14 fevereiro, 2013

HQ Pinóquio



PINÓQUIO  –  WINSHLUSS

GLOBO LIVROS GRAPHICS
by Marcia Cogitare




Já tinha ouvido falar muito bem deste quadrinho, no excelente site dos meninos do Pipoca e Nanquim.
A primeira vez que de fato estive com esta obra entre minhas mãos, aconteceu algo muito insano, fui tomada por uma memória musical fortíssima, advinda de minha infância e adolescência.
Me lembrei que meu pai tinha me presenteado (num passado remoto) com um album duplo do meu cantor preferido na época, (oia o bullying com minha pessoa hein brodis,rs).
Ah, claro que estou falando do rei do pop, o senhor Michael Jackson, o vinil era nada menos que o fodástico “Dangerous”.
Sempre pirei na capa deste vinil, talvez a conexão seja entre as capas, tão bem desenhadas e cheias de badulaques e referencias, algumas incompreensíveis.

As vezes tenho medo do meu cerébro e de suas conexões (aiai, viajo legal). Mas como já diria Pitt – “Seja você, mesmo que seja bizarro...”, e  bota bizarro nisso dona Pitt.
Enquanto o gardenal (medicamento tarja preta) não vem, borá falar sobre este quadrinho francês nada fresco (não sei porque o povo acha os franceses frescos, dexá no gelo,rs)




Winshluss fez uma livre  releitura,  sinistra e densa desta obra infantil.
Só avisando, este quadrinho não tem nada de infantil, pelo contrário, têm temas muito adultos, como violência, sexo, homossexualidade, crimes e bizarrices sinistras.
O criador original de Pinóquio, o italiano Carlo Callodi teria uma síncope ao ver a releitura feita pelo francês, ou não, rs (vai saber né).

Mas cada época / tempo, deve ter sua própria voz, não é mesmo.
Nas mãos de Winshluss, Pinóquio vira uma espécie de veículo para a criticar os erros passados e futuros do caminhar da dita “evolução humana”.
O francês estava “azedo” e pegou pesado com  críticas de toda ordem (não vou dizer aqui para não estragar o prazer que é usar o que Deus lhe deu, o cérebro, num é brodi, hahaha).

Aqui Pinóquio é um robô feito para fins militares. Gepeto seu criador, é um cientista capitalista fdp, náufrago e suspeito de um crime.
A narrativa não é linear, ela acontece em blocos e com personagens diferentes (Branca de Neve e os 7 anões numa versão hardcore) na caminhada de Pinóquio por cenários bizarros e improvavéis  à história original.
Outra característica importante, é que a história não têm balões de dialógos, salvo os personagens Jiminy a barata que está tentando escrever um livro e que le Dostoiévski, coisa que o faz se sentir um merda. Jiminy ainda está  desempregado e com a vida toda  f#@dida, ele mora dentro da cabeça do Pinóquio, porque foi expulso de onde vivia pela namorada rodada, se é que você  me entende.
Outro personagem é o investigador Bob Javer (isso te lembra alguma coisa?), fora isso, a história é contada somente com a força da narrativa gráfica, imagens meo fio, capiche?.


Por não ter praticamente texto, não pense que a “leitura” será mais rápida, eu particularmente senti o oposto, tive que ter muito mais calma em observar os desenhos e seus detalhes carregados de referencias do mundo da literatura, cinema, música, história....(presta atenção manolo).

O que esperar deste quadrinho

Eu diria que uma  bela arte e traços em vários estilos, um humor extremamente ácido, cru, mas que consegue ser de alguma forma sutil, algumas safadezas, e claro, uma história sensacional e bem amarrada, com muita reflexão engajada (oia, seu Winshluss é cult).

Pinóquio, está no meu top 5 de leituras realmente relevantes desses últimos tempos.


Trilha sonora sugerida – St. Jimmy – Green Day



10 comentários:

  1. Tenho esse livro aqui em casa mas ainda não li... vou agora mesmo catar ele pra ler (onde será mesmo que eu guardei?)...

    inaginei q esse livro fosse bom, apesar de não curtir tanto michael jackson, pois a pessoa que me deu tem um certo bom gosto.. mas fiquei muito intrigado com um quadrinho sem balão (e olha que de balão eu entendo).

    excelente sua resenha, assim que eu ler (?), ou melhor olhar, eu faço minhas críticas..

    parabens.
    Joubert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dom Joubert, o senhor por aqui, estou honrada, e quando ler/ver o Pinóquio, compartilhe teus apontamentos.

      Ah Pinóquio manda lembranças e diz que logo estará retornando à sua origem.

      Hug

      Excluir
  2. Há algumas semanas tive a oportunidade de folhear esse livro magnífico na livraria e fiquei impressionada. Babei nas ilustrações e tive muita vontade de levar o livro, mas não levei. =/ Ainda assim, passei um bom tempo "lendo-o" em pé, na livraria mesmo, e concordo com você que a quase ausência de texto requer atenção multiplicada nas ilustrações e na formulação (consciente ou não) de pseudodiálogos mentais.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline

      Este quadrinho é caro, mas vale cada centavo, e concordo com vc sobre os 'pseudodiálogos mentais", aja miolos pra tanta referencia.

      Hug e nos acompanhe

      Excluir
  3. Nossa uma versão completamente diferente,lógico que vou querer ler,preciso entrar nesse mundo Hq ^^

    Marciiia vc é ótima :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa

      Tá ai a oportunidade que vc estava esperando para entrar no mundo da nona arte.

      :)

      Excluir
  4. Adorei a capa, e é bem diferente do Pinóquio que conhecemos, achei interessante :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, leia., pq é mto show esta versão do Pinóquio.

    Hug

    ResponderExcluir
  6. Marcinha,
    Fiquei abusadamente interessada na leitura dessa HQ.
    Já li a que me mandou duas vezes e ainda quero ler mais antes de devolvê-la.
    E incrível! Tô apaixonada pelo Coringone (ainda mais!)
    beijos e saudades de você.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Telma,
    Que bom que gostou do Coringone. Já sobre o Pinóquio, li emprestado de um amigo, vou ficar te devendo :(

    Mas posso te emprestar "Cicatrizes" se vc quiser.

    Hug lindona

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!