29 novembro, 2013

Resenha: O Momento Mágico


O Momento Mágico — Jeffrey Zaslow

Resenha feita por Mallu Marinho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
                  
“O Momento Mágico” é diferente de tudo que já li. Pra começar, não é um livro de ficção: as histórias relatadas no livro são reais, ainda que enquanto você leia, lhe pareça uma história ficcional. Não é um livro sobre loja de noivas ou casamentos... É um livro sobre amor.

“Por trás de cada vestido há uma história”
Em “O Momento Mágico” conhecemos a Becker’s Bridal, localizada na pequena cidade de Fowler (Michigan, USA). Essa loja foi fundada em 1934 e vêm sendo administrada pela família Becker por quatro gerações, tendo vestido mais de cem mil noivas.
E como o trechinho aí em cima diz: cada noiva tem sua história e o livro nada mais é do que uma união de relatos de noivas que já passaram por ali formando uma coletânea tão rica em emoções que é impossível você não se envolver em cada história.
Os capítulos são curtos e a leitura flui de maneira rápida. A história é intercalada entre a história da família Becker em todas as suas gerações e nas histórias das noivas que passaram por ali. Histórias que nos despertam risos ou lágrimas, mas que de uma maneira ou de outra, toca no nosso íntimo.

“-Como vou saber se é o vestido certo? - Ela pergunta para Mona, a vendedora que está lhe atendendo.
-Você vai saber - Assegura-lhe Mona. - Normalmente, quando você entra na Sala Mágica e começa a chorar... é o vestido certo.”
O que torna a BB diferente de qualquer outra loja de vestidos de noiva é a Sala Mágica. Antes de virar uma loja, o prédio era um banco que devido a Depressão de 1929 faliu. Logo no começo o cofre era usado como depósito de vestidos velhos, fora de moda, etc. Mas quando Shelly (terceira geração) assumiu como dona, teve a ideia de colocar espelhos em todas as paredes de um modo de que quando a noiva sobe no pedestal com o vestido de noiva que pode ser possivelmente o escolhido, ela vê sua imagem refletida infinitamente.

O nome "Sala Mágica" não é em vão.

Mas você pode estar se perguntando: o que levou o autor a se mover até ali e se aprofundar na história dessas noivas?  Mas essa é uma pergunta respondida logo no capítulo de introdução e não podia ser um motivo mais sensível e tocante:
“Minha mulher, Sherry sabia que eu pesquisava una forma de escrever um livro sobre a melhor maneira de todos nós demonstrarmos o amor por nossas filhas hoje. Eu queria usar critérios culturais para oferecer uma noção bem estruturada do que as palavras “eu te amo” transmitem nessa época  mutante em que vivemos. Eu podia visitar maternidades, estúdios de dança, bailes de pais e filhas, ou spas onde mães e filhas se reúnes. Havia muitas possibilidades. [...]
“Existe algo em um vestido de noiva...”, disse me Sherry.
Foi então que considerei, pela primeira vez, ambientar este livro em uma loja de vestidos de noiva e dar voz a um punhado de mulheres notáveis às vésperas de seu casamento.
Eu estava disposto a ir a qualquer lugar do país para encontrar a loja certa e as histórias certas. [...] Não precisei ir longe e nem pesquisar muito. Na minha primeira visita a Becker’s, senti que era um lugar que poderia iluminar os aspectos pungentes da jornada de uma mulher até o altar. Foi quando eu soube que a história que desejava contar sobre todas as nossas filhas estava ali — nas paredes, nos espelhos, nas araras e, principalmente, naquela sala no alto da escada.”
Confesso que me emocionei bastante em algumas partes do livro e até chorei em alguns momentos. Conheci noivas que estavam se casando pela segunda vez, outras que estavam se casando virgens, algumas que superaram muitas coisas até chegarem ali e é impossível não tirar uma bela lição de vida ao terminar de ler.
 
Infelizmente, o Jeffrey faleceu em um acidente de carro em 2012 (o livro foi publicado em 2010), mas tenho certeza que ele aprendeu muita coisa sobre o amor, sobre família, sobre amizade, carinho, coragem, superação e conseguiu transmitir a mensagem que queria.

A capa é linda, a diagramação está de parabéns ainda que eu tenha encontrado alguns errinhos durante o livro, mas nada que afete a história e bom... Mais um livro que entrou para os meus favoritos e melhores leituras de 2013. Recomendo e vou além, é uma leitura obrigatória pra qualquer pessoa que quer tirar uma lição de vida ou apenas se emocionar. 

P.S.: Aprendi muito sobre o mundo das noivas e sobre a magia dos vestidos, então também indico para quem está prestes a se casar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcOHKMTTmju1hMCeDlUXQIbWbld55eo8-67ti1KBRJ1Zu9FToxkgF6SJGEpMeagHcpIO2l5HVqionDVL4xJs7dyJIRS4ReFGv4R2rsHCK8apJMD4OIqa7g-cmzzqXssFE0UnYeXRb9udUL/s1600/5estrelas.gif
 Mallu Marinho

9 comentários:

  1. Adorei a resenha! Preciso dizer que normalmente não me interesso por esse tipo de livro,mas a Mallu escreveu essa resenha com tanta paixão e entusiasmo que acabou passando para mim. Estou morrendo de vontade de ler esse livro,acabou de entrar em um lugar especial na minha lista de "futuras aquisições".
    Você escreve muito bem,srta. Marinho haha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou surpresa! Sempre que via esse livro pensava ser algo mágico, como em magia, algo de ficção total.
    Acho as cores da capa linda! E como não querer ler após ler sua resenha. Eu já queria e agora mais ainda!

    ResponderExcluir
  3. WOW!!!
    Que delícia de resenha! Relembrei parte do meu momento mágico quando vesti meu vestido de noive e fiquei extremamente curiosa pela leitura dese livro.
    Mallu, suas resenhas abalam Bangu!
    Você escreve extremamente bem! (me avise se eu estiver ficando repetitiva)
    :p
    Beijoconas

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, achei bem interessante, mas não sei se vou ler, não é bem o meu tipo de livro

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaaaaaaaah .. quero uma loja dessas quando eu casaaaaaaaaar ..
    e quero ler esse livro antes de casaaaaar .. kkkkkkkkkkk
    adoreeeei ..
    Parabéns Mallu .. nos deixou com vontade de quero mais :D

    ResponderExcluir
  6. Fiquei emocionada, não me casei com vestido de noiva e todo o pacote, nunca julguei ser importante para minha vida, não mudei de ideia, amei minha cerimônia simples, mas sou muito romântica e agora que tenho uma filha, me "peguei" sonhando com tudo isso para ela. Mas é ela que vai decidir sua vida, poxa ela ainda está com 2 anos. Viajei!

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro é linda e parece ser bem emocionante mesmo. Fiquei até com vontade de casar de novo rs :)

    ResponderExcluir
  8. A capa do livro é MARAVILHOSA! sou apaixonada por ela. ♥

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!