28 janeiro, 2014

Resenha: O Coração dos Heróis


O Coração dos Heróis — David Malouf

Resenha por Isa


Sinopse - A batalha entre gregos e troianos não termina em chamas. Existe sofrimento, tristeza e redenção no coração dos guerreiros. Quando todos acreditavam que as chamas que engoliam Troia eram o pior a se esperar, eis que Aquiles, possuído pelo desejo de vingar a morte de seu tão estimado Pátroclo, mata Heitor e arrasta seu corpo durante onze dias em sua carruagem, perto das muralhas da cidade. Nenhum grego - ou troiano ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia, que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho. Um poderoso romance sobre a guerra de Troia, em que os humanos são muito mais que joguetes nas mãos dos deuses e no qual os sentimentos disputam acirradamente o domínio sobre o coração de cada grande guerreiro em campo de batalha. 

Difícil falar desse livro, não só pelo simples fato dele me prender e me levar a época dos acontecimentos, mas também por várias vezes eu estar assim “de bobeira” e pensando em Aquiles e em Príamo, em costumes impostos pela sociedade e “deuses” onde homens principalmente guerreiros e reis jamais deveriam desmontar seus sentimentos,dores,anseios,desejos e igualdade.

Hécuba, a esposa de Príamo, é uma mulher de personalidade forte, inteligente e sofre com a morte de seu filho Heitor, morto a onze dias e mesmo assim seu corpo feito de “refém” por Aquiles, o qual fazia questão de arrastar todos os dias o corpo de Heitor preso em uma carruagem fazendo com que seus membros fossem sendo despedaçados no trajeto e no final de sua sádica e doentia maneira de vingar a morte de seu melhor amigo e irmão de criação Pátroclo.

Esse livro retrada bem o coração dos verdadeiros heróis, o titulo condiz perfeitamente com a narrativa,me fazendo sentir pena,chorar,ter raiva e amor por todos os homens dessa história ... Me coloquei diversas vezes no lugar desses heróis, senti suas dores e perdas, senti pena por eles, pelo simples fato de jamais terem demonstrado o verdadeiro afeto de pai para filho,de marido para esposa, de irmão para com irmão.

Não tenho muito que escrever desse livro, ele realmente mexeu comigo, me levou a uma época onde sentimentos não poderiam jamais serem demonstrados,onde homens e mulheres sofriam calados a perda de seus filhos e rezavam aos deuses por dias melhores,por guerras menores, por mais amor e vida longa.


Esse livro merece 5 estrelas, e indico para todos, um livro gostoso, fácil e muiiiito booom!!!

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2014/01/indomavel-nick-vujiciv.html 
Isamara

11 comentários:

  1. Oi Telma, tudo bem?

    Não conhecia esse livro. Gosto de personagens com temperamento forte e decidido. Odeio aquelas que ficam chorando por tudo. Legal saber que o título do livro descreve bem o conteúdo. Fiquei curiosa para ler.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse livro, parece muito bom Isa. Ainda mais para mexer tanto com você. Sem falar que amo livros que retratam a cultura grega.

    ResponderExcluir
  3. uhhhh... gostei dessa sinopse, boa resenha, gosto das histórias épicas, gregas, e esse livro parece bem interessante. Lista de desejos.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é realmente ótimo,vale a pena mesmo ler e sentir na pele ;)

    ResponderExcluir
  5. Sabe que esse livro está sempre em promo no submarino e eu nunca dou atenção? Mas agora sabendo do que se trata vai p/ lista de compras!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro que pela capa não dava muita coisa, é bom saber que há muito mais nele. Amei!

    ResponderExcluir
  7. Gostei. Livros que populam nossos pensamentos ao longo do dia são sempre bons!

    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa q aprendi com o passar do tempo "Nunca julgue um livro pela capa" rs

    ResponderExcluir
  9. Essa parece uma leitura boa! Eu gosto desse tema :D

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quase comprei esse livro na minha ultima compra online mas desisti no ultimo minuto. Vai voltar pra lista de próximas compras! :)

    ResponderExcluir
  11. Interessante, mas não faz muito meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!