07 março, 2016

A Filha do Norte


Tudo começa quando Michelle e Meredith saem para ver as flores. Uma tempestade faz com que a bruxa perca Michelle de vista. A menina, desnorteada, sai em busca de ajuda e avista uma mansão enorme e antiga. Pensando que não mora ninguém na casa, Michelle entra no local para se abrigar e é surpreendida ao ser recebida por uma governanta tão sinistra quanto a casa, que a deixa com medo. Seu instinto lhe diz que há algo de errado, mas essa sensação passa quando entra na casa e se depara com um ambiente completamente diferente daquela fachada macabra que vira. O interior da mansão é maravilhoso, bonito e sofisticado, assim como os seus donos: os irmãos Vergamini.O que Michelle não imagina é que às vezes é necessário ouvir nossos instintos. Ela está em perigo e talvez nem suas amigas, Elza e Meredith, as bruxas do Leste e do Sul, consigam salvá-la.







Duologia
Livro #1
496 páginas
Luisa Soresini
Novo Século


Fiquei tão ansiosa para ler esse livro que não esperei que chegasse a minha vez e o comprei mesmo participando do book tour. Não vou dizer que era o que esperava, mas também não posso dizer que foi uma leitura ruim. Quem me mandou ficar formulando a respeito do livro? Foi o que aconteceu aqui.
 No início da leitura nos deparamos com o assassinato dos pais da Michelle, que não sabemos quem é que os mata, só que é um monstro. Depois há um salto de anos, e nos deparamos com Michele chegando na Vila de Mafaldi praticamente sem nada. As bruxas, Elza – a do leste -, e Meredith – a do sul-, dão apoio a ela, a hospedam e daí em diante Michelle passa a morar com as bruxas, que mantem suas identidades em segredo.
Michelle conquista não apenas as bruxas, mas toda Mafaldi, ela parece ter um imã, uma bondade, carisma acima do comum, ninguém resiste a esse poder de empatia dela. Ela consegue manter sua vida em segredo, não fala de si, nem do passado, muito menos do motivo que a faz ficar triste de vez em quando.
Um dia Meredith a leva para ver umas flores que só florescem a noite e devido a uma tempestade as duas se afastam e a bruxa do sul perde Michelle.
Michelle sem saber o que fazer encontra uma mansão, arrisca verificar se há alguém, é recebida por uma governanta estranha e encaminhada aos donos da mansão, os Vergamini.
Os Vergamini foram amaldiçoados pelas bruxas do leste e do sul a cem anos atrás, cada um se transformou em um monstro: Danton – o vampiro, Carl o caçula deles – um gato demônio, Luka – o bruxo, Ethan – a múmia, Christofer – o fantasma, Wolf – o lobo, Frank – o Frankenstein – que possui uma ajudante chamada Nina – uma morta vida.
A garota se depara com uma casa cheia de monstros que se alimentam de sangue fresco para manter sua força e poder, sendo ela a provável próxima refeição.
O desenvolvimento da história ocorre dentro da mansão com Michelle presa com os monstros, e daí em diante o livro que pensava ser mais para fantasia com uma boa pitada de suspense passa a se tornar dramático. As bruxas apenas podem observar Michelle e nada mais
Já os Vergamini não pensavam que aquela garota estranha tinha algo mais – que não é falado no livro – que os faz refletir sobre o quanto são monstros e se ainda resta algo humano neles.
Os personagens são muito interessantes, a autora juntou diversos monstros, cada qual com sua particularidade, poder e história única, ela acertou em cheio quando fez isso, um ótimo trabalho. São monstros, mas acabei apaixonando por cada um, principalmente por Nina. Ela é a ajudante de Frank em suas experiências em cadáveres e também uma guerreira que carrega uma foice dentro de sua roupa. Ele tem seus bichinhos de estimação também, como uma planta cachorro, um guardião. Sinistro! Como disse, cada um deles possui sua particularidade e cada uma delas vai sendo exposta durante a leitura e na aventura dramática de Michelle.
Michele tem momentos de muito drama, em outros momentos fica muito taciturna, não é sempre, mas fica, devido a algo que não sabemos, ninguém sabe e que ela não fala. E teve momentos que fiquei com raiva da ingenuidade dela. Para uma garota que passou o que ela passou e ser tão ingênua, me deixou cética quanto a isso. Ora pensava ser ingenuidade, ora pensava que era esse “poder” inexplorado dela que não foi explicado para o leitor. Durante toda a leitura sabia que havia algo mais, mas não tem como descobrir nada. E se a autora quis despertar minha curiosidade a respeito disso, teve efeito contrário.
Essa ausência de não expor nada durante a leitura e a narrativa ter sido desenvolvida só na aventura de Michelle na mansão me desanimou um pouco, me senti perdida e desmotivada, por ter pensado que o livro seria mais voltado para a fantasia com aventura e um pouco de suspense, não esperava tanto drama. É uma fantasia dramática.
Por fim, terminei o livro com uma certeza: uma boa leitura a respeito de o drama de uma garota junto a monstros, que me fez pensar em vários contos infantis - a autora soube pescar e pincelar isso durante a narrativa, foi bastante criativa nisso – mas que ao terminar não foi dada nenhuma resposta sobre as perguntas iniciais, expectativas do título e só acrescentou mais mistérios e problemas a serem resolvidos. Termina-se o livro sem saber nada da Michelle, nada de sua história, nada do que ela é, nada do porque aquilo ter ocorrido com a família dela, enfim, nada!
O suspense do book trailer não existe na narrativa, creio que ele também deu muito a entender isso, é um livro doce, com uma história meiga e fofa.
Conversei com a autora e ela disse que todas as respostas serão dadas no segundo livro – que vou ler -, então, ao escolherem esse livro, vão preparados a ler uma recontagem de a Bela e a Fera (com várias Feras) e tendo em mente que só terão todas as respostas no segundo livro. Não é ruim, minha expectativa que foi para o suspense e não teve nada a respeito. 
Compensa ser lido, mas não espere por suspense.


Que tipo de vida ela levou para achar que é um monstro como qualquer um de nós?



13 comentários:

  1. Cinthia Gostei muito da sua resenha, ficou clara a ideia do livros, pois achei a sinopse do livro confusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que diz estar em perigo e depois o oposto, mas é isso que os irmãos Vergamini faz, brincam com a comida! Ela passa uns bocados. Fico feliz que a ideia do livro ficou clara.

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha, e confesso que me senti agoniada em saber que a Michelle estava em uma casa onde provavelmente ela seria a próxima e principal refeição ... E curiosa de mais em saber o pq as bruxas apenas podem observar a Michelle de longe e nada mais, pq elas não dão um jeito e tiram ela de lá?! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Isa, o caminho percorrido por ela é longo, os Vergamini amam brincar com a comida... é muito mistério, mas a leitura é ótima, não é ruim, amaria que você lesse para saber sua opinião.

      Excluir
  3. A história parece ser bem legal, interessante haver tantos monstros ao redor de uma menina e ao ler a resenha, logo imaginei que todas as respostas estariam presentes no segundo livro. Mas confesso que, apesar de ainda não ter lido o livro, acho que seria mais legal se a autora colocasse um pouco de respostas no primeiro, pra não deixar o leitor nessa expectativa de alguma hora, encontrar alguma resposta no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que disse a ela Lavinia, foi a única coisa que faltou nesse livro, o desvendar de algo para cativar e prender mais ainda o leitor a espera do próximo, pois deixar tudo para o próximo, para mim ficou angustiante, e ainda mais como tudo termina... é de matar um.

      Excluir
  4. Puxa, eu ficarei na mesma situação que você se tivesse lido esse livro. Acho todo mundo está acostumado com sagas que desvendam algo do mistério em cada livro para dar aquela emoção de "Querooo ler mais para saber o que aconteceu com tal fulano", é o normal a se fazer rs Isso o que essa autora fez, apesar de ser um tanto chato, foi inovador ao meu ver, e se pararmos para pensar. Mas certas coisas não caem tão bem, como fazer isso. No entanto, acho que estou disposta a ler o livro assim que sair o próximo, porque a história parece ser muitoo boa. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavinia se eu tivesse lido esse livro sem muita expectativa teria sido melhor, é um livro com uma boa história realmente. Vou ler o segundo.

      Excluir
  5. Quando vi o trailer desse livro tinha imaginado outro tipo de enredo. Sua resenha foi ótima, conseguiu esclarecer bastante os pontos de duvida que tive sobre como era o desenvolvimento da história, obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocorreu o mesmo comigo Jade. Obrigada e fico feliz por ter sanado os pontos de dúvida sobre como era o desenvolvimento. Por nada!

      Excluir
  6. Cinthia, parabéns pela sua resenha. Deu pra ter uma boa idéia sobre a história do livro e as emoções que ele te proporcionou. Interessante como as espectativas que temos sobre um determinado livro pode alterar a nossa experiência de leitura. Gosto da história de A Bela e A Fera, mas pelo livro ser mais voltado para o drama, não fiquei muito interessado, já que tenho ainda varios livros na lista de leitura. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de A Bela e A Fera dê uma chance a ele, a autora logo vai lançar o segundo. Leia já com o segundo, é para ser uma duologia. Acredito que vá gostar, apesar do drama.

      Excluir
  7. Oi!
    Quando vi o livro imaginei que fosse uma historia de terror até pelo começo da historia mas lendo a resenha vi que estava bem enganada, gostei da historia principalmente dos Vergamini pois achei bem interessante cada um sendo algo diferente e se tiver oportunidade quero ver se leio !!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!