05 janeiro, 2016

Pseudônimo Mr. Queen

O ano é 2012,Dia 21 de dezembro,E a temida profecia maia acaba de se cumprir.Cidades devastadas,Ruas vazias,A população mundial bruscamente reduzida,E a história dos sobreviventes começa a ser contada.Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.Agora serão 2 vidas:
A primeira até os 70 anos,A segunda, a partir dos 20 e até os 100.150 anos no total.Nenhum segundo a mais. A nova sociedade começa a surgir:Sem desigualdade,Sem dinheiro,Sem doenças,Sem possibilidade de mortes prematuras,Exceto por uma maneira.Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada.Um segredo que precisa ser guardado.Para salvar a sociedade de si mesma.


Loraine Pivatto
404 páginas
Produção independente


Quando a autora entrou em contato comigo para ofertar ler o livro dela com um carisma fora do comum, pensei que era brincadeira. Isso mesmo! A autora ofertando a leitura, não é algo que ocorra todos os dias.

Ao receber o livro tive um enorme problema: não conseguia parar de ler. Estava na sala de espera de um hospital esperando minha tia sair da cirurgia. Fiquei quatro horas sentada lendo e li mais da metade do livro. Coitada da minha tia, esqueci até dela!

Dizer que o livro é bom, estaria difamando o trabalho de Loraine, é muito, muito bom. Não é uma leitura brasileira convencional, trata-se de uma distopia bem trabalhada, uma arquitetura. Parece um tema um tanto batido, a profecia Maia se realiza e o mundo que conhecemos acaba. Mas, com um tema simples a autora consegue fazer algo incrível, com uma criatividade fantástica. No novo mundo que se inicia, as pessoas possuem duas vidas: a primeira vive-se até os 70 anos, a segunda dos 20 aos 100 anos.

Poucas pessoas sobrevivem ao fim do mundo e essas poucas iniciam a nova vida que lhes foi dada sem o direito de usar nada da vida anterior, pois fora tirado tudo, a sociedade passa a ter de se acostumar a ser igualitária, não se admite divisões de classes sociais, o dinheiro não existe mais e quando alguém tenta fazer algo que se beneficie ou só a alguns, algo ocorre e tudo simplesmente some, como se evaporasse no ar.

O mistério é palpável no livro. Primeiro há todo o conhecimento da vida anterior dos sobreviventes, ainda a alguns deles é dado o segredo da Morte, pois a morte nessas duas novas vidas foram suspensas, só ocorre a morte caso se complete os anos de vida da segunda vida.

Esse conhecimento sobre como se faz para morrer é algo perseguido durante todo o livro pelas pessoas ambiciosas e que querem ter vantagem nesse novo mundo. A humanidade acaba conseguindo burlar alguns requisitos dessas duas novas vidas, e apesar do dinheiro não fazer parte mais, arrumam uma forma de conceituar as pessoas através de pontuações.

A história decorre sobre a vida da Regina, Larissa e Vitória. São três gerações que passam pelos amores e dissabores, pela experiência e erros dessas três pessoas na vida. De início os fatos me deixaram muito ansiosa por ter muito mistério, depois há o desenvolvimento mostrando a vida das pessoas e das três personagens. Nessa parte fiquei sem entender, o texto que vinha carregado de mistério acaba ficando comum e focado na vida secular dos personagens e amigos deles (que são vários). Isso tudo para ser bem utilizado no final. E por fim, vem o arremate da autora de forma incrível. Consegue levar o leitor até o fim o presenteando com um final surpreendente. O final consegue surpreender e mesmo se você conseguir desvendar qualquer dos mistérios, o final revela ter muito mais do que um ou dois mistérios.

O interessante é não saber muito sobre a história, principalmente sobre essas três personagens citadas. Regina é uma sobrevivente do antigo mundo, detém o conhecimento sobre a morte no novo mundo e tenta superar o trauma dos últimos minutos da vida anterior e tudo o que ocorreu com a amiga e o marido nos minutos finais antes do fim do mundo.

Larissa é filha da filha da melhor amiga de Regina, que também sobrevive e ela acaba a criando como sua filha. E Vitória é filha de Larissa.

Mãe e filha são completamente diferentes. Larissa é altruísta, possui um temperamento apaziguador e muito obediente, ouve muito Regina. Mas, Vitoria é autoritária, exigente e muito rebelde. Não aceita o pai que tem e muito menos aceita alguma autoridade da família dela. O que posso dizer é: a autora trabalha o texto de forma casual que cheguei a pensar que ela tinha se perdido, mas tudo foi muito bem arquitetado para desmascarar todos que estão envolvidos com Regina, Larissa e Vitória.

Foi um dos melhores livros lidos nesse ano, e será um prazer sempre ler outros livros da autora. O livro compensa ser lido.

Só resta uma pergunta: onde está uma editora para fechar contrato com a autora e publicar esse livro?


Não deixe nunca que a sua felicidade seja dependente de nada e nem de ninguém. Seja simplesmente feliz por estar viva. Nenhuma pessoa no mundo, além de você, pode ser responsável por sua alegria.




10 comentários:

  1. Cinthia você me surpreendeu com esta indicação.
    Realmente distopia é um tema bastante usado e reusado, por isso é bem fácil o autor não conseguir criar algo que realmente chame a atenção.

    Parabéns a autora e a você por ter aceito o convite de se arriscar num mundo muito desgastado e nos trazer está resenha instigadora.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Marcia, a autora está de parabéns. As vezes fico preocupada em aceitar ler livros assim para resenhar. Ela me surpreendeu. Esperava o primeiro livro dela, pois o tema me chamava mais atenção, quando abri o envelope e vi esse, eu disse "Ai ai, doeu!" Mas, a leitura foi ótima, gostei bastante, mais uma autora que escreve incrivelmente bem. E de um carisma fora do sério.

      Excluir
  2. Cinthia....
    A escritora desse livro é pura simpatia!!!!!
    Sua resenha está mágica! Pretendo lê-lo!
    beijos
    =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, realmente é simpática. Quando ela me enviou mensagem fiquei com mil interrogações, pulei todas e fui ler o livro... compensa ser lido. E sei lá viu, deveria ter algo mais, algo no mesmo mundo, não uma continuação. Mas, algo que falasse mais sobre o mundo, dá espaço para isso. Beijos.

      Excluir
  3. Oi Cinthia,
    Eu já te agradeci antes e agradeço novamente aqui. Fico muito feliz com esses seus pareceres, tanto em relação ao livro quanto a minha pessoa. Obrigada, mesmo! :) Bom demais saber que minha escrita agradou tanto...
    Em relação a continuação já pensei em criar outra história nesse mesmo mundo, aproveitando todo o contexto já criado e as regras já compreendidas pelos leitores, mas explorando alguns aspectos. Com novos personagens e novas tramas, mas aproveitando o mesmo pano de fundo. Acho que seria legal, sim.. Ufa! Vamos ver se consigo me organizar e colocar mãos à obra. vontade não falta hehe
    Grande beijo pra vcs: Cinthia, Márcia, Telma e demais leitores tão queridos e prestativos. Esse book tour tem sido uma experiência maravilhosa, pois está me possibilitando conhecer pessoas muito legais no Brasil a fora. Estou muito grata :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer conhecê-la! E aguardando o próximo nesse mundo diferente que criou. Foi uma honra!

      Excluir
  4. Cinthia, adorei sua resenha, é simplesmente encantadora.
    Esse tema eu acho bem legal, porque é algo que as pessoas vivem dizendo que vai acontecer, morrem de medo que aconteça ai depois que o dia passa elas esquecem.
    Mas... E se realmente acontecer?
    Pelo jeito a leitura é muito boa mesmo, o assunto é bem interessante, gostei demais da resenha.
    Parabéns a você pela resenha encantadora, e à autora pela escrita..
    Desejamos que logo logo ela consiga alguma editora para publicar o livro..
    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  5. Cinthia Essa resenha me inspirou a ler o livro Pois só de pensar em distopia já fico meio cética pois os livros ultimamente parecem todos iguais Parabéns a autora que conseguiu fazer algo diferente e a você que nos despertou a vontade de lê-lo bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O engraçado que pela sinopse e o tema "profecia maia" dá para ter uma ideia de algo muito comum. Por isso não esperei muito do livro. Mas, realmente se surpreende com o conteúdo e com tudo o que ocorre. É diferente. Um ótimo livro. Beijo.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!