07 junho, 2014

Resenha: Os Três

Os Três - Sarah Lotz

por Telma Myrbach


“Os Três é um livro maravilhoso, uma mistura de Michael Crichton com Shirley Jackson. Muito instigante, impossível parar de ler.” – STEPHEN KING


Quinta-Feira Negra. 

O dia que nunca será esquecido. 
O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: 
Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele..
Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.

Assim que abri o livro, uma reportagem do "The Daily Indepent", rasgada, com um avião em chamas e outros dois caídos, mais reportagens sobre os acidentes, chamou demais minha atenção. Creio que um pedaço rasgado de jornal é um atestado de veracidade e senti um calafrio gostoso ao ler as reportagens de títulos:


* ACIDENTE AÉREO SEM PRECEDENTES - Quinta Feira Negra. O dia que nunca será esquecido
* Quatro aviões caem no mesmo dia: COINCIDÊNCIA?
* Milagre, três sobreviventes!
* Existiu um quarto sobrevivente?

Pronto! A aura de mistério que tanto gosto já envolvia o delicioso livro, de capa preta, com três marcas de sangue, e detrás de cada uma delas, a imagem de 1 garotinho, somando 3, os três sobreviventes... observando a capa ainda com maior atenção, vemos um último traço de sangue mas, dessa vez o sangue é preto e não há a imagem de um garotinho por trás na mancha... não há nada. 

A capa é maravilhosa e tem absolutamente TUDO a ver com o livro e seu contexto.

Imagine você estar no Aeroporto esperando um ser amado. O voo atrasa. Se é ansioso já fica nervoso pelo atraso..., mas todos sabem bem que é comum, em se tratando de voos. O atraso aumenta... e você começa a observar, no desembarque, famílias, amigos e casais se reencontrando. Um clima delicioso! Em breve vai ser você que vai se encontrar com quem espera e você já antecipa o momento de emoção. Você se distrai com a alegria dos outros e até se esquece de que o vôo que aguarda está atrasado... Sorri com os arroubos de emoção explícita de algumas pessoas; até ouvir o seguinte chamado no auto-falante do Aeroporto:


- Por favor, todos os que esperam o "vôo 287 da TAM" (mudei pra ficar dentro da nossa realidade), dirijam-se ao balcão de informações, obrigado.

Qual é a primeira coisa que pensa?

1) Eba! Finalmente terei informações sobre o vôo

2) Merda! Esse é o vôo da minha mãe.

3) Caraca! Vai atrasar mais ainda?

Você dirige-se ao balcão de informações onde alguém o espera para levá-lo a um outro local onde terá informações sobre o vôo. Epa! A preocupação agora é nauseante, né?

Chegando à sala onde outros, como você, aguardam informações, você escuta de um funcionário que nunca está preparado para dar esse tipo de notícias, a seguinte frase:

- Lamento muito dizer isso, mas o vôo "287, da TAM" desapareceu do radar há cerca de uma hora.

Não há mais informações do que essa. Não sabem lhe dizer se o vôo caiu e tampouco se há sobreviventes, mas colocam psicólogos disponíveis para atendê-lo.

E é exatamente aí que aquela preocupação nauseante vira um soco, com luvas de aço, no estômago!

Pois é... eu fiquei chocada no início. O livro me perturbou muito porque as sensações descritas por quem está na espera são EXATAMENTE as nossas, em situação similar. E a gente nunca pensa que vai acontecer com a gente, né?

O livro é muito bem escrito... e, através de reportagens, entrevistas com envolvidos, vai nos trazendo todo o cenário e todas as peças do quebra cabeças GIGANTE e com mil peças faltando. Faltando mesmo. nem se sabe se vai encontrá-las.

Cada vez que surge uma peça, outras tantas desaparecem. 

Não é apenas um vôo que está desaparecido. Em breve você lê que quatro aviões caíram no mesmo dia em pontos diversos do mundo. E quase no mesmo horário. Os sobreviventes? 3 crianças, uma de cada avião... até que se começa a cogitar uma quarta criança que também sobreviveu. Será?

São tantas interrogações e tantas respostas inéditas que só tenho uma certeza absoluta à medida que vou lendo: Sarah Lotz é uma sádica! Sem me tocar fisicamente, ela arrancou mais sensações de mim do que se eu estivesse travando uma luta física (hehehehe é... já passei por isso na adolescência, então sei como é).

Enfim, se você é fã de reportagens investigativas, de suspense e gosta de conjecturar, esse livro é pra você.

Ainda bem que é uma obra de ficção né? Ou, não..!

Recomendo a quem vai ler, que aperte os cintos, prepare-se para turbulências em diversos níveis e reze para chegar ao destino final.

;)


Book Trailer


33 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que este livro é para mim... sim, eu gosto de suspense e de conjecturar!!! Adorei a resenha...parece que tem adrenalina do princípio ao fim. Estou mortinha de curiosidade para ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patty,
      Tem partes cansativas, então... é um livro pra ler em doses homeopáticas, mas eu acredito que como eu, você vá amar.
      beijão

      Excluir
  3. Só de ler a resenha já fiquei tensa, pensando em tudo escrito, e essas três crianças, que macabro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia,
      É macabro mesmo, amiga.... *sorriso largo no rosto*
      E depois aparece uma quarta criança... :p
      beijão

      Excluir
  4. Eu li esse MARAVILHOSO livro e só tenho coisas boas a falar dele. Concordo contigo, Sarah é uma sádica! rsrs
    Cada vez que leio uma resenha do livro, vejo o quão ele conseguiu mexer com os leitores, via algumas resenhas negativas, poucas, mas, respeito isso pq sei que é um livro difícil de ser compreendido, aceito por um publico exigente de finais menos complexos. ^^
    Em particular ADOREI a obra, do inicio ao fim.
    Excelente resenha, parabéns.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que você tenha gostado, Nizete.
      Acredito que esse livro é para se amar ou odiar, né?
      Fico feliz que tenhamos chegado a mesma conclusão sobre o sadismo da Sarah...hahahaha
      beijão

      Excluir
  5. Esse livro não tinha me chamado atenção até agora. Pra falar a verdade, tinha achado a capa um pouco macabra, então nunca dei muito crédito a ele. E esse book trailer? Sensacional! Gosto de leituras que mexem comigo, que me causam emoções e, sejam elas boas ou ruins, acredito que esse me faria passar aflição, nervoso e desespero. Isso me torna uma masoquista? HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid,
      mesmas sensações que eu tive!
      Não, não... você não é masoquista... você é uma pessoa que gosta de "vivenciar" as emoções com distanciamento. Isso é ser sábia! ;)

      Excluir
  6. Esse livro por diversas resenhas que li mostra que é realmente de tirar o fôlego. Quero muito ler, pois esses suspenses muito me atraem e eu já o queria mesmo antes de ler as resenhas agora que as li só quero mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... a gente tem que se segurar pra não morrer de insuficiência respiratória (por ter segurando o fôlego por tanto tempo) ahauhsuahsuhauhsua
      beijoconas

      Excluir
  7. Telma!
    O livro está bem polêmico.
    Li algumas boas resenhas como a sua e li outras que acharam o livro bem fraquinho.
    Gosto de livros com finais abertos onde podemos imaginar o que pode ter acontecido, só por isso, a meu ver, já valeria a leitura.
    Adoro desvendar mistérios.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,
      sua linda!
      isso é que é a beleza da leitura, né? Chega de forma diferente para diferentes pessoas. Dentre outras coisas, pPor causa das vivências, que por si só, nunca são iguais.
      beijoconas em você

      Excluir
    2. É verdade Telma!
      Creio nisso também, nossas experiências pessoais sempre interferem na forma como avaliamos a leitura.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Quando li a sinopse no Skoob me arrepiei só de imaginar a menina escrevendo a mensagem. Medo, foi o que eu realmente senti, imagine se eu realmente leio? hahaha Acho que ficaria sem dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai Larissa...
      Sem dormir, não digo mas... ficaria sem querer pisar num avião por algum tempo.
      beijos, linda

      Excluir
    2. é pq vou viajar daqui a dois dias hahahah E sou muito fraca para suspense.

      Excluir
  9. Pelo que li da resenha esse livro tem bastante suspense. Amo livros com muito suspense :3 Quero muito lê-lo

    ResponderExcluir
  10. Meu deus que booktrailer é esse?? *o*

    A capa é sinistra, a história é macabra, e a autora é sádica. Okay, pacote completo = leitora medrosa. hahahahah

    Pior que não dá uma pista do que seria esse acidente... alienígena? arma militar? terrorismo? Vc fica com essa duvida do inicio ao fim. Que agonia! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O booktrailer deixa a gente doidinha, né Ingrid?
      Foi exatamente essas e outras suposições que fiz... Q
      E junto-me a você em dueto: "que agonia!"...rs
      beijos

      Excluir
  11. Achei o livro incrível começar pelo design da capa isso já chama bastante atenção pra entender porque todo mundo tá querendo ler o tal, a resenha está ótima e me deixou mais curiosa ainda. Estou desesperada pra ler... Vai que ganho !

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha, adoro mistérios, prende a nossa atenção e nos dá aquela adrenalina maravilhosa!!!! Realmente é aterrorizante pensar em passar por uma perda de alguém que estava chegando e que se ama tanto. Tenho certeza que vou amar o livro, quero muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza,
      Me diga o que achou quando tiver a oportunidade de ler.
      Muitos beijos, minha linda!
      :)

      Excluir
  13. Eu li o primeiro capitulo e fiquei mega curiosa pra saber mais, ai fui numa livraria aqui no RJ e consegui ler mais um pouquinho e eu ainda vou comprar/ganhar esse livro finalmente kkk Amo livros desse estilo e a resenha só me fez ficar mais louca ainda por ele! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, eu ri quando li que você foi a livraria pra ler mais um pouquinho. Eu faço exatamente isso!!!
      Se um livro me interessa, vou a livraria, pego-o (e mais uma pilha de outros que me interessam) e vou ao sofá da livraria ler para ver se a escrita me atrai.
      ;)
      beijoconas

      Excluir
  14. Caramba, amei essa resenha! Eu não conhecia o livro, mas minha vontade de lê-lo despertou totalmente!! Adoro histórias assim, cheias de mistérios e que nos intrigam.
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lerissa.
      Feliz que tenha gostado. :)
      Se você chegar a ler, me diga o que achou.
      beijoconas

      Excluir
  15. Estou até vendo que vou perder o folego lendo esse livro, nunca tinha ouvido alguém falando dele antes.. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. acho que pelo que eu leio nas resenhas desse livro, ele merece um filme!! acho que faria sucesso, mas nao pra mim kkkk nao adianta eu forçar a barra... sei que me apegaria ao livro mas ficaria preocupada e nervosa com tudo nele. sou medrosa, nao adianta! kkkk mas sem duvida deve ser uma leitura incrivel

    ResponderExcluir
  17. Totalmente intrigante, apaixonante, agonizante... Tuuuuuuudo.
    Eu que frequento sempre avião me imaginei nessa situação no aeroporto recebendo informações sobre passageiros. Claro, ficamos exatamente dessa forma, sem saber, agoniados. Ninguém espera pelo pior.
    Puro mistério e adrenalina. Quero ler imediatamente.
    Já está na minha lista no skoob, claro.
    Adorei a resenha e a forma cativante que usou, até falando da Tam rsrsrsrs

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir
  18. Caramba, Telma! Já tinha lido outras resenhas sobre esse livro mas em nenhuma delas houve alguém que escrevesse de uma forma a realmente me fazer sentir na história (tô falando sério!), como você fez. Me lembrou de uma vez em que eu passei por algo parecido no aeroporto enquanto esperava meu pai desembarcar, a aflição de ver que o voo tinha atrasado foi enorme, muito angustiante mesmo.
    Ah, e voltando ao livro, tenho muita vontade de lê-lo, muita mesmo, parece ser um livro incrível.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!