11 maio, 2014

Resenha: Foi Assim Que Te Amei






Foi assim que te amei — Adriana Brazil

 

Resenha por Cinthia
 
Série
Livro 1
360 páginas
Adriana Brazil
Novo Século



Meus lábios vacilaram ao sentir os seus. A linha tênue entre meu desejo e meus valores se esvaíram, esqueci-me das indagações, meu sonho estava diante de mim. Senti arrepios por todo o corpo, seu beijo afluía paixão e carinho, esquadrinhando meus lábios de forma sedenta, meu coração foi persuadido por uma onda de desejo perene, que o fazia bater descompassado, ele se perdeu no ritmo certo, se houvesse uma música soando, talvez daria a ele um compasso, porém aquela batida era nova, a única que desejava continuar sentindo.


Com expectativas, como toda garota para o primeiro dia de aula na universidade, Helen Castilho inicia suas aulas do tão sonhado curso de letras. O começo de sua vida profissional parece bastante promissor, ela se destaca na escrita e chama atenção de colegas e professores, que logo a veem como a possível eleita a dar continuidade a um projeto iniciado por um garoto chamado Andrew que sofrera um acidente e que abandonara tudo após o ocorrido.
Quando digo tudo, quero dizer que ele não apenas abandonara o projeto, mas a universidade, seus sonhos e principalmente sua vida, se trancando dentro de casa, deixando ser visto somente pelos seus dois amigos: Richard e Alan.
Helen passa a ler a história iniciada por ele, com o intuito de continua-la, e se vê completamente envolvida pela história e pelo seu escritor. Fica tentando entender o garoto que deu origem aquela história e o motivo de sua desistência, e assim, acaba buscando informações sobre ele e se vê envolvida pelo misterioso Andrew Gamberini.

O amor consegue, por si, ser dito por variações, expressões, provocando em qualquer indivíduo uma ação e uma reação. Certamente, cada um encontra a sua. Minha versão? O amor não se explica, simplesmente se vive.
Andrew Gamberini em O Príncipe e a Plebeia.

O romance desenvolvido é doce, cativante, bonito, uma lição de vida, de coragem, e que mostra verdadeiramente o amor. É tão fácil amar quando tudo vai bem, quando somos lindos e perfeitos. Mas, o verdadeiro amor não se inicia ai. A autora mostra isso perfeitamente no amor de Helen em cada página, ao manifestá-lo da forma mais pura que uma pessoa pode dar. Esse sentimento é tão notório na personagem que ela o utiliza em todos que a cercam, e isso a transforma em uma garota diferente - cheia de valores ultrapassados pela sociedade atual -, mas é o que a mantém inteira como pessoa e ser humano. Essa parte da personagem é muito linda. Alguns podem taxá-la como uma garota certinha demais, com uma vida perfeita, sem problemas, com uma família estruturada por demais, difícil de acreditar ser existente.
Entretanto, a criação que seus pais deram para ela a constituiu assim, e esse sentimento pela vida irradia e transborda na fé que ela possui. Essa fé caracteriza no maior sonho que ela já teve na vida, mas para Andrew passa ser o motivo da sua existência perdida há muito tempo.
Sigo o blog da Adriana Brazil, e fiquei muito feliz por receber um feed dizendo:


Quando Outono de Sonhos foi publicado em 2009 eu não tinha noção de muitas coisas que hoje eu tenho. ..., se fosse hoje eu teria trabalhado mais no texto e lapidado um pouco mais a minha escrita. Contudo, erros fazem parte de qualquer aprendizado.
Pensando nos meus futuros leitores, ano passado resolvi reescrever Outono de Sonhos, a história em si não mudou, vários trechos não modifiquei uma vírgula, mas o texto precisava amadurecer mais um pouco e principalmente se enquadrar com os outros volumes da série.

Retirado do post, Outono dos Sonhos 2ª edição, http://www.adrianabrazil.com/ , 24 de março de 2014


Como já li o segundo livro, Inverno de Cinzas, o amadurecimento no texto foi algo notório e que havia sentido falta disso no primeiro livro. Então, ao receber essa notícia acima fiquei muito feliz, já que foi esse o motivo de eu tirar uma estrela na hora da avaliação.
A história é bonita, de superação não só de obstáculos, mas de crescimento pessoal dos personagens. Para os que acharem Helen antiquada vão perceber que seu personagem cresce durante a escrita - no livro seguinte -, sem deixar seus valores e a autora conseguiu mostrar que o maior valor em alguém está em ser a si próprio em qualquer circunstância, que nosso compromisso é com a vida, não com que os outros pensam. Que quando nascemos, fazemos um enlace com a vida e aceitamos que a viveremos dia após outro na tristeza, ou na saúde, na alegria, ou na doença, e que a esperança e a fé é algo que faz respirar mesmo nos momentos em que o fôlego está contrito. O incrível foi ver a autora pegar uma personagem que parece ser tão ínfima e conseguir alcançar seu objetivo com maestria.
A escrita da Adriana Brazil é maravilhosa. Ela trabalha bem as palavras, não é uma escrita rebuscada, mas as utiliza em um português em que a suavidade da história é passada.
A capa é bela, a cada inicio de capítulo há um detalhe exposto em forma de folha do outono. Encontrei poucos erros, e preciso informar que a própria autora quem fez as capas. As capas que ela faz me fascinam, ela trabalha bem a luminosidade e o contraste entre cores, se deixar, passo horas olhando a clareza da paisagem e a suavidade da modelo. A segunda edição será lançada em Junho de 2014. Em janeiro ficou entre os 50 livros mais vendidos na saraiva, em 43º lugar e só saiu porque o estoque acabou.
Amei esse livro, indico a todos que amam romances, e para aqueles que procuram uma história de superação e um grande ensinamento de humildade; acredite, não irá arrepender-se. O difícil vai ser ler um e não ter o outro em mãos para dar continuidade!
  
Abaixo o book trailer do livro:



Cinthia
               http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-tentacao-ao-por-do-sol.html


20 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas parece muito bom, gosto desse tipo de história! Quero ler.... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aguardando a segunda edição Luiza. A história é linda, e não sei se a história do livro, ou a história que o Andrew criou no projeto. É bem interessante essa parte do livro.

      Excluir
  2. Gostei da resenha, parece que é realmente um livro que vale muito a pena de se ler.
    É uma pena que eu esteja com tantos livros estocados em casa, mas quem sabe numa futura compra ele não venha parar nas minhas mãos, né?
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante, e se tiver oportunidade leia. Beijos.

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, mas não o Curti, Pq não gosto do gênero, então não leria .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando não gosta do gênero, então não dá mesmo Jessica, ainda mais por ser um romance bem doce, mas sua sinceridade é ótima. Gostei muito disso, obrigada.

      Excluir
  4. Own, um livro com uma protagonista chamada Helen??
    Louca para ler! Esse é mais um que entrou para minha lista haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, coincidência! Gostei!
      É bonita a história e compensa, no livro 2 se apaixona se vez por Andrew ou pelos amigos dele, pela história, ou por tudo. Ainda estou tentando saber do que mais gostei. E aguardo o terceiro livro da série. Leia sim, beijos.

      Excluir
  5. A história parece ser apaixonante, preciso arrumar tempo para lê-la ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, a história do Andrew no livro é linda! E ele, impossível de não apaixonar pelo personagem dele. Creio que o sonho de muitas garotas é ter um namorado do jeito dele.

      Excluir
  6. Cinthia, parabéns pela resenha! Ela conseguiu ser tão doce quanto o enredo parece ser. Eu adorei a história, parece ser um romance leve, cativante e humano. A capa é maravilhosa, muito bem feita. É muito bom quando percebemos a evolução da escrita de um autor, não é mesmo? A leitura se torna mais gratificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Sim, amo ver esse crescimento também Ingrid, e a Adriana Brazil revelou ser uma escritora humilde. Amei a posição dela, os arranjos, e sua resposta para com o público alvo de sua obra. Estou louca para ver a segunda edição!

      Excluir
  7. Me interessei porque curto essas historias de superação, com lições e conteúdo bonito.
    Vou procurar o um!
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, Andrew passa por muita coisa que ele precisa superar, são várias marcas, são superações encima de superações e a Helen precisa se superar para conseguir alcançar a si própria e a ele ao mesmo tempo.

      Excluir
  8. Romance não é muito minha praia, mas a capa desse livros é perfeitamente linda, e a resenha é muito boa, fiquei com vontade de ler ele sim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, sou apaixonada pela capa! A autora constrói umas capas maravilhosas. As vezes paro para ler algumas das que ela fez, no blog dela, ela comenta sobre isso. E todas possui uma luminosidade, o contraste é perfeito! Até em algumas que são mais sombrias, ela mostra isso, não sei como ela faz!

      Excluir
  9. Ouço falar muito da autora e muito bem, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros.
    Gostei da resenha e a capa é linda.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não sou fã de romances mas uma história de superação é sempre bom! :)

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!