24 janeiro, 2015

Resenha: Robin Williams - a Biografia

 

O gênio e o calor de Robin Williams em um só livro!

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/01/resenha-robin-williams-biografia.html

 

 

Em 11 de Agosto de 2014, o mundo perdeu o comediante Robin Williams. Graças a seus papéis em filmes aclamados como Uma Babá Quase Perfeita, Jumanji e Patch Adams, ele se tornou o rosto mais genial da comédia para toda a família. Seu entusiasmo quase infantil era contagioso, invadia o espectador. Com seu improviso extremamente rápido e sua capacidade de enxergar graça em tudo, Robin era raro – um verdadeiro gênio da comédia que agradava igualmente a adultos e crianças. 
No entanto, por trás daquele riso havia um homem bastante problemático e uma tragédia viria a acontecer. Há anos ele lutava contra a depressão e o vício e, supostamente, estaria abatido por dificuldades financeiras e um recente diagnóstico da doença de Parkinson. 
Essa biografia intensa celebra o gênio e o calor de Williams, mas também tenta entender o que poderia ter levado um homem tão bondoso e talentoso a um fim tão trágico. Nas páginas desse livro estão a vida, o riso e a tristeza profunda do homem que fez o mundo sorrir.


Título: Robin Williams - A biografia
Autora: Emily Herbert
Número de páginas: 304
Editora: Universo dos Livros

Eu nunca fui tiete... mas quandou sou fã, sou ardorosa.

Sou fã de Robin Williams! 

Quando ele morreu, o meu coração se partiu em mil pedaços. 

Minhas dúvidas se somaram a de muitas outras pessoas, e a pergunta que mais latejava era o eterno clichê "Por que?"..."Por que?"..."Por que?".

Quando a Universo dos Livros lançou "A Biografia", quis lê-lo imediatamente e a quantidade de porquês diminuiu e deu lugar aos muitos "eu entendo"....
"eu entendo"...."eu entendo"....

Quanto mais eu lia, mais eu entendia.

Vocês sabem que esse blog é proibido de fazer resenhas que contenham spoilers, não sabe? É difícil demais resenhar essa biografia. Ao fazer a resenha me senti o tempo todo exatamente em cima da linha que divide a informação geral do spoiler mas, depois de reler, acho que tudo bem... não há spoilers, exceto pelo fato de que o mocinho morre no final. (escrevo isso com uma dorzinha fina no peito - eu perdi um amor!!!)

A Universo caprichou na confecção dessa Bio. Há fotos lindas na metade do livro, de diversos momentos da vida do artista.

O livro começa com um trechinho de "A Sociedade dos Poetas Mortos", dito por John Keationg, personagem de R.Williams.

"Carpe diem. Aproveitem o dia, rapazes. Façam as suas vidas serem extraordinárias."

Chorei demais nesse filme e, foi nesse exato momento, anos atrás que me apaixonei por Robin Williams, seu nariz imenso e seus olhinhos cheios de vida e de inteligência!

Em 11 de Agosto de 2014, R.W. foi encontrado morto em sua casa, aos 63 anos de idade e o Departamento de Polícia fez uma declaração que me deixou de olhos arregalados: "Suspeita-se que a morte tenha sido suicídio causado por asfixia". Como assim????? Enforcou-se???? POR QUE??????

As especulações foram desde que ele estava sem grana (isso me fez lembrar do Michael Jackson), ele abusava de álcool e drogas, ele estava com Depressão, ele havia sido recentemente diagnosticado com Mal de Parkinson, (tudo isso saiu em revistas e jornais). Enfim, esse livro nos mostra as possíveis causas do suicídio e nos conta desde a infância de R.W. Nos conta de sua excessiva timidez à sua ascensão meteórica como ator. Nos fala de seus casos, romances, amigos drogas e nos mostra muitos de seus pensamentos.

Depois de lê-lo, meu amor por R.W. aumentou... ele tornou-se ainda mais humano, ainda mais próximo.

Vou deixar você com alguns trechinhos do livro e com a dica: Você se emocionou em "A Sociedade dos Poetas Mortos"? Você riu muito em "Uma Babá Quase Perfeita"? Torceu pelo Oscar em "Gênio Indomável"? Consegue lembrar do sorriso de linha fina que havia no rosto de Robin Williams? Caso tenha respondido "sim" a qualquer uma dessas perguntas, esse livro é pra você... caso tenha respondido "não" a todas ou "não sei", você ainda assim pode identificar-se com a vida de alguém que, acima de qualquer coisa, e como qualquer pessoa, só queria ser feliz. (clichê? Sim! Sim! Sim! - sou maluca por clichês).

Um beijo, queridos.


"A velocidade da ascensão de Williams foi estonteante, mas também contribuiu para seus problemas. Qualquer um precisa de algum tempo para fazer as pazes com a fama, mas, quando ela acontece praticamente de um dia para o outro, a pressão pode ser quase insuportável. Para Robin, a realidade se transformava muito rápido - rápido demais."

"Fico impressionado e em choque às vezes", ele confessou quando questionado pelo The New York Times sobre sua fama. "Em certos momentos sinto como se pudesse voltar ao marco zero, agora. Passo por essas fases de ficar aterrorizado. Realmente não posso lidar com elas porque são debilitantes. Tenho que experimentar coisas novas - como Garp - e me esforçar. Você entende... a próxima chance. Porque meu maior medo é me tornar medíocre, voltar pelo mesmo caminho e fazer as mesmas coisas sem descobrir nada novo. Isso também vale para a vida. tento não ficar parado, esse medo de andar para trás, de me afundar em mim mesmo."

"A realidade é apenas uma muleta para as pessoas que não conseguem lidar com as drogas." - Robin Williams


"Você passa por momentos ruins, mas sempre vai acabar percebendo coisas boas às quais não prestava atenção." Robin Williams


Alguns momentos no programa "The Ellen Show" (compilação)








http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/01/resenha-robin-williams-biografia.html



Eu, Telma Myrbach, amo você, Robin Williams.





 


8 comentários:

  1. Gostando ou não dos personagens do Robin, acho que todo mundo sofreu um pouco.
    Principalmente porque alguém como ele "não poderia morrer dessa maneira".
    Ta ai mais uma lição pra todo mundo... Somos bem mais do que os outros podem ver (mais um clichê).

    Deve ser um livro lindo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, Luan....
      Eu gostava só do fato dele estar na tela... acho-o abusadamente carismático.
      Montes de beijos em você.
      Adorei o clichê. ;)

      Excluir
  2. Pach Adams... na foto acima. Perfeito!
    Quando vi a notícia fiquei um tanto triste, os melhores estão morrendo. E, pior, não há alguém que chegue aos pés dele para fazer filmes, pois substituir, ninguém tem como. Um ator incrível, e com uma história de vida, uma pena a depressão e drogas/álcool...
    Sou de assistir poucos filmes, mas sempre tento saber quem são os atores, e quando via que era ele, assistia mesmo sem saber do que se tratava. O humor que ele empregava em seus filmes não eram algo a desfazer de ninguém, nunca vi um filme dele que não passasse uma linda mensagem. Diferente de muitos que fazem filmes de humor, e acredite odeio ironia, e detesto comédia. E amava todos os filmes dele, todos. Uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cinthia....
      É como disse acima por Luan: o carisma dele na tela me fazia querer ver o filme.
      Ele era meu chamariz, não a sinopse.
      Uma pena a maneira como tudo aconteceu... mas nesse livro entendemos os porquês.
      Montes de beijos, sua linda.
      :)

      Excluir
  3. Oi, Telma! Como vai?

    Triste dizer isso, até contraditório mas aí vai: Adorei sua resenha!
    Apesar de ser relacionado ao Robin Williams (vida e obra), eu adorei mesmo.
    Já estou comprando por aqui. (Valeu a dica!)

    Beijos!
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Telma! Como vai?

    Triste dizer isso, até contraditório mas aí vai: Adorei sua resenha!
    Apesar de ser relacionado ao Robin Williams (vida e obra), eu adorei mesmo.
    Já estou comprando por aqui. (Valeu a dica!)

    Beijos!
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Telma, como você conseguiu resenhar uma bio de quem é fã, eu pessoalmente não conseguiria tal feito, e sem spoilers, o que é melhor ainda.

    Nunca fui fã deste ator, mas fiquei chocada com a notícia de sua morte, não esperava este fim trágico para uma pessoa supostamente alegre.

    Hug

    ResponderExcluir
  6. Ai Telma, sei exatamente como vc se sente!!!!
    Tbm passei por isso pelo incrível Robin, e também sinto a perde de vários outros humanos-mestres que passou pela vida!
    Como Freddie Mercury, Elvis Presley, e tantos outros! <3
    Mas eu sei que DEUS tem um lindo lugar reservado especialmente para eles!!!
    Enfim, eu não sabia da publicação desta biografia, mas vou já procurá-la! Sou muitooo fã dele e também quero muito entender o que realmente aconteceu com o Robin!
    De uns olhos com muita vida e amor. Talvez ele não tenha sabido disso, mas foi isso que ele sempre passou para mim...
    Beijos,
    Ana I. J. Mercury
    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!