20 junho, 2016

A Última Casa da Rua

No livro, os autores Lily Blake, David Loucka e Jonathan Mostow contam a história da jovem Elissa e sua mãe que, em busca de uma nova vida, encontram a casa dos sonhos em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. A cidade tem um mistério. Um assassinato aconteceu bem na casa ao lado.
Uma garota matou os pais de forma brutal e desapareceu. Hoje, quatro anos depois, apenas Ryan, o misterioso irmão mais velho, mora sozinho naquela mesma casa, sombria e esquecida no tempo. Indo contra tudo e contra todos, Elissa acaba se envolvendo amorosamente com o estranho rapaz. O que ela não sabe é o quão perigoso esse jogo pode se tornar…
Não espere ver adolescentes sendo perseguidos por forças sobrenaturais ou um desfecho daqueles que já “sacamos” ainda na metade do livro. A trama é criativa, com muitos “não acredito!” pelo meio do caminho. E a sequência final é de tirar o fôlego, com muita ação.
Antes de sentir o medo… Antes de conhecer a dor… É preciso voltar para onde tudo começou.



Lily Blake
184 páginas
ID Editora


Comprei esse livro em uma promoção, não esperava muito dele, e se tornou uma ótima leitura, não consegui parar de lê-lo até saber todo o desfecho. Depois, ao procurar mais a respeito, fico sabendo que tem uma adaptação dele para o cinema, realmente não sabia, foi uma completa surpresa que quero compartilhar com vocês.
O livro tem poucas páginas, e desde o início acidentes trágicos marcam a família de um sobrado. O casal que vive ali tem dois filhos, um menino e uma menina, ambos estão brincando no playground no jardim deles, ambos nos balanços, lado a lado, e a garotinha sofre um acidente horrível, cai do balanço e fica com problemas mentais, a pancada na cabeça a deixa com sequelas.
Os pais, “muito sábios”, delimitam a vida de Mary Ann, enviam o irmão dela, Ryan, para longe, a trancam dentro do sobrado, e passa a determinar tudo na vida dela, do que ela come ao que veste, enfim, tudo. Na verdade criam um animalzinho de estimação. Anos se passam e a segunda tragédia ocorre, o animalzinho deles vira uma leoa e os mata. A casa fica mal agourada por todos da cidade, e após todos esses acontecimentos Ryan é o único sobrevivente da família e passa a viver nessa casa malfadada sendo discriminado por todos da cidade.
A coisa foi tão estranha que dizem que Mary Ann ainda anda no bosque nos fundos do sobrado, pois ela nunca foi encontrada. E as residências em volta a essa propriedade possuem o valor reduzido a nada, e coincide que Sarah, mãe de Elissa procura uma casa mais barata, algo conveniente ao bolso delas, assim, acabam vizinhas desse sobrado mal assombrado – que só mora Ryan.
Afinal Mary Ann ainda ronda mesmo o local? E porque Ryan mora sozinho ali? Qual o mistério a respeito da casa e da família? Tudo ocorreu como foi contado ou tem algo mais por trás?
A narrativa no livro é rápida e sem rodeios, com algumas passagens interligadas ao eu de Elissa, então sabemos o que se passa com ela também.
Elissa, uma garota de 17 anos, que a mãe quis afastar de seus amigos. Os quais ela julgava serem ruins e tenta dar a ela uma melhor oportunidade de vida com relacionamentos um pouco mais elevados do que elas tinham em Chicago. No interior a vida das duas mudaria, elas teriam mais tempo uma com a outra e melhores relacionamentos de amizade. Esse era o sonho de Sarah para Elissa!
Elissa passa a sentir a ausência dos amigos, a carência no relacionamento com a mãe não ajuda em nada, não se adapta aos novos amigos, e acaba amiga/namorada do menino mais estranho da cidade, Ryan.
A trama explora muito o tema de relacionamentos rompidos, a ausência, carência afetiva, problemas mentais, drogas e assédio/estupro. São temas pouco desenvolvidos, mas com um mistério que assombra a cidade a respeito da criança assassina, o que traz um bom suspense ao desenrolar dos fatos.
Tudo é muito rápido, não há uma grande elaboração para todos os acontecimentos. Parece aquelas histórias macabras de fofoca quando se vai ao cabeleireiro, em que as clientes ficam ali presas ouvindo todo o relato e escandalizadas pelo ocorrido, com um toque assustador no final que as deixam perplexas e dá o que pensar durante toda a semana. Esse foi meu sentimento ao ler o livro.
O final me deixou chocada, e faz qualquer um pensar, porque muitas vezes pensamos estar fazendo o bem e tudo o que fazemos é correr para o pior que pode acontecer conosco?
As circunstâncias colocadas no livro são assustadoras, não do tipo “há um fantasma ali”, mas do tipo, “criamos nossos monstros”, “nossos filhos serão aquilo com o qual os presenteamos em educação, amor, ternura” ou “tudo o que não damos de todo o citado atrás”.
Não assisti ao filme, e espero que alguém o tenha assistido para comentar algo a respeito. Creio que não vou ter paciência suficiente para assistir, afinal o suspense já não ia existir para mim por saber toda a história e a solução do mistério, ficaria sem graça.
Caso queiram um livro de suspense e mistério para entretenimento de uma tarde, esse livro é o ideal. Compensa lê-lo sem muita pretensão, principalmente se está acostumado com autores de tramas meticulosas e densas. Mas recomendo, conseguiu me prender até o final!

As peças de um quebra-cabeça estavam espalhadas pelo chão de cimento. Alguém tinha pendurado um lençol cor-de-rosa no teto do quarto, dando ao lugar um pouco de cor. Segundo o que se dizia na cidade, eles a tinham mantido presa, completamente isolada do mundo, por vários anos. Então era naquele quarto que ela passou a viver depois do acidente?

Segue abaixo o trailer do filme:




20 comentários:

  1. Oi Cinthia, eu sabia que tinha o filme mas nunca vi ninguém falando sobre esse livro. Como me assusto fácil, nunca assisti o filme então não fazia ideia do que era a história. Gostei do tema, principalmente isso que você citou da temática de suspense ser voltada para "criamos nossos monstros", achei diferente e interessante. O livro provavelmente não lerei mas espero assistir em breve o filme, de preferência com várias pessoas em casa kk. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tipo do livro/filme, você pega um gatinho e dá amor, mas outra pessoa pega um gatinho e só maltrata... um vira um chodó o outro vira um monstrinho. Pois é bem assim. Nós criamos os monstros.

      Excluir
  2. Eu sabia que existe um filme, não sabia que existe um livro dele hahaha Nossa, ainda bem que eu não assisti, porque quando vi ele na televisão já estava passando o final do filme, pelo que eu entendi, ai mudei de canal porque não ia entender nada mesmo. Puxa, agora que sei que tem o livro eu quero ler!!! O filme fez sucesso, então o livro deve ser melhor ainda hahaha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do livro, o li em uma sentada, não deu para parar de ler enquanto não descobri tudo, e fiquei "OH!"

      Excluir
  3. Parece que tem um bom mistério a ser resolvido nesse livro.
    Fiquei triste pelo o que aconteceu com a Mary Ann e a forma como os pais delas resolveram "cuidar" do assunto. Ela era uma criança que precisava de cuidados e não ser tratada como um animal de estimação.
    Eu também não sabia que havia um filme baseado no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que vai se surpreender muito mais... muito mais, há muito debaixo do tapetão da vida dessa família.

      Excluir
  4. Oie!
    Eu assisti ao filme, a um tempo atrás. Gostei bastante. Mas não sabia que tinha um livro. Vou tentar adquirir, pois com certeza será uma ótima leitura. Adoro suspense e o filme foi muito bom, com certeza o livro será bem melhor. Gostei muito da sua resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, agora você que assistiu ao filme e deseja ler o livro, despertou minha curiosidade pelo filme, mesmo já tendo lido o livro. Todos estão falando tão bem desse filme.

      Excluir
  5. Olá.
    Sabia da existência do filme e estou ansiosa para assisti-lo, mas não sabia que havia um livro, haha. Agora estou mega curiosa pra ler o livro também.
    É uma leitura diferente daquelas que estamos acostumadas, então deve valer super a pena.
    Vou assistir ao filme assim que tiver um tempinho e procurar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia, sinceramente eu desconfiei do tinha debaixo do tapete da família no livro, mas não consegui desvendar tudo, e foi uma boa surpresa os fatos... leia ou/e assista, compensa!

      Excluir
  6. :-O :-O :-O :-O :-O :-O :-O
    esses pais eu vou te falar viu...
    eu adorei sua resenha, fiquei de boca aberta quando vc disse que Mary Ann virou uma leoa e matou os pais.
    Sarah tbm é uma pessoa difícil né, não adianta prender as pessoas que amamos, isso só piora as coisas, tanto piora que ela resolveu namorar Ryan :x não li o livro, mas imagino que Ryan não seja uma ótima companhia :/

    gostei muito, parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Elissa é aquela garota querendo buscar algo para si de amor, carinho, ser aceita, deseja tempo com a mãe, nada incomum. Ela é uma típica jovem e bem, o livro tem algo que faz, sinceramente, Ryan não parecer ser ruim, pelo contrário... Mas a mãe dela, ela descobre da pior forma que viver de aparência é pior do que deixar a filha ter amigos estranhos e tidos como não apropriados por muitos por pura discriminação. Nem sabe do pior dos pais da Mary Ann, nem desconfia, a coisa é muito ruim, suja e bem lado negro. A coisa é feia!
      Obrigada Daiani.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Não é a primeira resenha positiva que vejo do livro, o que me desperta uma imensa vontade de ler. O livro, aliás, tem um filme estrelado pela *diva* Jenn Lawrence e até hoje nunca consegui assistí-lo por completo... acho que vale mais a pena ler para depois ver o filme!

    ResponderExcluir
  8. Uma dica: Veja o filme!
    Eu amei o filme, é um dos meus preferidos da vida! Já vi umas 4 vezes hahaha
    Depois de ver o filme fiquei sabendo que tinha o livro, quero ler!
    Pelo que você descreveu na resenha, o filme foi bem fiel.
    E aquele final? Fiquei de boca aberta! Eu não esperava por aquilo, foi muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia este livro, mas adoro livros que contem histórias que despertam minha curiosidade a ponto de eu não conseguir parar de ler, acredito que eu iria gostar da história deste livro, então pretendo ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Conhecia primeiro o filme e só depois o livro, mas não li nem assistir e o livro parece ser interessante, para quem gosto de terror parece ser uma ótima historia mas como esse é um gênero que não gosto a historia não funcionou para mim !!

    ResponderExcluir
  11. Oiiee,
    Eu não li ao livro, mas vi ao filme e curti, espero poder ler o livro e que ele funcione comigo, eu sou medrosa admito, fiquei um pouco assustada com o filme.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!