09 maio, 2015

Resenha: Irene



Para o comandante Camille Verhoeven, a vida não poderia estar melhor: ele tem um casamento feliz e está esperando o primeiro filho com a amável Irene.

Mas sua rotina agradável é interrompida por um assassinato cuja brutalidade choca toda a Brigada Criminal. O caso se torna ainda mais sombrio quando são encontradas similaridades entre o crime e o assassinato hediondo relatado em Dália Negra, um romance policial de James Ellroy, publicado em 1987.

A imprensa, então, apelida o assassino de “O Romancista” e a investigação do caso se desenvolve com os dois homens – o comandante Verhoeven e O Romancista – sob o olhar público, e um está determinado a ser mais inteligente do que o outro. No entanto, só é possível haver um ganhador: aquele que tem menos a perder.


Pois então....

Eu estava ansiosíssima por esse livro!

Ele possui todos os ingredientes que amo: suspense, serial killer que, além de serial é psicopata e investigação criminal.

O livro é bom, mas....  eu esperava mais. Bem mais! Talvez a gente sempre espere mais de livros que foram ganhadores de prêmios, né? E esse ganhou o prêmio Crime Writers em 2013.

A escrita de Pierre Lemaitre é irretocável e eu parabenizo, em especial, a tradução de Raphael Araújo e a diagramação da Universo dos Livros...., mas o começo é tão lento que tive que me forçar a ler e, valeu a pena o esforço, porque o livro depois entra em ritmo acelerado e gostoso.

E a capa? Na minha opinião lindíssima e envolta do mesmo mistério que permeia o livro (sim! eu amo capas de livros, amo cheiro de livros, amo montes de coisas que para muitos, são supérfluas). 

As cenas são descrita com bastante violência... o que, de modo geral, não me encanta. Gosto de imaginar (da mesma forma que no sexo... adoro os salpiques da escrita, deixando minha imaginação voar) Aqui, o autor descreve com detalhes e, por vezes, clichês (já disse que gosto deles, né? ... mas precisam ser bem empregados). Veja:

"Era uma jovem mulher, cujo corpo nu e mutilado havia sido cortado ao meio na altura da cintura. Na coxa esquerda, haviam cortado uma larga fatia de carne e da incisão feita no começo dos pelos pubianos bifurcava-se um segundo corte largo e aberto, Os seios estavam pontilhados de queimaduras de cigarro, o da direita pendia solto, preso ao torso por alguns filamentos de pele, o da esquerda tinha sido lacerado ao redor do mamilo. Os cortes chegavam até o osso, porém o mais assustador de tudo era o rosto da jovem.
(...)
Era um enorme hematoma roxo, o nariz esmagado, afundado profundamente na cavidade facial, a boca fendida de uma orelha à outra em um sorriso atroz, fazendo uma careta para nós, como se, de alguma forma, ela quisesse zombar de todas as brutalidades infringidas ao corpo. Eu soube que aquele sorriso me seguiria para sempre e que o levaria comigo para o túmulo." pag. 100 e 101

Talvez se goste tanto da descrição acima, como se gosta de um livro onde o sexo é bastante explícito. Não pensem nisso como uma censura. Se há quem goste, há espaço... mas, a mim me agrada bem mais quando o espaço é deixado para a minha imaginação, prolífica, preencher.  (desculpem a falta de modéstia

Se você gostou do trecho acima, vai amar o livro. Porque o suspense é bom e há bastante trechos como esse.

Demorei um pouco pra acostumar-me ao nome do personagem principal: Camille. Naturalmente que sempre me remetia a uma mulher... mas é um nome francês, portanto, nome masculino. Demorou um tiquinho pra eu tirar aquela imagem de seios da cabeça, e preenchê-la com a de um comandante maravilhoso em inteligência, casado com Irene...rs

O livro me remeteu a "Seven" cujas estrelas principais são os deliciosos Brad Pitt e Morgan Freeman e, se viu o filme e leu a sinopse, você já encontrou parte da conexão.

Finalizo dizendo que não foi um tempo gasto em vão, muito embora eu esperasse mais. A diagramação está tão boa, o tamanho da letra é tão bacana que, 400 páginas não são páginas demais.

Se você está a fim de um livro recheado de suspense, violência e investigação, essa é sua pedida!

Abraços, seus lindos.




Título original: Irène
Tradução: Raphael Araújo
Gênero: Ficção Seção: Policial
Assunto principal: Investigação policial
Assunto secundário: Suspense 
Número de páginas: 400



23 comentários:

  1. Telma, discordo de vc, imagens de seios são SEMPRE boas,rs

    Eu curti a resenha, gosto deste tipo de livro, mas livros policiais é difícil não cair no clichê ou nas soluções mirabolantes.

    Cenas de violência não me incomodam, desde que sejam bem feitas.

    Mas vc tem razão quando diz que é melhor quando a coisa é sútil, e dá espaço pra imaginação do leitor interagir com o livro.

    Hug lindona :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas é bem isso, Marcinha....Cada um sente o livro de um jeito e gosta mais ou gosta menos.
      Essa é uma das coisas que amo na leitura. O que pode ser pra mim horrível, pra vc pode ser incrível e vice versa.
      Pô.... os seios de Camille não existiam, Marcinha.... É um homem! :))

      Excluir
  2. Pô digo eu, além de me chamar de lesada, ainda atrapaia minha imaginação sobre os seios de Camille mulher tá.

    Hug lindeza :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahahahahahaha
      "se eu não te amasse tanto assim"....kasuaksuasuaksuaksuakusa
      :D

      Excluir
  3. Eu não curto esses detalhes de maldade citados tão minuciosamente não
    me deixam perturbada, com o coração pesado
    ficaria dias pensando na pessoa mutilada
    não apostaria nessa leitura por isso :/
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É,,,, esse tipo de leitura é mesmo pra quem gosta de ler esses detalhes,Pepi.
      Muitas beijocas em você.
      PS.: Acredito que esse livro vai ser devorado pelos homens. em geral eles amam literatura assim.
      pronto, generalizei....rs :p

      Excluir
  4. amo livros de suspense, apesar de ainda nao ter lido nenhum serial killer ou rmance policial, gostei da resenha e nao conhecia o livro mais so pela capa já da pra ter uma ideia de como é o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que amando suspenses, Emannoelle, você vá amar esse livro... porque ficamos suspensos o tempo todo!
      beijocas em você.
      :)
      PS.: Bom ver seu rostinho aqui no blog!

      Excluir
  5. A história tem cara de ser bem forte e chocante. Não sei se terei coragem de ler,mas que fiquei curiosa a respeito, isso fiquei. pela descrição feita aqui neste trecho que você colocou, deu pra ter uma ideia da profundidade da trama e estou pasma. Vou pensar se vou ler ou não. Não quero ter pesadelos depois. rsrsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo!
      Esse livro me deixou curiosa e matei minha curiosidade.
      Qualquer pessoa que me dissesse, o que quer que fosse sobre ele não iria me demover do meu desejo de ler... só saciado com a leitura em si. :D
      beijocas, Beth

      Excluir
  6. Nossa, Telma! Ao ler a sua resenha quase tive a impressão que se eu torcesse o livro pingaria sangue...kkkk Esse enredo pegou muito pesado na descrição das cenas, não deixou a imaginação fluir ou até mesmo não poupou os leitores mais sensíveis (como é o meu caso). Sabe um livro de suspense que eu adorei? Cérebro, do Robin Cook. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bom... e eu não sou sensíveis às cenas mas....
      Vou procurar esse livro, Sabrina....
      muito obrigada, coisa linda!
      beijconas

      Excluir
  7. Telma Myrbach a partir de agora conte sempre com a minha presença por aqui. AMO literatura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sendo muito bom conhecer você, Sabrina!
      acho ótimo tê-la por aqui!
      :)

      Excluir
  8. Comprei Dália Negra no fim do ano passado, tentei começar a ler mas as páginas são brancas e com a letra MUITO pequena e como na época eu lia no ônibus da faculdade, não rolava. Mas livros desse tipo são meus favoritos e sim, eu adorei as descrições ali do quote kkkkkkkkkkkkkk tem coisas que eu não gosto que sejam muuuuito explicadinhas, mas no caso de assassinatos E sexo, eu gosto porque visualizo bem a cena.
    Entrou pra lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kemmy....
      É disso que eu gosto!
      De ver gostos diferentes...
      Então, posso dizer com certeza que vai gostar muito desse livro. Ele é melhor do que Dália Negra. ;)
      beijoconas em você

      Excluir
  9. Telma!
    É sempre assim quando vamos com ansiedade ler um livro, acaba aquém do que esperamos. Agora os leio sem esperar nada, assim posso me impactar.
    O livro tem realmente todos os ingredientes que espero de um bom livro no estilo e seria bem interessante de lê-lo.
    Ainda mais que o marido de Irene tem o nome do meu anjo da guarda, não tem como não desejar, né?
    “Tudo na vida acontece em função do melhor!Acredite, a sua amargura de hoje é, com certeza, a sementinha da sua alegria de amanhã!”(Mariluci Carvalho)
    Semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver a oportunidade de lê-lo, me diga o que achou, t´á?
      Opiniões diferentes da minha me fazem enxergar além.
      beijocas
      :)

      Excluir
  10. Oi!
    Assim que vi o livro a capa me chamou atenção achei bem misterioso já revelando um pouco do que posso encontra na resenha sobre o livro, sou fã dos livro policiais o começo me desaminou um pouco também não gosto dessas cenas muito descritivas acaba ficando cansativo e sem nenhum espaço pra podemos imaginar e entrar dentro da cena !!!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou um leitor voraz de livros com suspense, mistério, investigação e serial killer, logo me encantei por esse.
    Só pelo quote que fiquei boquiaberto pude ter certeza de é uma obra que preciso ter na estante, cenas bem descritas e com riqueza de detalhes iguais esses me fazem entrar de cabeça na história, chego a ver o personagem ou a ação, acho que é por ter feito estágio na área judiciária, tendo um contato muito direto com inquéritos, depoimentos, vítimas e vendo histórias reais, as vezes muito mais pesadas que a ficção, tudo isso me deixou ainda mais viciado em leitura desse tipo.
    Quanto ao começo mais lento, com um pouco de força consegue-se avançar e ser surpreendido, o nome também me faria ter essa confusão com o gênero, mas ao longo da leitura dá pra ir se acostumando, assim que conhecer esse serial killer, volto para debatermos melhor, espero que eu goste! rs

    ResponderExcluir
  12. David Galan, acho que você também iria gostar bastante de Cérebro, do Robin Cook. Li e recomendo!!!

    ResponderExcluir
  13. Sabrina, dica anotada, quero muito conhecer os livros do Robin assim como os da Tess Gerritsen que mistura medicina com suspense, vi que teve um lançamento mais recente chamado Benefício na morte, irei procurar por ambos, quero ler Cérebro também, assim que comprar e ler digo o que achei, obrigado pela dica. :)

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros de suspense *-* Também adorei a capa, não acho nada supérfluo ter adoração pelas capas e ter vontade de ter uma estante repleta de belezuras hahaha

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!