20 agosto, 2013

Resenha - Os Filhos do Jacarandá

Os Filhos do Jacarandá - Sahar Delijani



Esse livro inteiro me comoveu.

Arrancou de mim os mais diversos sentimentos: gratidão por estarmos tão longe da realidade Iraniana,  pena pela sociedade Iraniana da época, compaixão (impossível não sentir),  admiração pela força dos personagens que ansiavam por algo que sabemos ser direito de cada um de nós: liberdade!

Sahar Delijani é mais que uma escritora comum: é uma artista! Uma poetisa e uma pesquisadora. O trabalho envolvido na realização do livro é quase palpável. É impressionante.

Mais do que conhecer a realidade que ela apresenta, eu “vivi” essa realidade. A capacidade de escrever sobre ações, sentimentos e expressões da autora é tão grande que, por muitas vezes reli o parágrafo, só para senti-lo novamente.

Suspirei. Fechei os olhos. Chorei. Sorri. Senti alívio. Senti muito medo porque, estar na pele da personagem principal, é inevitável.
Azari.

Essa foi a personagem que me causou mais impacto (muito embora não tenha sido a única).

Imagine você, grávida (se for homem, imagine-se assim mesmo... carregando um ser dentro de si, ok? Fechado? Certo, então, prossigamos)... você grávida e prestes a dar a luz. Alegria? Não. Puro medo! Você está na prisão. Sua carcereira a quem todos chamam de “Irmã”, não tem a menor compaixão. Não tem a menor simpatia. Sua vida depende única e exclusivamente de seus esforços, sorte, fé, enfim... de qualquer coisa alheia ao seu controle.

Levam-na para um hospital há quilômetros de distância da penitenciária onde está encarcerada (ainda está se colocando no lugar dela, né?), sua bolsa rompe e o hospital diz que é impossível atende-la. Você é dirigida a outro hospital, sem certezas. Só com dor. Muita dor. Você sente que seu filho está nascendo.

Pois bem, é assim que começa essa história fascinante que é Filhos do Jacarandá. Uma história que entrelaça a vida de três gerações.
Fiquei afeiçoada pelos personagens das diversas gerações. Pela força em manter a árvore interior com vida.... cheia de folhas e com raízes profundas.

Deixo  vocês com alguns "quotes" e com a certeza de que esse livro, tem profundidade.

“Mas o mundo exterior desaparecera depressa à medida que piorava a dor de Azari. Ela não era mais capaz de ouvir, nem tinha consciência do que havia ao seu redor. As ondas de dor haviam-na atirado num espaço onde nada mais existia, nada além de uma agonia tão aguda e inacreditável que não parecia mais ser parte dela, e sim uma condição de vida, um estado de ser. Ela não era mais um corpo, era um espaço onde tudo se retorcia e se contorcia, onde a dor, pura e infinita, era soberana.” Página 12 e 13

“Três em um, como os galhos de uma árvore, do pé de jacarandá em seu pátio. Não se podia dizer onde terminava a árvore e começavam os galhos. Assim eram as três crianças: a árvore dos seus galhos.”  Página 58


“Os dois corpos se esticam e põem as cabeças no colo de Leila, um de cada lado. Ela estende as mãos para a juventude de seus cabelos, acariciando-os. Eles se entregam ao seu toque como árvores sedentas de água. Sua voz flui devagar da garganta e se expande pela sala, contando aos dois a história de amor de princesas persas e seus pobres e belos amores.” Página 130

“Seus olhos sombrios têm um brilho gentil, triste, cheio de intensa mágoa. Ele a puxa para seus braços, num abraço firme, tão apertado que quase dói. Mas ela gosta da dor, da sensação de ter os ossos amassados entre aqueles braços robustos e o peito. Encosta-se mais nele, o corpo é percorrido por um tremor. Então, ele se inclina e ensaia um beijo em seus lábios molhados. Ela inala o ar quente que vem dele, quente, hesitante, como se testasse as águas antes de mergulhar.”

PS.: Caso você encontre erros ortográficos ou gramaticais é porque eu ainda não revisei a resenha! ;)


Título: Filhos do Jacarandá
Autora: Sahar Delijani
Editora: Globo Livros
Páginas: 232

17 comentários:

  1. Que história linda e que escrita poética...
    Adorei a resenha!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gata...
      é dor e felicidade em forma de poesia e prosa.
      beijoconas em ti tmabém.

      Excluir
  2. Já amei a história, quero muito ler! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha. é a primeira que leio sobre o livro que até esse momento, me era totalmente desconhecido. Já anotei para leitura futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari,
      eu acho que você irá gostar muito de lê-lo.
      beijocas
      :)

      Excluir
  4. Oi, Telma!
    Quando li o titulo e vi a capa imaginei que não ia gostar nadinha, mas sua ótima resenha me convenceu muito, senti a emoção hahaha
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve ser muito tocante. Presa, grávida, dando a luz sem as mínimas condições não é algo muito digno.
    E sei lá, a cultura é diferente, essa criança, o que será dela?

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito desse livro, e a vontade de lê-lo aumenta mais

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa resenha. Fiquei morrendo de vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  8. deve ser triste... hum... to fora. de triste já basta a vida. :(

    ResponderExcluir
  9. Que lindo, é a primeira resenha que leio desse livro, parece ser bem tocante.

    ResponderExcluir
  10. Me emocionei só com a resenha, o livro então, até imagino!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Já havia me interessado quando vi a capa, que é linda, agora fiquei com mais vontade ainda de comprar.

    ResponderExcluir
  12. Achei que você colocou bastante emoção na resenha e fiquei curiosa pra ler o livro e ver se é tão bom assim! eheh
    Me chamou bastante atenção essa capa e o título também! Acho que isso influencia bastante na hora de escolher um livro pra ler! :D
    Gosto bastante dessas história inspiradas em pessoas reais e em locais reais, sobre conflitos emocionais e culturas diferentes da nossa!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, parece um livro bem sensível, acho que vou gostar

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!