18 agosto, 2012

Joana, A Louca

Joana, A Louca - Linda Carlino




Um “conto de fadas” às avessas.

O livro mostra a vida de Joana, Rainha da Espanha, desde os 16 anos de idade quando ainda era tímida e tinha por maior sonho casar com um príncipe triste e solitário que teria sua vida modificada ao encontrar o amor em seus braços.
 São bem mostrados, os aspectos da personalidade de Joana: que foi de tímida, medrosa, sonhadora a bipolar (minha inferência), impulsiva, explosiva, e sempre ingênua. Sempre se deixando passar para trair. Repetidamente, pelos que ama: marido, pai e filho.

A História, sem dúvida, é interessante, mas não gostei da maneira como foi contada.

A narrativa é feita na 3ª pessoa do singular, de maneira moderna e os diálogos são na 2ª pessoa do plural, à moda da época.

No meu ponto de vista, detalhes importantíssimos ficaram sem ser explorados (não há como exemplificar demais sem deixar escapar “spoilers”, mas são facilmente detectados quando o livro é lido). Mortes importantes na família real acontecem como menção rápida e a gente tem impressão de ter pulado 1 capítulo sem querer.

Por outro lado, descrições exageradas (muito longas e desnecessárias, em quantidade) das roupas, quartos, salas do palácio, etc, perfazem parágrafos inteiros, como os exemplos abaixo:

“Maria inspecionou atentamente o vestido de brocado, dando um pequeno puxão aqui, um toque ali, de forma que apenas a porção exata da combinação entrevisse nos golpes que desciam pelas mangas. Inspecionou os pontos acabados havia poucos, que uniam as mangas do corpete, e o cair deste sobre a saia. Depois, afastou as largas mangas, expondo exatamente quinze centímetros de forro de cetim amarelo e os punhos da combinação, bordados a ouro e vermelho. Em seguida ajustou o peitilho de fio de ouro muito delicado, finamente tecido e coberto de rubis sobre o peito de Joana, esticando-o e pregando-o cuidadosamente à combinação. Por fim abotoou o fecho do colar com o seu enorme rubi, presente de despedida da mãe.” p.54

“ ... a roupa de cetim e veludo tinha alfinetes e fechos com joias que lhe desciam pelo corpete e lhe seguravam as mangas abertas em ambos os pulsos e cotovelos. E, como era uma ocasião especial, decidira usar o colar herdado da mãe, a grade cadeias de setas de ouro artisticamente esculpidas. O manto de brocado negro estava circundado de pele de arminho e o capuz tinha uma orla de flores douradas delicadamente bordadas.” p.222

Também as refeições e cômodos do palácio são descritos com minúcia. Sei bem o quanto isso é importante para a contextualização e o quanto mostra a guerra de egos e poder dentre os representantes dos reinos mas, o livro os traz em demasia.

Descrições de roupas demais.
Descrições de fatos históricos de menos.

O título em inglês, “The Other Joana” (A Outra Joana), exprime a personalidade que Joana “adotava” para si quando precisava e o título em Português, “Joana, A Louca”, a maneira como era vista pelo povo. Ambos os títulos casam muito bem com a História dessa mulher marcante.

Quem tiver interesse em iniciar-se na História das alianças e desafetos entre e Espanha,  Áustria, França e Tordesilhas tem aqui uma boa leitura, portanto, recomendada.

Quem deseja aprofundar-se, bate a cabeça na areia: o livro é raso...rs*

5 comentários:

  1. Mais um que vou colocar na lista. Gosto de riqueza de detalhes. Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, mas pelo que foi dito tem muito descrição de detalhes que nem são tão importantes. Isso me dá uma agonia!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! =D7 Eu tenho esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Pelo menos agora vou começar a leitura preparada, já que eu gosto muito de livros baseados em fatos históricos, e realmente prefiro quando descrevem com detalhes a época e circunstâncias de personagens históricos. Uma pena esse livro deixar a desejar nisso, porém acho que deve valer a pena a leitura mesmo assim. :) )
    Bjs

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!