26 julho, 2016

Correr ou Morrer



Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.


 Série
Maze Runner # 1
James Dashner
Vergara & Riba



Vi tantos elogios por essa série que acabei lendo o primeiro livro. E posso dizer: é muito bom! Adrenalina do inicio ao fim, mistério, enigmas, e um grande quebra-cabeça: o labirinto.

O livro inicia com um garoto dentro de um elevador, sem saber como foi parar ali, e tudo que sabe é seu nome: Thomas. Ele não sabe mais nada de sua vida, sua idade, de onde veio, onde nasceu, nome de seus pais, sobrenome e como ele foi parar dentro daquele elevador, enfim, está completamente sem memória. 

Quando o elevador abre suas portas, ele se depara com vários garotos, o líder Alby o puxa para cima e o apresenta a Clareira, seu novo lar. Não explica nada para Thomas, só pede para ele ficar vivo e que no outro dia iria direcioná-lo às coisas, e pede para outro garoto chamado Chuck arrumar um local para ele dormir, mas Chuck vira algo mais para Thomas, uma espécie de “guia e amigo” naquele novo mundo estranho, já que em sua volta tudo que tem é uma Clareira, cercada de muros enormes.

Logo Chuck vai mostrando como são as coisas naquele local, ninguém sabe o motivo de estarem ali, todos estão sem memória como Thomas, deixados ali com um labirinto depois dos muros e com monstros chamados Verdugos que possuem ferrões e se picarem alguém há de dar o soro para a pessoa, caso contrário ela morre. A pessoa após tomar o soro passa por uma transformação e lembra-se de uma grande parte de sua vida anterior a Clareira, mas jamais é o mesmo de antes, isso se sobreviver, muitos morrem ou enlouquecem após a transformação.

Após a chegada de Thomas tudo muda, tudo piora. Só que o mundo vem abaixo, transforma em uma catástrofe total quando uma garota é deixada na Clareira pelo elevador fora do dia certo. Durante anos eles só receberam garotos uma vez por mês, não dois calouros na mesma semana, muito menos uma garota, nunca tinham recebido uma.

Tudo transforma em uma grande bagunça, o mundo que criaram na Clareira acaba com a chegada da garota, e os muros que se fechavam de noite, passa não se fechar mais, e era tudo o que os separava dos Verdugos, agora estão expostos a eles e com isso, com a morte decretada.

Não possuem escolha a não ser enfrentar o Labirinto e tentar decifrá-lo para saírem de lá.

Ação, ação e mais ação, é o que define esse livro! A trama é completamente intrincada e cheia de mistérios, durante a leitura fiquei louca para saber o motivo deles estarem ali, o porque de todas as mortes, qual o propósito, e fiquei tentando desvendar o labirinto. O livro te deixa pensando o tempo todo e sofrendo com cada um dos garotos que estão lá.

São personagens fortes, com caráter e bem definidos em seu papel na história. A autora escreve muito bem, se gosta de livros bem escritos, vai amar. Encontrei poucos erros de digitação, a editora está de parabéns por ter trazido esse livro para nós leitores.

Só não gostei pelo final não ter explicado ou dado uma noção mais concreta do motivo deles estarem ali, fica tudo muito em aberto – pelo menos achei.

Apesar de saber que uma grande quantidade de pessoas amou esse livro, que a história é fabulosa, infelizmente meu sentimento de estar perdida equiparou com o de Thomas e os garotos da clareira, e devido a esse sentimento, por não saber o motivo de estarem ali, e por causa das mortes, a sensação de tudo ser por algo banal permaneceu pela falta de explicação por ter terminado tão em aberto. Não houve uma explicação, só uma alusão do que pode ser, então creio que meu senso de justiça gritou mais alto, e achei tudo muito injusto: prender pessoas em um labirinto, mata-las, e mata-las para depois ser um jogo que parece sem fim, para mim é muita crueldade... esse foi meu sentimento. Mas, o livro é muito bom, tirando esse sentimento que permaneceu em mim, amei o livro! Se você lê-lo pensando só na ação, na aventura em si, no desvendar dos mistérios, vai amar tudo!

A origem dos sons que ouvira agora fazia sentido. Quando o Verdugo rolava, produzia um chiado metálico, como a lâmina giratória de uma serra. Os ferrões e os braços explicavam os estalidos horripilantes, metal contra pedra. Mas nada produzia mais calafrios na espinha de Thomas do que os gemidos assombrados e fantasmagóricos que de alguma forma escapavam da criatura quando ela se aquietava, como o som de um moribundo em um campo de batalha. 

Há uma adaptação para o cinema lançada no final do ano passado, creio que muitos já assistiram:






10 comentários:

  1. Oi Cinthia, conheci essa série por causa do filme(que admito só ter assistido para ver o Dylan O'Brien <3) e gostei muito. Não li o livro ainda mas tive essa mesma sensação de final aberto com o filme, talvez seja por ser uma trilogia. Amei sua resenha, ela me lembrou que tenho que ler essa saga kkk espero conseguir em breve. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro, é diferente do filme, assisti ao filme... essa resenha já faz tempo que a tinha feito. O livro ficou com muitas perguntas e praticamente nenhuma resposta, quando ocorre isso comigo não funciona. O autor, para mim, precisa ir me fisgando e me deixando com mais curiosidade, se não fico enfadada. Não é ruim, só que para mim não foi tudo o que muitos falaram. Esperava bem mais.

      Excluir
  2. Cinthia, não posso deixar de comentar que como seeeeeempre em nossas vidas as coisas só acontecem quando as mulheres chegam kkkkkkkkkkk
    que triste que o fim não da uma solução para os nossos corações, mas pela sua resenha acredito que esse livro seja muito bom meeesmo.
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiani rindo muito aqui!
      Pois é, só ocorre devido nossa presença, o que seria do mundo sem nós! (oh, ele não existiria)

      Excluir
    2. É minha linda, vejo isso qui em casa, se não fosse eu meu marido ia sair pelado todo dia pq nunca sabe onde ta a roupa dele (que ta sempre no nariz dele quando ele abre o guarda roupas - mas parece tudo invisível pra ele kkkkkkk)

      Bela resenha Amooore!!

      Excluir
  3. Cinthia, tá ai um livro que me deixou curiosa.
    Me pareceu uma roupagem dos mitos gregos vendo ao trailer do filme.
    Leia a trilogia completa e nos dê suas impressões por aqui, eu gostaria de continuar lendo suas opiniões sore a série.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia esse foi emprestado pelo Livro Viajante, a moça não disponibilizou os outros, então, não sei quando vou ler os outros, mas certamente farei. Leia Marcia, creio que vai amar, é um tanto Dark, sombrio.

      Excluir
  4. Olá.
    Ainda não comecei a ler essa série, mas esta adicionada a minha lista de desejados há algum tempo. Amei o filme e sequencia também. Quero muito ler os livros e conhecer os detalhes que o filme não explora. Ótima resenha, parabéns. Mais ansiosa fiquei para me envolver nessa leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai preparada Márcia, pelo menos o primeiro livro difere muito do filme. E sim, é ótimo livro, só precisava ter um pouco mais de respostas. Beijos.

      Excluir
  5. Olá!

    Particularmente, eu AMEI Correr ou Morrer. Confesso que antes de ler, eu não achava que o livro valesse todo o hype, mas ele vale, e muito! Ainda não li o segundo livro, então não sei se as pontas do primeiro volume foram devidamente amarradas no segundo.

    Abraço!

    https://pequenasmemoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!