23 junho, 2015

Resenha: O Cemitério

Uma das histórias mais terríveis de Stephen King, O cemitério mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada.

Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade e a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha.Num dos primeiros passeios pela região, conhecem um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Mas, para além dos pequenos túmulos, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis Creed se diverte com as histórias fantasmagóricas do vizinho Crandall. No entanto, quando o gato de sua filha Eillen morre atropelado e, subitamente, retorna à vida, ele percebe que há coisas que nem mesmo a sua ciência pode explicar. Que mistérios esconde o cemitério dos bichos? Terá o homem o direito de interferir no mundo dos mortos? Em busca das respostas, Louis Creed é levado por uma trama sobrenatural em que o limite entre a vida e a morte é inexistente. E, quando descobre a verdade, percebe que ela é muito pior que seus mais terríveis pesadelos. Pior que a própria morte – e infinitamente mais poderosa.


O Cemitério
Suma das Letras
Suspense e Ficção
ISBN: 9788581050393
Lançamento: 01/05/2013
424 páginas

Queridos,

Esse é um dos meus favoritos de King. (Primeiramente vem "O Iluminado" e "A Dança da Morte"). 

Há muitos motivos para gostar desse livro, tanto pelos aspectos objetivos: o medo em si, quanto pelos subjetivos: a filosofia, a política, a sociologia e a psicologia (amplamente abordados nesse livro, de maneira quase subliminar.

Não que eu queira vender meu peixe (acho que é exatamente o que eu estou fazendo), mas para gostar de King, é preciso ter olhos que enxerguem além. É preciso enxergar, muitas vezes, que o macabro faz parte da vida, que morte e vida se misturam, que entre o bem e o mal, há muitas nuances e, principalmente que, há espaço para a escrita criativa em questões metafísicas e sem respostas.

O Cemitério traz um pouco de tudo isso.

Curiosidade: Após a leitura dese livro, sonhei que minha mãe havia morrido. Acordei, como vocês já devem saber, agoniada, tendo que ouvir do meu marido que "era só um sonho", umas cem vezes. A questão que me veio à mente na hora e que espero que você responda é:

SE EXISTISSE ALGUM MÉTODO PARA TRAZER ALGUÉM QUE VOCÊ AMA DEMAIS, APÓS A MORTE, VOCÊ TRARIA?

Pensei demais sobre isso. Sobre o quanto estamos prontos a julgar e a dizer num primeiro momento: "Não! É anti natural" ou "Deus sabe o que faz"... de qualquer modo, é fácil dizer tudo isso quando a possibilidade não existe, não é?

Esse é o tema central de "O Cemitério" que vou desenrolar aqui, tentando minimizar spoilers (zerar é minha maior obsessão!).

Ao se mudar para o Maine (e Stephen King por viver por lá, conhece muito das lendas e historiazinhas do local), um médico e sua família começam a fazer os preparativos para deixar a casa aconchegante. Estão todos extasiados em viver numa cidade pequena, cheia de verde, longe das "pragas" da cidade grande. 

De imediato conhecem o vizinho da frente, com quem Louis (o médico), faz amizade, toma algumas cervejas na varanda enquanto escuta suas histórias sobrenaturais sobre a região.

Durante o início dessa vida pacata, Louis é chamado para atender um chamado de um atropelamento na estrada. Logo que chega ao local, percebe que não há muito o que fazer pelo garoto cujas palavras farão muito sentido mais à frente, mas naquele momento, completamente non sense:


"— O solo do coração de um homem é mais empedernido, Louis —murmurou o moribundo.

Uma outra passagem que parece fazer apenas um sentido mais filosófico e que cria vida no livro (arrepiada ao lembrar), é:


"— Um homem planta o que pode... E cuida do que plantou."

Toda a falta de sentido começa a dar lugar ao sentido macabro que já continha, originalmente, quando o gato de Eillen (filhinha do médico) é atropelado na estrada que passa em frente à casa, que também é rota de caminhões pesados (do tipo bateu morreu)... o vizinho ajuda-o, dizendo que podem enterrar o gato no cemitério de bichos (Pet Samatary - escrito, por King, propositalmente com erro ortográfico)  e que, por ser um cemitério sagrado (indígena), o gato voltaria à vida.

Pois bem, o enterro é feito e Louis (como você e eu) tinha certeza de que não passava de crendice popular, é surpreendido com o gato vivinho, no dia seguinte. Mas o gato não é mais o mesmo. Ele passa a caçar ratos e passarinhos. Ou seja... o gato volta, mas com a personalidade mudada (de super fofo a diabólico) e com um cheiro de podre, que não sai nem com banho no Rio Jordão (piada sem graça minha).

Até aqui, o que contei está na sinopse do livro... mas, está longe de ser a pior parte. Esse é só o princípio do terror... Inclusive o próprio King mencionou que esse foi um dos livros que escreveu que mais o assustou.

Não vou falar nada mais do que o que disse até aqui porque aí seria sacanagem minha. Você vai ter que ler pra saber mais e se gosta de um terror (aparentemente gratuito - sem segundas intenções) que tire seu chão, eu recomendo demais esse livro.

Ramones tem uma música falando dele (só pra terem noção da grandiosidade da obra) e nela ele diz:



"I don't want to be buried in a pet cemetery
I don't want to live my life again"

(Eu não quero ser enterrado num cemitério de animais
Não quero viver minha vida outra vez)


Apesar de toda a trilha sonora que embala minha leitura durante um livro assim, não há música melhora do que essa, portanto, deixo-os com o vídeo do Ramones - Pet Sematary e com algumas curiosidades:





Curiosidades:


1) Segundo a Wikipedia "Tribos nativas norte-americanas viviam na região onde atualmente está localizado o Maine, milhares de anos antes da chegada dos primeiros exploradores europeus." 
Isso justifica o respeito de King pelas origens indígenas do local (que foram devastadas com o tempo), bem como minha crescente admiração por esse homem que faz bem mais do que assustar, em seus livros.

2) 82% da população do Maine é cristã, o que nos faz entender o porque da imensa quantidade de versículos bíblicos ao longo do livro e seus links com a história.

3) 96,5% da população é de brancos e os nativos americanos que viviam em 100% antes da colonização, teve seu percentual reduzido para 0,6%. 

4) Stephen King disse que esse foi o livro que escreveu que mais o assustou, dentre todos os outros.

5) Em 1989 saiu o filme do livro, cujo título em Português é "O Cemitério Maldito".

6) Para que "O Cemitério Maldito" fosse rodado, o autor Stephen King solicitou aos produtores que o filme fosse rodado no estado norte-americano do Maine e que seu roteiro fosse seguido rigorosamente.

7) O roteirista do longa, Stephen King, aparece em uma pequena ponta no filme, interpretando o padre na cena do funeral. (King adora fazer uma pontinha nos filmes de seus livros e eu adoro procurá-lo por lá!)





Stephen King: padre em cena no filme "Cemitério Maldito"





22 comentários:

  1. Olá
    nunca li nada do autor, mas sempre tive uma certa curiosidade, eu ganhei Missery no fim do ano passado, espero ler esse ano
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Netinho....
      Misery está entre meus favoritos!
      Cheio e terror psicológico!
      beijos
      :)

      Excluir
  2. Amo esse livro.

    <3

    Interessante que adotamos estilos parecidos quanto à resenha. Eu, quando critiquei o livro no meu Canal, também abordei algumas curiosidades.

    Enfim.. O que dizer de uma resenha tão perfeita!?

    Você arrasa!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das coisas que me atraem em suas resenhas... o caminhar além, Wellington. Esse livro em especial, sem algumas explicações fica parecendo só mais uma história da carochinha... mas quando lido com contrapontos, além do medo obrigatório do terror, a gente entende as entrelinhas.

      Feliz de ver você aqui.

      Muitos beijos, queridão!

      Excluir
    2. Exatamente, Telma. Sem falar que o contexto, quando da publicação da obra, foi um tanto que complexo. O próprio King hesitou em publicar a obra.

      Enfim..

      Adoro falar sobre King (com pessoas legais que gostam de King). Pode isso!?

      hehe

      <3

      Excluir
    3. Que estranho essa coisa de você gostar de falar sobre King com pessoas legais que gostam de King!!!!! L-)
      Acho que sofremos da mesma "anomalia"! :))
      ♡♡♡

      Excluir
  3. Eu simplesmemte amo o king ♡ ainda nao li mas ja vi o filme e devo dizer q o livro deve ser mara ♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Naiara...
      O filme é antigo e hoje em dia algumas pessoas o consideram "demodée", mas o livro é atemporal!
      leia, vai amar.
      beijos
      ;)

      Excluir
  4. Telma!
    Acredita que ainda não li esse do Stephen!
    Assisti o filme a tantos anos e nem tinha percebido que era o autor na cena.
    O que sei é... respeito o terror que impõe em alguns de seus livros...e até gosto, porque adrenalina nunca é demais.
    é um tema bem questionável mesmo.
    Um dia lerei...
    Bom final de semana!
    “Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,
      Quando for ler, prepare-se para olhar várias vezes para o lado para ver se ninguém te acompanha!
      :p
      beijos, coisa linda.... amei a frase do Chico! (amo esse cara)

      Excluir
  5. Bom saber o quanto é de terror, passo longe! Mas, falo assim, de vez em quando quero algo para despejar adrenalina em mim, daí acabo lendo, tenho esses "surtos" de vez em quando, vai lá entender, mas ainda não estou em um deles kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahaha :))
      Normal, ter esses "surtos" de vez em quando, Cinthia....
      Se uma hora tiver a fim de ler algo assim, pode mandar ver no Cemitério.
      beijos mil
      :D

      Excluir
  6. Estou super ansiosa pra ler este livro. Não consegui ler este ainda. Os livros do autor estão muito valorizados no momento e por isso muito caros. Estou esperando aquele momento certo pra comprar: promoção. Rsrsrs Mais com certeza, ainda vou ler. Quero conferir tudo o que dizem dele. Amo os livros do autor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth,
      Quem sabe não teremos um sorteio aqui no blog, né?
      rs
      Beijos, querida.
      :)

      Excluir
  7. O título foi o que mais me despertou, já quero ler esse também. Nossa, minha lista está lotada já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de um terror, não pode deixar passar.
      beijocas

      Excluir
  8. Adoro livros de terror, fiquei com vontade de ler, ainda mais por ser do Stephen King, tbm adorei a capa e a escolha da playlist

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro do autor, mas pretendo ler em breve, pois ganhei o meu primeiro livro do autor aqui no blog :) espero gostar muito do livro e ler outros do autor também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Eu me lembro que comecei a ver o filme a muito tempo e não consegui terminar rsrsrs manga não
    o livro com certeza deve ser massa ao extremo, quando mistura religião em terror da mais medo né , nem sei porque
    e Telam meu pai iria amar esse livro , já até imagino ele querendo ler antes de mim

    ResponderExcluir
  11. Telma, você sabe que esse tipo de tema sempre me dá um medinho né. Mas até que eu curti o enredo desse livro. Me lembra o seria Sobrenatural, hehe.

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos livros que mais quero ler do King e ser um clássico já, apenas vi o filme e gostei bastante, pude sentir toda a complexidade da obra no filme, claro que em escala menor.
    Um tema que realmente nos faz pensar, vivendo a situação que estou no momento, pensaria bastante sobre trazer novamente a vida um ente querido, o problema é saber como ele irá voltar, totalmente diferente e podendo causar danos irreparáveis.
    Admiro muito a capacidade do autor em nos prender em suas histórias, nos causar medo e reflexão, cada livro traz uma mensagem e uma lição.

    ResponderExcluir
  13. Primeiro gostaria de dizer (e escrevi isso aqui antes mesmo de terminar a resenha para que eu não esquecesse) é que, diferente da maioria (NOVIDADE), eu traria sim alguém de volta, sem nem pensar duas vezes...
    Então.. Agora que terminei de ler a resenha, vou comentar sobre kkkkkkkk
    Eu nunca li um livro do King, e já pode me internar por isso, porque todo mundo já leu, menos eu. E não existe motivo para eu nunca ter lido, eu apenas nunca peguei um na mão :(
    Mas, como estou mais do que disposta a dar uma sacudida nas minhas leituras, acredito que muito em breve lerei um, e sinceramente? Espero que seja esse e que me assuste tanto quanto a resenha me assustou! Kkkkkkkkkkkk
    Como sempre, a resenha está impecável e provocante, porque raras são as resenhas que você escreve que não me dão vontade de correr em direção ao livro e devorá-lo! Amei, amei e amei!
    Tava com saudade dos seus posts, a vida corrida me afastou um pouco até do meu blog! :(

    Beijos,
    Sara | Livro de Gente
    www.livrodegente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!