27 agosto, 2016

Butcher's Crossing - John Williams





Na década de 1870, Will Andrews, um jovem de 23 anos, desiste de Harvard e resolve sair da casa paterna, abandonando o opulento estilo de vida da classe média bostoniana. Viaja, então, para o West, em busca de uma forma mais autêntica de viver, e vai parar em Butcher’s Crossing, um pequeno povoado solitário perdido na vastidão da pradaria do Kansas e habitado por uma pequena comunidade de negociantes de peles e rudes caçadores de búfalos. Alguns dias depois, ele faz amizade com um caçador e, junto com outros três homens, monta uma expedição de caça a búfalos nas Rochosas do Colorado. Marcada por desafios extremos – sede, frio, calor, exaustão – e por um isolamento quase total, essa caçada vai durar vários meses e se tornar uma aventura muito árdua na natureza selvagem, tocando os limites da sobrevivência. Para Will Andrews, debilitado pela fadiga e absorto na contemplação da linda paisagem, a aventura representará uma experiência existencial com caraterísticas quase oníricas e um verdadeiro ritual de passagem.




John Williams 

Rádio Londres

Pgs 336




Butcher's Crossing narra a tragetória de um jovem rapaz que abandona seu curso de direito em Harvard e aporta numa cidadezinha minúscula e insignificante do Kansas (Butcher's Crossing é o nome da cidade e a escolha do autor como o título do livro).



John Williams sempre me pareceu como os escritores russos, narrando a vida cotidiana de forma despretenciosa e com isso, dando um olhar grandioso aos movimentos rotineiros e que anteriormente pareciam sem brilho e propósito.



Diria que é uma narrativa estilo boneca russa (que se chama matriosca, eu particularmente desconhecia este fato até pouco tempo atrás), aquela que vem várias bonequinhas de diversos tamanhos que se encaixam uma dentro da outra e serve como enfeite de estante, ou cata poeira como eu denomino rs.



Will Andrews um cara de 23 anos, filho de um ministro leigo de igreja e que num belo dia manda tudo as favas e resolve buscar outros horizontes, numa cidade decrépita.
Isso é tudo o que sabemos sobre a vida pregressa do personagem.
O autor não nos dá nada mais substancial para construirmos este personagem, temos apenas o presente e as decisões impulsivas de Will.



Chegando à cidade, Will vai em busca de um antigo conhecido de seu pai, e que se tornou um comerciante de peles de búfalos da região.
A conversa não vai lá muito bem, mas McDonald dá o contato de um caçador de búfalos chamado Miller e que insiste na história de que existe uma manada de búfalos intocados numa região longinqua e desconhecida dos caçadores.
Will vai até o saloon da cidade encontra Miller e seu escudeiro religioso e maluco e fica resolvido que logo eles partirão para a região atrás desses búfalos raros, aqui entra mais um personagem , o ranzinza Scheineider, que é o melhor esfolador de búfalos da região.



O livro é a mescla do gênero aventura e romance de formação, Will vai se transformando, aprendendo a viver com estes homens calejados pela dureza imposta pela cidade árida e de sua profissão, caçadores de búfalos.
John Williams nos pega e nos joga pra dentro da história, é um livro extremamente sensorial como poucos que li. Você consegue sentir o calor escaldante da cidade de Butcher 's Crossing como também o inverno nas montanhas. Conseguimos sentir o cheiro da pólvora nos tiros ritmados de Miller e o queimar do rifle em suas mãos, o cheiro quente e nodoso da carne dos búfalos abatidos.
Me esqueci de falar que a narrativa ocorre em 1870, onde tudo era muito rústico e primitivo, isso envolve as armas.



Mas o que mais me chamou a atenção , foi a melancolica que perpassa toda a narrativa, é uma melancolia palpável e cruelmente incomoda, que o leitor terá que lidar enquanto degosta a leitura da obra.



Mesmo após duas semanas depois da leitura, ainda estou pensando neste personagem. 
O que Will buscava? E quem em sã consciencia deixaria uma futura carreira brilhante para correr atrás de búfalos insignificantes?.
Ainda não saberia responder de forma clara sobre estas questões interiores do senhor Will Andrews.


Então ainda estou pensando sobre…



Publicamos a resenha de outro livro espetacular do autor – chamado Stoner - também lançado pela Editora Rádio Londres - Clique Aqui para ler a resenha 



Alguns Quotes




Miller balançou a cabeça e sorriu: "Filho , decerto você fala bem. Fala mesmo, de fato. Foi isso que aprendeu em Harvard?"Por um instante, Andrews o encarou severamente. Então sorriu também. " Não, senhor. Creio que não. Em Harvard, você não fala, apenas escuta."Ora, pois", disse Miller. " Isso é motivo suficiente para qualquer um querer ir embora. A pessoa tem que falar por si, de vez em quando."




Com exceção dos olhos, ele estava imóvel e sem vida, feito os búfalos que havia matado. Miller havia deixado até mesmo de lavar o rosto coberto da pólvora negra acumulada a cada disparo. Agora, a fumaça de pólvora parecia fazer parte permanente de sua pele, incrustada nele, uma máscara negra que demarcava o brilho ardente e penetrante de seus olhos




Em Butcher's Crossing, a puta pode escolher e decidir, e ainda ganha um bom dinheiro, o que a torna quase respeitável. Algumas acabam até se casando; tornam -se esposas honestas, pelo que ouvi dizer, para aqueles que procuram esposas



Redes Sociais da Editora Rádio Londres

Facebook - http://www.facebook.com/radiolondreseditores

Twitter - @radiolonlivros

Instagram - radiolondreseditores




* Possíveis erros de ortografia e digitação, serão corrigidos em minha releitura do texto




Marcia Cogitare






24 comentários:

  1. Genteeeeeeeeeeeeeeeeeee... Marcinha...
    Que personagem curioso!!!! Eu também fiquei curiosa com essa coisa de futura carreira brilhante para ir atrás dos búfalos;
    Fiquei imaginando onde vc tirou a comparação da história com a matriosca (eu já tive essa coleção de bonequinhas)
    Não sei se gosto do personagem porque ele matava búfalos (buááááááá). Sei da cultura diferente... da época diferente mas ainda assim apertou meu peito ler seu segundo quote!
    Vc achou o personagem bem construído psicologicamente (me pareceu com os quotes)? Mas sem respostas, não analisado pelo autor, né? Deixado em aberto para a análise do leitor. Disso eu gosto.
    Resenha avassaladora, Márcia.
    =D7


    Será?
    Fiquei curiosa para saber mais sobre ele.
    Você aguçou minha curiosidade... aquela melancolia toda persiste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de mencionar... enquanto li a resenha, a música que não me saía da cabeça foi "When de Doves Cry", do Prince.... (é tão melancólica)

      Excluir
    2. Telma, vc tem toda a razão quando disse que a narrativa fica em aberto. Will é um personagem nebuloso e o autor nos deu apenas o básico pra construir a história, pq na verdade a história do Will se construi na frente do leitor, como se fosse algo que alguém lhe contou que acabou de acontecer, entende?.

      Já sobre as boniquinhas russas, num faço ideia , apenas surgiu na minha cabeça e eu achei que fazia sentido usar no texto.

      Este autor tem uma narrativa despretensiosa, mas que tem uma força incrível.

      E certamente este livro pediu uma trilha sonora, li ouvindo o algum Riding with the King - Eric Clapton e BB King. Vale cada música.

      Vc conhece?

      Vou ouvir a música do Prince que vc indicou.

      Hug lindona

      Excluir
  2. Marcia, lendo o comentário da Telma e vendo pelo lado psicológico de descobrir o motivo de abandonar a vida que estava tendo ou ia ter e sair a ermo assim, até que gostaria de saber. Mas, livros ou qualquer coisa que mata animais não me atraem, fico querendo que o animal mate os caçadores o tempo todo. Mas, para quem gosta do estilo creio que é um maravilhoso livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira, o lado psicológico pesa muito nesta narrativa. E a curiosidade é atiçada no leitor.

      Entendo sua colocação, mas estamos falando do século 19, as coisas eram bem sem lei ou algum controle, apesar que hoje ainda exista essas barbáries com os animais.

      Hug

      Excluir
  3. Olá.
    Sua resenha está perfeita, muito bem elaborada e detalhada. Não é um livro que eu queira ler, simplesmente porque não gosto de histórias onde animais são caçados, independentemente de ser um costume local. Mas me parece ser uma leitura bem reflexiva e rica em detalhes e sentimentos. Para os fãs desse estilo de leitura, uma ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Márcia, obrigada pelos elogios, é sempre bom ter um feedback das resenhas feitas por aqui, assim eu fico sabem se vcs curtiram ou não.

      E sobre ter esse lance de abater os búfalos, também não me agrada, mas é apenas literatura, vale a pena passar por cima deste fato narrativo e aproveitar o livro.
      Mas entendo perfeitamente seu ponto de vista.

      Hug

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei a sua resenha, já disse em algum outro post por aqui que adoro o gosto de vocês pela leitura, pois descubro livros incríveis através das resenhas de vocês. Gostei bastante da história do Will e gostaria de conferir este livro e tirar minhas próprias conclusões sobre esta decisão maluca que ele tomou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, obrigada por estar com a gente por aqui. É muito legal ver que vc tem curtido as resenhas.

      Este livro é muito bom, vale vc adquirir e tentar desvendar o personagem Will.

      Hug

      Excluir
  5. nossa quando vi sua resenha fiquei me perguntando pq essa capa geeeeeeeeeeeente?!
    depois que li entendi, mas ai me veio outra pergunta...
    pq Wiiiiill? era Harvard... e agora búfalos?
    Oi?

    ResponderExcluir
  6. Daiani também não entendi de início o que fez Will deixar Uma instituição tão grandiosa como Harvard pra trás.
    Mas pensando um pouco mais, entendo o motivo.
    Tem gente que confunde realização com sucesso. Talvez muitas pessoas achem uma loucura completa alguns relatos que aparecem de tempos em tempos que o sujeito largou uma carreira brilhante para criar abelhas no interior do país. Afinal são a criação de abelhas que o faz uma pessoa realizada.
    Acho que Will também procurava a sua própria voz, a sua realização como pessoa.

    Hug lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaah, isso é bonito Marcinha :) fiquei feliz pelo Will agora :*

      Excluir
  7. Ainda não conhecia esse livro, e confesso que após ler sua resenha, esse livro superou minhas expectativas. Olhando a capa nunca imaginei que pudesse me interessar por essa leitura, ´gostei bastante da parte em que você cita que a escrita e tão rica em detalhes que da para ter a sensação de que você esta vivendo naquele local, junto com os personagens, além de que o personagem existente na trama me pareceu bastante cativante, pretendo da uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, realmente o personagem levanta curiosidade, ele é um cara nebuloso e o leitor acaba seguindo a cada capítulo do livro em busca de respostas assim como o Will.

      É um tipo de leitura que me agradou muito e espero que você também curta.

      Quando ler, volte aqui pra me contar como foi.

      Hug

      Excluir
  8. Eu nunca tinha pensado nisso, mas sua comparação com escritores russos faz todo sentido. Não há nada de extraordinário na vida dos personagens, mas o autor cria uma narrativa envolvente que, de fato, nos transporta para dentro da história. Para mim, Butcher's Crossing funcionou melhor do que Stoner. Preciso ler mais alguma coisa do autor para desempatar o jogo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, que legal ter você por aqui.

      Fiquei impressionada como o autor nos conduz para sentir a ambientação da história.

      Sobre a comparação com os russos, estes são mestres em criar narrativas com um elemento ínfimo.

      Agora após a leitura, me sinto preparada para ler sua resenha e comentar. Curiosa para ver sua visão sobre este livro.

      Hug

      Excluir
  9. Gostei muito da resenha, mas sinceramente, acho que esse não é o meu tipo de livro. Eu sei que a história principal está em Will e sua procura por algo em si mesmo, pelo que entendi, mas eu iria ficar com raiva por cada vez que um dos caçadores fosse matar um búfalo, tadinho. Histórias assim me deixam muito incomodada. Mas como o foco principal não é esse, como eu disse antes, talvez seja apenas meu olhar que esteja me atrapalhando a ver a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lavinia, acho que mesmo com desconforto, este livro merece ser lido por leitores que apreciam a arte da narrativa.

      Dê uma chance, quem sabe vc consiga ir além dos búfalos rs.

      Hug lindona

      Excluir
  10. ainda não conhecia o livro, adorei a resenha. Mas no momento minha lista de leitura ta tão grande que não sei se o coloco nela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josiane, sei bem com é isso na vida de um leitor rs. Mas ache uma brechinha em sua lista e coloque este livro ou mesmo este autor, tenho certeza que não irá se arrepender.

      Hug

      Excluir
  11. Fiquei muito interessado agora, tenho Stoner aqui para ler, só preciso tomar vergonha na cara.
    Bela resenha, Marcia

    ResponderExcluir
  12. Oi Gilberto, leia John Williams, este cara arregaça na narrativa rs.

    Hug

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Pela capa eu não me interessaria muito no livro, mas a sinopse é muito boa, gostei muito da sua resenha, eu super entendo o will, às vezes me dá uma vontade de desistir de tudo rs. Gostei, vou colocar na minha lista de leitura hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Anny, assim como você eu também entendo o Will rs.
    Leia o livro é uma narrativa imperdível.

    Hug

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!