03 julho, 2015

Ahmnat


Os Amores da Morte

Ahmnat - O que pode acontecer quando Morte e Destino brincam com o sentimento mais perigoso?Ahmnat é uma garota egípcia que, após uma vida cheia de turbulências, tristezas e mágoas, assume o cargo de Morte e passa a viver entre este mundo e o além-vida. Porém ela não está sozinha. Logo conhece Destino, responsável por escrever as vidas mortais, que fica surpreso e abismado ao vê-la no lugar de poderosa entidade.Destino propõe, então, um sádico jogo a Ahmnat: criará dez vidas mortais, humanos bem especiais, para tentar fazê-la se apaixonar por eles. Se Ahmnat se apaixonar por qualquer um, ela volta para a Terra como mortal novamente, dando a oportunidade de Destino reescrever sua vida. Caso contrário, será Destino quem se tornará mortal, permitindo que Morte venha buscá-lo pessoalmente.


Ahmnat # 1
Julien De Lucca
368 páginas
Gutenberg


Essa sinopse acima dá a entender a qualquer um que a lê algo totalmente diferente do que é o livro. De início não temos explicação nenhuma e já somos introduzidos a um diálogo em que Morte conta a alguém – que só se descobre quem é no final do livro – sua vida de quase quatro mil anos de existência como Morte. Ela continua com isso durante todo o livro. Então, ela narra os fatos do dia em que nasceu como a egípcia Ahmnat até o dia em que se apaixona, e conta sobre a aposta feita por Destino. Esse Alguém a interrompe de vez em quando com perguntas, e ela sempre fala que não tem muito tempo para explicar tudo, fala isso muitas vezes, e continua contando tanto sua história que parece ter todo o tempo do mundo. Isso me irritou muito, apesar de no final mostrar o propósito disso na história, mas foi algo que me enfadou muito: a história extensa e densa da vida dela, e as pausas.

Tive tantas opiniões no decorrer da leitura, a grande maioria ruins. Parei a leitura diversas vezes, triste por pensar que iria abandonar o livro, coisa que não faço. Mas, sempre voltava a lê-lo. Para mim foi fácil saber quem era a pessoa com quem ela conversava (o que piorou tudo), as atitudes inconstantes dela me davam agonia, e ficava chateada por ela sofrer tanto e buscar tanto sofrimento, um ciclo vicioso.

Gente, a história de Ahmnat é densa, sombria, cruel, dolorosa, sangrenta, não espere uma história bonita. Se espera isso, não leia!

Ahmnat nasceu no Egito Antigo, não faz parte da nobreza, mas a mãe a cria em uma redoma, e ela se torna uma pessoa soberba, até um fato ocorrer e ela se transformar em Morte. Esse fato que ocorre me deixou boquiaberta. Fiquei chocada com a brutalidade dos acontecimentos da vida dela, muito chocada com tudo o que ocorre. E isso não se passa apenas no início do livro, vai do início ao fim. A vida dela foi envolta em caos, sofrimento, tristeza e do sobrenatural desde o início. Ela faz com que todos a odeiem!

Não há nada da mitologia egípcia no livro, na verdade, o autor brinca baseando no Cristianismo e com a História, tornando a Morte a responsável e o motivo de muitos dos acontecimentos históricos que conhecemos terem se desenvolvido como ocorreu. Essa audácia do autor foi linda e conseguiu fazer bem, muito bem. Pelo que Ahmnat narra, me fez pensar que ela fez parte dos primeiros povos a habitar as margens do Antigo Egito, ela não nos situa, então para os detalhistas isso vai incomodar muito. Mas, acredito que o autor não queria contar a história de uma egípcia e sim, da Morte,  logo ela vai para onde a Morte habita, por se transformar nela e os acontecimentos se desenrolam bem emaranhados, como em um ninho de Guaxo, para terminar de uma forma de matar o leitor pelo próximo livro.

Ahmnat é soberba, indecisa e isso a faz entrar em conflito consigo mesma durante seus séculos de existência. Hora você tem uma Ahmnat que deseja algo bom, hora ela está destruindo uma cidade inteira. Tudo por causa de sentimentos..., para mim algo muito banal.

Morte se transforma em tantas pessoas, ela muda tanto, eu nunca sabia o que esperar dela. Foi algo ruim? Não. Agora, a soberba dela foi algo muito ruim. Ela mostra sua soberba em cada parte e isso me incomodou, tornou a leitura cansativa, não tive empatia pela personagem. Mas, consegui ter por Destino, por Caos, Hera, essas últimas duas entidades a ajudam, mas não há respostas para tal fato. Muitas perguntas ficam no limbo, tipo: porque entidades como Caos vai ajudar outra, ainda mais Morte, uma entidade forte também?

Mas, quando ela percebe o poder que tem, dá um show de ação no livro e o autor encerra de forma que me deixou louca para ler o segundo livro. Ele amarra as pontas soltas para esse livro, deixa em aberto outras - já que é uma trilogia - , e faz algo espetacular no final do livro. Amei a luta no final, o que me fez mudar de opinião sobre muitas atitudes da Morte e passei a gostar muito do livro (pois consegui entender o motivo de tudo, principalmente o diálogo).

Até um pouco antes do final estava preparada para fazer uma resenha dizendo como tinha odiado esse livro. Só que, devido os acontecimentos finais, não tenho como fazer algo assim, pois foi muito bom. Tão bom que me fez duvidar de como pude passar por tantas páginas sem gostar.

Resumo esse livro como: se conseguir ler até o final você vai gostar dele, ou talvez não, caso tenha uma visão muito crítica de vários pontos deixados em aberto que ainda tenho muita esperança de serem explicados nos próximos livros. Particularmente gostei muito e estou louca para ler o segundo livro. Uma leitura nada convencional que me surpreendeu muito. 

Talvez eu não devesse subestimar a força mortal para lidar com emoções e sentimentos. Percebi que os mortais podem moldá-los da forma que quiserem, transformando-os em outros, mutando sensações abstratas em reais. Transformando o modo com que veem o mundo. Os seres humanos são maravilhosos nesse aspecto, não é verdade, Lucifer?







20 comentários:

  1. Olá, eu gosto mais de ler livros com menos de 200 páginas, mas juro que esse me chamou muita atenção, o blog está me renovando em questão a leitura, amoooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla, não deixe se enganar se não gostar, o final é uma boa surpresa, acredite!

      Excluir
  2. Cinthia!
    Como sempre com suas leituras, não conhecia o livro e fiquei curiosa com o enredo, principalmente porque descobrir o mistério de quem a protagonista conversa, instiga bastante...
    “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”(Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, isso que é de matar. O autor nos envolve com esse diálogo e pelo menos eu fiquei louca para saber quem era, e logo no início pensei ser alguém e acertei. Para mim tudo indicava a pessoa e foi fácil, tenho esse problema com livros, mas pensei isso: "agora que sei quem é, ficou sem graça" e o livro não me prendia na longa história da vida da Morte. Mas, na parte final e de uma luta antes, me fez mudar tudo o que pensei sobre o livro e sobre o que o autor tinha escondido, ele soube esconder bem, e o epílogo já nos deixa algo do próximo livro que me fez ficar louca desesperada pelo próximo, pena que não o tenho ainda...

      Excluir
  3. Nossa que tenso,
    Bom quando comecei a ler a sua resenha já pensei vou odiar esse livro, nem vale a pena pensar em tentar ler ele rsrsrsr, mas ai você vem e me diz que eo final é bom e que gostou, nossa fiquei na duvida agora se dou uma chance ao livro ou não, ainda não li nada do tipo, gente a Morte falando da vida dela, parece ser interessante.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria passar o que pensei durante a leitura, pois talvez alguns acabam tendo a mesma impressão que eu quanto ao livro, e não lê-lo, o que seria um pecado. O livro é ótimo, pois há muito mais do que se espera durante tudo. Já inicia pela sinopse, pensa ser uma narrativa de como a Morte se apaixonou, ou amou, mas é muito mais que isso. Beijos.

      Excluir
  4. Achei que a história não valesse ser lida. Mas pelo que entendi na parte final, ele vale a pena. Será que essa trilogia vai continuar empolgante como no final desse livro ou vai ser entediante? Não quero me empolgar demais pra depois ficar chateada com a história. O tema e o enredo parecem bons. Vamos ver no que vai dar. Vou dar uma chance a ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, estou louca para saber isso, pena que ainda não tenho o livro, vou ver se consigo para continuar a leitura o mais rápido possível. Pelo epílogo há algo bem interessante que ocorre, então estou esperando algo muito bom. Espero não estar errada.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá
    ainda não tinha visto nada sobre esses livro, sempre a maioria das coisas que vejo aqui eu nunca vi rsrs, mas eu gostei da sua dica, e pela a sua nota o livro deve ser bem bacana
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha me desanimou um pouco,
    pois a sinopse tinha me atraído bastante
    esses dias li um livro onde uma das personagens era repetitiva ,
    então entendo o que você sentiu
    isso torna a leitura cansativa demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi cansativa, mas compensou muito cada parte do cansaço que tive ao lê-lo, e quero continuar a leitura, só estou esperando adquirir o próximo. Beijos.

      Excluir
  7. Talvez o livro tenha sido um pouco arrastado por ser o primeiro e precisar contar uma parte importante da história, espero que nos próximos o autor mude a forma de narrar e torne mais fluída a leitura.
    Achei a premissa extremamente interessante, me lembrou vagamente o filme Festa no Céu, claro que só pelo fato da aposta e de ter a morte, mas só por isso.
    Fiquei boquiaberto ao ver como a vida da atual morte foi difícil e o que isso representou em sua personalidade, talvez continuaria com a leitura apenas para chegar ao final que te fez mudar de opinião, gosto de ser surpreendido dessa forma e ficar com altas expectativas pelo segundo livro, agora é aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso falar muito pois contaria o (s) segredo (s) do livro. Sim, também por isso. Mas, muito mais que isso, o autor pegou uma história de um livro e a desdobrou em algo maior, e vai escrever desse outro algo... é o máximo que posso dizer. Também pensei que fosse devido a isso, ser o primeiro, mas o final mostra muito mais.
      Sei que para mim compensou muito, o livro é muito bom!

      Excluir
    2. Depois desse seu comentário, fiquei com mais vontade de ler, com certeza irei procurar esse livro e fazer a leitura. Espero ser surpreendido e gostar também.

      Excluir
  8. O enredo é bem interessante mesmo, nunca li nada onde a Morte e Destino são personagens, fiquei curiosa para acompanhar este. Gostei muito de saber que a estória vai tomando rumos inusitados ao decorrer, deve garantir muitas surpresas ao leitor!

    ResponderExcluir
  9. Huuuaallllll .... Gosto muito de leituras do gênero,(me lembrou a Menina que Roubava Livros, pelo fato da morte ser a narradora da história) fiquei com muita vontade de ler esse livro e já vou providenciar o meu :D

    ResponderExcluir
  10. que livro interessante esse, bem diferente dos que eu costumo ler, adoro histórias que se passam em tempos remotos, fiquei bem curiosa pra ler apesar do livro ter sequencia,(coisa que eu to "fugindo") espero que no segundo volume a história seja melhor.

    ResponderExcluir
  11. Eu achei bem interessante a resenha e gostei do que você falou sobre ele. Não é um livro que me despertou o interesse, mas talvez se a autora tivesse trabalho um pouco mais nos personagens e em sua história, acho que eu leria, mas infelizmente não :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Agora me conte, Cinthia... você leu o segundo? ;)

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!