22 maio, 2015

Resenha: Proibido (excelente!)


COMO UMA COISA TÃO ERRADA PODE PARECER TÃO CERTA?


Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.

Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.




Surtados, é um prazer trazer a resenha dessa, que está entre minhas melhores leituras de 2015!

O tema central (porém, não único!) desse livro é o tabu.




O que é tabu?

fonte: Significados e Wikipedia

O significado de tabu geralmente se refere a uma proibição da prática de qualquer atividade social que seja moral, religiosa ou culturalmente reprovável. Dizer que algo é um tabu pode significar que é sagrado e por isso interdito qualquer contato. Ou pode também significar algo perigoso, imundo ou impuro. Cada sociedade possui os seus próprios padrões morais. Tabus existentes em uma cultura podem não existir em outras.

Os tabus são criados por convenções sociais, religiosas e culturais. São meios de preservar os bons costumes da sociedade limitando a prática de determinados atos ou evitando falar de assuntos polêmicos
.               

                       
Muito embora, minha intenção não seja debater tabus, nessa resenha, é essencial que se saiba o que é, e principalmente, o que o origina para que você forme sua própria opinião sobre o livro (sim! a opinião é muito pessoal e dá margem a muitas reflexões, o que por si só, já seria excelente!)

Tabus geram preconceitos e acho importante termos nossa opinião embasada, ao invés de talhada em conceitos criados antes da minha reflexão (pré conceitos).

Vamos ao livro?

Tabitha Suzama é maravilhosa e a Editora Valentina acertou em 100% nessa aposta.

Publicar esse livro só não é mais ousado do que escrevê-lo... e logo na sequência vem a ousadia que convido-os a praticar: lê-lo!

Não é spoiler dizer que esse livro é entre o amor (eros e não frateo) entre irmãos, uma vez que a sinopse mais do que sugere isso e os debates na net, sobre o livro, deixa isso bem claro.

A teia de letras que Tabitha vai tecendo, mostra-nos, nada mais do que o outro lado da moeda (a julgar friamente) e esse é sempre um lado que dificilmente estamos dispostos a enxergar. Além disso, ela escreve com muita poesia. Logo na primeira página encontrei esse trecho:

A que altura uma mosca desiste de tentar fugir por uma janela fechada? Será que o instinto de sobrevivencia a leva a insistir até não ser fisicamente capaz, ou ela finalmente aprende, depois da enésima trombada, que não há saída? a que altura você decide que já chega?

Quem ouviu falar em Lolita, de Nabokov, se apressa em dizer que Humbert é pedófilo e Lolita uma vítima. Quem leu o livro pode até permanecer com essa mesma ideia... mas há também quem jure que Lolita era o diabo encarnado e Nabokov a vítima. E eu? O que digo? Digo que leia! :p

Da mesma forma, Tabitha Suzuma (nosso Nabokov de saias) traz a tona, de maneira explícita o amor e as razões do surgimento desse amor.

Parece um livro denso?

Se parecer, descarte a possibilidade. A ideia pode ser densa, mas a história é maravilhosa! Os personagens me fascinaram pela destreza em sua constituição psicológica. O livro, no meu ponto de vista, não é perturbador e sim, polêmico. Mas insisto em dizer que não é uma polêmica gratuita (dessas de quem gosta de ver o circo pegar fogo), é uma polêmica que gera reflexão (algo que deveria ser hábito de todos nós, mas não é!)

Ao final, fiquei repensando em, até que ponto a educação de uma criança, influencia diretamente na personalidade e no temperamento dela? E mais, até que ponto a mãe dos protagonistas tem "culpa no cartório".

Uma mãe, abandonada pelo marido, viciada em álcool, começa a namorar um homem que não gosta muito do fato de ela ter 5 filhos... Para manter o relacionamento, ela vai abandonando os filhos pouco a pouco, deixando-os sob os cuidados deles mesmos: Maya, de 16 anos e Lochan de 17, passam a desempenhar todas as funções de pai e mãe na casa.

Há anos que minha mãe é viciada em compras para levantar o astral. Ela tenta se agarrar desesperadamente à sua juventude, à época em que sua beleza virava cabeças na rua, mas essa beleza está desaparecendo dia após dia, o rosto prematuramente envelhecido pelos anos de vida desregrada. 

Maya e Lochan, passam boa parte da vida tentando encobrir a ausência da mãe e, dessa forma, impedir que sejam todos levados pelo Estado, para uma Instituição. Que carga, não é? 

Eu me sinto como uma daquelas gaivotas cobertas de petróleo após um vazamento, me afogando num mar negro de alcatrão e pavor.

A história é contada por ele e por Maya, em capítulos intercalados e sequenciais.

A história é imperdível!

A história é imoral ou amoral ou é apenas vida? Isso a autora deixa em aberto, para que você decida.

O que posso dizer é que devorei o livro: Choquei-me, ri, identifiquei-me em vários pontos, tive empatia, refleti, fiquei extasiada (com "inveja" da inteligência alheia) modifiquei-me, chorei e fiquei fascinada.

E se um livro pode arrancar tudo isso de mim, não tenho como classificá-lo como menos do que excelente e imperdível!

Despeço-me com beijos e quotes (olha o quanto eu marquei e como tive que diminuir a seleção pra resenha não ficar longe demais!!) 



Curvado em dois, aperto a mão direita com a esquerda, trincando os dentes para não emitir nenhum som. Por um momento tudo fica escuro e acho que vou desmaiar, mas então a dor me atinge em ondas pulsantes, chocantes, apavorantes. (...) A hipótese que tanto temi e contra a qual lutei durante essas últimas semanas - a perda total de controle sobre a mente - já é uma realidade e não tenho mais condições de lutar com ela. Fecho os olhos e sinto a loucura se enrolar pela coluna e rastejar até o cérebro. Vejo-o explodir como o sol.

Até relacionamentos emocionalmente violentos e adúlteros tendem a ser tolerados, apesar do mal que causam aos outros. Na nossa sociedade progressiva e permissiva, todos esses tipos de "amor" daninhos e doentios são permitidos - mas não o nosso.




Extras:

SOBRE A AUTORA
Tabitha Suzuma é londrina e frequentou uma escola francesa na Inglaterra, tornando-se bilíngue. No entanto, detestava a escola e sentava no fundo da sala, escrevendo histórias. Aos catorze anos abandonou os estudos, contra a vontade dos pais. Continuou sua educação através de cursos à distância e foi estudar Literatura Francesa no King´s College, em Londres. Visite tabithasuzuma.com e descubra muito mais sobre essa magistral e fascinante autora.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Os livros de Tabitha Suzuma foram indicados para diversos prêmios, entre eles a Carnegie Medal, o Waterstone´s Book Prize, o Jugendliteraturpreis e o Branford Boase Book Award. Ela foi premiada com o Young Minds Award, o Stockport Book Award e o Premio Speciale Cariparma para Literatura Europeia. Proibido foi lançado com enorme sucesso na Alemanha, Itália, Estados Unidos, Dinamarca, Grécia e Espanha, entre outros países.
ELOGIOS E CITAÇÕES
“De arrepiar... a poderosa literatura de Proibido deixará marcas tanto nos jovens quanto nos adultos.”
The Bookseller
“É preciso ler para entender por que Proibido angariou uma imensa legião de fãs por onde foi publicado.”
Waterstone's
“Você já chorou por causa de um livro? Eu já, várias vezes, mas essa é a primeira vez que dói tanto. Estou sem fôlego, e com meu coração estilhaçado.”
Livros e Citações

28 comentários:

  1. realmente, Telma, é uma história de arrepiar. Não muito longe daqui posso citar um caso em São Paulo que repercutiu através do Good Angels (que encontra pessoas desaparecidas), onde dois irmãos eram casados, já tinham uma filha e não sabiam. Mesmo com a revelação ao vivo na tv eles decidiram que permaneceriam juntos porque se amavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi esse caso, Sabrina.... mas é sempre bom repensar, né?
      Às vezes somos rápidos em julgar sem conhecer.
      Montes de beijos em você!
      :)

      Excluir
  2. Telma como eu fiquei feliz por você ter gostado do livro, eu não te disse que era lindo, intenso, marcante profundo. Terminei a leitura completamente abalada, trêmula e com um nó na garganta.
    A Leitura é avassaladora, amei a tua resenha, mostrou essa intensidade <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kris,
      Bendita a hora em que me indicastes esse livro.
      E bendita sejas tu, que teve olhos pra ver (muito embora, de tua sensibilidade eu já sabia).
      Olha eu na segunda pessoa do singular!!! :D
      Beijos agradecidos, sua linda!

      Excluir
  3. sempre fico curiosa mais nunca pego o livro pra ler. acho que ninguém lê esse livro e termina de forma diferente que você, porque todas as resenhas que li sempre diziam que o livro vai acabar com o leitor, mas que vale muito a pena porque o livro é inesquecível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Emanoelle... a mudança pós livro é quase imposição... a menos que não se leia... só se "decodifique as letras".
      beijos em vc. ;)

      Excluir
  4. Essa história me passou tantas emoções. Foi chocante,arrepiante, triste, revoltante e tantas outras emoções que fica difícil me expressar aqui. A autora foi inacreditável ao criar esta história. Os personagens têm tanta intensidade e angústias que nos deixam abalados e emocionados. Não posso dizer que aprovo o que aconteceu com eles. Essa relação íntima entre irmãos não é o certo,mas quem sou eu pra julgar? Mas uma coisa eu sei.Não aguentaria o que eles sofreram. Muita coisa ruim assim abala qualquer um. Fiquei admirada com esta história e considero minha melhor leitura desse ano. Parabéns a autora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Beth... o abalo emocional é inevitável!
      eu também acredito que não aguentaria tudo isso!
      Assim como vc, foi uma das minhas melhores leituras desse ano. Indicação da Kris Moneska.
      beijocas em você

      Excluir
  5. Bom Telma!
    O que temos de avaliar aqui é a questão da nossa cultura, por isso podemos até nos sentirmos chocadas... em várias outras culturas, o mote do livro teria passado despercebida, porque é o 'normal'. Não estou defendendo ou acusando, apenas mostrando um ponto de vista.
    Há alguns poucos anos atrás, a cultura do homossexualismo era totalmente inadmissível e hoje já temos os casamentos civis corroborando para esses relacionamentos. O que mostra que toda forma de amor vale a pena, concorda?
    Não quero criar polêmica... cada um pensa da forma como foi criado ou como tem suas crenças digamos assim...Mas, quem somos nós para julgar o certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista.
    Quero demais ler esse livro.

    Desejo uma ótima semana!!
    “O começo é a metade do todo.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em 100% com você, Rudy.
      A cultura determina, mas temos que ter olhos pra ver quem foi o determinante ... por que nos sentimos mal ou bem, enfim... temos que saber o porque das coisas.
      Quero demais que você leia esse livro.
      beijocas

      Excluir
  6. Só quem está passando pela situação que sabe o que é, ou o quanto ela te consome. Só fiquei pensando nisso enquanto lia sobre os dois terem de cuidar dos mais novos, devem ter feito de tudo. Deve ser um livro e tanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Cinthia, queridona.
      Sempre penso nisso: a situação do outro pode ser julgada por mim?
      muitos beijos
      ;)

      Excluir
  7. Nabokov de saias hahahahaha
    Olha, ainda não li Lolita mas quero poder formar uma opinião!
    Proibido foi um livro que chamou a atenção logo de cara, e todas as resenhas me fazem ter ainda
    mais certeza de que eu preciso lê-lo. Gosto de qualquer coisa que envolva tabu em sua temática, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kemmy,
      eu penso que você vai gostar porque, por seus comentários, lhe imagino de mente aberta. Disposta a ver todos os lados de uma questão e com poder de empatia.
      beijoconas, sua linda. ;)

      Excluir
  8. Faz um tempo que eu quero ler esse livro, ele me encantou desde a primeira vista
    e quanto mais resenhas leio mais eu quero
    parece que todos estão se apaixonando por ele
    quero ser uma dessas pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu tenho certeza absoluta de que você irá amar, Pepi.
      beijocas
      ;)

      Excluir
  9. Noossa marcou pra caramba a resenha , eu tenho que ler este livro, a autora foi muito corajosa de escrever um tema tão forte comoo esse'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, acredito que vá gostar demais.
      Se tiver lido me conta a experiência.
      Beijocas

      Excluir
  10. Oi!
    Já tinha vista o livro mais ainda não conhecia a historia, com certeza e o tipo de livro que quando terminamos a leitura o livro meche muito com a gente e nos faz pensar, refletir sobre a historia quero ver se consigo o livro pra ler !!!

    ResponderExcluir
  11. Existem seres humanos que são muito cara de pau em julgar certas coisas! Estou querendo demais ler este livro, ele parece trazer uma narrativa polêmica! A vida de ambos personagens parece ser muito sofrida! Torço para que eles não sejam de fato irmãos! Gostaria muito de ler!

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, estou mega louca para ler heheheh, tenho certeza de que irie gostar muito, as pessoas tem elogiado muito o livro, ele realmente parece polemico, creio que irei gostar muito.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Desde que Proibido foi lançado estou bem curioso para saber como a autora abordaria um tema polêmico dessa forma e muitas vezes evitado, fazendo com que o leitor conseguisse terminar a leitura e ainda refletir sobre tudo o que foi lido, posso dizer que pelo visto ela acertou em cheio em cada palavra, o livro é um conjunto de acertos desde a capa, nome e claro história.
    Ler algo assim não é fácil, mas necessário para que possamos emitir opiniões, é fascinante o poder que uma boa história exerce sobre nós, capaz de nos mudar, nos emocionar e nos causar tanta empatia.
    Assim que tiver condições pretendo fazer essa leitura e me preparar para tudo o que foi encontrar, não tenho dúvidas de que me terminarei o livro e ficarei pensando nele por um bom tempo, tomará que Tabitha continue nos brindando com livros de tamanha qualidade e que as editoras não tenham receio em publicá-la, tudo que é bom e mexe com a gente merecer ser lido e divulgado.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro chama a atenção por abordar o amor de uma forma diferente. Nos convida a enxergar além das convenções. Além disso a capa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  15. Telma não li ainda mas pretendo ler com certeza!!

    ResponderExcluir
  16. Chocada, viu.. de primeira falei "o queee??? incesto???? que absurdo", mas depois de ler a resenha até eu tô curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  17. To louquérrima para ler esse livro!!!!
    Tipo, posso "entender" os sentimentos dos irmãos, apesar de ser contra a "execução dos fatos kkkk" é claro!
    Mas acho que esse sentimento que nasce seja fruto da convivência e responsabilidade pesada que está sobre ambos, e creio eu que no final do livro, será bem esclarecido! Assim espero....
    Estou curiosa para ler e ao mesmo tempo receosa! rsrsrsrsrs
    A capa é linda. Como disse, espero que seja esclarecedor e feliz na medida do possível o final, porque tenho medo do que aconteça kkkkkkkk bjooos
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. eu ainda não li esse livro, ate mesmo possuía duvidas em lê-lo, mas apos os seus comentários, não sei acfho que achei uma possibilidade de ler sem levar meus preconceitos junto, ler a historia toda antes de julgar, refletir sobre tudo........adorei, obrigada por chamar minha atenção para esta historia... :)

    ResponderExcluir
  19. Adorei esse livro, me comoveu tanto que na metade do livro eu estava torcendo para Maya e Lochan ficarem juntos, mais ai veio o final do livro e sofri com o final do livro, um final que eu não queria pros dois fiquei revoltada >.<

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!