02 dezembro, 2014

Resenha: Doutor Sono - Stephen King

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/12/resenha-doutor-sono-stephen-king.html

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.

Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.

Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.


Estava ansiosíssima pela leitura desse livro e agradeço demais à SUMA das Letras por ter enviado (inclusive, enviaram um para sorteio também! ueba!!! Obrigada Carolinaaaaa).

Eu já disse em mais de uma situação (resenha e podcast) que meu livro favorito de Stephen King (SK), é The  Shinning (O Iluminado), o primeiro King que li. Imaginem como fiquei quando soube que ele fez a continuação do livro? Eu TINHA que ler. passou a ser necessidade física...rs



Falemos do livro em si:


Seria muito bom, que esse livro fosse lido por quem já leu "O Iluminado", porque há diversas referências do acontecido. Todas do ponto de vista de Dan (o protagonista). Lê-lo antes apenas se estiver disposto a não entender certas colocações e trechos. Não se perde a essência da história, mas faz uma puta falta.

Dan, que não aceita seu dom (visões, premonições, capacidade de ver o passado pelo toque, ver o que se passa na cabeça das pessoas, etc.) passa a beber demais e se torna um alcoólatra. Essa é a maneira que ele encontrou de banir os fantasmas do passado (literal e figurado), os fantasmas do Hotel Overlook. Acordando em diferentes camas, sem se lembrar da noite anterior, com hematomas que não recordava, frutos de brigas em bares, ele vai vivendo. Já havia pensado muitas vezes em suicídio mas, como sabe que há vida pós morte, não o comete e vai esperando que algo aconteça e lhe tire do martírio que é viver.

Sua vida muda quando consegue emprego num asilo para pessoas idosas e ajuda-as a fazer a passagem dessa vida pra outra e quando conhece Abra, uma garotinha que tem ainda mais poder do que ele jamais teve e se vê perseguida por um grupo de pessoas, denominadas "O Grande Nó", que se alimentam desse poder. Torturam e matam crianças e vivem por séculos, alimentados pelo "vapor" exalado no momento de grande aflição e na morte em si. Percebem, num primeiro momento, que Abra tem muito poder, o que lhes daria anos sem preocupação por alimento (uma vez que o que têm já está acabando). Só não contavam que Abra, apesar de criança, notaria a presença deles e pediria ajuda a Dan.

"Quando a oferta de vapor rareava, a vida ficava dura, perdia o sabor. Eles não eram vampiros como os dos velhos filmes de terror, mas mesmo assim precisavam se alimentar." p.141

O poder de ambos, contra todo um grupo de nômades "vampiros" seria o suficiente para manter Abra em seguro e acabar com a matança de crianças que vem acontecendo pelo país?

Só lendo pra saber, né?

A escrita e criatividade de SK continuam a mesma: há surpresas o tempo todo, alguns clichês bem  vindos e sua narrativa detalhista (o que para uns é o céu, para outros o inferno).

Se você gosta de um bom terror sobrenatural, precisa ler Doutor Sono. Gostei demais de matar as saudades mas, de qualquer modo, meu livro queridinho de King, continua sendo o Iluminado.

Vou deixar apenas um trecho para que você tenha noção do PRAZER que vai encontrar pela frente... hehehehehehehe

"A mulher do quarto 217 estava lá, como ele sabia que estaria. Sentada na privada com as pernas estivadas e as coxas pálidas e arqueadas. Seus seios verdes pendiam como balões vazios. O tufo de cabelo no baixo ventre era grisalho. Os olhos também eram cinzentos, como espelhos de aço. Ela o viu e seus lábios se contraíram em um sorriso. (...).  Sentia o cheiro dela. Cheiro de decomposição. A mulher se levantou com dificuldade sobre os pés roxos, estendendo a mão para ele. a carne dos braços pendia frouxa, quase escorrendo. Ela sorria como se tivesse visto um velho amigo. Ou talvez, quando se vê algo apetitoso." p.13

Beijos, queridos e depois da leitura, durmam bem!





http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/12/resenha-doutor-sono-stephen-king.html


46 comentários:

  1. Eu nem acredito que nunca li um livro do SK. Acho que vou começar por O Iluminado e depois confiro Doutor Sono. Deve ser o maaaaaximo, mesmo!!!

    Beijos, Telminha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar o Iluminado, Luan e claro, na sequência, esse.
      Muitas beijocas.
      :D

      Excluir
  2. Telma eu ainda não li nada do King (HEREGE!)
    Mas mais por falta de grana que de vontade, esse livro já tá na minha listinha de quero muito muito, muitissimo faz tempo.
    E agora depois de uma resenha feita por você, mais ainda.
    Adoro as tuas colocações e a maneira que você fala do enredo.
    Fora que a sua opinião é sempre de suma importância.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. own.... adoro ver seu ponto de vista das minhas resenhas.
      Vai ter sorteio, em breve, do livro! Participe, gatona.
      Muitos beijos
      :)

      Excluir
  3. Não sou fã de terror sobrenatural, mas como ignorar o fato de "O Iluminado" ser seu livro preferido? Sem condições, preciso ler urgentemente!

    Não sou fã dessas continuações que dependem dos livros anteriores, pelo menos não quando eu ainda não os li, mas acho que Doutor Sono merece uma chance de quem já curte SK, com certeza.

    E sem comentários para o trecho, adorei!

    Beijoquinhas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu preferido de SK, Mallu....
      Montes de beijos, coisa linda!
      ;)

      Excluir
  4. Depois desta resenha, só me resta correr pra livraria mais próxima. Arrebentou hein. Hug

    ResponderExcluir
  5. Ja li muito SK, mas hj em dia não estou mais nessa vibe. Mas é sempre bom quando um livro que gostamos muito ganha uma continuação que a gente ja tinha ate desistido de querer, por tanto tempo que passou!
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá na vibe romance, né Nanda?
      a gente vive em ciclos mesmo... o importante é não parar de ler.
      Montes de beijos.
      :)

      Excluir
  6. Ahh, já achei o livro na Saraiva daqui de Manaus.
    Compro hj mesmo!!!

    Obrigado pela super dica, Telma!!!

    ResponderExcluir
  7. O Iluminado foi uma leitura inesquecível e mal vejo a hora de ler Doutor Sono. Achei legal saber que o dom de Dan foi abordado de forma um pouco mais aprofundada, com a negação da parte dele, e a necessidade de fuga. Antes de conhecer mais sobre o livro, confesso que achei bem inusitado saber que encontraria vampiros na trama. Estou muito animada e com expectativas para ler o livro, e com certeza espero ser surpreendida.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,
      Será surpreendida, sim!
      Montes de beijos em você.
      :)

      Excluir
  8. Acabei de terminar de ler Doutor Sono... Sou fã do King desde meus 12/13 anos quando li um livro seu pela primeira vez. Agora minha memória não me ajuda pq não recordo se foi O Iluminado ou Carrie minha primeira leitura. Mas sei que O Iluminado ficou marcado permanentemente em minha mente e volta e meia o releio. Contudo não o considero um dos melhores livros do mestre... Ele está sim no meu top 10, mas é mais por sentimentalismo do que por amor pelo livro. Contudo quando soube que ele teria continuação fiquei animada, afinal apesar de não morrer de amores pelo primeiro, sempre me perguntei como uma criança se desenvolveria depois de ter passado por tudo aquilo e sendo tão iluminado... Li Doutor Sono em 3 dias, não queria que ele terminasse, e ainda estou surpresa em como o King mostrou todo sua boa forma nesse livro!! Até passei a gostar mais de O Iluminado por conta da continuação... Amo essa forma do King escrever e sentia falta ao ler os últimos livros dele (tanto que meus preferidos são os mais antigos). Amei ele ter incluído na história elementos de outros livros, como o Charles Manx do livro Nosferatu de seu filho, principalmente o quadribol *---* Sua resenha está maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ileana,
      Que comentário gostoso!
      "O Iluminado" foi lido por mim no princípio da minha adolescência e eu morri de medo! Lembro que, naquela época nunca tinha lido nada tão bom em se tratando de terror (e eu já lia bastante). Reli o livro depois de adulta e claro, as sensações são diferentes mas, continuou sendo meu favorito de King. Amo outros dele (já li quase todos) mas, é como o primeiro sutiã, o primeiro King a gente nunca esquece e guarda num lugar especial do peito!
      ;)

      Excluir
  9. Gente, estou super ansiosa para saber a continuação com o Danny, pelo o que vi ele ficou bem louco e usa o alcoolismo para esquecer das coisas, ainda mais com seus dons o perturbando.
    Estou ansiosa para ler, King é ótimo como sempre nos livros.
    Beijos Telma, ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay,
      Ele ficou um louco bem humano, sabe? A gente compara-o com pessoas que conhecemos. Os personagens são bem humanos e críveis.
      beijos em você. :)

      Excluir
  10. Telma!
    Em sendo apaixonada por King, e, sendo O Iluminado meu livro favorito dele, claro que tenho de ler a continuação.
    Pelo que pude ver, continua carregado de terror e de sobrenatural.
    Um pouco triste por saber que o Danny se torna alcoólatra por não aguentar a carga de tudo que passou e de seus poderes.
    Desejo uma semaninha de muita alegria!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,
      Como temos gostos parecidos, né?
      Eu fiquei triste por Danny também, mas sendo ele como é, é totalmente compreensível. Muita carga emocional.
      montes de beijos.
      ;)

      Excluir
  11. Você acredita que não lembro se eu li O Iluminado todo? Na época que o peguei pra ler foi mais ou menos no mesmo período do vestibular, e eu fico muito louca quando tem essas "datas marcantes" e começo vários livros e depois vou estudar praticamente ao mesmo tempo... e depois quando esse tempo louco passa eu nem sei mais o que foi que comecei ou se terminei algum dos livros (eu os pego entre uma sessão e outra de estudo só para desestressar ^^")
    Então, só me resta reler o Iluminado e depois tentar arrumar grana com urgência pra comprar o Doutor Sono, pq depois da sua resenha não tem a menor possibilidade de deixar de ler esse livro... Telma, já te disse que você tem uma fluidez na escrita inacreditável? Sinceramente eu adoro suas resenhas e a sua escrita u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha Prí, somos parecidas sob estresse. Faço a mesma coisa com livros. Mesmo os melhores do mundo são trocados na tentativa de relaxar e depois não lembro os finais.
      No caso de "O Iluminado", lembro bem de tudo por ter lido mais de uma vez.
      Muito obrigada pelos elogios à minha escrita, Prí. Isso me motiva a escrever mais.
      beijos, muitos.
      :)

      Excluir
  12. Olá, Telma!

    Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler nada do Stephen King. Vontade não me falta, mas sim coragem. Não, não! Não é medo do enredo não, é do tamanho dos livros. Sou um daqueles leitores preguiçosos que não consegue passar muito tempo com um mesmo livro, sabe? Embora saiba que Stephen é bastante aclamado, tenho medo de pegar um de seus livros para ler e acabar desistindo, por causa do tamanho! Fiquei muito interessando, vamos ver no que dá!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo você perfeitamente, Sergio.
      Livros muito grandes me deixam com o pé atrás, porque, caso você não goste vai sofrer até o término...hahahaha (e adoro terminar os livros que começo).
      King é prolixo.... mas eu o amo.
      Abração em você
      :)

      Excluir
  13. Já li O Iluminado, foi o segundo livro do King que li, e adorei O Iluminado, imagina como fiquei quando vi que ia ter continuação. ansioso demais, quando eu tiver esse Doutor sono nã mão to até pensando em reler O Iluminado, Adoro Stephen King, Comecei a ler segunda A coisa, os livros dele são ótimos, ele tem o Dom e eu adoro terror, não precisa dizer mais nada né, só que eu preciso desse livro..rsrs

    ResponderExcluir
  14. OMG necessito desse livro!!! Amo terror e amei O Iluminado, e acabei de descobrir que tem continuação *u* ta na minha listinha ja (ja tá virando listão pq né AUSHAUSHAU)

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Sou uma grande fã das adaptações cinematográficas do King - infelizmente só li UM livro dele - e as duas adaptações de O Iluminado com certeza estão entre as minhas favoritas.
    Achei muito legal King nos mostrar a vida do Danny depois de tantos anos, pois muitas vezes quando terminamos de ler um livro acabamos sentindo falta dos personagens e até ficamos curiosos para saber que rumo sua vida tomou depois dos acontecimentos narrados.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada do King, td que conheci dele foi através das adaptações do cinema e tv. Ganhei um livro dele- Carrie, então vamos ver se melhoro esse meu conhecimento e conheça de vez a narrativa dele =D

    Quero mto ler Doutor Sono!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  17. Eu também sou fã de Stephen King e ''O Iluminado'' é um dos meus livros prediletos.
    Não sabia que haveria um continuação para esse clássico! Que demais!
    Pelo que você mencionou na resenha, você indica que o leitor já tenho lido o livro anterior. Acredito que até farei essa leitura novamente, pois já fazem uns três ou quatro anos que li e nada melhor do que a história estar ainda fresca, em mente.
    A resenha ficou ótima! Estou super empolgada para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Telma! Tudo bem?

    Menina, adorei a resenha! Muito legal! :bd
    Embora eu não tenha lido "O iluminado", mas assisti ao filme (clássico e remake) e, achei muito louco! \m/
    Acredito que anos depois, ler "Doutor Sono", será fantástico!

    Fazendo a dança da chuva e torcendo para ganhar! :D
    Beijão!

    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Telmaaaaa!
    Assisti o filme O Iluminado esse ano mesmo e me apeguei muito a história. Depois de muitos comentários sobre o livro - "é muito aterrorizante!", "melhor que o filme!" - estou a procura de lê-lo. Então vem essa ultra-novidade que há uma continuação?! Uepa, melhor eu me agilizar!
    No momento, estou lendo Sob a Redoma, também do King, e amando, é claro!

    Um big abraço, Telma! :D
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. O primeiro livro que eu li no SK foi Carrie. Na época, eu peguei na facul (até esqueci de entregar e pague uma multa danada kkk) e foi o melhor livro que eu já tinha lido na vida. SK sempre me surpreende e eu já tinha colocado o dr sleep na minha listinha de quero ler.

    ResponderExcluir
  21. Opa! Preciso de mais um pra minha coleção do King! O cara é o mestre mesmo! Todos seus livros são excepcionais. Recomendo pessoalmente "O Talismã", "Insônia" e, é claro, "O Iluminado"!
    Espero muito ser contemplado pelo sorteio! \o/

    ResponderExcluir
  22. Ai, ai...! (suspiro)
    Já sonhando com Dr. Sono, rs

    ResponderExcluir
  23. Li vários livros do grande mestre Stephen King. O Iluminado é o próxima da lista, junto com essa sequencia.

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nada do king, lembro que quando eu era mais nova (muito mais nova) eu fui cheguei a pegar na biblioteca da cidade algo dele para ler, porém não consegui me adaptar a escrita na época. Não conseguia me focar na história e acabei desistido, mas gostei e pelo visto , pela tua empolgação, o livro vale a pena. Vou ter que fazer uma nova tentativa :P

    ResponderExcluir
  25. Ai... também amo Stephen King, e amei o Iluminado! Ainda não li o Doutor Sono por falta de tempo mesmo... e talvez falta de grana tbm... rsrs
    Mas tenho certeza que o mestre King não iria decepcionar na continuação de seu sucesso....
    Devo dizer que sua resenha aumentou minha ansiedade para ler essa obra.... acho que se não ganhar o sorteio... terei que visitar a livraria no inicio do mes que vem ;)
    bjos

    ResponderExcluir
  26. Quero muito esse livro, agora preciso urgentemente dele rs'. Ameiii a resenha, simplesmente impecável ;)

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Nossa estou louca para ler esse livro.Li O Iluminado faz algum tempo (2005) e lembro que na epoca ele me deixou com vários questionamentos,e o mais importante foi: o que aconteceu com Danny?
    Acho que primeiro terei que reler o Iluminado,e depois Doutor Sono!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  28. O Iluminado acho que foi o livro que me deixou com mais medo e nem consegui ler ele de uma tacada só, como costumo fazer normalmente.
    Foi muito bacana o King ter escrito uma continuação, tanto tempo depois, sendo que agora ele já tem outra "cabeça", devido às experiências e observações da vida que teve desde a primeira história.
    Tenho certeza que foi gostar de Doutor Sono, até porque sou atraída por tudo que envolve esse lado que foge aos padrões e explicações normais da sociedade. Vou ler um pouco, sentir muito medo, parar para fazer outra coisa, depois retorno até terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  29. Tenho muita curiosidade de saber o que aconteceu depois de "O Iluminado". Mas acho que também vou achar o primeiro melhor.
    De qualquer forma, a genialidade do King é sempre bem-vinda, sempre garante uma boa leitura, cheia de reviravoltas e surpresas. Até os clichês caem bem!!
    Espero ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Li meu primeiro livro do autor este mês, o "Misery" e amei. Este parece ser bem legal também, embora diferente, já que tem o sobrenatural, fantasmas e tal... Amei a escrita detalhista do autor :D

    ;*

    ResponderExcluir
  31. Eu li meu primeiro de Stephen King esse ano, que foi a ntologia de contos 'Sombras da Noite', simplesmente amei, acho que comecei bem lendo contos, quero me aventurar agora nos livros e com certeza O Iluminado e Doutor Sono estão na lista em primeiro lugar, amo o filme do Kubrick.

    Adorei sua resenha, amando os posts do blog.

    ResponderExcluir
  32. Li o livro O Iluminado, primeiro livro de terror que li e não consegui parar até chegar ao final, agora com a sua continuação Doutor Sono espero que Stephen King me aterrorize novamente.
    Estava com receio que o livro não fosse realmente uma continuação e que não tivesse nada a ver com a história do Iluminado devido ao grande intervalo de tempo entre uma publicação e outra, mas depois que li a resenha retomei a vontade de ler o livro, sem contar que vocês mantiveram o suspense... rsrs
    bjs
    joanesagmeister@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Ótima resenha, amei O Iluminado e to louco pra ler esse ai, King é um mestre mesmo.

    ResponderExcluir
  34. Na realidade, creio que seja essencial que tenha lido O Iluminado! Só assim para aproveitar 100% da obra. Eu gostei muito desse livro, é sensacional, confesso que fiquei triste com o fato do Dan ter seguido o rumo do pai dele com relação ao álcool, é estranho, a gente se apega ao personagem né?

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!