07 abril, 2013

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas

 
Telma (euzinha) com o seu e o meu exemplar

O Encantador de Emoções

Saiba o que eu achei, econtre dicas para participar do sorteio de um exemplar e me dê sua opinião!



Supernova – O encantador de Flechas – Renan Carvalho
Livro 1 – Editora Novo Século

Meu resumo:


Cercada por muros e proibições, Acigam destaca-se do resto do mundo por sua falta de conhecimento científico. Seu retardo no avanço da tecnologia é notável. Fora dos muros a Ciência já atingiu patamares que permite o controle das 18 energias presentes nas Leis que regem o mundo: Fogo, Ar, Luz, Água, Terra e Trevas e mais 12 secundárias que são apresentadas no decorrer da história.
 

O sossego de Acigam é quebrado por revolucionários que decidem agir ao invés de sucumbir às ordens repressoras dos Líderes da cidade e, não apenas estudam magia (controle das energias), como também planejam modificar o futuro da atrasada Acigam.
 

Alheio a toda essa rebelião, com toda a energia e curiosidade que a juventude exibe, Leran aprende secretamente a arte de dominar a energia com seu avó, depois das aulas.
 

O dia em que Leran recebe um elogio do seu professor, é marcado não apenas pelo presente de um arco e flechas, como também por presenciar um assassinato muito diferente dos comuns: um assassinato onde a magia em sua grandeza e poder, foi vista pela primeira vez pelo protagonista, o que selaria o início de sua já fomentada revolução interior.
 

Ele, em sua sede de aprender magia, percebe que o conhecimento liberta, mas para ser livre é preciso enfrentar a possibilidade da morte.
 

Minha opinião:


UAAAU!!!!!
 

É exatamente assim que defino Supernova! WOOOOOOOW!
 

Supernova me deixou sem fôlego, à medida que fui lendo (deliciada) sobre a manipulação das energias e suas consequências, experimentei várias delas. Senti raiva, desespero, carinho, empatia, antipatia e melancolia. Senti idenficação com Leran e com Judra (dentre outros). Tive meu interior chacoalhado pelo encantador de emoções, Renan Carvalho.
 

Quem me conhece sabe o pavor que eu tenho a spoilers. Terminei esse livro com vontade de soltar spoilers por todos os lados. Estou me policiando nesse momento (MUITO!) porque estou louca de vontade de contar pra você os pontos altos de cada um dos capítulos mas... “no way”!!!! Você tem que ler pra crer!
 

O que posso adiantar é que cada uma das quatro partes surpreende. Cada uma delas dá uma aula, cheia de didática (de primeira qualidade), sobre Ciência, Sociologia, Psicologia, Política e Magia. Mesmo que você não queira, a reflexão é constante.
 

Trechos deliciosos:


O Prólogo é uma beleza à parte: a história de como os deuses Terra, Ar, Água, Fogo e Treva, entediados, resolveram criar juntos o Mundo é ma-ra-vi-lho-sa. Olha o trechinho do final da criação, onde a deusa Treva faz o “grand finale”:
 

“A partir daquele momento, a esfera teria as mesmas proporções de luz e sombras, de frio e calor, de alegria e tristeza, de bem e de mal... Sem deixar que os irmãos percebessem, ela despejou, em cada pequena parte do mundo, um pouco de trevas”. ( p.12)

“Ao me olhar, o assassino inclina a cabeça para o lado e mostra os dentes, como se sorrisse para mim. Ele pode ver minha expressão de medo e parece se deliciar com isso. A criatura agacha e chega com a cara mais próxima ao meu rosto, permitindo-me sentir o odor horrendo que exala de sua boca...
... Ele passa a longa língua na lâmina, mostrando o quanto aprecia esse momento, sorri novamente e, em um movimento brusco, crava a arma no meu peito.”
(p.34)

Observações Gerais


Leran narra quase toda a história. Eu disse quaaaaaaaaaaase... esta foi outra coisa que amei! Ver sob diversas óticas. Enriqueceu o conteúdo já farto em qualidade.
 

A diagramação está abusada (boa demais).
 

O tamanho da letra? Ideal até pra mim que uso óculos para perto.
 

O autor me surpreendeu positivamente (demais!). Eu já esperava que o livro fosse bom ao assistir ao vídeo de entrevista que o blog Livro com Dieta fez com Renan. Ele é articulado pra caramba e sabe contar uma história. Soube aguçar minha curiosidade. Eu já apostava que o livro seria bom, mas é mais que isso: É maravilhoso!
 

Público Ideal? O público inteligente, que não seja preconceituoso (mente aberta a novos horizontes) que goste de magia (em todos os sentidos da palavra), de metáforas e de boa escrita. Isso independe de idade.
 

Ao final o livro traz um apêndice, com os personagens e com verbetes e pontos interessantes da cidade de Acigam.
 

E quando você, já com saudade do livro, pensa que acabou, descobre que o final é só o início! O início do segundo livro: “A Estrela dos Mortos”.
 



 




31 comentários:

  1. Telminha eu sou supeita, em dar uma opinião, pois Amo todas as suas resenhas; pois elas são exclarecedoras, das duas uma: depois que eu leio a sua resenha, saio correndo desesperada para adquirir o livro ( esta resenha fez isso comigo, tbm qero ler este livro ); ou puxa vida preciso ler este livro um dia. Sua resenha está Ótima, amei a capa deste livro e é o tipo de história que eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvinha, amiga querida!
      Fico muito feliz que o objetivo da minha resenha tenha sido alcançado!
      Tenho certeza absoluta que você vai amar esse livro... até porque, amamos magia, né? Magos, bruxos, feiticeiros... amamos!
      beijoconas em você.

      Excluir
    2. Telmaaaa, tua empolgação com este livro nos atinge no momento da leitura da sua resenha, nem memo a parte técnica (diagramação...), vc conseguiu deixar de lado.
      Não tem como ignorar este livro apartir de hoje.

      Hug lindeza =D7

      Excluir
    3. tu é uma goxtosura, Marcinha!
      Hugs and kisses
      :-B

      Excluir
    4. Telma adorei perfeito a temopos não me inspirava lendo parabéns pela resenha

      Excluir
    5. Nevis!
      Você é um queridão!
      :)

      Excluir
  2. A resenha está boa, eu só não gostei de uma coisa... quando eu li, achei que Acigam fosse uma pessoa, aí fiquei meio confusa. Mas depois de um tempo deu pra entender que era uma cidade.

    De resto: matou a pau!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas eu comecei: "cercada por muros".... huahuahuahua... não podia ser uma pessoa, né Nanda Cris?! :D
      Super valeu seu comment!
      *beijo estalado*

      Excluir
  3. Muito boa a resenha Telma!
    Conseguiu dar sua opinião sem dar nehum spoiler e ainda aguçou minha curiosidade. Como disse antes, vou comprar o livro com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu lindo!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Espero que você goste do livro tanto quanto eu gostei!
      :)

      Excluir
  4. Telmitcha meuu amor, q delicia de ler essa resenha, sua empolgação e a maneira q vc descreveu o livro me deixou simplesmente sem folego, com aquele gostinho de quero mais q vc tem o dom de fzer acontecer ... E é lógico que esse ja esta na lista dos livros a comprar!

    :-bd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você... que consegue captr tão bem minha empolgação... O que dizer disso? Sua... sua... altamente sensível e perspicaz!
      um beijo carinhoso.
      Tenho certeza absoluta de que você vai amar, Isa.

      Excluir
  5. Gostei muito da resenha, Telma! Fiquei supercuriosa com o livro!!! E o mais legal é que aparentemente não tem spoiler... a pior coisa e ler uma resenha e neguinho contar tudo que acontece, a gente perde até a vontade de ler! Mas no seu caso, não! Foi o contrário, aguçou a curiosidade. Eu entrei no site dele e tinha o prólogo em algum lugar e eu achei super bem escrito também! A história dos deuses da terra, água... ar... Putz, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy, coisa gostosa da Telminha!
      Que bacana que ficou com vontade de ler!
      Eu jamais deixaria escapar spoilers! Fico "P" da vida quando leio uma resenha com um.
      Pois é... essa abertura com a narrativa da obra dos deuses é demais mesmo!
      Super beijo em você.
      *smack*

      Excluir
  6. Telmaa! Assim você nos mata de curiosidade! Sua grande adoração pelo livro me contagiou também! Supernova parece algo totalmente único e prazeroso, gostaria de sair agora daqui desta cadeira e correr para comprar (mas acho que sair agora ás 01:07 da madrugada não seria muito legal rsrsrs). Já ouvi falar bastante do livro a partir dos vídeos do autor aqui no blog e sempre quis conhecer os personagens da história.
    Promo pelo skoob? Perfeito, participando o/
    Ótima resenha, amiga!
    =7
    Abraços!
    Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vini, parceiro e amigo jovem leitor:
      eu amoooooooooooo seus comentários!
      Adorei saber que, assim como eu, você tem que controlar seus impulsos...huahuahuaua... Definitivamente não seria bom sair às 01h07 da madrugada. Fico feliz que tenha desistido da ideia...rs
      Adquira sim. Você vai amar!
      beijos agradecidos
      :)

      Excluir
  7. Simplesmente amei, repetindo o que eu comentei no Skoob, suas resenhas são perfeitas e estou me tornando sua fã. Não vejo a hora de ler O encantador de flechas, estou muito curiosa e também muito feliz por saber que foi feito por um escritor brasileiro. Beijos *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ownnn Mylla... que carinho mais gostoso!
      Muito obrigada!
      Feliz demais que tenha gostado. Exato! O fato de ter sido escrito por um dos nossos brasileiros e ser tão bom, me enche de orgulho, por tabela!
      Quando tiver lido, me conte sua opinião!
      beijoca estalada!
      :)

      Excluir
  8. Muito bom realmente muito bom Telma resenha perfeita
    bjs
    Que o Mundo da Magia continue a te inspirar sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nevis,
      Magia inspira a toda pessoa que como você, é sensível!
      Obrigada, meu lindo.
      Desejo que leia o livro e me conte se gostou.
      beijo carinhoso.
      :)

      Excluir
  9. Livros com magia nunca foram do meu interesse, mas você descreveu o livro com tanta empolgação que eu estou morta de curiosidade pra ler!!

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Deve ser realmente muito bom.
    Depois dessa, vai entrar pra minha lista de leitura porque até então nao tinha me interessado, rsrsrs :D

    ResponderExcluir
  11. Me pareceu bom, já vou marcar na lista do Skoob!
    Ótima resenha! ;*

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Telmaaa que resenha deliciosa! Vc realmente me encantou com suas palavras, e fiquei super empolgada pra ler o livro.
    Passou toda ideia do livro, sem dar spoiler. E entendo viu, como é quando a gente termina um livro assim e dá aquela vontade de falar com alguém rs. bjs

    ResponderExcluir
  13. Honestamente, nunca li nada com essa premissa e pelo que você diz na resenha, parece muito bom. Adoraria ler um livro que me fizesse sentir mesmo a energia. Seria um bom começo em termos de mudança de ares na literatura. Bjos!

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Quando eu li isso>> energias presentes nas Leis que regem o mundo: Fogo, Ar, Luz, Água, Terra e Trevas e mais 12 secundárias
    Eu realmente falei UAUUU tão mais alto que vc, ahaha' zoa, eu realmente adooroo livros com esses fatores. *_* Quero esse tbm, o GOD são tantos livros rs. *-*

    ResponderExcluir
  15. wow!!!! Fiquei muito curiosa pra ler, deve ser muuuuito bom. Amo livros com continuação ^^

    ResponderExcluir
  16. imagino que só quem lê mesmo o livro consegue entender a mensagem que ele quer passar ...
    é de deixar curiosa essa resenha pq ele é tão misterioso, que só lendo mesmo :D

    ResponderExcluir
  17. Pessoal....
    mesmo quando não respondo individualmente, leio a todos os comentários.
    Tô feliz por terem gostado da resenha! :D
    O livro é realmente muuuuuuuuuuito bom! =D7

    Boa sorte a todos no sorteio e, quem não for contemplado, compre o livro, esse realmente vale cada centavo.
    :-bd

    ResponderExcluir
  18. Me iinteressei por este livro, lendo a sua resenha...
    Nunca tinha ouvido falar, mas agora me interessou!!!

    ResponderExcluir
  19. Telma que resenha mais linda. Amei a maneira em que vc abordou o tema sem soltar nenhum spoiler e deixando a gente com MUITA vontade de ter esse exemplar.
    Estou louca pra obter logo o meu livro e viajar nessa aventura!
    Valeu Telma vc é demais!!!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!