17 abril, 2016

resenha: Clichê


Marina Duarte está no vermelho. Dona de dupla graduação nas melhores faculdades públicas do Rio de Janeiro, seu sonho de construir a vida nos States não está funcionando.

Decidiu se mudar para ficar perto da tia, sua única família, mas a crise não está ajudando em nada sua carreira.

Sem saber como pagar as contas do próximo mês, Marina aceita uma vaga de babá na mansão da família Manning. Ela só não podia imaginar que sua vida mudaria completamente, apenas por conhecer duas crianças e um chefe viúvo e gato, maravilhoso, cheiroso e gostoso , que precisa urgentemente de sua ajuda.




Surtadinhos, 

Depois de ler tanto suspense/terror, eu precisava de algo light. Eu precisava de um delicioso chick-lit!


"Chick lit é um termo machista para um gênero de ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas.Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". fonte: Wikipedia

E, foi assim, que de maneira despretensiosa (o que vier, eu traço) que eu comecei a ler essa comédia romântica de Carol Dias.

Fui fisgada na primeira página! Poucas coisas são mais gostosas do que a honestidade e é com ela que nossa autora começa seu livro Clichê:



Percebe?

É realmente um total clichê! Previsível como tal! Mas não um clichê qualquer: um bem escrito, divertido, com um ritmo maravilhoso e me arrancou sorrisos.

Gosto de clichês, desde que não sejam pretensiosos (aqueles que pretendem não parecer clichê)... e este livro é exatamente assim.

O tamanho da letra logo me chamou atenção. A Ler Editorial caprichou nessa edição. Queria que todos os livros do mundo tivessem esse tamanho de letra! A gente não se sente casada de ler (os olhos não reclamam) e o design do livro está totalmente de acordo com o enredo.



Apaixonei-me perdidamente por TODOS os personagens (fato inédito!), detre os quais destaco:

Marina: Gosta de ser chamada de Nina. Brasileira tentando a vida nos EUA, tem como última alternativa trabalhar como babá na casa de um ricaço, viúvo.

Killian: O ricaço, viúvo, que... como se não bastasse ser tudo isso e lindo, também é cavalheiro, compreensivo, inteligente.... ai ai ai...

Ally: Uma das crianças da casa. Fofa demais! Dá vontade de levar pra casa. Aceita Marina de imediato.

Dorian: A outra das crianças, da casa. O mais velho (7 anos) e não aceita nada bem a presença de outra mulher na casa.

Temos naturalmente outros personagens, mas esses são o foco central de toda a trama. Juntamente com Michelle (Micthie). Esposa de Killian e mãe de Ally e Dorian, que morreu meses atrás.

Ao longo da trama, vemos entremeando a narrativa de Nina, capítulos narrados por Killian Gostoso Manning e vamos entendendo como a morte se deu e como ela afetou toda a família.




Eu mudaria uma coisinha na história mas não posso contar ou vou dar spoiller. Veja bem, não estou dizendo que Carol Dias fez alguma coisa errada. Ela não fez. Ela é maravilhosa! Eu é que tenho um gosto peculiar e, mudaria um lancezinho.

De qualquer forma, esse lance que eu mudaria não tira a delícia que a história é. Amei a didática e pedagogia no trato com crianças órfãs (e crianças de modo geral). A autora soube cativar com inteligência.

Outro fato que amei é que, uma vez que Marina (Nina) é musicista (faculdade que fez no Brasil e que não serve de nada nos EUA), o livro é recheado de música de diversos gêneros. Todas de muito bom gosto e que se enquadram bem no momento.

Aqui a música é tratada como processo de cura para a dor da alma. Exatamente como eu acredito e experiencio a música.




Se eu acho que você deve ler????

Oh yeahhhhh, baby!!!! Essa delicinha conquistou meu coração.

Fiquei entre 4 e 5 estrelas e decidi pelas 5, porque considero um gênero difícil de escrever sem exageros. A autora conseguiu isso com maestria. Creio que mereça cada uma das 5 estrelinhas.







Ler Editorial 
Autora: Carol Dias
Gênero: Chick lit
ISBN 978-85-68925-171
Formato: 16x23 cm 282 páginas

PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura 

12 comentários:

  1. Telma, parece ser bem gostoso de ler. Daqueles divertidos e que cumpre o que promete, uma leitura despretensiosa. Se tiver oportunidade o lerei. Amei a diagramação, muito linda, o trabalho bem elaborado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Cinthia... eu gostei muito mais do que eu poderia imaginar.
      beijoconas
      ;)

      Excluir
  2. Também adoorooo meus livros de terror e suspense para ler, mas
    é verdade, um romance sempre cai bem hehhe Eu gosto muito, leio bastante os romances com criaturas sobrenaturais. Quero ler este desde já, não conhecia esse livro mas a resenha me conquistou, sem falar q o título, apesar de ser óbvio, chamou minha atenção, pq ninguém coloca um título de chlichê na sua própria história kkkk bem divertido isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavínia,
      Sem, dúvida é bastante divertido... por horas muito meigo.
      É fofo de ler. :D
      beijoconas

      Excluir
  3. Dessa vez essa editora caprichou no livro, também amo romances clichês, mas não qualquer clichê, como você mesma disse gosto daqueles clichês que prende o leitor a leitura do começo ao fim, achei a premissa desse livro bem diferente do que to acostumada a ler, principalmente pelo como a autora construiu os personagens e tudo mais, esse livro já faz parte da minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é minha primeira vez com um livro dessa editora e WOW... amei!!!
      :)

      Excluir
  4. Oi Telminha,
    Ano passado eu tive oportunidade de ler alguns livros da editora, mas te confesso que eles não me conquistaram, acho que dos quatro que li, só curti um, que bom que esse te acertou em cheio. Fiquei feliz também por perceber que a diagramação da editora melhorou, também curto livros com letras maiores, não uso óculos mais já sinto que meus olhos reclamam do esforço. Fiquei curiosa com esse clichê.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kris,
      Esse livro realmente me conquistou em todos os aspectos. Eu estava precisando de algo bem humorado sem ser pretensioso.
      Espero que os demais da Editora me encantem também.
      beijoconas

      Excluir
  5. Oi Telma, já me apaixonei pelo livro só por sua resenha! Adoro um bom chick-lit e esse parece ter tudo para me conquistar. Amei sua resenha e conhecer esse livro que nunca tinha ouvido falar, já será adicionado na minha lista de próximas leituras. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fundo, Jade!
      Se vc gosta de um chick-lit... não tem como não adorar esse!
      ;)

      Excluir
  6. ah que liiiiiiindooo,
    tipo de história que eu adooooro kkkkkkk
    a única coisa que posso dizer é que quero ler kkkkkkkkkk
    me apaixonei pelas crianças só com a sua resenha, principalmente pela Ally, coisa fofa *-*

    parabéns, adooorei o jeito doce da sua resenha *-*

    ResponderExcluir
  7. Que doido, o nome do livro é clichê e abraça os clichês deste gênero literário, não tem como dar errado né.

    Hug

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!