15 março, 2016

Para todos os garotos que já amei



Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. 

Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. 

São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.

Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.






Série livro 1
Jenny Han
320 páginas
Intrínseca

Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.

Na minha cidade quase não tem programação nenhuma das editoras (infelizmente) e por acaso fiquei sabendo que a Intrínseca iria apresentar seus lançamentos aqui. Claro, mais do que depressa me prontifiquei a ir. E, um dos livros que me chamou muita atenção foi esse na época.
Já li outros livros da autora e amo a escrita fluida dela, a forma como conta suas histórias, pois mesmo tendo clichês, em um dado ponto há uma reviravolta. Nesse não foi diferente.
Nossa protagonista Lara Jean tem dezesseis anos, uma irmã mais velha – Margot de dezoito anos, uma mais nova – Kitty (Katherine) de nove anos , e gosta muito de preservar as coisas, guardar coisas que para muitos não é importante, como: fitas de cabelo, sinos de porcelana, cortadores para massa de biscoito e as cartas que ela escreveu para cada garoto que já amou, cinco ao todo.
O conteúdo dessas cartas não são de amor, mas de despedida, o encerramento de seu amor pela pessoa. Ela despeja tudo ali, todos os seus sentimentos e emoções, como um método de exorcismo. 
Após a morte da mãe delas, Margot toma toda a responsabilidade, é aquela que organiza, planeja, zela por todos inclusive seu pai, um médico ginecologista que nunca se casou de novo. Só que Margot vai fazer faculdade na Escócia e deixa-los em breve, e deixar o Josh, o namorado, que é vizinho delas e muito amigo da família. Ninguém jamais pensaria no dia em Josh não fosse fazer parte da família, pois ele já era da família.
Em certo momento todas as cartas de Lara Jean são enviadas pelo correio para todos os cinco pretendentes ex-namorados e tudo fica meio tenso para ela devido um deles ser Peter o garoto mais popular e lindo da escola dela, e o outro, Josh – namorado da irmã mais velha.
Josh sempre foi amigo de Lara Jean, eles estudavam juntos, sempre compartilhavam muito de suas vidas, mas depois que ele recebe a carta, tudo muda, tudo vira uma bagunça.
A bagunça fica maior já que a sua ex-amiga Genevive era a namorada de Peter, e ele passa a olhar com outros olhos para Lara Jean. Genevive não fica nada feliz, mesmo tendo terminado o namoro acha que tem direitos sobre ele.
Lara Jean tem de lidar com a ida de Margot para Escócia, a responsabilidade de cuidar de Kitty e o pai, a casa e todos os afazeres, com o segundo ano que definirá sua vida para a faculdade, e ainda por cima Peter – a perseguição de Genevive - e Josh. Mas, ela tem medo de enfrentar um relacionamento, tem medo de se arriscar e perder a amizade daqueles que mais ama.
A trama é muito fofa, Lara Jean e seu jeito diferente de ser me conquistou, Peter também e Josh. Fiquei apaixonada pelo livro, li e não me arrependi. Trata de assuntos que me prenderam e não fica focado apenas nos relacionamentos de Lara Jean que viram uma cascata na vida dela, afinal cinco pretendentes a ex-namorados aparecendo de uma hora para outra e todos desconheciam isso, não é fácil de lidar.
Fiquei maravilhada como a autora conseguiu mostrar a união da família e todos os problemas – grandes e pequenos – que muitas vezes atravessa, mas devido a estrutura familiar forte jamais o vínculo se rompe. Para mim foi o ponto alto do livro, o mais bonito. Mostra também as diferenças de caráter e atitudes das irmãs, uma muito organizada e metódica, insuperável em tudo que faz de forma perfeita, mas que se aventura para longe do lar, a outra jamais se aventura, tem medo de se arriscar, é a caseira da família, e por fim a última, que se arrisca a tudo e diferente de todas as outras, é muito espontânea.
Lara Jean é uma garota que não chama atenção para si, ninguém dá nada por ela, mas é daquelas garotas que quando se conhece dia após dia percebe-se que possui muito mais do que deixa transparecer. 
A escrita é leve, rápida, de início não dá para perceber que muito tem a vir e que pode mudar toda situação. Peter se mostra muito mais do que um rosto bonito e um babaca. Kitty é perfeita em seu papel de irmã mais nova e quer ser forte e superar tudo a sua volta, demonstrar maturidade, mas com seus sonhos infantis.
Gostei muito da leitura, mostra a família e suas raízes, é um livro para ler e descansar de uma leitura mais pesada.
Estou esperando o segundo livro. O final me deixou com o coração na mão, o que Jenny Han vai aprontar aqui. Curiosa!

Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa. Quero... que a vida comece a acontecer. Quero me apaixonar e quero que um garoto se apaixone por mim. 



14 comentários:

  1. ah, eu ameeei sua resenha *-*
    eu já vi propagandas desse livro e estava interessada por ele, mas agora que li sua resenha estou ainda mais interessada hehehe

    muito bom, parabéns!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tipo de livro que vai amar Daiani.

      Excluir
    2. Amo essas minhas parceiras que sabem certinho meus gostos Literários *-------*

      Excluir
  2. Eu já tinha colocado o livro na minha lista, mas não sabia que ele tem uma continuação. Bem, provavelmente na época em que eu coloquei, ele não tinha mesmo rs Eu ainda não o li, mas desde já achei a história muito fofa e diferente também, porque nunca li um livro onde tantas cartas que não eram para serem enviadas ao seus destinatários acabam sendo levadas até eles rs Tomara que essa parte seja esclarecida no livro, porque me deixou com uma baita curiosidade em saber como isso foi acontecer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pelo que tudo indica são dois livros, a menos que haja uma surpresa, o que não duvido. Essa autora é sempre cheia de surpresas. O segundo é P.S.: Ainda Amo Você (Para Todos os Garotos que Já Amei #2)
      É ótimo ler e pensar na situação da personagem, pior que as cartas são de despedida, então ao invés de ela colocar tudo de bom que via nos garotos, ela coloca tudo de pior. A situação dela fica caótica com os garotos. O livro é ótimo, amei. Leia sim, estou louca para ler o próximo.

      Excluir
    2. Puxa que interessante! Uau, não imaginei mesmo lendo a resenha que as cartas tinham esse tipo de conteúdo rs agora estou vendo a encrenca em que a personagem principal se meteu!

      Excluir
  3. Oi Cinthia.
    Eu não conhecia a Jenny Han até esse livro, li por acaso e me apaixonei. A história é simples mas cativa muito, li em uma tarde e é um de meus livros favoritos na vida, amo o Kavinsky e a Lara Jean interagindo.
    Parabéns pela resenha, beijos :)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jade. Ah, que bom! Você leu o livro, fico feliz por poder comentar. Também gosto muito do Kavinsky com ela. No início não pensei que sairia algo de bom naquilo (sério!), mas depois tudo se desenvolveu. Desejosa pelo próximo livro...

      Excluir
  4. Oi, Cinthia! Tudo bem?

    Eu sempre fiquei curioso para poder ler este livro, e confesso que fiquei encantado com sua resenha, linda por sinal! Super bem escrita! :)

    Parabéns pelo modo como escreveu, me conquistou! ;)

    Beijos,
    Danny
    Participe do SORTEIO MÊS DAS MULHERES no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  5. Oi! Esse livro causou um pouco de alvoroço, hein! Todas as pessoas que conheço comentam sobre ele e estão curiosa sobre o seu conteúdo. Eu também, assumo! Ainda mais lendo a resenha, tive a impressão que pode ser um pouco engraçado, até porque essa situação das cartas irem parar nas mãos de ex-amores parece um pouco cômica. Ela entrou numa enrascada, namorado da irmã? Ah, coitada! Achei interessante o modo misterioso que as cartas foram destinadas a eles, será que é uma travessura da irmã mais nova? Vamos confessar que as maninhas tem dessas! Claro, eu sou uma delas, a casula, rsrs, então posso falar por experiência. Parece ser um livro bom de se ler e a resenha atiçou a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada dessa autora, mas esse foi um livro que quando vi não me interessei muito mas quando li alguns resenhas a historia foi me conquistando, gostei muito do tema que a autora aborda e principalmente como ela mostra essa união da família, a Lara Jean parece uma personagem que cresce muito algo longo da historia e se tiver oportunidade com certeza irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro em dois dias, foi uma leitura tão fluída e prazerosa, me identifiquei tanto com a Jenny, que me surpreendi. O segundo livro: "PS: Ainda amo você", também é incrível mas me deixou com um gostinho de quero mais e que está faltando partes, mas é a vida... Super recomendo a continuação, fiquei um pouco chateada com o fim, mudaria algumas coisas mas não deixa de ser uma leitura tão boa quanto a primeira!

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro em dois dias, foi uma leitura tão fluída e prazerosa, me identifiquei tanto com a Jenny, que me surpreendi. O segundo livro: "PS: Ainda amo você", também é incrível mas me deixou com um gostinho de quero mais e que está faltando partes, mas é a vida... Super recomendo a continuação, fiquei um pouco chateada com o fim, mudaria algumas coisas mas não deixa de ser uma leitura tão boa quanto a primeira!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!