19 janeiro, 2016

O Senhor da Luz

A saga de Datahriun

EM UMA JORNADA PELO DESTINO DE DATAHRIUN SUAS ASAS SERÃO CAPAZES DE ALCANÇAR A LUZ? Lícia se sentiu muito sozinha quando o seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de fazer viver, novamente, um planeta já morto: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. A de seu avô era somente uma delas, e o seu pedido era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes. O Senhor da luz é uma estória sobre sonhos, guerras, amizades, tristezas e amor. Uma saga insana pela recuperação de Datahriun, onde vivem criaturas misteriosas com poderes fantásticos. Um lugar onde a magia é somente o começo!



Saga de Datahrium
Livro Nacional
Graciele Ruiz
320 páginas
Novos Talentos 


Logo na introdução do livro temos:

Os cabelos eram da cor do fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distâncias. E, por mais estranho que soe, ela era uma garota normal. Era.

Este é mais um livro nacional, e mais uma surpresa, já que possui uma fantasia boa de ser lida, que só pecou por ter poucas páginas e com isso não deu muitos detalhes. Mas, é algo bem particular meu, já que gosto de descrições detalhadas, minuciosas, algo que nem todos gostam. Como disse, é bem particular.

Toda aventura se passa na galáxia Drânia, no segundo menor planeta do sistema chamado Datahrium, que possui nove continentes, cada um deles habitado por um clã com poderes diferentes – Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni, Munsulia -, nesses clãs apenas há cidades e vilas. Durante o passar dos tempos os clãs esquecem-se de sua prioridade para com todos os deuses, oferecem mais orações para Jurhrmaki, o deus da justiça e da proteção; se esquecem de Cynara, a deusa do amor e da fertilidade, trazendo muita satisfação a Trayena, deusa da morte e guerra.

Assim, o equilíbrio está quebrado, e quando na luta de Selaizan - o Senhor da Luz - com a Feiticeira de Trayena, o primeiro vem a perdê-la, assim, a única solução foi espalhar as chaves da salvação de Datahrium para pessoas com coração puro. Então, antes de sucumbir, ele espalha as chaves que encontrou nos nove clãs, dando a elas guardiões. Elas representam a salvação de Datahrium ou sua destruição se cair em mãos erradas.

Com o passar do tempo, tudo vira uma lenda, mas para o avô de Lícia é algo real, já que ele era um dos guardiões de uma das chaves. E, assim que ele está prestes a falecer, ele passa a incumbência para a sua neta, Lícia, que passa ter a missão de reunir todos os guardiões e suas chaves para poder salvar Datharium, e assim inicia sua jornada.

Amei a forma como foi desenvolvido, cada clã possui um poder de domínio. Kan domina o vento, Akinus – o fogo, Guaten – manipula o ferro, Taon – cristais, Mérium – água...

Nada é comum no livro, desde os personagens, cada um, um ser diferente, alguns com asas, outros sem, mas esses montam dragões e fênix por um vínculo desde que nascem. A trama é bem elaborada, com bastante ação, não há brechas na narrativa, e a surpreendente gama de seres e seus segredos prende o leitor até o fim. A escrita é leve, de fácil leitura, instigante e com bastante magia.

Layer levantou voo e sobrevoava o inimigo lançando labaredas de fogo. Nahya fazia o mesmo e Lícia usava seu arco para produzir flechas certeiras. Mas grande parte dos inimigos caídos voltava a se levantar, ou nem ao menos caía, puras ilusões. 

A personagem principal desse livro é Lícia, grande parte do livro ela narra, talvez a autora escreva outros sob outros pontos de vista, já que nesse foi assim. Dosado em pequenas partes, Talled – o que anda nas sombras - ganha voz, outrora Nahya, e podemos ter o prazer de estar na cabeça até de seu vínculo, o dragão Layer. Foi uma experiência muito boa, fez com que me afeiçoasse aos personagens, e uma boa visão geral do que se passava com cada um e na cabeça de cada um. São personagens fascinantes, sendo Lícia a grande incógnita, em suas veias corre vento, ela é alada, com o cabelo da cor do fogo. E, apesar de sua inocência, e pouca habilidade em desfrutar seus poderes, ela é humilde ao receber ajuda.

De início pode parecer um livro parecido com outros, uma aventura para salvar um mundo, mas o desenvolvimento é muito bom e quando Eriel – manipulador de cristais - aparece, torna em uma aventura recheada de mais ação e novidades, desvendando alguns mistérios e deixando outros em aberto por ser uma série.

Estou muito ansiosa pelo segundo livro, pois se na apresentação de apenas 3 clãs tive uma leitura recheada de ação e aventura, quero ver como será nos outros 7 clãs que faltam. Muito curiosa em conhecer os guardiões das chaves, pois os que apareceram nesse livro compensaram cada letra contida nele. 

Só uma coisa me encabulou. Tentei conversar com a autora e ela nunca me respondeu. Gostaria de informar mais sobre a série, mas infelizmente não tive como saber nada. Agora é esperar.

Nahya não soltava fogo; ela era fogo. O ponto máximo de qualquer poder em Datahriun. Ela tinha uma capacidade dominadora incrível, virava seu próprio elemento e era tão rápida quanto fatal. 





29 comentários:

  1. Ola!
    Vi essa postagem e achei super interessante saber um pouco mais do livro que eu tenho o marcador desde o ano passado, quando fui na Bienal do Livro e não sabia do que se tratava kkk Fui procurar na internet os nomes dos outros livros (porque sou super curiosa se tratando de sagas para colocar na minha lista), mas não encontrei =/ fazer o que, né? Tenho que esperar a autora publicar kkkkk
    Também adoro livros com muitos detalhes, porque quanto mais tiver, melhor! Mas talvez no primeiro livro você não tenha achado super detalhado em alguns pontos porque a autora deixou para repará-los nos próximos livros com mais calma. Bom, pode ser isso ou não né... rs

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei muito a respeito da Saga, mas esse é o primeiro, por isso não encontrou muita coisa sobre. Sim, é aguardar a autora. Não consegui conversar com ela, infelizmente. Até que tentei.

      Excluir
  2. Hey!
    Eu já tinha visto esse livro em algum outro blog (não lembro qual), mas nunca me interessei. Acho que a capa dele uma belezura, e adoro dar uma chance pros autores nacionais, mas esse não me chama nenhum tipo de atenção, não é o meu tipo de história.
    Adorei a resenha, você quase conseguiu me instigar a ler pra conhecer os clãs, essa é uma parte que me interessa bastante. É triste encontrar autores que não respondem perguntas, muitas vezes, simples. Dá uma certa agonia, kkkkkkk.
    Acredito que se tivesse um cadinho de romance, me chamaria atenção.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem romance sim Priscila, mas não gosto de ficar falando muito a respeito sobre o livro. É o início de algo a ser mais desenvolvido durante a saga, e sinceramente gostei bastante por ter sido com quem foi... não posso ficar falando. E creio que tem muito a ocorrer quanto a romances, pois Nahya é um personagem maravilhoso e com uma carga de vida muito grande, e acredito que a autora vai trabalhar esse lado nela (do romance) devido a história de vida dela. Compensa ser lido.

      Excluir
  3. Olá!
    Eu não conhecia esse livro...e já quero ler, rsrsrs...
    Ótima a sua resenha...
    Gosto muito de fantasia, mas tem que ser bem escrita e pelo que li aqui, é sim. E já sou diferente de vc...não gosto muito que se descreva os mínimos detalhes...pois na minha opinião poucos autores sabem fazer isso, o que acaba com a história, pois fica muito chato...pois começam a enrolar em vez de dá detalhes interessantes.
    E que legal ser autor Brasileiro...cada vez mais vemos a capacidade de nossos autores...

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então acredito que vai amá-lo. Não tem enrolação, mas depois me diga se não ficou agoniada por saber mais detalhes, vai ver... obrigada e se o ler, me diga o que achou. Beijos.

      Excluir
  4. Oie!
    Bom, eu não curto muio fantasia, mas pela sua resenha confesso que achei esse livro com uma historia bacana, e fiquei curiosa para ler.Porém ,eu sou igual a você hahah prefiro livros que contem tudo nos mínimos detalhes,adoro saber de tudo bem explicadinho,assim consigo me concentrar mais na historia. Por ser um livro de autor brasileiro ,vou dar uma chance e coloca-lo na minha lista de metas de leitura 2016.Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste Jessica. Apesar de não ser tão minucioso, mas não peca nisso, eu que sou chata a esse respeito. Gosto de visualizar tudo... na minha mente. Mas, se prepare, é um livro com muita fantasia e ação, principalmente no final.

      Excluir
  5. Olá, Telma. Visito pela primeira vez o seu blogue e me deparo com essa resenha, bastante detalhada, sobre "O Senhor da Luz". Sou fã de ficção e me interessei muito pela história. Acho que vou comprar o livro. Já estou agoniado. O tema me atai demais. Vou ler e depois podemos discutir sobre o assunto. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcio.
      Essa resenha foi feita pela Cinthia... e as resenhas dela realmente são tudo de bom!

      Excluir
  6. Amei a parte que você colocou da introdução, é muito mágico, muito perfeito, realmente os detalhes fazem toda a diferença.
    Gostei muito da resenha e do conteúdo do livro, muito interessante!!

    Beijooos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiani, foi um dos livros que li e amei ano passado. Compensa! É bem mágico, muito rico em magia elemental e vinculação de seres.

      Excluir
  7. Cinthia Você sabe que fantasia não é a minha Mas gosto da forma que você apresenta os livros e é sempre legal saber que tem autores nacionais fazendo coisas interessantes por aí Bjo

    ResponderExcluir
  8. E a minha lista de leitura só aumenta kkkkkkk.! Li a resenha e agora vou ter que ler o livro. Gosto de fantasias e de dar valor aos autores nacionais. Então... esse é o próximo da minha lista. Parabéns pelo blog Cinthia, eu estou adorando.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Acredita que até um tempo atrás não lia muito livros nacionais atuais? Não gostava. Mas assim que li um... apaixonei. Erica a mágica desse blog é feita pela Telma. Ela é mágica até nos cabelos lindos vermelhos! Ela que reuniu cada um e cada um deixa um pouquinho de si nele, mas a mestra maga é ela, também amo muito o blog! Você vai ver muita coisa boa ainda através das outras meninas. Toda a equipe fica muito feliz por estar gostando!

      Excluir
  9. A fantasia brazuca tá me deixando bem animada vários estão na minha lista esse acabou de entrar ^^ ótima resenha

    http://estilodenerd42.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naiara, fiquei muito espantada por ver quantos livros bons estão sendo lançados, e uma grande maioria não lançados, mas sendo independentes. Muito precisam de editora, e espero que elas passem a olhar para esses, pois há livros magníficos.

      Excluir
  10. Oi, Cinthia!

    Muito interessante este livro!
    Espero poder ler! :)

    Beijos!
    http://www.irmaoslivreiros.com/

    ResponderExcluir
  11. A premissa é realmente muito interessante, adoro livros com aventura, fantasia e com um bom desenvolvimento. Às vezes poucas páginas atrapalha mesmo. Adorei a resenha, quero ler. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Confesso que a pouco tempo comecei a ler autores nacionais e essa resenha despertou meu interesse. ... rsrsrsrs. ..gosto muito de fantasia. Adorei sua resenha que instiga mas não conta tudo da história.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que a pouco tempo comecei a ler autores nacionais e essa resenha despertou meu interesse. ... rsrsrsrs. ..gosto muito de fantasia. Adorei sua resenha que instiga mas não conta tudo da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tem muita fantasia e a autora conseguiu colocar muito de tudo e não se perder, compensa!

      Excluir
  14. Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro. Admito que fantasia não é o meu gênero favorito mas é sempre bom prestigiar boas histórias nacionais e sua resenha fez parecer muito interessante.
    Ps: não acho que tenha relação alguma mas sua resenha só me fez pensar naquele planeta do filme "Planeta do tesouro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo animação, espero estar falando do mesmo que você, mas se for a animação Planeta do Tesouro, não parece praticamente nada. O que tenho percebido nos livros brasileiros de fantasia que não seguem os mesmos padrões dos E.U.A, podem até ter os mesmos seres, mas há muita diferença. Conhece a Saga Cores de Outono da autora Keila Gon? Li o primeiro livro e a personagem principal tem aquele ar da Bella do crepúsculo, devido aquela coisinha mocinha impotente no meio de coisas sobrenaturais, mas teve outras lá que fiquei assustada com a criatividade. Então li o segundo livro, se eu não tivesse lido teria perdido a oportunidade de dar continuação de uma maravilhosa série. Esse, senhor da luz, é uma mistura de seres alados tipo anjos, com dragões, e mentais. Não tenho nenhum livro ou filme para fazer comparação. Gostei bastante.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!