excluir
  5. Olá!
    Adoro esse gênero e amei essa dica. Não conhecia o livro e nem o autor, mas fico feliz por ser uma escrita nacional. E por suas palavras, uma ótima obra. Gostaria de ler, pois adoro um bom mistério e saber que terá outro livro, cria mais expectativa positiva! Ótima resenha, como sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adorooo livros de aventura e fantasia! Este parece uma ótima pedida para mim. Será que o encontrarei na Bienal? Hahaha, poxa, sou muito apressada, queria o nome da trilogia já (pesquisei na internet). E o mais gostoso ainda, é que o autor é brasileiro. Eu sempre fico muito contente quando encontro ótimas histórias nacionais :D

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!