09 janeiro, 2016

Tirza - Arnon Grunberg




Jörgen Hofmeester tinha uma vida perfeita: uma esposa atraente, uma casa com jardim em um bairro nobre de Amsterdã, uma carreira prestigiosa como editor de livros de ficção estrangeira, duas filhas lindas, Ibi e Tirza, e uma conta-corrente na Suíça. Uma vida burguesa, sossegada, que acaba sendo subvertida por uma série de eventos dramáticos: Ibi, pouco mais que uma menina, é flagrada em situação constrangedora com o inquilino de Jörgen e, depois desse episódio, resolve ir embora para sempre da casa do pai; a esposa de Hofmeester abandona a família em busca de "autorrealização"; a editora, em decisão unilateral, o aposenta antecipadamente; Tirza, a caçula e filha predileta, objeto da obsessão paterna, quando conclui os estudos, parte para uma longa viagem pela África com o namorado marroquino, que guarda inquietante semelhança com Mohammed Atta. A narrativa começa com Hofmeester preparando meticulosamente sushis para a festa de formatura e despedida de Tirza. Por trás do aparente autocontrole de Hofmeester e de seu desprezo por qualquer emoção, há uma violência reprimida, uma tensão constante, uma ameaça invisível, elementos que dominarão a trajetória do protagonista até o imprevisto e desconcertante final. Tirza é, ao mesmo tempo, um romance assustador e fascinante, divertido e sinistro, a história de um homem em desesperada, embora inútil, busca por salvação.








Rádio Londres
Págs 460


Anotem este nome Arnon Grunberg.
Este holandês que chegou com tudo por aqui, conseguiu me deixar extasiada com sua escrita meticulosa ,tensa e de uma obscuridade psicológica impensável e sentível (nem sei se existe esta palavra).



Tirza é o nome de umas das personagens do livro, no caso a filha mais nova de Jörgen Hofmeester, um editor de literatura estrangeira que nunca em sua carreira de 30 anos, conseguiu revelar um único autor que fosse realmente relevante.



Este livro irá nos contar a história de um pequeno e tumultuado núcleo familiar, composto por um pai controlador , uma mãe que desde o inicio da narrativa largou sua família para viver um amor de juventude (isso está na sinopse do livro, não é spoiler) e suas duas filhas - Tirza que vive entre o intervalo de formatura e sua ida à faculdade e a irmã mais velha Ibi que reside na França com um namorado negro a contragosto do pai.



Tirza é um romance de personagens, você poderia alterar o cenário (e mais de 80% do livro se passa na casa dessa família) e possivelmente a história não sofreria grandes mudanças.
Dito isso, a narrativa é construída com um fiapo de história, temos então Hoofmester preparando uma festa de despedida para Tirza que irá viajar com o namorado marroquino para a África.


Ou seja é uma família muito mas muito desestruturada, o autor nos manipula, de inicio não percebemos estes problemas grotescos. 


Ah Seu Grunberg o senhor é o cara.

A grande sacada do autor foi conseguir arquitetar um personagem tão cheio de camadas dark pra cara@#$ e de uma forma assustadoramente crescente (eu cheguei a sentir medo durante a leitura), onde o leitor vai sentindo cada passo que o autor dá na direção do grande clímax (e o final deste livro explodiu minha cabeça, nossaaaa, até agora ainda estou pensando nele).



Outro elemento interessantíssimo do livro é o clima noir, onde o que parece ser não é.
As ironias presentes nos diálogos são na medida certa, principalmente nos diálogos entre Hofmeester e a ex esposa, simplesmente surreal.



Olha, fazia um tempo que um livro não me empolgava tanto.



Para os amantes de cinema, em 2010 Tirza ganhou sua adaptação para as telas, dirigida pelo diretor holandês Rudolf van den Berg .



Melhor leitura do ano de 2015 , indico com força




Alguns quotes


Hofmeester ainda não se acostumou à presença dela. Ela foi embora já faz três anos. O curso “Faça seu próprio sushi e sashimi” não ajudou



Você está louca, repetiu ele. Ainda mais louca do que antes. Por que tudo tem que ser verbalizado, por que você não pode deixar as coisas em paz, por que não tem nenhum respeito pelo silêncio? Por que ele é tão ameaçador para você, tão insuportável?


O futuro está no esquecer. Hofmeester parou os estudos de História depois de seis meses e foi estudar Alemão e Criminologia. Não conseguia esquecer nada. Por isso mesmo tateava ao redor de seu próprio passado como um cego



Ainda fomos para a França, conta ela. Mas lá também não deu certo. Esperma morto não volta à vida na França





Redes Sociais da Editora Rádio Londres
Facebook - http://www.facebook.com/radiolondreseditores
Twitter - @radiolonlivros
Instagram - radiolondreseditores



PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura



               

                                      

Marcia Cogitare




14 comentários:

  1. Surtos Literários, blog fundamental.
    Acabo de incluir Tirza na lista de livros a serem lidos neste primeiro semestre.
    A Rádio Londres veio com tudo.
    Stoner que o diga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viller meu queridão é uma honra ter vc por aqui.

      E Tirza é leitura obrigatória, depois da leitura gostaria de ouvir suas impressões sobre ele.

      Hug

      Excluir
  2. Ah... Marcinha... quando você diz: "anotem esse nome", eu pareço um mico amestrado e anoto!
    Depois de ver o quanto você ficou impressionada (logo você que não se impressiona facilmente como eu... :p ), fiquei com muita vontade de curtir essa sensibilidade>
    Clima noir com ironias? Tô dentro!
    Livro vai para os desejados AGORA.
    beijos.
    =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma este livro é maravilhoso e muito bem escrito.

      Seja um mich amestrado quanto a ele e vc não se arrependerá.

      Hug lindona

      Excluir
  3. Por você ser difícil de se encantar com livros e ainda mais por achar o melhor do ano passado, fiquei curiosa Marcia. Parece que compensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia compensa muito, pode adquirir o livro sem medo, tenho certeza que vc irá curtir.

      Hug

      Excluir
  4. Ahhhhh, como eu ando querendo ler esse livro. Na verdade, faz muito tempo que estou curiosíssima com relação a praticamente todos os livros da Rádio Londres, daí fiquei muito tentado a comprar um, mas fiquei tão indecisa que acabei não comprando nenhum ainda! E aí, Tirza é um dos que estou querendo ler. Também queria ler Estação Atocha e Minotauro. Mas o que mais me atraiu na sua resenha foi o fato de haver um quê de ironia (amo) e de o protagonista ser um tanto denso, complexo. Ou seja, características que geralmente me conquistam de primeira numa leitura. Ainda espero ler esse livro!

    Beijooo, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, vai de Tirza que não tem erro, o livro é excelente.

      Hug

      Excluir
  5. Marcia,
    sua resenha é doida..
    Doida pro bem menina, e seu ultimo quote me deixou com vontade de ler kkkkkkkkkk
    se já estava gostando do assunto pela sua resenha, gostei mais ainda depois de ler os quotes..
    Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Daiani, ri demais da resenha doida :D

    Mas o livro é doido, tenho que seguir a vibe.

    Os quotes são bacanas pra sentirmos um pouco da escrita do autor, e que bom que vc curtiu.

    Este livro vale muito a pena, depois de ler me conte suas impressões.

    Hug

    ResponderExcluir
  7. Finalmente estou aqui visitando o blog...
    Adorei seus comentários sobre o livro e deu uma vontade enorme de ler!
    Será que dou conta ou vou ficar com medo?
    Vou colocar na minha listinha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia seja muito bem vinda. Fiquei muito feliz com sua visita e ainda mais feliz por minha visão de Tirza ter atiçado sua curiosidade.
      Se quiser emprestado ele está as ordens.

      Hug

      Excluir
  8. Oi Márcia, já tinha ouvido comentários sobre este livro mas tinha ficado meio assim... agora com a sua resenha tenho certeza que irei gostar Confio muito no seu gosto Bjooo

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, que responsa a minha rs. Mas conhecendo um pouco o teu gosto literário, as chances de vc curtir este livro são grandes.

    Hug

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!