10 maio, 2015

Resenha: Escuridão Total sem Estrelas




Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. 

Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos.

Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes.

WOW!!!!!

Quero ouvir de todo mundo: WOW!!!!

Ok....ok.... isso não é uma pregação ou programa de auditório, mas depois de terminar King eu me sinto louca, alegre e ritualística. (não tentem analisar...)

Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

Obrigada Suma das Letras!!!!

O tempo passa e esse homem consegue tornar-se melhor e, me encantar ainda mais. Ele consegue passar para o papel toda excentricidade do mundo e é isso, exatamente isso, que mais me encanta!

Nesse livro de 4 contos, não foi diferente. Nessa compilação, há contos para todos os gostos e capacidade de leitura. (inclusive um que odiei pelo tamanho clichê, mas que entendo que é uma espécie de "clássico" para escritores e leitores de terror).

Estou parecendo bipolar, né? Me inclinando entre o maravilhoso e o detestável? Não, não... Essa sou eu divagando... Vamos ao que interessa de fato!

Nesse livro (cujo título, num primeiro momento,  me pareceu piegas), vou tentar resenhar sem spoilers os 4 contos (difícil não dar spoilers, mas intolerável dar!)

Eu disse que me pareceu piegas a princípio, mas casa bem com os 4 contos. Lembre-se do pior dia de sua vida, multiplique isso por 8,5.... Esse é o resultado das sensações e situações que as personagens principais de cada conto passaram. (algumas sofreram bem mais do que o resultado dessa equação).

O primeiro conto é 1922, o segundo Gigante do Volante, o terceiro Extensão Justa e, por fim, Um Bom Casamento.

1922

Resumo em uma palavra: Egoísmo

Este conto, na minha opinião, valeu o livro todo.
Se tivéssemos parado por aqui, este livro teria ganho 10, das 5 estrelas que posso dar.
King descreve aqui, os sentimentos e pensamentos de Wilfred (personagem principal) de maneira tão "literal", tão crua e tão visceral que é fascinante e arrepiante ao mesmo tempo.
Colocamo-nos no lugar do personagem e chegamos a pensar, por um minutinho se poderíamos ser nós, naquela situação. 
Refletimos no conceito em "preto e branco" que damos de "bem e mal" e entendemos que, cada um de nós, já teve pensamentos escuros. Isso é revelador e para alguns, assustador (eu fiz as pazes com meus pensamentos escuros - há uma diferença enorme entre ter um pensamento dark e em colocá-lo em prática).
A construção psicológica de todos os personagens desse conto, é riquíssima! 
Me fez lembrar que, Chico Buarque de Holanda nunca foi pobre, mas escreve sobre a pobreza como se a vivesse. Grande capacidade de empatia. 
Acho que Stephen King é o Chico Buarque dos contos.
Esse é o conto que preferi e o que deixarei mais quotes. 

Às vezes me pergunto se o inferno pode ser pior que a cidade de Omaha. Talvez ele seja a cidade de Omaha, mas sem nenhum campo decente em volta, somente uma vastidão vazia e esfumaçada, fedendo a enxofre e cheia de almas perdidas como a minha. 

O ódio que eu sentia por ela naquele ano de 1922 era maior do que o que um homem pode sentir por uma mulher, a menos que haja amor envolvido.

O ratos a encontraram... e daí? Eles não encontram todos nós no fim? Ratos e vermes? Mais cedo ou mais tarde até mesmo o mais sólido dos caixões acaba se rompendo e deixando a vida entrar para se alimentar da morte.

Assim que ficou com as quatro patas no chão, a ratazana conseguiu ficar de pé no piso de madeira sujo de feno. Era como um filhote bizarro com gotas de leite misturadas com sangue nos bigodes.

Os melhores quotes dariam spoilers... espero que se contentem com esses. Eu estou tal qual a criança que viu o filme, amou e quer contar logo o final para o primeiro ouvinte atento. :/

Gigante do Volante

Resumo em uma palavra: Vingança

Odiei o título mas o conto é muito bom! (também não posso deixar de dizer que o título é intrigante, né?).

Aqui também os personagens foram bem construídos, psicologicamente e vemos uma série de transtornos mentais bem descritos.

Há um filme desse conto. O filme, sem que se tenha lido o conto e visto exatamente a condição mental da personagem central, fica um tanto quanto trash.

Tess, a personagem principal deste conto, conversa, a princípio com seu GPS (que fala seu nome) e é essencial entender sua condição mental para entender algumas tomadas do filme.

Quando voltou à consciência pela terceira vez, o mundo estava preto e prateado, e ela flutuava. Estar morta é assim.

(...) durante um tempo, sua consciência ficou estranhamente fragmentada. Mais tarde, quando parasse para lembrar, ela pensaria na hora seguinte como um palco escuro, iluminado por alguns holofotes. De vez em quando uma mulher espancada, com o nariz quebrados e sangue escorrendo pelas coxas, aparecia sob um desses refletores. Depois voltava a desaparecer na escuridão.

Extensão Justa

Resumo em uma palavra: Cobiça

Esse foi o que menos gostei. Achei trash demais... previsível demais... clichê demais. A velha história do pacto com o diabo, mas não em troca da alma... em troca de algo muito pior.

 (...) sem dentes, sem marido e sem conseguir sentir o cheiro de nada, entrou em depressão. Streeter achou que isso era atestado de sanidade. Se ela tivesse por aí, assobiando "Don't Worry, Be Happy", ele teria aconselhado Tom a esconder todos os objetos cortantes da casa.

Um Bom Casamento

Resumo em uma palavra: Ilusão

E o livro volta a ser bom, depois do conto acima! :)
Coloquei-me no lugar da personagem e, cara.... dá medo! Mas é um medo psicológico, sabe? Talvez esse seja o pior tipo de medo.

Um casamento é uma casa em constante construção: a cada ano havia mais e mais cômodos. Um casamento de um ano era como uma cabana; um que já durava 27 anos, era uma mansão imensa e complexa.

É isso, surtados....

Foi uma resenha mais comprida do que as que costumo fazer mas, pelo motivo óbvio ser como resumir 4 pequenos livros.

O livro super vale a pena!

Eu recomendo demais! Não apenas por ser uma dos meus escritores favoritos mas, porque o cara saber escrever, de verdade.

Nesse livro ele vai direito ao ponto, sem prolixidade... e o ponto, toca-nos, como toda boa obra deveria fazer!


beijoconas!






33 comentários:

  1. Telma, me pareceu promissor esta leitura,rs

    Gostei da forma que estruturou a resenha, dando uma partícula do que sentir em uma palavra como resumo de cada conto.

    Totalmente excelente :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não gostar desse, Marcinha!
      eita risco que eu corro ao dizer isso!! haushaushaushauhsuahsuasha
      As palavras chaves foram pulando da minha cabeça doida enquanto eu lia os contos.
      São padrões.
      beijoconas
      :D

      Excluir
  2. WOW. Eu li até a metade do primeiro conto quando dei uma volta na livraria. Se eu tivesse dinheiro teria levado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi o único que me deu meu tão pedido WOW, até aqui, Oscar!!!
      Eu amo seus comentários e sinto sua falta quando não vem com a frequência que eu desejo (haushuahsuhausa... megalomaníaca, eu, né?)
      Já li livros inteiros na livraria.... Época das cavas magras e eu tentando engordar meu pasto mental, mesmo sem grana.
      beijocas
      :)

      Excluir
  3. Caraca. Você conseguiu me deixar ansiosa por ler este livro. simplesmente encantada com a leitura desta resenha. Não vejo a hora de poder conferir tudo isso. Já sou fã de carteirinha dele e não vou deixar passar essa maravilha. Preciso dele pra minha coleção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neth,
      Não tem como não se apaixonar! ;)
      beijos em você

      Excluir
  4. Essa faceta do King de sempre escrever bem aquilo que ele propõe deixa qualquer um pasmo. Ou pasma pela autenticidade de seus personagens quase saindo do papel ou pela escrita em si. Amei a resenha Telma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né, Cinthia!
      Eu fico pasma também!
      Feliz que tenha gostado da resenha.
      muitos beijos, coisa linda.
      :7

      Excluir
  5. Gostei bastante das traduções e qualidade gráfica nas obras do King que saíram pela Suma. Essa, confesso, não conhecia. Para quem aprecia o trabalho do escritor e sabe de suas manhas, e para aqueles que precisam conhecê-lo a resenha é realmente um prato cheio, querida Telma. Keep on writing! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tonny, Tonny...
      vindo de você, de quem aprecio a escrita, tremendo elogio.
      Bom ver sua carinha por aqui.
      I will.... I'll keep on writing!
      :)

      Excluir
  6. É uma vergonha mas nunca li nada do King, td que conheço e gosto dele são as adaptações feitas p/ tv/cinema, eu até tenho um livro dele aqui, mas eu ainda não estou certa de por onde começar a ler ele.
    Esse livro parece uma boa, pq eu sempre acho que contos são um bom começo =D

    Miquilis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Bruna!!!!!
      Como assim vc nunca leu nada do Rei!!!????? X(
      Você tem razão quanto a contos... são sempre um bom começo...
      agora, tô aqui curiosa em saber que livro dele vc tem aí :D

      Excluir
  7. WOW!!!!!
    Eu já estava interessada antes da resenha, agora então nem se fala
    egoismo, vingança, cobiça e ilusão num só livro
    deve ser muito top mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WOW!!!!
      Meu segundo WOW nos comments!!! :D
      IUPIIIIIIIIIIIIII
      Esse é realmente TOP, Pepi.
      beijoconas

      Excluir
  8. Ai, jesus cristinho!
    Esse livro me ganhou desde que vi o lançamento, mas é a primeira resenha que leio. Sinceramente, nem sabia direito que se tratava de contos (ou não lembrava, pelo menos). Agora fiquei ainda mais curiosa para lê-lo, e vou demorar pra poder tê-lo em mãos :(
    Acho que desses, o que eu mais gostaria é o 1922.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kemmy,
      Como você disse que gosta de explícito, 1922 é para você. King não esconde nada em 1922 e a gente, ainda assim, usa bem a imaginação, deslocando a situação do livro para nossas vidas....e isso é assustador!
      Tem promo de King no blog! B-)
      Bóra ver se vc bota as mãos nele!
      beijocas

      Excluir
  9. amo contos, ainda mais quando sao escritos por ninguem menos que Stephen king, adoro seus livros e apesar d só ter lido um, esse 1 já conseguiu me conquistar, adorei a resenha e espero gostar do livro tanto quando tu gostou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoelle,
      eu também espero que você goste deste livro!
      Ele é muuuuuuuuuuuuito bom! =D7
      beijocas

      Excluir
  10. Ai Ai... O que falar...
    Deu vontade de desler só pra ler de novo, pq o resenha lindaaaaaaaaa.... O livro é fenomenal em sí, e sendo resenhado pela Telma, é amor ao cubo... Stephen King x Edição x Resenha da Telma... Amoooo o Gigante do Volante e um Bom Casamento de Paixão... Telma to apaixonado pela sua resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,
      vindo que você, que é alguém que gosto muito e de quem admiro as resenhas, é uma delícia de elogio!
      Amei a visita!
      Um beijo, coisa querida!
      :)

      Excluir
  11. Adorei como estruturou a resenha, Telma. Cada conto, à sua maneira, é incrível! Eu mesmo, em meu Canal, optei por fragmentar em quatro partes (de forma a expor com maior exatidão cada conto), mas você, resumindo cada um em uma única palavra, conseguiu - com maestria - expor quão densa é a obra.

    Enfim..

    Adorei! Adorei! Adorei!

    Beijos, amor.

    =)

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Well,
      Que delícia ver sua "carinha" por aqui!
      Fico feliz que tenha gostado. Eu também amei a maneira como você fragmentou e deu uma dimensão maior de cada conto em particular e sugiro que o pessoal vá até lá conferir e ampliar a noção do livro.
      Um beijo, coisa linda.
      <3
      :)

      Excluir
  12. em termos jornalísticos, você foi perfeita ao determinar uma palavra para cada conto. Achei o livro uma mistura de Seven com Hannibal, psicologicamente falando. Tipo, perturbador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina.... sempre me surpreende positivamente com seus comentários que complementam minha resenha.
      Muitos beijos em você!
      :)

      Excluir
  13. Telma!
    Fazer resenha de livros de contos é bem difícil e ainda mais quando é do mestre King, né?
    Bem, o que dizer? Estou até sem palavras (coisa difícil de acontecer..kkk)...
    Tá vou dizer meu desejo: dá ele para mim, vai?
    Precisando demais...kkkk
    “Tudo na vida acontece em função do melhor!Acredite, a sua amargura de hoje é, com certeza, a sementinha da sua alegria de amanhã!”(Mariluci Carvalho)
    Semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,
      Você é uma coisa gostosa que Papai do Céu colocou no nosso blog... sempre me arranca sorrisos e, por vezes uma risada alta.
      Feliz em ter deixado vc sem palavras (mesmo não acreditando muito que isso tenha acontecido) haushauhsuahsuahsuhausha :))
      Beijoconas

      Excluir
  14. King como sempre fazendo livros ótimos *--*

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Ainda não li nada do Stephen King, e acho que esses livros de conto serie legal pra conhecer um pouco da sua escrita tão elogiada, já li algumas resenhas de outros livros dele e me surpreendi que ele escreva desde contos a auto biográficos com dicas, diversificando sua escrita com projetos novos quero dar uma olhada pra ver se gosto !!!

    ResponderExcluir
  16. Telma, pra quê fazer isso comigo??? rs
    Que resenha perfeita, a única palavra que vem a cabeça é perfeita, primeiro preciso falar da edição feita pela editora que ficou fantástica, deve ser mais bonita pessoalmente, tendo o livro em mãos.
    Não sabia que era um livro de contos e de histórias tão complexas e viscerais assim, resumir em apenas uma palavra deu para entender perfeitamente como o conto é, cheio de personagens perturbados e em situações extremas, mesmo sendo clichê o pacto com o diabo, fiquei curioso para saber o que ele pede em troca e 1922, para compensar pelo livro todo deve ser o King em sua melhor forma, uma grata surpresa, quero ter pesadelos com esses contos o quanto antes!

    ResponderExcluir
  17. Espero sempre que possível fazer jus ao seu talento em resenhar, Telma. O que você faz é uma arte. A minha única função é aplaudir mais uma vez o seu belo trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Genteeeeeeee
    Eu estava querendo ler uma resenha desse livro mesmo, eu ainda não li nada do King, mas ganhei o livro aqui no blog e estou mega ansiosa para ter o meu primeiro encontro com a escrita do King, fico feliz que tenha gostado do livro e espero gostar muito dele também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  19. Wow :D
    Stephen King tem mesmo o dom de mostrar o pior lado do ser humano, pretendo ler este em breve :D

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!