18 agosto, 2015

Resenha: Le Chevalier



Le Chevalier e a Exposição Universal - O ano é o de 1867 e Paris prepara-se para celebrar a Exposição Universal, consolidando-se como a capital do mundo moderno!



Impulsionada pela tecnologia a vapor do professeur Verne, Paris se tornou o epicentro de uma renovada Europa. Ferro, fumaça e óleo lubrificam o caminho do Império Francês enquanto drozdes mecânicos saltitam entre a multidão.



Mas uma ameaça paira sobre a cabeça de Napoleão! Em uma guerra de apenas sete semanas, a Prússia derrota a Áustria e lança seus olhos cobiçosos sobre a rica e aristocrática França. Dos campos de batalha para os becos sujos da capital, dos jantares nababescos a catacumbas infestadas de ratos, assassinos e chantagistas se espalham no submundo da espionagem internacional.



Mergulhado nas trevas, o Bureau convoca o seu melhor homem: Um espião sem passado. Sem nome. A serviço da sua Majestade, ele é conhecido apenas como: Le Chevalier!



Queridos,
Tudo bem por aí?

Por aqui tudo ótimo! Acabei de ler um livro excelente! 

A Avec vem me impressionando mais e mais com suas edições.

Desta vez trata-se de um speampunk¹ nacional, do autor Andre Zanki Cordenonsi, que veio ao mundo para fazer algumas pessoas crerem que nossos brasileiros podem ser melhores do que os outros... no mínimo, podem ser tão bons quanto!

WOW!
André (posso te chamar assim, monsieur Cordenonsi?) me impressionou demais!

Steampunk está longe de ser meu gênero favorito e eu me empolguei na leitura (que me fez ficar curiosa e dar risadas, como costuma acontecer nas leituras de Sir Arthur Conan Doyle e seu famoso personagem Sherlock Holmes).

Fatos históricos são tão bem traçados e entremeados com a ficção, que acreditamos piamente que tudo aconteceu.

Fiquei o tempo todo me perguntando se André tinha alguma formação em História ou o trabalho de pesquisa é uma paixão que o tornou um expert no assunto. Na verdade, quis muito ser um neurônio do autor pra ver como toda essa maquinaria funciona. Juro!

A história passa-se em 1867 em Paris, onde está para acontecer a Exposição Universal. Nessa exposição (que eu comparei mentalmente à Copa do Mundo em nossos tempos), cada país tem chance de sair com fama e prestígio, ou com o nome enlameado, portanto o acontecimento é de mobilização geral.

O contraste sócio-econômico (ruas sujas X moradias suntuosas; extrema pobreza X extrema riqueza) chamou demais minha atenção, nessa sociedade paralela.

A ambientação é perfeita: muito vapor, latão, zinco, cristal de quartzo, cobre, etc.,  pelas cidades e os drozdes (pelos quais me apaixonei perdidamente), que, como animais de estimação, acompanham seus donos no dia a dia do local. Cada um deles têm um comportamento individual (que tem muito a ver com seus donos, como notei) que lhes permite um certo grau de raciocínio e personalidade. 

Logo no início temos uma morte brutal, onde o assassino fez questão de matar também o drozde (seria uma modus operandis de algum matador conhecido?):


Um sorriso malvado surgiu entre seus lábios finos e, com um salto atlético, ele alcançou o pequeno drozde coruja, que piava desesperado, sem entender o que estava acontecendo. Ele acariciou lentamente o pequeno artefato de cobre, como se o acalantasse da perda do amo.

Então uma raiva corrosiva relampejou em seus olhos, e trouxe um brilho obscuro às suas faces escorridas. Com os dentes trincados, ele destruiu o drozde, socando-o repetidamente no chão, até vê-lo desmantelado entre seus dedos.

Como era possível que Napoleão III corresse perigo, mas a exposição não podia ser adiada ou interrompida (para que a supremacia francesa reverberasse pela Europa Continental - The Show Must Go On), resolveram chamar o homem que era conhecido por "Le Chevalier" (O Cavaleiro, em Português) para solucionar o caso.

Le Chevalier havia sido afastado de seu posto de agente secreto do Império Francês, mas sua eficiência e eficácia eram grandes demais, assim sendo, voltou-se atrás na decisão do afastamento e ele foi designado para descobrir que país e quem, encomendara aquele assassinato.

Le Chevalier era sempre acompanhado de Persa (seu leal escudeiro assistente) e Persa me fez rir demais com seus jargões acertadíssimos para a época e local.

Outros personagens também roubaram meu coração, como é o caso de Juliette. Uma criança espertíssima e pobre, que dentre outras coisas, construía seus artefatos para furtar a população (em especial em época de festas) para seu sustento.

Descobrir quem matou e porque, tornou-se minha missão e eu me descobri ajudando O Cavaleiro a descobrir toda a trama e a escapar impune das tentativas de assassinato nessa conspiração internacional.

Que tal envolver-se nessa missão também?

Termino dizendo que a diagramação da Editora Avec está maravilhosa, as ilustrações dos personagens que aparecem ao final do livro foram o que vi primeiro, para desenhá-los (na minha mente) nas cenas bem descritas. 

Algumas pessoas podem incomodar-se um pouco com as notas de rodapé que o autor coloca em abundância, já eu gostei demais de tê-las como referência para o que eu não conhecia.

A escrita fluída, inteligente e rebuscada (na medida certa) me impressionaram muito e me deixaram ansiosa para a próxima obra. O conhecimento de Cordenonsi  sobre o que escreve é notável e me senti aprendendo enquanto me divertia.

Super recomendo!











PS.: Acabei descobrindo, nas minhas pesquisas, que o livro está com desconto e frete grátis na loja da Editora. 
Clique aqui caso interesse-se em comprar.



Book Trailer:





Esse book trailer é narrado na deliciosíssima Língua Francesa.

______________________________________________________________


¹ Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dosanos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verneno fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.
 fonte: Wikipedia




26 comentários:

  1. Olá Telma. Que bom que gostou do livro. Fico muito feliz. Muito obrigado pela resenha! Espero que seus leitores apreciem.
    Abraços, Andre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamanha gentileza em vir comentar a resenha, fala por si só.
      Obrigada por encontrar tempo em sua agenda apertada para comentar minha resenha.
      Você é um autor que admiro ainda mais, depois desse gesto.
      Abraços
      =D7

      Excluir
  2. Telma!
    Como boa aficcionada da ficção, não poderia me abster de um bom enredo Steampunk, adoro!
    E fico bem feliz que mais um autor nacional não fique nada a dever aos estrangeiros.
    O melhor de tudo e ver que a obra foi bem pesquisada e ambientada, dando ainda mais veracidade a toda a trama.
    E com esse mistério a ser descoberto, já me vejo em busca de quem foi?...
    Adorei!
    “DA FELICIDADE: Quantas vezes a gente, em busca da ventura, Procede tal e qual o avozinho infeliz: Em vão, por toda parte, os óculos procura Tendo-os na ponta do nariz!”.(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Rudy!!! Que saudade dos seus comentários inteligentes!!!!
      Você faz falta, garota!
      Muitos beijos e um abraço carinhoso
      :)

      Excluir
  3. Ótima resenha, pelo jeito o livro deve ser muito bom, espero lê-lo em breve hehe *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, tenho certeza de que vc vai amar muuuuuuuuuuuuuito esse livro...rs
      Abração
      :)

      Excluir
  4. Eu simplesmente adoro steampunk pq é uma mistura do que acho legal do passado sem perder a tecnologia no dia a dia, que aqui entre nós eu queria que fosse hj em dia. Perdemos tanta coisa bonita no passado =/

    Colocando o livro no skoob!
    Miquilis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Bruna.
      Fiquei com vontade de ter vivido a realidade criada pelo autor... fiquei com vontade de estar naquele século.
      beijos em você.

      Excluir
  5. Fiquei impressionada com a história. Diferente de tudo que li até o momento. Você conseguiu me conquistar com a trama e personagens. Agora, espero ter a oportunidade de ler também.
    Valeu pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth,
      Eu também fiquei impressionada, menina!!!! o_o
      Eu não tava esperando algo tão bom!
      Espero também que você leia.
      beijocas

      Excluir
  6. Telma olhinhos brilhantes depois de ler a resenha. Amei esses drozde, meu ponto fraco é um bichinho de estimação, agora quando morrem... não gosto muito, mas nesse caso vi que é para a trama em si... simplesmente amei cada parte do exposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, enquanto eu lia eu pensava a mesma coisa: os drozdes não quebram e são fieis a seus donos!
      Ah! Quero muito que você leia esse livro.
      Muitos beijos.
      :)

      Excluir
  7. Gostei muito da temática "steampunk" que ronda a obra, pois confesso que sou apaixonado pelo tema. O trailer, narrado em francês, é um luxo!

    Quanto a sua resenha, gostei MUITO da forma como descreveu cada personagem.. Estou enganado ou o livro possui personagens incríveis!? Se sim, adoro quando isso acontece, pois acabamos por fugir do velho clichê de um mocinho/vilão até a última página.

    Curti também que, ao menos em um primeiro momento, percebi que há uma trama de fundo que prende o leitor até a última página. Ação com Mistério, quem nunca!?

    Estou apaixonado pelo livro (e ansioso para receber o meu).

    Você tem que parar com isso, viu Sra. Myrbach!? A cada nova resenha sua, nasce em mim uma mescla de angústia/ansiedade que só se extingue ao adquirir a obra indicada.

    Que medo!

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. own..... que comentário delicioso de ler!!!!!
      Feliz que você vai receber seu livro, e vamos entrevistar o autor juntos.
      Adoro quando passa por aqui e deixa essa energia gostosa, Wellington.
      beijos, queridão! <3

      Excluir
  8. Oi, Telma! Não li nada que tivesse steampunk presente. Acredito que isso tenha interferido ainda mais na minha vontade de conhecer a obra. Achei incrível tudo que foi apresentado por você na resenha. Personagens super bem desenvolvidos, trama bem elaborada, ação, mistério... caramba! Como não ler?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,
      Fiquei feliz que tenha gostado!
      Espero que possa ler e me dizer o que achou!
      beijocas
      :)

      Excluir
  9. Caramba! Esse livro deve ser top!! Top não! Fodástico! A resenha está muito bem escrita e elaborada e me chamou muito a atenção. Espero poder ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gus,
      espero que você leia também!
      Realmente o livro é incrível! Feliz que tenha gostado da resenha!
      :)

      Excluir
  10. Wow puta resenha bacanuda.

    E como não lembrar de Victor Hugo e seu Miseráveis nesta França de tamanha desigualdade social.

    Acho que irei curtir muito este livro, estou mega curiosa.

    Hug :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha....
      Bem lembrado! Eu acredito que você vá gostar muito, belezurinha minha.
      :D

      Excluir
  11. Oi! Parece ser um bom livro, confesso que não gosto muito de ficção cientifica, mas essa parece ser diferente. Já vi que vai ter suspense em busca da verdade, quem encomendou o assassinato. Amo histórias com investigação e tudo mais, ainda mais que se passa em outro século. Gostei muito e pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja,
      Esse livro foi uma agradável surpresa! ;)
      beijos

      Excluir
  12. Além do bom conteúdo, a editora AVEC caprichou na parte visual da obra. A capa é bonita e em perfeita sintonia com o conteúdo do livro. Além disso, no final há ilustração dos principais personagens, o que faz mais vívida a experiência literária. Além disso, a revisão está boa: encontrei pouquíssimos erros, o que torna a leitura ainda mais rápida.

    ResponderExcluir
  13. O livro parece muito interessante, confesso que nunca li nada nesse gênero, mas suas colocações a respeito da história e essa mistura de ficção e passagens históricas verdadeiras me deixou bem curiosa em ler esse livro, adorei sua resenha :) parece ser uma trama bem desenvolvida e com um final cativante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Telma, confesso que meus gostos literários ainda estão em fases de mudanças. Estou abandonando o tema épico e indo em direção para o futurístico e moderno. Mas, a temática proposta pelo livro, Le Chevalier, me agradou mesmo assim. A fluide de uma escrita na base de missões deve ser incrível.

    ResponderExcluir
  15. Pela resenha apaixonada deu para perceber que você realmente gostou muito do livro, também com tantos ingredientes dosados na medida certa não tem como ser diferente.
    Eu leio pouco steampunk, só que por falta de oportunidade mesmo do que por não ser um dos meus gêneros favoritos, é preciso saber escrever e amarrar tudo muito bem os fatos para que a estória convença o leitor e não são todos os autores que conseguem isso, pelo visto André é um dos que consegue e muito bem.
    Fiquei empolgado para ver a investigação acontecendo e a busca pelo assassino e pelo motivo, para saber se a exposição vai acontecer, conhecer mais sobre os inventos da Juliette e principalmente mais sobre os drozde.
    Espero um dia ter a oportunidade de ler essa obra tão incrível.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!