07 julho, 2014

Resenha: Todo Dia

http://surtosliterarios.blogspot.com/2014/07/resenha-todo-dia.html
Resenha por Mallu


Editora: Galera Record
Páginas: 280

Diferente de tudo que já li até hoje, em Todo Dia, David Levithan nos apresenta A. Não é fácil falar de A, porque ao mesmo tempo em que é um personagem tão abstrato, ele também é muito real.

A acorda todo dia em um corpo diferente. Isso mesmo! Ele dorme em um corpo e acorda em outro, sempre da mesma idade e da mesma região do último corpo. Ele até já tentou ficar acordado pra ver o que acontecia, mas é bem pior sentir ser arrancado de um corpo que dormir e não sentir nada.

Uma ressalva importante! Estou me referindo a A como ele, porque infelizmente a tradução para a língua portuguesa não conseguiu manter a neutralidade em relação a questão de gênero masculino e feminino. Mas o autor criou o personagem com a intenção de não defini-lo. Homem ou mulher, alto ou baixo, branco ou negro, gordo ou magro... Nada disso importa.  A apenas é.

É bem interessante a maneira como A lida e respeita o corpo em que está, evitando julgamentos, afinal, ele está sendo a pessoa por apenas um dia e mesmo tendo acesso as memórias, ele não tem acesso aos sentimentos e ele não se vê no direito de julgar o que ele não conhece. Outra regra que ele mesmo se determinou é não interferir na vida do corpo: tentar seguir a rotina da pessoa por pior que possa ser.

Mas como já era de se esperar, ou pelo menos eu já esperava que acontecesse, A se apaixona. E o livro acaba girando em torno do seu amor por Rhiannon, menina que conheceu quando estava no corpo de Justin, namorado dela. E será que um amor tão improvável poderia se tornar real?  E é aí que o livro começa.

Os capítulos são divididos em dias, a narrativa é na primeira pessoa e o primeiro dia do livro é o dia em que ele conhece Rhiannon e daí por diante iremos conhecendo seus próximos corpos e as tentativas de A se encontrar com sua amada. Não é tão difícil porque ele sempre está a poucas horas dela. O único problema que isso acarreta é que ele começa a interferir na vida das pessoas em que ele habita. Por exemplo: a pessoa tem uma prova importante pra fazer na escola, mas A quer muito ver Rhiannon, então a pessoa entra no carro e dirige até a cidade de Rhiannon ao invés de ir pra escola. Vocês conseguem entender o que ele vai fazendo? Chega a um momento em que esses desvios tomam uma proporção inimaginável.

Quanto a Rhiannon, sinceramente, não conseguiu me conquistar. Achei a personagem chata, preconceituosa e em momento nenhum acreditei que alguma coisa fosse dar certo. E o pior é que A não percebia! Estava cego de amor. Desculpem o pessimismo diante desse relacionamento, mas o livro só não vai receber as 5 estrelas por causa dela. Com tantos personagens legais que apareceram durante o livro e ele escolhe a mais problemática e chata de todas?! Brincadeiras a parte, a história seria melhor aproveitada se essa obsessão de A pela garota ficasse em segundo plano.

E é claro que eu recomendo o livro. Totalmente mente aberta! O objetivo do David foi alcançado, uma vez em que ele conseguiu comover inúmeros leitores com uma forma única de se expressar e mostrar que o exterior e o biológico é o mínimo comparado a essência que trazemos em nosso interior. A mensagem é linda e sem dúvidas, é um livro que vale a pena ser lido!

 
Mallu

11 comentários:

  1. Ja li varias resenhas positivas desse livro, realmente deve ser um livro incrivel. mas eu nao gosto muito desse estilo de almas e coisas relacionados a isso, nao gosto de ler coisas do assunto :/ entao eu passo a leitura!

    ResponderExcluir
  2. Acho que entendo a obsessão pela a menina, pq era algo finalmente só dele, algo no mundo externo que ele poderia buscar. Mas não li o livro, mas parece ser realmente interessante.

    ResponderExcluir
  3. Mallu!
    Desde a primeira vez que li uma resenha desse livro fiquei bem intrigada com o enredo diferenciado e inusitado.
    Fico me perguntando por que A muda de corpo todos os dias? Qual o objetivo dessas trocas? Como consegue viver assim, principalmente depois que descobre o amor?
    Quero muito poder ler esse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Que livro curioso!!!!
    Fiquei totalmente instigada pela sua resenha. Parece que há um fundo Psicológico aí... Ou foi impressão minha?
    Você e suas resenhas instigantes! Me levou a ler Pausa e não em arrependi...rs
    Ótima resenha.
    beijos, minha gata!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Eu sempre via a capa desse livro pelos lugares, mas NUNCA tinha parado pra ler nenhuma resenha e sinopse...
    Gente! To em choque!
    Ele dormi num corpo e acorda em outro! :O
    Tadinho, se apaixona! Como pode dar certo isso? :O
    E ele ainda se apaixonou por um personagem problemático e preconceituoso, desculpa mas só penso em f#$@&!
    Só não cinco por causa da Rhiannon? Acho que já a odeio... :S
    Cara, to muitoooo curiosa pra ler! Quero ver como ele vai desenrolar isso! Será que ele vai conseguir amar alguém pra valer! :O Quero saber também se explica o por que disso...
    Obg pela resenha, nem diz muuuuito nem pouco, na medida! ;)
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da história, bem diferente, diria até original.
    Já havia visto a capa do livro, mas nunca tinha visto uma resenha dele e jamaz poderia imaginar algo desse tipo. Fiquei bem intrigada.

    http://www.conversasdealcova.com/

    ResponderExcluir
  7. Aah, esse é de longe o meu livro favorito de tooodos os tempos, sou completamente apaixonada por ele!
    Li ele no início do ano e até o momento foi o melhor do ano. Me apaixonei pela escrita do David Levithan, pela forma como ele consegue falar do amor de uma forma pura, sem pudor ou preconceito algum, quase que como pelos olhos de uma criança! Ao contrário de você eu gostei bastante da Rhiannon, simpatizei com ela desde quando li sobre o quanto Justin a menosprezava e ainda mais quando vi o quão bem ela soube lidar com A (no início nem tanto, mas no fim sim), e me gostei ainda mais dela quando ela ajudou o A com um de seus corpos (sem spoilers, mas pra mim foi uma das melhores partes do livro).
    Enfim, vou parar por aqui antes que eu acabe resenhando o livro também...

    ResponderExcluir
  8. Mallu, tenho esse livro e ainda não animei lê-lo. Sei que todos os que leram amaram. Várias resenhas positivas, e espero que quando for lê-lo goste também.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha,to curiosa sobre a história '-'

    ResponderExcluir
  10. Preciso parar de ler as resenhas, vou falir e comprar a livraria inteira desse jeito! HAHA

    ResponderExcluir
  11. Eu ameiiiiiiiii tanto esse livrooo, fiquei encantada pela foram que o David escreveu essa história..se tornou um dos meus livros favoritos...amei sua resenha pq vc conseguiu captar a ess^ncia da trama...bjssssssss

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!