19 março, 2015

Anjos

O Segredo de Judith

Anjos - Isaias é um policial mal-humorado que exerce seu trabalho sem maiores percalços na apática Rio Vermelho, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Mas sua rotina se transforma quando, em certa manhã, é encontrado no quintal da casa paroquial o corpo da jovem Judith. A investigação mal sucedida leva à solicitação de auxílio de um detetive da capital. Clóvis, o detetive recém-chegado, exibia um estranho movimento no olhar e uma capacidade extraordinária e inacreditável: ele lia os pensamentos alheios. Pelo delegado, Isaías soube que o detetive fazia isso dialogando com anjos. A investigação ia ficando a cada dia mais instigante. Mas Isaías intrigava-se com dificuldade de Clóvis em desvendar o crime, afinal, não lhe bastaria perguntar e observar os anjos próximos dos suspeitos? Assim que Isaías compreende como o detetive Clóvis visualiza o mundo através dos anjos e como esses influenciam os seres humanos, descobriu não só o segredo de Judith, mas viu mudar por completo sua vida e seu destino.

por Cinthia


Wudsoan silva
165 páginas
APED



Ganhei esse livro em um sorteio – me desculpa, não lembro mais de qual blog – é um livro brasileiro e gostei muito da leitura. São dois livros, e pretendo ler o segundo, assim que possível.

A história transcorre na cidade de Rio Vermelho – Minas Gerais - depois do assassinato de Judith no quintal da casa paroquial. O detetive Clóvis sai em busca do assassino para desvendar outro caso que investiga, o do Iconoclasta. O delegado não vê ligação entre a morte e o iconoclasta, mas permite que o detetive vá até Rio Vermelho. E, de sua chegada até o seu retorno para a capital ocorre uma sucessão de revelações surpreendentes que me prendeu e me fascinou. 

O personagem mais intrigante é o Detetive Clóvis. Obsessivo, não desiste do que propõe fazer, não usa métodos normais de investigação e fala sozinho como se sempre estivesse vendo ou ouvindo algo ou alguém a mais ao seu redor. Ele tem por ajuda quem o recebe na cidade, o policial Isaías, e os dois passam a investigar o assassinato para inocentar o Feiticeiro, o homem assim apelidado e apontado como o criminoso.

Analisando o comportamento dos seres humanos, chega-se à conclusão de que tentamos viver como se fôssemos os únicos e que não há no mundo alguém que nos assemelhe, mas a verdade é que tudo é repetido. Tudo igual. Durante gerações o ser humano imita o ser humano. Pior é descobrir que tudo isto não nos leva a nada, ou quase nada.

Logo, Isaías percebe quão diferente esse detetive é, e percebe que em alguns momentos ele para para ouvir... o além?... ou o que é que ele ouve que ninguém mais vê ou ouve? Então, passa a pensar que ele é maluco. Um dos desdobrar do livro é a respeito dessa excentricidade de Clóvis.

Fiquei bastante surpresa com os temas abordados nesse livro. Normalmente ocorre a fixação em um tipo de transtorno de personalidade ou uma doença mental em livros policiais, mas nesse há a abordagem de uma nova percepção da causa de todos os transtornos de personalidade, problemas mentais e emocionais. Não esperava que o livro viesse discorrer sobre isso, foi uma enorme surpresa. 

          O livro é pequeno e não há como falar muito a respeito, possui um apanhado de situações interessantes que me prenderam e me surpreenderam. Quando pensava ser algo comum, o autor mesclou com algo sobrenatural deixando a história mais interessante. 

Com uma história criativa e cheia de valores esquecidos, aponta como a discriminação age na mente das pessoas de forma a causar danos irreversíveis.

De fácil leitura, em poucas páginas mostra a diversidade do comportamento humano em situações em que as escolhas lhes marcam a vida toda, que me deixou perplexa pelo conjunto composto de filosofia e religião com uma abordagem de aspectos sobrenaturais. O título me conduziu a pensar algo a respeito do livro e conduz a outro caminho. É um livro de mistério bem feito. 

Resumo esse livro nessa frase: “Um todo sendo explicado em pouco”. Gostei da astúcia criativa do autor pelos vários conteúdos e o raciocínio em um desfecho muito bom.

Há uma coisa que o detetive Clóvis disse que jamais esqueço, que um sol frio tem seus planetas frios, e um sol quente tem os seus planetas quentes. É uma metáfora óbvia, mas hoje eu sei o quanto que uma energia diferente pode mudar o mundo ao nosso redor.

Cinthia


12 comentários:

  1. Cinthia....
    Adorei o detetive Clóvis!!! hahahahaha
    ele fala sozinho... e não é ortodoxo. Talvez ele seja minha versão masculinas...
    Adorei a construção desse personagem e que você passou tão bem, através dessa resenha!
    Liivros que mostram a "diversidade do ser humano" como você disse em sua resenha, me enriquecem, me fazem refletir sem que a reflexão seja obrigação.
    gostei demais da resenha!
    beijocas
    =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clóvis é um personagem e tanto. Sempre que leio livros assim lembro de você, sei que gosta.

      Excluir
  2. Cinthia!
    Gosto demais de livros que abordam o psique humano, principalmente os diferenciados do dito 'comum'...
    Já me identifiquei com Clóvis..kkkk Vivo falando sozinha, debatendo meus questionamentos comigo mesmo e com quem me ouve...
    Livro deve mesmo ser bom e se tem anjos, é comigo mesma.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, você é ótima! Também tenho essa mania de falar sozinha (quase sempre). E, aborda o tema anjos de forma bem diferente, o autor trabalhou bem a filosofia com o sobrenatural.

      Excluir
  3. O personagem é surpreendente.Comecei sem grandes expectativas e fui me envolvendo e apaixonando aos poucos pela história. Foi uma das leituras mais prazerosas que fiz até o momento. Não levava fé na trama e no final fui conquistada por ela. Valeu a pena.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, também comecei a ler sem expectativa nenhuma, na verdade, pensei em lê-lo mais pelo tamanho, mas fiquei envolvida tanto quanto você. Bom saber que você leu e gostou. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  4. Uma resenha surpreendente, muito curiosa pelo livro, mais uma pra minha pequena grande lista de novos livros.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, me interessei pelo livro. Ainda mais por ser brasileiro!
    É difícil achar uma leitura boa sobre anjos e esse pareceu ser bem envolvente!
    se puder de uma passada no meu blog ;)
    http://saberes-literarios.blogspot.com.br/p/sorteio-de-lancamento-do-blog-e-para.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda vou sim dar uma passadinha por lá, pois amo!
      Espero que tenha oportunidade em lê-lo, gostei muito dele.

      Excluir
  6. Oi Cinthia, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, eu ainda não conhecia o livro, mas gosto de investigações, elas me prendem, irei colocar o livro na minha lista, e espero ter a oportunidade de ler e espero gostar muito do livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, ele parece ser muito bom
    o fato de ter anjos na história me atrai bastante
    quero ler logo

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!