28 fevereiro, 2014

Resenha: Terra de Casas Vazias

Terra de Casas Vazias — André de Leones

Resenha por Mallu

Editora: Rocco
Páginas: 318
Eu ganhei Terra de Casas Vazias num sorteio em maio do ano passado, se não me engano. Até procurei mais sobre ele no skoob (caso se interesse pela sinopse, só clicar no link), mas é um livro que por não ser muito divulgado e conhecido, passou por mão de poucas pessoas e há apenas UMA resenha não muito positiva. A capa é bem diferente das artes que estamos acostumados a ver por sua simplicidade (a imagem usada é uma xilogravura de Wylma Martins - 1958 - intitulada Casas Nº 1). Juntando todos esses fatores fui adiando, adiando e adiando a leitura até que cheguei a um ponto em que não podia mais ignorá-lo na minha estante.
O livro foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural (ainda não conhecia a iniciativa e vou até procurar saber mais), mas é o quarto romance do André de Leones, publicado ano passado. Preciso deixar registrado aqui que esse goiano me surpreendeu e muito!

Não tem como eu falar sobre a história aqui sem me prolongar já que somos apresentados a inúmeros personagens e todos são muito bem construídos. A escrita me incomodou um pouco no começo porquê 1) eu tinha acabado de sair de uma leitura razoavelmente leve, 2) eu não estava esperando pela prosa poética rica em metáforas e outras figuras de linguagens do André e 3) a maneira que ele usa as palavras chega a tirar o fôlego.

"Se o mundo é redondo, o céu está acima e também abaixo. Podemos voar até ele ou cair, simplesmente. Ele está aqui e lá e ao redor. Impossível fugir."
Terra de Casas Vazias é dividido em 5 partes e cada parte tem aproximadamente 10 capítulos, ou seja, são bem breves. Durante a leitura passei por Brasília (há várias referências sobre o famoso céu azul e ao plano piloto) e enfrentei , fui para uma cidadezinha do Centro-Oeste chamada Silvânia junto com o Aurelino, dei uma breve passada em São Paulo e por fim, fiz uma viagem inesquecível a Israel com o Arthur, a Tereza, a Marcela e a Nathalie.

A maneira como o autor descreve os lugares prova que ele escreveu sobre o que ele de fato conheceu. Posso apostar que até o nome de bares, restaurantes e hotéis não são fictícios. E o que falar da descrição psicológica dos personagens?! É absurdamente incrível a capacidade que ele tem de transportar para o interior de cada um deles.

Acho que estou deixando de falar mais muitas coisas importantes sobre o livro, mas posso recomendá-lo com todas as letras para qualquer pessoa. Esse livro é a prova de que os nossos autores nacionais tem muito potencial, só não foram descobertos ainda. Foi uma sorte eu ter a oportunidade de saborear essa obra prima.

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2014/01/indomavel-nick-vujiciv.html 
Mallu Marinho

5 comentários:

  1. Mallu, é como se visse essas figuras de linguagem goiana. Curiosa por saber os nomes dos locais e bares, creio que só Belo Horizonte - MG, tem essa cultura de tantos bares. Acredito que os goianos possuem essa e muitas outras heranças de Minas. Nossa! Silvania, uma cidade tão pequena e não sabia que havia um livro em que trazia ela a tona. Povo simples e amoroso, cheio de modos que o mundo as vezes trata por ultrapassados. O que mais me chamou atenção foi passar em Silvania e chegar a Israel, puxa! Não conhecia o autor e foi bom conhece-lo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mallu, tudo bom?
    Sempre tem um livro que está mofando na estante que você precisa muito ler.
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada por citar Brasília.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo prosas poéticas, adoro aquela narrativa bem subjetiva, cheia de metáforas e palavras bonitas.

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei essa resenha. Me deu muita vontade de ler.

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Super interessante, acho que vai entrar pra minha listinha

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!