29 dezembro, 2012

A Outra Praia - Gustavo Nielsen


O encontro da loucura e da poesia


Esse foi, sem sombra de dúvida, UM dos melhores livros que li em 2012.

Como ele será o último deste ano, sinto que fechei com “chave de ouro”

Agora, preciso muito da ajuda de vocês...

Preciso que sejam bonzinhos comigo e que multipliquem o que eu disser sobre “A Praia” por, pelo menos, 2.


Por que?

Porque vai ser impossível eu conseguir traduzir, com exatidão, as emoções que esse livro arrancou de mim durante a leitura e passar aqui, em resenha pra vocês.

A resenha vai ser difícil, porque falar do livro sem deixar escapar spoilers é uma tarefa bem complicada.

Já que o difícil me atrai, vamos à resenha:

O protagonista é um homem na casa dos 40 anos que se vê encantado, sem que ele próprio possa definir os motivos, por uma jovem e sai a fotografá-la pelas ruas, em diversos ângulos e expressões. Através da fotografia ela falava com ele. (quase que literalmente).

A esposa do cara, percebe que há muitas fotos da garota e os dois brigam. Antonio acaba por confessar que sente que seu lugar não é ali, ao lado dela e da filha, sai de casa e parte para procurar saber mais de “Lorena” (nome criado por ele para a garota das fotos).

Nesta busca, há o encontro da loucura e da poesia. Do suspense e do romance. Isso porque, o SENSACIONAL Gustavo Nielsen (autor) sabe nos deixar em suspense ao mesmo tempo em que suas palavras são pura poesia.

O cara escreve bem pra caramba!!!! E sabe, como pouquíssimos, desenvolver a arte de “amarrar” um romance e o leitor. Senti-me presa ao livro, presa à história, intrigada, motivada e encantada com a maneira como ele escreve.

As conversas possuem um ritmo delicioso. As respostas, falam da nossa vida (da minha e da sua) e o livro, apesar de entreter, também proporciona vários “e se fosse possível” (adoro isso”)... proporciona reflexão. Não uma reflexão escrachada, daquelas em que o escritor te “obrigada” a pensar, mas uma reflexão gostosa, natural demais... poética e, por vezes, crua.

Preciso dizer o quanto amei o livro?

A escrita e a história remeteram-me à uma mistura de Mario Benedetti e Carlos Ruiz Zafón.

O título “A Outra Praia”... caramba!!!!... tem tudo a ver com tudo! Lindo!

 O prêmio que a capa menciona "Vencedor do Prêmio Clarin de Romance 2010", foi merecido!

Altamente recomendável para quem quer se acrescer de cultura e emocionar-se.

Deixo aqui algumas partes favoritas (o que é difícil porque eu deveria recopiar o livro). Essas partes só fazem total sentido, e vão além da poesia da narrativa, depois que se descobre o final do livro. O mistério revelado... que encanta e emociona!

___________________________________________________________________

“Como dizer-lhe que lhe parecia uma modelo exótica, não pela beleza, senão por algo que lhe passava ao vê-la, algo que era uma cosquinha e que sem dúvida não era desejo, porque ele já conhecia o desejo e isso era uma coisa nova, recém-chegada ao seu corpo e à sua cabeça? O desejo lhe resultara um aborrecimento, um lugar de onde havia que se mudar para poder seguir.”
 
"Sei que a incomodei e quero me desculpar. Ando brigado com a vida. Não reconheço ninguém, não sei para onde vou, não tenho recordações, não sei por que me rodeiam os que me rodeiam, nem para quê. Estou perdido. Todas as pessoas me parecem desconhecidas. Me sinto como vou agora, caminhando na contramão do trânsito, e a vi igual, ou senti que lhe passava algo como a mim, e que, na decisão de fazer e desfazer as trancinhas do cabelo, havia não apenas muitas fotos, mas algo existencial. Como quando se olha uma paisagem e se diz ‘já estive aí’ sem nunca ter estado."
 
“Revelar tinha uma velocidade diferente de tirar fotos. Para Antonio, fotografar era pura provocação e rapidez. E a ele não agradava a rapidez. Revelar, em contrapartida, era um descanso: a meditação exata dos tempos; o cuidado no manejo dos líquidos.”

___________________________________________________________________

"A Outra Praia"
Autor: Gustavo Nielsen
Editora: Dublinense
Páginas: 176 páginas

Sinopse e capa de fundo:
Livro vencedor do Prêmio Clarín de Romance 2010 (Argentina)
Antonio sente que não ama sua mulher e que está fora do lugar em quase tudo: a única coisa que o excita é a fotografia – seja observando imagens de desconhecidos e especulando sobre a vida deles, seja com sua própria máquina. Quando sai pela cidade com a câmera em punho, foca a atenção em uma jovem desconhecida e a fotografa sem parar. A moça misteriosa se torna uma obsessão e o ponto de partida de uma jornada na qual uma casa na praia, um escritor de livros de terror e o enigma eterno da morte terão um papel decisivo.
Envolvente, afável, cheia de suspense e de surpresas, A outra praia é um romance urdido com perfeição, em que uma súbita atração é a chave para desmontar as armadilhas da memória e buscar a reconciliação com as relações familiares e o amor.
Um romance muito original, sutil, comovente. Magnificamente construída, a surpreendente história vai revelando seus mistérios à medida que se avança a leitura. Possui esse encanto irresistível dos bons espetáculos de magia.
— Rosa Montero
Poucas vezes me envolvi em um romance como nesta, com o prazer de explorar uma terra incógnita, sem prever o que o autor me prepara, e com a certeza de que, seja o que for, me surpreenderá positivamente.
— Edgardo Cozarinsky
Todos aceitamos a outra vida. A maneira como nos relacionamos com ela é um mistério que somente se explica nos sonhos ou nas boas narrativas. Estamos nesse último caso, e estamos também – como não? – diante do relato de um sonho.
— Juan Cruz Ruiz

55 comentários:

  1. Achei muito interessante esse livro, e pelo o trecho que você escreveu, me instigou a lê-lo, ainda mais esse suspense... Lendo o segundo trecho eu me senti como se o narrador estivesse conversando comigo. Nossa, agora eu quero ler A Outra Prai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente assim que me senti, L.Neto. Por vezes o narrador falava comigo, por outras tantas, de mim.
      :)

      Excluir
  2. Eh dificil um livro que tenha um pouco de reflexao conseguir prender o leitor tao bem. So por isso o autor merece todo o reconhecimento.
    Voce disse que a capa tem tudo o ver com o livro, entao imagino que o personagem esteja vivendo em um turbilhao de emocoes.
    Adorei a sinopse e a sua resenha. Todo esse seu animo com a leitura me deixou super curiosa para ler. Vou ter que adicionar na minha listinha de livros para ler.

    bjs

    htp://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil,
      Creio que consegui mesmo mostrar a você como o livro é bom. Nem tanto pelo meu talento em resenhar mas mais pela sua sensibilidade em captar símbolos e entrelinhas!
      Beijo grande.
      PS.: Leia! Não vai se arrepender!
      ;)

      Excluir
  3. Fiquei muito interessada em conhecê-lo após ler a resenha, acredito que seja um livro apaixonante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, se tiver oportunidade em ler, vai gostar muito.
      *smack*
      :-*

      Excluir
  4. Nossa, melhor livro que tu leu em 2012 Telma??
    E olha que esse ano tu leu aos montes amiga!!
    Fiquei curiosa, tinha lido algo que tu colocou no face sobre o livro e já tinha achado interessante aquela ideia de que revelar era melhor que fotografar, mais lento e mais elaborado.
    Agora preciso ganhar a promo pra ler o livro :P
    beijos amada, tuas resenhas são ótimas. Sempre com teu jeito impresso nelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor, não, Lidia... mas sem dúvida, está entre os melhores!
      Boa sorte na promoção e obrigada pelos elogios gostosos.
      :)

      Excluir
  5. Perfeita su resenha, simplesmente AMEI! E quando li q foi o melhor livro q vc leu em 2012 me deu mais vontade ainda de ler ... Telma vc sempre me deixando com vontade de quero mais ... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gatona...
      foi um dos melhores!
      Acho ótimo que fique com água na boca... ainda estou salivando por causa de sua resenha também. :)

      Excluir
  6. Sua resenha me deixou bastante interessada em ler este livro!!!
    Parece muito bom!!!
    Vai entrar na minha lista de "desejados".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camy,
      Eu acredito que não vá se decepcionar.
      Livro profundo!!!!!
      *smack*

      Excluir
  7. Simplesmente amei a resenha! E já me apaixonei pelo que li. E se esse foi o melhor livro que vc leu em 2012 não posso deixar de ler. Pois todos os livros que li por indicação tua, não me arrependi.
    Lendo os trechinhos do livro, me senti como se o autor estivesse falando pra mim, sensacional! bjss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi o melhor, não, queridona... mas foi UM dos melhores.
      Acredito que, sensível como você é, você iria amar o livro.
      beijos, Fê!
      :)

      Excluir
  8. Pelo trecho já se realiza o quanto o autor sabe usar as palavras para reproduzir um efeito poético e reflexivo sem apelação... Não tenho dúvidas que seja um bom livro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, Mallu!
      Você captou em 100% o espírito do autor!
      ;)

      Excluir
  9. Parece-me que o autor é realmente um poeta nato.
    A história parece bem legal, o autor da bastante sentido as palavras.
    Abraços!
    www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Vinicios... ele é um poeta que conta histórias.
      Abração
      :)

      Excluir
  10. Adorei! Estou participando da promo! Não conhecia o livro, mas fiquei louca por causa da resenha ! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzanna,
      acredito que você vá adorar
      ;)
      Boa sorte na promo!

      Excluir
  11. Nossa, pelo tanto de elogios o livro deve ser maravilhoso. Fiquei ainda mais animada para ganhá-lo na promo (se eu ganhar!!)! :D

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito de suspenses, mas a sua resenha me deixou com muitaaaaaaa vontade de ler esse livro!! Vc indicaria para mim? Não gosto muito de cenas picantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for o tipo mais romântica, eu lhe indicaria outros livros, Larissa. Este livro tem forte suspense e cenas picantes, sim.
      Indicaria para você outro que amei que é o "Muito mais que uma Princesa".
      Beijoconas

      Excluir
  13. Bom livro. Bem interessante.
    Belíssima resenha!!
    @DavidLBromsson

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a resenha, parabéns :>
    me interessei em ler :)

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha, o livro parece bem interessante, com certeza vai para minha lista de livros a serem lidos em 2013 :)

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei interessada em ler. Por ter suspense e tudo, e por você palar que é poético e reflexivo... Acho que ganhei mais um na minha lista de leitura KKKK Ah, e o fato de ele ser fotógrafo ajudou, minha melhor amiga é fotógrafa... acho que já tenho uma opção de presente quando for o aniversário dela :)

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha! O livro deve ser muito booom mesmo pra você dizer que ele é um dos melhores de 2012... fiquei curiosa. Com certeza mais um livro que vai entrar na enoorme lista de compras! rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha e estou louco para ler o livro...

    ResponderExcluir
  19. Nossa que linda a resenha!!! Parabéns, fiquei muito curiosa, adoro esse gênero e vai pra minha listinha!!! Abraços...

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro, mas pela resenha sinto que vou adorar.
    Gostei muito dos trechos do livro, fiquei interessado em lê-lo.

    Bjocas :*

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha, amei a promoção, e quero ganhar o livro :-

    ResponderExcluir
  22. A resenha faz o livro ser desejado, aí você completa e dá ele pra um sortudo :D Parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito da sinopse do livro, vou ler com certeza!
    Amei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. eu nunca tinha ouvido falar desse livro e amei o que li na resenha. Estou curiosíssima para saber o resto da história. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  25. caramba, se eu visse que meu namorado/marido estivesse tirando fotos e mais fotos de uma mulher na rua... kkkkkkkkkkkkkkk

    fiquei curiosa pra saber que é de fato a "lorena"

    ResponderExcluir
  26. Grande resenha, você mostrou uma boa visão sobre o livro. Achei o livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  27. Me deixou ansiosa, e curiosa. Não tenho dúvidas de que vou gostar desse livro!
    E pela quantidade de elogios nos comentários, sinto que não tenho muito a dizer, pois tudo já foi dito.

    ResponderExcluir
  28. A sinopse me agradou logo de cara e, poxa, como não ficar curiosa perante todos os comentários superpositivos que você fez?!! Gostei especialmente do que você disse sobre haver loucura e também o lado poético, características que chamam minha atenção nos livros.

    Bjs
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  29. Desejo muito ler este livro ... A resenha dele me chamou muito atenção, parece ser um livro apaixonante e encantador.

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha! O livro parece ser muito legal e impressionante!
    Estou curiosa para lê-lo!!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  31. A Outra parece ser bastante interessante e eu estou ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  32. Amei a resenha *O* Preciso ler o livro rs.

    ResponderExcluir
  33. Me interessei bastante depois de ler essa resenha. Espero ganhar...

    ResponderExcluir
  34. eu quero ganhar telmaaaaaaaaa!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Curti demais a resenha, espero que o livro seja bom assim como parece *-*

    ResponderExcluir
  36. Nossa...a resenha me deixou com muita vontade de ler esse livro! Muito boa sua resenha, vc conseguiu passar o sentimento do personagem!
    Espero conseguir ele de presente de niver nessa promoção...rsrs, pois o sorteio será no dia do meu niver!!! Seria um presentão!!!
    Já estarei colocando ele na minha lista de desejados no Skoob!!
    Parabéns pela resenha, Telma!!
    =D7

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!